Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura e Sindicato dos Professores fecham acordo sobre a implantação de 1/3 de aula atividade no Paulista


A Prefeitura do Paulista e o Sindicato dos Professores (Sinprop) chegaram a um acordo sobre a implantação de 1/3 de aula atividade na rede municipal. Após apresentar duas propostas sobre o tema, a Secretaria de Educação foi comunicada oficialmente sobre a escolha da categoria. Em assembleia, os educadores decidiram optar por unanimidade pela proposta que garante um dia da semana exclusivo para o planejamento das atividades pedagógicas, ficando dispensado da sala de aula. 
Neste dia de planejamento, a aula será ministrada por professores itinerantes, sem comprometer a carga horária dos alunos. A implantação do 1/3 de aula atividade vai beneficiar professores (servidores ativos) da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em regência. A expectativa é de que a medida passe a valer a partido do mês de abril deste ano.
Nas rodadas de negociação, a Secretaria de Educação também havia apresentado outra proposta à categoria. Ela previa a ampliação da carga horária do professor de 156 para 188 horas/aula, disponibilizando mais tempo para que ele pudesse se organizar dentro e fora da escola. Essa iniciativa resultaria num incremento financeiro no salário base do docente que poderia ser levado para a aposentadoria.
O secretário de Educação do município, Carlos Junior, explicou que as duas propostas apresentadas atenderam aos anseios dos professores. Ele disse que ficou satisfeito pelo andamento das negociações. “Fizemos questão de ouvir a categoria e apresentamos propostas dentro do que eles esperavam para a rede municipal. Estamos felizes de chegar a um acordo com o sindicato que contempla a categoria. E o melhor é que a Educação é quem ganha”, destacou.


REAJUSTE – Representantes da Secretaria de Educação e do Sindicato dos Professores se reunirão nos próximos dias, para tratar do reajuste salarial 2018 da categoria.  A Secretaria de Administração do Paulista está definindo como será repassado o aumento, dentro do que estabelece o Ministério da Educação.

OAB - Nota pública - Sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada (CDMA), recebeu com grande pesar e enorme preocupação a notícia da morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Pedro Gomes, em incidente acontecido na noite desta quarta-feira (14).
De acordo com as informações preliminares divulgadas amplamente nos veículos de comunicação, a principal linha de investigação leva a crer que a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro foi assassinada em razão do exercício de sua atividade legiferante.
Marielle, mulher negra e feminista, era inarredável defensora dos direitos humanos, tendo sido escolhida como relatora da comissão criada na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro para acompanhar a intervenção federal na segurança pública daquele estado. Além disso, vinha denunciando episódios de violência envolvendo a Polícia Militar e a atuação das milícias no Rio de Janeiro.
Em razão das circunstâncias de sua morte, que levam a crer que a vereadora foi vítima de execução em razão de sua militância, a OAB-PE se solidariza com seus familiares e amigos e espera que as autoridades públicas apurem os fatos com a seriedade e a celeridade que o caso requer.
Recife, 15 de março de 2018.
Leonardo Accioly
Presidente em exercício da OAB Pernambuco
Ana Luiza Mousinho
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pernambuco

No Dia do Consumidor, LBV e IPEM alertam consumidores na aquisição de produtos com palestra

Na quarta-feira, 14 de março, para marcar o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, celebrado em 15 de março, a Legião da Boa Vontade (LBV) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco – IPEM promoveu palestra sobre os direitos e deveres do consumidor para os idosos que integram o programa Vida Plena da instituição.
 
A palestra orientou sobre dicas aos consumidores na aquisição de produtos com a inspeção do Inmetro, embalagem, validade e peso. Outra dica que será dada é a aquisição de ovos de Páscoa que exige cuidados, que o consumidor precisa estar atento para não ser lesado. A principal delas é a de que o ovo de chocolate deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem.
 
A palestra foi conduzida pela coordenadora de pré-medidos do IPEM PE, Eduarda Santana. Os participantes foram idosos oriundos das comunidades do Coque, Joana Bezerra, São José, Santo Antônio, Coelhos, Cabanga, Mustardinha, Afogados, Bongi, San Martim, Cabo de Santo Agostinho, Casa Amarela, todos assistidos pela LBV.
 
