Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Procon Cabo realizará ação no Dia Internacional do Consumidor


Você conhece o Direito do Consumidor? Sabe as vantagens que ele pode oferecer? Além de garantir a proteção de interesses econômicos, ele é responsável por evitar possíveis abusos através da transparência nas relações de consumo. E foi pensando nisso que o Procon do Cabo de Santo Agostinho   promoverá uma ação de conscientização em alusão ao Dia Internacional do Consumidor, na próxima quinta-feira (15/03).  A ação acontecerá na Estação Ferroviária do Cabo, às 8h, e no Shopping Costa Dourada, às 10h, com dicas e alertas sobre compras, além da entrega de cartilhas educativas.
Segundo a gerente Jurídica do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva, a iniciativa possui grande importância para o município. ‘’Teremos esse dia para conscientizar todos os cabenses. Alertaremos quanto a infração de seus direitos, além de educar o consumidor acerca das melhores condições para compras’’, concluiu.
DIA MUNDIAL – Comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983, essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy.  Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Moradores do Ipojuca recebem certificado de curso de qualificação profissional

O secretário de Juventude do Ipojuca, Oziel Lira, entregou o primeiro certificado (Foto: Marly Ribeiro/Secom)
Durante dois meses e meio, 35 pessoas participaram de um curso de qualificação profissional promovido pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude (Sejuve), em parceria com a empresa Coating Engenharia. O treinamento foi de Isolamento Térmico. O curso, composto por dez aulas teóricas, foi realizado uma vez por semana (das 8h às 12h) no auditório da própria Secretaria, localizada na Travessa São Miguel, nº 8, no distrito de Nossa Senhora do Ó.
 Neste fim de semana, os certificados do treinamento foram entregues, no pátio da Sejuve. O objetivo do curso, de acordo com a Prefeitura, foi preparar profissionais para executar isolações em ambientes internos e externos em rede de tubulações. “O importante é que esse curso agrega conhecimento para os jovens ipojucanos. Estamos sempre em busca de parceiros que valorizem a mão-de-obra local”, falou o secretário especial de juventude do Ipojuca, Oziel Lira, que entregou o primeiro certificado.
 Durante o curso, os jovens receberam conhecimentos nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente – além de noções de transmissão de calor, materiais isolantes térmicos, materiais auxiliares e ferramentas. “Nós, formandos, ficamos felizes com o treinamento. Valeu a pena participar”, avaliou a aluna Diane Alves.
 Também estavam presentes na cerimônia de entrega dos certificados o secretário especial de Esportes do Ipojuca, Edilson Fabrício, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da empresa Coating Engenharia. O evento foi abrilhantado pela Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca.

Veja mais fotos da cerimônia de entrega dos certificados:
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/816167171905100

