Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Amigos discutem política no Shopping North Way


Após o almoço, na área de lazer e alimentação do Shopping North Way, no centro de Paulista/PE, amantes da política se reuniram para debater o futuro do cenário político de 2018. Na boa conversa descontraída,  Geremias (PDT); Nena Cabral (PROS); Ernesto André de Paula, presidente estadual do PRP; Amaral (PROS) e José Carlos (PSB) falaram de seus posicionamentos, cada um seguindo a ideologia e bandeira do seu partido.

Com ações preventivas, Defesa Civil do Paulista garante segurança à população em 2018


A Defesa Civil do Paulista iniciou o ano de 2018 com diversas ações que visam garantir a segurança da população. A equipe vem desenvolvendo trabalhos preventivos nas áreas de risco do município, que consistem na reposição de lonas plásticas e orientação a população sobre medidas importantes que devem ser adotadas para minimizar eventuais problemas.
Só nos primeiros 65 dias do ano, os funcionários da Prefeitura realizaram 235 atendimentos aos moradores, contemplando bairros como a Vila Torres Galvão, Jardim Paulista Alto, Mirueira, Jardim Fragoso, Maranguape I, Arthur Lundgren I, Paratibe, Arthur Lundgren II, Nobre, Jaguarana e Tabajara.
Nesse serviço, mais de 10.000 m² de lonas plásticas já foram aplicados para prevenir o deslizamento de terra nas áreas de morro, e em todas as visitas, os técnicos fizeram recomendações às pessoas que habitam nessas áreas. As orientações buscam alertar a população sobre a necessidade da preservação da vegetação encontrada nas encostas, abordando também no diálogo a importância de não dificultar o fluxo das águas de chuva com lixo.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, os resultados das ações são satisfatórios. “Até o presente momento, não foi registrado nenhum caso de deslizamento que comprometesse as moradias monitoradas. Isso nos deixa ainda mais empenhados. Com a dedicação e o empenho da equipe, nenhuma demanda ficará sem atendimento”, salientou o gestor.
A gestão disponibiliza três canais para que a população entre em contato com a Defesa Civil. O primeiro é através do número 153, que funciona os sete dias da semana, durante 24h. O segundo é por meio do aplicativo “Paulista Conectada”. As denúncias realizadas pelo App são encaminhadas ao Centro Integrado de Segurança do município, que direciona as ocorrências aos órgãos responsáveis. O terceiro é de maneira presencial, na sede da secretaria, que fica localizada na Rua da Mangueira 05, Centro, Paulista.

Paulista celebrou o Dia Internacional da Mulher com abordagens educativas e distribuição de panfletos na PE-15


Em Paulista, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com uma ação na rodovia PE-15, próximo ao Hospital Central, na Vila Torres Galvão. Vestidas de cor de rosa e com cartazes na mão, o público feminino que participou do evento distribuiu panfletos e flores aos motoristas e pedestres que passaram pela via. A iniciativa teve por objetivo promover uma reflexão sobre a importância da data e a luta pelo fim da violência de gênero, bem como consolidar os direitos e o respeito às mulheres.

Para animar quem passava pelo local, o grupo de percussão do projeto Atos de Resgate, da Escola Suzie Regis, fez uma apresentação musical com muito maracatu. As participantes dançaram e aproveitaram a oportunidade para entoar o lema do bloco carnavalesco que foi criado pela gestão municipal para reforçar o combate à violência e ao respeito o segmento. “Não tem desculpa meu bem, não tem resenha: xingou, bateu... é penha”.  
  
Coordenando a ação, a secretária-executiva da Mulher do Paulista, Bianca Pinho Alves, disse que o Dia Internacional da Mulher é uma data que precisa ser comemorada, mas também é preciso fazer uma reflexão. “Há muito para celebrar e precisamos fazer homenagens às mulheres porque todas nós merecemos. Mas é bom lembrar que esse tipo de ação, com abordagem educativa e distribuição de panfleto, também busca reforçar os nossos direitos conquistados e incentivar o público feminino a lutar por muito mais”, destacou a gestora.
   
O público feminino que participou da ação ainda teve a oportunidade de conhecer algumas técnicas de defesa pessoal. Instrutores simularam investidas criminosas e explicaram como as mulheres podem se desvencilhar de assaltantes, agressores e assediadores em diversos tipos de situação, como em ônibus e em ruas movimentadas. A participação dos professores faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Grupo Ser Educacional.

O professor Eudes Japa, que coordena o grupo responsável pelas aulas de Defesa Pessoal, revelou que as mulheres conseguem aprender as técnicas com facilidade. “Estamos mostrando movimentos de fácil compreensão e que vão ajudar em caso de assédio ou violência contra a mulher. Mas queremos deixar claro que a defesa pessoal só deve ser usada na última opção”, destacou.

Prestigiando o evento, a delegada da Mulher do Paulista, Fabiana Leandro, disse que a mulher precisa agir rápido caso passe por algum episódio de violência. “É extremamente fundamental que o público feminino esteja atento aos primeiros passos de um agressor. A violência doméstica muitas vezes começa com uma pressão psicológica, depois parte para uma agressão verbal, em seguida ocorre o contato físico, como um empurrão ou um golpe, e pode chegar até o feminicídio, quando o companheiro mora com a mulher. Por isso, é importante que a mulher denuncie”, incentivou.

Moradores de Jardim Paulista recebem ação social em comemoração ao Dia da Mulher


Uma atividade de ação social aconteceu na manhã desta quinta-feira (08.03), nas redondezas da Praça Aníbal Fernandes, no bairro de Jardim Paulista. A iniciativa, apoiada pela Prefeitura do Paulista, visava comemorar o Dia Internacional da Mulher oferecendo serviços da assistência social e da saúde para a população. 

Na ocasião, os munícipes tinham a sua disponibilidade as equipes da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes (SPSE), com atendimento para atualização e cadastramento no CadÚnico, e da Secretaria de Saúde do Paulista que realizou exames de glicose, pressão e os testes de HIV e Sífilis. 

A aposentada Judite Oliveira foi atendida pela Secretaria de Saúde e realizou alguns exames. “Eu estava precisando saber como estava minha glicemia e minha pressão aqui consegui fazer o exame, graças a Deus estava tudo normal”, falou. A aposentada ainda comentou o que acha da data comemorativa. “Eu acho maravilhoso. As mulheres precisam saber se impor e procurar os direitos delas. Nós temos os nossos direitos e devemos lutar por eles, um dia como esse nos mostra como temos voz na sociedade”, argumentou. 

Segundo o organizador da ação e vereador do Paulista, Alemão, a iniciativa buscava comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Essa ação é uma forma de parabenizar as mulheres da nossa cidade do nosso país. Essas mulheres guerreiras que lutam pelos seus direitos e os conquistam diariamente”, disse. Ele ainda aproveitou para agradecer o suporte dado pela gestão da cidade. “Aproveito para agradecer o apoio da Prefeitura do Paulista na realização dessa atividade para a população”, finalizou.

Paulista oferece nove vagas de emprego nesta sexta-feira (09.03)

Agência do Trabalho do Paulista está oferecendo nove vagas de emprego nesta sexta-feira (09). As oportunidades são para podólogo (1), operadoras de empilhadeira (5) e técnico de manutenção industrial (3). Para esses empregos são exigidos seis meses de experiência e Ensino Médio Completo. A remuneração não foi informada.
Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações ligar para central de vagas: 3183.7293.