O encontro ocorreu no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos, Região Central do Recife, próximo ao Cais José Mariano.
 
 
Serviço: Dia Mundial do Consumidor na LBV
Dia: 14/03/2018 – Horário: 9H
Local: Rua dos Coelhos, 219 – Bairro Coelhos, Região Central do Recife, próximo ao Cais José Mariano.

Fábio Barros apresenta voto de pesar pelo assassinato da vereadora Marielle Franco


Na sessão plenária desta quinta-feira (15.03), o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), apresentou voto de pesar pela morte da vereadora assassinada a tiros na noite de ontem (14.03), Marielle Franco (PSOL), da cidade do Rio de Janeiro. Aprovado com votação unânime, o requerimento seguirá para Câmara de Vereadores da cidade do Rio Janeiro, para direção nacional do PSOL e ao representante do PSOL na Assembleia Legislativa, deputado Edilson Silva, em nome de todos os vereadores da casa legislativa do município do Paulista.


Para Fábio, a morte de Marielle foi uma grande perda para as lutas de enfrentamento à violência de todo o país. “Não podemos nos calar diante deste acontecimento, temos de externar nossa indignação por uma legisladora que não teve o direito de dizer o que pensa, nosso país vive em guerra, mesmo não estando em condições de guerra. Marielle não se calou, teve a coragem de dizer a verdade, de lutar pelos moradores de favelas e de militar por direitos humanos e igualdade. Marielle, presente!”.

Estudantes recebem formação para disseminar a cultura de paz nas escolas do Paulista


A primeira atividade de formação do Programa de Paz nas Escolas (PROPAZ) foi realizada na manhã desta quinta-feira (15.03), na Escola Polivalente Maria do Carmo Pinto Ribeiro, em Jardim Paulista Baixo. A iniciativa, que segue até sexta-feira (16.03), está beneficiando estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede, que são divididos por polos: Centro e Praia. A exceção fica por conta da Escola Municipal Rural, localizada no bairro da Mubeca I, que será atendidana própria unidade.


Com essa ação, a Secretaria de Educação busca formar alunos pacificadores, contando com o empenho dos próprios estudantes para fortalecer a cultura de paz no ambiente escolar. Durante os dias de formação, 17 escolas da rede municipal irão receber as instruções para o ano letivo de 2018, tendo como representantes nove alunos e três responsáveis de cada unidade de ensino. 


O programa, que atua na rede municipal desde 2015, basea-se nos seguintes pilares: conflitos escolares, identidade de gênero e a prevenção da violência. Em especial, esse ano a ação destaca também o combate da violência contra mulheres, com a intenção de conscientizar, especialmente, os garotos sobre o tratamento correto para com o público feminino.


O estudante da Escola Rosa Amélia, Matheus da Silva, 14 anos, participa da ação pelo segundo ano. Ele disse que mudanças já aconteceram por conta do programa. “Eu mudei muito os meus comportamentos depois do PROPAZ. Eu gostava de estar no meio da bagunça, depois que o programa chegou à escola, aprendi a resolver as coisas de uma maneira mais calma. Tudo que aprendo através do programa é para ensinar também aos meus amigos”, afirmou o mediador.


A gerente do programa, Valdenize Honório, explica a importância da iniciativa no fortalecimento da cultura de paz no ambiente escolar. “A nossa grande meta esse ano é ampliar nas escolas a cultura de paz. Faremos o que for preciso, levando oficinas de música, teatro, além de atividades lúdicas de modo geral, em busca de reduzir os número de bullyings e violência nas escolas”, assegurou Valdenize.

 

Bairro de Arthur Lundgren I tem iluminação revitalizada e ganha mais vida e segurança

Avenida Luiza Camarotti, antiga Avenida Palmares, que fica no bairro de Arthur Lundgren I, agora está mais iluminada e cheia de vida. Nesta terça (13.03) e quarta-feira (14.03) o local passou por uma ação de revitalização na iluminação, que foi coordenada pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos da cidade, por meio da Diretoria de Iluminação. A iniciativa consistiu na instalação de 15 postes de dez metros, com duas luminárias de 400 watts e lâmpadas vapor metálico.