DIA DE COMEMORAÇÃO À CHEGADA DE DUARTE COELHO EM IGARASSU



Na sexta-feira (09), data em que se comemorou a chegada de Duarte Coelho em Igarassu, a prefeitura realizou várias atividades durante o dia. Pela manhã, na Praça da Bandeira, o prefeito Mario Ricardo e a vice-prefeita Elcione Ramos estiveram reunidos com secretários, vereadores e colaboradores da gestão para prestigiar o hasteamento das bandeiras de Igarassu, Pernambuco e do Brasil.
Participaram da solenidade também o historiador Jorge Paes Barreto, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu, Wanderley Pereira, a presidente do grupo de escoteiros, Ana Rosa e a presidente da Academia Igarassuense de Cultura e Letras, Rejane Dias. De acordo com o prefeito Mario Ricardo, esta data representa a importância da cidade para a história de Pernambuco. “Estamos investindo em valorizar a nossa gente, nossa história! Queremos que todos se orgulhem da nossa Igarassu e por isso separamos um mês inteiro de atividades como assinatura de ordens de serviço, inauguração de rua, escola e muitas outras ações”, comenta o prefeito.
Ainda pela manhã e seguindo no turno da tarde, alunos da rede municipal estiveram nos Marcos de Pedra para realizar apresentações e atividades educativas. Além do prefeito e da vice, também estiveram presentes a secretária de Educação, Andreika Asseker, a executiva da pasta, Maria Arruda, outros secretários e vereadores.
O dia foi encerrado com dois importantes eventos. Primeiro foi inaugurada oficialmente a colina histórica dos jambeiros, às 18h. O Sítio Histórico ficou ainda mais bonito e seguro. A obra realizada por meio da secretaria de Meio Ambiente e Biodiversidade, foi de contenção dos taludes dos jambeiros que estão lá há mais de 50 anos. O trabalho foi feito pelo paisagista Adinelson Dantas, mais conhecido  como Pequeno. De acordo com a secretária Adriana Nóbrega, a obra é de extrema importância para o município e foi realizada com muito empenho por toda a equipe. O evento foi encerrado com a apresentação da banda marcial da escola Heitor Villa Lobos. Em sequência, as autoridades seguiram para a Câmara de Vereadores para acompanhar palestra alusiva ao dia 09 de março promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu e o lançamento do projeto “Marco da Educação”, que promove a visita dos estudantes da rede municipal aos Marcos de Pedra durante o ano letivo. A cada dia, um grupo de alunos terá uma aula histórica sobre a cidade de Igarassu.

Defesa Civil de Olinda disponibiliza outro telefone funcional para atender a população

Foto: Prefeitura de Olinda/ Divulgação

Moradores de Olinda podem acionar a Defesa Civil do município em caso de emergência e orientações durante as chuvas. Mas por conta de problemas na operadora, o telefone 0800.281.2112 não está funcionando, a restauração do serviço está prevista até a esta sexta-feira (16.03), mas durante esse período, o órgão não deixará a população desamparada. Temporariamente, a Defesa Civil poderá receber chamados pelo telefone funcional: (081)9 9266-5307.
A Defesa Civil de Olinda trabalha em regime de plantão durante os dias de chuvas para atender ocorrências em pontos de risco do município. O  mutirão é chamado “Operação Laranja”, mas o cidadão também pode procurar ajuda nos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), que é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária ou a entidade que participa de atividades da Defesa Civil como voluntária. Até o momento, foram implantados oito NUPDEC’s, são eles:
  •  NUPDEC – Alto da Macaíba, no Alto da Bondade.
  •  NUPDEC – Rua da Linha, no Alto da Bondade.
  •  NUPDEC – Córrego do Abacate, em Águas Compridas.
  •  NUPDEC – Alto do Cajueiro, em Águas Compridas.
  •  NUPDEC – Alto da Conquista.
  •  NUPDEC – Alto do Sol Nascente.
  •  NUPDEC – Alto da Manguba, em Caixa D´Água.
  •  NUPDEC – Rua Dom Ivo, em Caixa D´Água.

Câmara aprova voto de aplauso a livro


Discutido pela segunda vez no plenário da Câmara do Recife, o requerimento 569/2018 de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) concedendo voto de aplauso ao livro “Tá todo mundo enganado”, de Ubirajara Ramos, foi aprovado por 14 votos a cinco. O voto de aplauso tornou-se polêmico porque o livro trata sobre o uso medicinal da planta Cannabis sativa, popularmente conhecida por maconha. Na argumentação para aprovação o vereador lembrou que esta planta já era usada na Ásia há séculos na confecção de remédios, roupas e muitos outros. “Trata-se de preconceito por falta de informação. É obscurantismo”.

Ivan Moraes ressaltou que diversos países já legalizaram o uso da planta como Uruguai, e estados como a Califórnia, Colorado, bem como há empresas que comercializam suas ações em bolsas de valores porque fabricam remédios. Ele disse ainda que os filhos dos ricos podem comprar o remédio, mas os pobres não podem porque importar custa caro. “Está na hora de se discutir por que a planta foi proibida, qual é o mal real que pode causar.Todas estas perguntas são respondidas no livro do pesquisador, um auditor fiscal, que se debruçou sobre o assunto”.

