Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Blog Paulista Atualizado prestigia título de cidadão jaboatonense a Francisco Fragoso



O Paulista Atualizado esteve ontem na sessão solene de título de cidadão jaboatonense a Francisco Fragoso. O blog reforça que esta homenagem foi muito importante para este cidadão e o município.

Raimundo é empossado presidente da CDL Paulista




Ontem o comerciante Raimundo Lopes tomou posse de presidente da Câmara de Lojistas do Paulista (CDL - Paulista). A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores do município, tendo a presença do presidente da CDL - Recife e Federação das Câmaras de Lojstas do Brasil, Eduardo Catão.

Amauri comanda mais uma edição do projeto Noitinha Tropical neste domingo

O cantor e compositor Amauri Nascimento realiza no próximo domingo (4), mais uma edição do projeto Noitinha Tropical, a partir das 17h30, no Última Sessão Bar, na Rua Bom Pastor, 89, Iputinga, Zona Oeste do Recife. Como convidados estarão presentes os cantores, Manu Travassos, Flávio Ferrari, Lula Valença e Bbzão.

Um repertório diversificado já está preparado para animar o público presente, com uma verdadeira mistura de ritmos, intercalando entre sucessos autorais, a exemplo de Miragem Tropical e músicas do universo regional e nacional, passando pelo MPB, samba, pop, brega romântico, etc.  

Amauri Nascimento
Nascido no Recife, Amauri iniciou sua trajetória musical em meados de 2004, quando integrou o coro universitário da Universidade Federal de Pernambuco, seguindo como vocalista de bandas como a Doctor Vôte, que tem influência do pop e elementos da música regional. Agora, em carreira solo, o artista já lançou sucessos como a música Miragem Tropical, gravada com participação de Irah Caldeira e Beto do Bandolim e que teve um clipe bastante elogiado por ter sido produzido em Olinda, retratando as belezas da cidade de forma lírica e leve.

Serviço:

Noitinha Tropical
Quando: Domingo, 4 de março
Horário: 17h
Local: Última Sessão Bar - Rua Bom Pastor, 89, Iputinga, Recife.
Couvert: RS 5,00

APREENSÃO DE MOTOCICLETAS EM OLINDA COMBATE O CRIME

Os bairros escolhidos para receber a Operação Octoplus são aqueles onde há um alto índice de crimes nos quais os suspeitos usam motocicletas


Uma operação conjunta entre a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Olinda, policiais militares do 1º BPM, Detran-PE e CIPMotos apreendeu um total de 25 motocicletas nessa quinta-feira (1º). A atividade foi realizada nos bairros da Cidade Tabajara e Rio Doce, em Olinda. 

O trabalho conjunto teve início por volta das 15h na Rua Potiguar, na Cidade Tabajara. Já às 17h as equipes se deslocaram para a Av Brasil, no bairro de Rio Doce, onde seguiram com as ações de fiscalização. De acordo com a STT, a maior parte dos veículos apreendidos nesses dois bairros foi por licenciamento atrasado e condutor sem habilitação.

Além dos veículos apreendidos, 27 motoristas foram autuados e dois deles tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas. Um deles estava pilotando uma motocicleta sem usar capacete e outro conduzindo a moto sob efeito de álcool. Os dois casos foram registrados no bairro de Rio Doce.

OPERAÇÃO OCTOPLUS - As apreensões desta quinta-feira fazem parte da Operação Octoplus, que tem como foco a fiscalização intensiva sobre as motocicletas e seus condutores. O trabalho vem sendo realizado de maneira recorrente desde o início do ano, com uma pausa durante o Carnaval.

No entanto, os trabalhos voltaram a ser intensificados esta semana e entre os dias 27.02 e 1º.03 foram lavrados 116 autos de infração, 82 motocicletas recolhidas, 54 CRLVs, além de 9 habilitações e um carro apreendido. Os bairros escolhidos para receber a Operação Octoplus são aqueles onde há um alto índice de crimes nos quais os suspeitos usam motocicletas.