Além do trabalho feito na iluminação, o local vai receber os serviços de capinação, varredura e pintura de meio fio. Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando a requalificação do sistema de iluminação em bairros da cidade, contemplando vias públicas e áreas de lazer, com o intuito de dar mais vida aos locais durante à noite, além de trazer mais segurança aos moradores.

Paralelo ao trabalho de requalificação, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos mantém equipes nas ruas para realizar manutenções no parque de iluminação da cidade. A população pode entrar em contato com o órgão municipal, por meio do 0800.006.0550, ou através do aplicativo de celular Paulista Conectada. Em ambos os casos, a solicitação é atendida em até 48h.

 



Trste

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Estado, Silvio Costa Filho (PRB), se reuniu nesta quarta-feira (14), com presidente da Central Única de Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras. Durante o encontro eles discutiram o momento atual, o cenário político do estado, bem como a situação dos servidores estaduais.

Para Silvio, Carlos Veras tem desempenhado um belo trabalho à frente da CUT e trabalhado pelos integrantes das centrais sindicais. “Pudemos fazer uma avaliação sobre o governo Paulo Câmara e identificamos que ele não tem valorizado o servidor público de Estado. Tenho muito respeito pelo presidente Carlos Veras, que tem feito um belo trabalho à frente do movimento em Pernambuco. Tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão político atual e me coloquei à disposição, em nome da Bancada da Oposição, para ampliarmos o dialogo com os servidores, neste momento de discussão da pauta salarial”, destacou Silvio.

“Fizemos uma análise sobre a conjuntura política nacional, que envolve toda a criminalização e perseguição ao presidente Lula. Silvio se comprometeu em ajudar a mobilizar e participar das atividades aqui em Pernambuco em defesa do ex-presidente. Nós conversamos também sobre a segurança publica o ataque que o governador Paulo Câmara tem feito aos servidores públicos e trabalhadores em geral, além da situação política em vários municípios de Pernambuco, a exemplo e Belo Jardim, importante para o desenvolvimento do Estado”, pontuou Veras. 

Ainda segundo Veras, entre as pautas discutidas com o parlamentar está a situação de abandono dos trabalhadores rurais por parte do executivo estadual. “Silvio mais uma vez se prontificou a nos ajudar na pauta dos trabalhadores do estado, em especial os que trabalham no campo, que tem passado por um processo de abandono por parte do governo de Pernambuco, por conta do sucateamento da Secretaria executiva da agricultura familiar”, destacou o presidente da CUT.

“Infelizmente, o que observamos em Pernambuco é que o governo não tem uma política pública de valorização do servidor. Um exemplo da falta de compromisso, é a promessa de dobrar o salário dos professores, mas sequer o piso salarial foi cumprido”, finalizouSilvio.

Casa das Juventudes do Paulista abre vagas para atividades esportivas, curso de informática e música

A Casa das Juventudes do Paulista anunciou nesta quinta-feira (15.03) a abertura de vagas para os cursos e projetos realizados no local. As atividades disponíveis são para as áreas de esportes, tecnologia e música, todas com o intuito de melhorar a vida de crianças, jovens e adolescentes do município e afastá-los dos perigos das ruas.
Reafirmando o sucesso que foi a primeira fase, o curso de informática da Cisco, retorna com 50 vagas para o módulo avançado e 50 vagas para o de iniciantes. O curso da Cisco, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista e a Empresa Norte Americana, prepara e certifica os jovens para o mercado de trabalho.
Para a faixa etária de 7 a 15 anos, a Casa disponibiliza no âmbito esportivo vagas para novos ingressantes no Projeto Virando o Jogo, que visa estimular a prática de esportes entre os jovens, potencializando ou criando novas escolinhas de futebol na cidade.
Já as crianças e jovens que se interessam por música podem se matricular no Projeto Tambores e Cidadania do Paulista, que oferecerá 50 vagas para as aulas de percussão, violoncelo, violino e viola. As inscrições para esta atividade começam nesta sexta (16.03) e seguem até a próxima quinta (22.03). Após as inscrições será realizado um teste de nivelamento para ver o perfil musical que cada inscrito se encaixa.
As inscrições para todas as atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa das Juventudes do Paulista, localizada na Rua 77, número 363, Maranguape II.