André Régis (PSDB) frisou que esta é a segunda vez que a Casa discute o mesmo requerimento, o que é incomum, segundo ele. “A Câmara costuma aprovar esses votos de aplauso, mesmo sem concordar com eles. Aprovamos ideias contrárias às nossas. Independente de concordar com o conteúdo votei antes e voto agora favorável ao requerimento, porque assim estaremos sinalizando à sociedade que valorizamos o trabalho intelectual . Leiam os livros, discordem ou concordem, o que importa é a liberdade de pensamento”.

Jaime Asfora (MDB) ressaltou a importância de se respeitar a liberdade de pensamento, de expressão, de imprensa, lembrando que volta e meia querem controlar o pensamento e a liberdades civis garantidos pela Constituição.

SÉTIMA EDIÇÃO DO DOMINGO DA GENTE


O domingo (11) foi de alegria e muita diversão no Sítio Histórico. Mais uma edição do Domingo da Gente foi realizada com sucesso e participação ativa da população. Tirolesa, paredão de escalada, pintura, slack line, área de basquete, futebol, vôlei, pista para bicicleta, skate, patins e muitas outras atrações animaram o dia de quem passou por aqui.
No final da tarde foi a vez do Dança Minha Gente, aulão de ritmos que colocou todo mundo pra dançar e também comemorou uma data especial do mês de março, o Dia Internacional da Mulher, com participação de Ni do Badoque. Nesta edição, também participaram alunos da escola Miguel Gomes de Lima, para aproveitar as atividades gratuitas. A estudante Tielly Pereira, achou o Domingo da Gente espetacular, e aproveitou muito o dia. “Participei de tirolesa, aprendi muita coisa e ainda estou muito ansiosa para participar da dança, para aproveitar esse meu momento”, comemora.
A professora e comerciante Fátima Menezes participa do Domingo da Gente vendendo artesanato, e conta que tem sido muito bom. “Igarassu nunca teve isso, agora que esse projeto chegou, cada domingo eu vejo mais gente aqui, e acho que a venda de todo mundo aqui está muito boa, ajuda a melhorar o orçamento do mês”, explica Fátima.
O Domingo da Gente acontece uma vez por mês e o próximo já tem data marcada, dia 08 de abril.

Ivan Moraes repercute pré-candidaturas do PSOL à presidência


O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nessa segunda-feira (12) para repercutir a Conferência Eleitoral do Partido Socialismo e Liberdade, que aconteceu em São Paulo no último sábado (10). Presente no evento, o parlamentar saudou o resultado da conferência, que escolheu como pré-candidatos à presidência e à vice-presidência da República os nomes de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, respectivamente.

A pré-candidatura de Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), e de Guajajara, militante do movimento indígena, integra uma aliança entre o PSOL e o PCB. Em seu discurso, Ivan Moraes destacou o novidade da aliança e ressaltou a aproximação da legenda com os movimentos sociais. “A conjuntura pede ousadia e ineditismo, pede que a gente pense além das conjunturas partidárias. Ao invés de colocar quadros históricos, o PSOL cede o espaço da chapa a uma aliança que jamais aconteceu. É uma posição muito generosa do partido.”

O vereador citou alguns dos temas que devem ser abordados pela pré-candidatura em sua proposta de programa de governo, como a garantia da função social de imóveis urbanos, a reforma agrária, o antiproibicionismo em relação às drogas, e um plebiscito para a revisão das reformas do governo Temer. “Guilherme Boulos e Sônia Guajajara vão ouvir seus pares para oferecer ao Brasil um programa inédito. Tenho orgulho desse partido e de ter participado dessa decisão. Vamos caminhar lado a lado com quem já faz tanto lá fora. O desafio está lançado.”