No primeiro dia as atividades desta semana se restringiram ao bairro de Peixinhos, no segundo dia foi a vez dos bairros de Caixa D'Água e Águas Compridas. Nessa quinta-feira, Rio Doce e Cidade Tabajara. Para esta sexta-feira (02.03), a STT confirmou que haverá uma nova rodada de fiscalizações, mas preferiu não divulgar o destino dos agentes.

Fotos: divulgação STT/PMO

Sucateamento e falta de efetivo atinge 85% das delegacias, denunciam Silvio e Cysneiros


O sucateamento afeta a grande maioria das delegacias da Polícia Civil em Pernambuco. Atualmente, 85% das unidades do Estado não funcionam após as 18 horas, nos fins de semana e feriados, obrigando a população a realizar uma verdadeira peregrinação caso precisem de atendimento ou prestar um boletim de ocorrência nesses períodos.
Segundo dados do Conselho Nacional do Ministério Público, constante no estudo “O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial”, apenas 11 das 275 delegacias pernambucanas (4% do total) possuem efetivo policial suficiente para a realização plena das suas atividades. A situação fica abaixo da média do Nordeste (8,4%), sendo a segunda pior da região, e da média nacional (12,9%)
A crise na segurança pública de Pernambuco foi tema de encontro entre o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o presidente do Sindicato dos Policiais Civil de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cysneiros, nesta quinta-feira (1º).
Para o parlamentar, é lamentável ver a situação dos policiais civis do Estado e a falta de estrutura nas delegacias. “Nós estamos profundamente preocupados com o aumento da criminalidade e, sobretudo, com a situação das delegacias do Estado. À frente do Sinpol, Áureo tem mostrado o compromisso com a segurança pública e denunciado a situação diariamente, cobrado ações mais efetivas do governo do Estado, além da valorização do policial civil e de todos que fazem a segurança pública no Estado”, destacou Silvio
Cysneiros avaliou o encontro como positivo e pediu apoio não só da oposição, mas de outros parlamentares. “Apresentamos o problema da falta de estrutura das unidades da Policia Civil, como também a falta de efetivo. A falta de policiais vem ocasionando o fechamento de delegacias à noite, nos fins de semana e feriados, causando muito transtorno à população. Ninguém aguenta mais a falta de segurança. É preciso dialogar com a oposição e com a situação com foco nas melhorias da segurança pública”, pontuou.
O deputado se colocou à disposição da categoria na tentativa de buscar o diálogo com o Governo. “Quero me colocar à disposição do Sinpol, assim como de toda a categoria, para continuar buscando o diálogo com o Governo do Estado e defendendo os interesses da população. Não podemos pensar em um estado melhor e mais seguro se não houver diálogo com a sociedade, transparência e valorização dos agentes de segurança. Faço um apelo ao governador Paulo Câmara para que ele convide o sindicato para fazer uma reunião em busca de soluções para os problemas que preocupam todos nós”, defendeu Silvio.

Paulista oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


As mulheres do Paulista que desejam aprender técnicas de defesa pessoal não devem perder essa oportunidade. A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres da cidade selou uma parceria com o Grupo Ser Educacional (Uninabuco) para oferecer aulas de graça ao público feminino. A primeira atividade será realizada neste sábado (03.03), às 10h, nas dependências da Cooperativa Unipet Mulher, que fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 85, no Fragoso. O espaço fica próximo à Igreja Católica do bairro.
Para participar, o público feminino pode se dirigir ao local das aulas. É possível também fazer uma pré-inscrição por meio do telefone: 99912.0337. Não há critério de idade e nem de número de participantes. As aulas, que devem ocorre em três sábados, serão ministradas por professores da Uninabuco. A primeira, inclusive, será conduzida por Eudes Japa.
“As participantes das aulas terão a oportunidade de conhecer muitas técnicas de defesa pessoal que poderão ser usadas contra agressores e assediadores em diversas situações, como em transporte coletivo e pelas ruas da cidade”, revelou a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Bianca Pinho Alves.

Prefeitura do Paulista transfere feriado da Data Magna de Pernambuco

A Prefeitura do Paulista decidiu transferir em caráter excepcional o feriado referente à “Data Magna de Pernambuco” para o dia 29 do mesmo mês, uma quinta-feira. Em função disso, as repartições públicas municipais funcionarão normalmente nesta terça-feira (06.03), com exceção das escolas e creches da rede pública de ensino, ante o disposto no calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

A gestão municipal adotou essa medida por conta do início da “Operação Inverno”, que se dispõe a prestar serviços de limpezas de canais, galerias e pontos de entulho, para prevenir o município dos eventuais prejuízos provocados pela estação chuvosa.

Aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), através da lei estadual nº 16.059/2017, o feriado da Data Magna entrou em vigor esse ano. A data faz alusão ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, apontada como o primeiro movimento pela independência do Brasil, que alcançou o bicentenário em 2017.

É AMANHÃ | De volta ao Recife, Fundo de Quintal faz duas apresentações no Manhattan

Com quase 40 anos de carreira, grupo relembra sucessos como “Amor dos Deuses” e “Lucidez”


Todo sambista é um pouco Fundo de Quintal, afinal, são quase 50 anos de sucesso na Musica Popular Brasileira. E o grupo retorna ao palco do Manhattan Café Theatro para duas apresentações nos dias 02 e 03 de março, a partir das 21h. A abertura fica por conta dos Garçons Cantores e do grupo Sambstar.

A vitalidade e a longevidade do Fundo de Quintal não têm segredo e a receita é simples: generosidade musical. Com 33 CDs, 15 discos de ouro, 04 de platina e 5 DVDs, o grupo é o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois. O tempero dessa receita é a assinatura inconfundível do grupo. Na primeira batida do tantan, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade.

No repertório, sucessos como “Lucidez”, “Nosso Grito”, “Frasco Pequeno”,“Fada”, “Chuá Chuá”, “O Show Tem Que Continuar”, “Parabéns Pra Você”, “A Amizade”, “Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, ‘Miudinho, meu bem”, “Falso Herói”. “Vai Lá Vai Lá”, “Parabéns pra Você ”e “Só Felicidade”.

No palco, Bira Presidente - que além de exímio pandeirista - é dono absoluto do samba no pé e junto com Sereno e Ubirany forma o trio pioneiro do Fundo de Quintal. Sereno, além de cantor e compositor, é o inventor do tantan e Ubirany, o criador do repique de mão. E assim como o irmão Bira Presidente, Ubirany não deixa ninguém parado quando risca o chão. Ademir Batera, também conhecido como baterista sorriso e Marcio Alexandre e Junior Itaguaí os dois novos integrantes do Grupo Fundo de Quintal. Este é o Fundo de Quintal. Uma união de sambistas - cada um com personalidade própria e independente no palco- e que juntos formam a principal referência do gênero.

Para abrir o show, o grupo recifense nascido no Alto José do Pinho, comunidade da Zona Norte do Recife, e formado por Joaquim J.J. (voz e surdo), Nilson Sorriso (pandeiro e percussão geral), Xande (voz, violão e Compositor), Mano Black (rebolo, cuíca e efeitos) e Jamelão do Cavaco (voz principal, cavaquinho e Compositor), o Sambstar é um destacado representante do que há de melhor no samba e pagode em Pernambuco. Com um som refinado, muita alegria e descontração essa rapaziada vem conquistando seu espaço no cenário musical, tendo como proposta, o samba de primeira qualidade, e as peculiaridades dos ritmos regionais adicionados a uma pegada que vai do romântico ao partido alto, chegando ao samba enredo.

Ao longo dos seus quase 20 anos de carreira, o grupo gravou seu primeiro CD, “Ninho de amor”, em 2004. Em seguida, a banda foi campeã de um grande concurso de samba e pagode, realizado no Terra Brasil, em São Paulo. Em 2005, lançou o segundo álbum, intitulado ʻAcústico Samba ao vivoʼ, gravado no Brasil e em Portugal e, em seguida, saiu em uma turnê por Portugal e Espanha, voltando ao Recife em 2006.

Os integrantes já foram campeões com sambas enredos nas duas maiores agremiações de samba do Estado: Gigante do Samba e Galeria do Ritmo. No final de setembro, sagrou-se tetracampeões do samba enredo (para os carnavais de 2006, 2014, 2015 e 2016) da Gigante do Samba, maior e mais vitoriosa escola de samba de Pernambuco.