Copa Verão de Kart


           Acontecerá no próximo dia 17/03, na entrada do Sítio Pica-Pau Amarelo, S/N, Paulista.

Tradicional corte do bolo encerra a programação dos 481 anos do Recife

(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Uma noite com muita música, apresentações culturais, queima de fogos, e claro, o já tradicional corte do bolo gigante. Assim foi o aniversário do Recife, que completou 481 anos nessa segunda-feira (12.03), e que reuniu milhares de recifenses e turistas na Avenida Rio Branco, que recebeu uma extensa programação durante o dia para homenagear a cidade aniversariante. O prefeito Geraldo Julio conferiu de perto a animação, que encantou todos os presentes.
“Estamos celebrando desde a última quinta-feira, fizemos entrega de creche, de unidade de saúde, lançamento do Brinqueducar, de educação, o Boi Voador que ocupou esta rua e o Marco Zero ontem, com quase trinta mil pessoas, e hoje, o desfile das agremiações campeãs do Carnaval do Recife deste ano. Uma comemoração linda para estes 481 anos da cidade”, declarou o prefeito Geraldo Julio, comentando as atividades que marcaram a semana.
Desde as 15h desta segunda-feira, a avenida Rio Branco recebeu o desfile dos vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2018. Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos e Escolas de Samba, encheram de alegria e cor a mais nova via de passeio da cidade.No palco, montado na esquina da Rua Dona Maria César com a Rio Branco, a festa foi comandada pela Família Salustiano, que embalou as comemorações de aniversário do Recife com muito coco, ciranda, cavalo marinho, maracatu e frevo.
“Estou emocionada por ver essa festa tão bonita. Está tudo ainda mais lindo, porque o Recife envelhece mas só melhora. Não deixo de vir todo ano, e esse ano estou maravilhada”, comentou Carla dos Santos, a Auxiliar de Cozinha que não deixou de conferir a festa, que teve seu ponto alto com o Parabéns pra Você, seguido do tradicional corte de bolo e uma linda queima de fogos.
A população que acompanhou os festejos também pôde se deliciar com um pedaço do bolo comemorativo, que é uma das tradições mais saborosas do Recife. Este ano o bolo teve 400 kg e foi distribuído ao público em 3.500 fatias. Os presentes que puderam conferir ainda uma queima de fogos, que tomou conta do Marco Zero. Para encerrar a noite, um cortejo conduzido pelo trio de forró pé de serra Sindicato Matuto levou todos os presentes ao embalo de um dos mais conhecidos e propagados ritmos da terra, e encerrou a noite já no ritmo do próximo ciclo cultural do Recife: o Junino.

CONSELHO DA PESSOA IDOSA TOMOU POSSE EM IGARASSU


A Prefeitura,  através da Secretaria de Políticas Sociais, realizou na última quinta-feira (01), no salão nobre do prédio sede,  a solenidade de posse do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Estiveram presentes, o prefeito Mario Ricardo, a secretaria executiva Edjane Santana, a Promotora de Justiça e Coordenadora da Caravana da Pessoa idosa de Pernambuco, Yélena Araújo, o presidente da Câmara municipal, Elvis Henrique e, outros vereadores, representatividades de idosos do município e a população, secretários e assessores da gestão.
O Conselho atua no desenvolvimento de políticas permanentes de atendimento e promoção dos direitos da pessoa idosa e também fiscaliza a situação dessa parcela da população igarassuense. Para o prefeito,  todas as ações direcionadas para o cuidado do idoso e cuidar da história de um povo, ainda são pequenas. “Em Igarassu estamos deixando os idosos atuantes com o apoio do Ministério Público, que é um grande parceiro da nossa gestão. Aqui reafirmo meu compromisso diante de pessoas que muito nos ensinam e que construíram e constroem o futuro da nossa cidade”, destacou Mario Ricardo.