Aconchegante, o Manhattan Café Theatro reúne, em um mesmo ambiente, música de qualidade e boa gastronomia, promovendo encontros familiares e reuniões de amigos nas noites recifenses. A casa fica na Rua Francisco da Cunha, 881, Boa Viagem – Recife/PE. O couvert artístico custa R$ 120.

SERVIÇO

Fundo de Quintal no Manhattan – abertura Sambstar e Garçons Cantores

Onde: Manhattan Café Theatro (Rua Francisco da Cunha, 881, Boa Viagem)
Quando:  Sexta e sábado (02 e 03 de março)
Horário: 21h
Couvert: R$ 120
Informações e reservas: 3325.3372 (www.manhattancafetheatro.com.br)

Equipe da Saúde do Paulista se reúne em Oficina de Planejamento de Ações de 2018


Com o objetivo de discutir as ações de gestão e propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (1º/03), uma Oficina de Planejamento das Ações de 2018 da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, foram abordados alguns dos assuntos elencados durante a Conferência Municipal de Saúde, que deverão ainda passar pelo Conselho Municipal de Saúde, sobre as ações anuais de governo. O encontro aconteceu no Hotel Amoras Resort, em Maria Farinha.
Na ocasião, estiveram presentes superintendentes, diretores e coordenadores da SMS, que se reuniram para analisar as propostas já discutidas previamente, e assim, consolidar algumas ações estratégicas, com o foco na melhoria da gestão da Secretaria de Saúde de uma maneira coletiva.
“A proposta é sempre a gente trabalhar no processo de cogestão, com todos que fazem de fato no dia a dia. Então essa é a proposta e o objetivo é sempre a gente melhorar o atendimento para o usuário do SUS”, explicou a secretária de Saúde, Fabiana Bernart.

Alem desse encontro em Maria Farinha, o órgão já realiza, semanalmente, uma reunião do Núcleo Gestor, que tem o objetivo de discutir ações mais pontuais. De acordo com Bernart, a reunião externa foi motivada pela necessidade de uma conversa mais ampla, já que tratou acerca do planejamento anual. A ideia, segundo a gestora, é promover encontros com o fim de discutir acerca do planejamento anual da pasta a cada dois ou três meses.

Programa É Meu Direito vai oferecer diversos serviços gratuitos à população do Paulista

Neste sábado (03.03), o bairro de Maranguape II vai receber o Programa É Meu Direito. A ação integrada é uma realização da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Estado e  Prefeitura do Paulista, que tem como objetivo resgatar os direitos básicos e prestar diversos serviços à população. A iniciativa vai acontecer das 8h às 12h, na Escola Municipal Maria da Conceição da Paz, localizada na Rua 99, número 327, Maranguape II.
A parceria entre o Governo do Estado e as secretarias de Saúde; Assistência Social; Educação; Segurança Cidadã e Politicas Sociais do município vão oferecer serviços de emissão de segunda via dos seguintes documentos: registro de nascimento e casamento, certidão de óbito, RG e CPF. Quem comparecer ao local também poderá contar com serviços de saúde como aferição de pressão, glicemia, HGT e orientações de saúde da mulher.
Quem comparecer ao local também poderá receber orientações jurídica e psicossocial dos programas da Secretaria Executiva de Direitos Humanos que estarão à disposição. Também será possível emitir, de forma gratuita, fotos 3x4, caso seja necessário para a retirada da segunda via de algum documento. Uma equipe do PROCON/PE vai estar presente com orientações sobre os direitos do consumidor.
A unidade móvel do DETRAN estará estacionada no local disponibilizando informações de educação e orientação para o trânsito. A população também receberá atendimentos de consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, histórico de propriedade e agendamento da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Profissionais da CELPE e COMPESA também estarão no local disponibilizando serviço de orientação ao consumidor.
SERVIÇO:
O que? Programa É Meu Direito vai oferecer diversos serviços gratuitos à população do Paulista.
Onde? Na Escola Municipal Maria da Conceição da Paz, localizada na Rua 99, número 327, Maranguape II.
Quando? Neste sábado (01.03), das 8h às 12h.