Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Plenária discutirá nova legislação do transporte escolar em Paulista


Amanhã (24.03), a partir das 9h, o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros e o Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco (Sintespe) promovem, no plenário da casa legislativa do município, uma plenária sobre o Transporte Escolar e a nova Lei 128/2017, que estabelece melhores condições para o funcionamento e fiscalização do serviço em Paulista. A participação da categoria é de extrema importância para obterem as primeiras informações sobre a legislação e discutirem sobre a gestão da política de mobilidade da cidade. Os benefícios que a nova lei apresenta também serão discutidos, como a isenção de IPVA.



Secretário Wellington Batista participou do 11º Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar do NE e Minas Gerais

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), Wellington Batista, participou nesta quinta-feira(22/03) da abertura da 11ª Reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais. O encontro, que acontece até amanhã (23/03) em Fortaleza, Ceará, visa discutir ações e projetos relacionados a agricultura familiar e a segurança hídrica.

Neste primeiro evento de 2018, o Fórum reuniu secretários das pastas ligadas à agricultura familiar, além de presidentes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), governadores, técnicos, movimentos sociais e estudiosos da área rural.

Criado em 2015, o evento segue em seu terceiro ano de atividades, após percorrer os dez estados no seu primeiro ciclo de debates. “ O fórum, de extrema importância, é um espaço de diálogo com os gestores públicos do Nordeste, organismos internacionais, movimentos e sindicatos, que visa discutir a conjuntura da agricultura na região e a ampliação das parcerias e políticas públicas implementadas", falou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.  

Esta edição foi executada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Programas de Gestão do Conhecimento para zonas do Semiárido do Nordeste (Projeto Semear, Fida, IICA). Também contou com a presença de órgãos internacionais BIRD, secretários do Nordeste e Minas, presidente da Contag e movimentos Sociais.

Compesa desenvolve ações educativas no Dia Mundial da Água


Como usar a água que se tem disponível de forma sustentável e o que cada pessoa pode fazer para preservar os recursos hídricos foi a reflexão feita pelos estudantes que visitaram o Universo Compesa no Dia Mundial da Água. O espaço interativo, digital e educativo mantido na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Santo Amaro, recebeu 400 alunos da rede pública de ensino da Região Metropolitana do Recife, hoje e ontem, por meio de uma parceria da companhia com o Espaço Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. A visita integra um roteiro especial sobre a água, que combinou atividades educativas nos dois locais, no Espaço Ciência e no Universo Compesa. Amanhã (23), a companhia aguarda a visita de mais 200 estudantes dentro das celebrações do Dia Mundial da Água.

Estações multimídias, telões e maquetes em 3D de navegação simples e interativa mostram como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, além de dicas de economia de água. Hoje, os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Freire, no bairro do Arruda, e da Escola Erundina Negreiros, no Córrego do Jenipapo, viveram essa experiência. Também conheceram o Universo Compesa, os alunos do ensino fundamental da Escola Rubenita de Lima Cavalcanti, em Artur Lundgren II, Paulista, e da Escola Joana Sena, que fica em Aguazinha, Olinda. “Onde eu moro, a gente não tem água todo dia. Então, a gente aprendeu que pode usar a água que lavou a roupa para limpar o carro e a calçada. A água limpa a gente economiza para outras coisas”, disse Eduarda da Silva, de 11 anos.

No interior do estado, a Compesa promoveu ações educativas sobre a importância da preservação e do uso consciente da água. Em Caruaru, atividades com circuito de jogos educativos e uma oficina de plantação de mudas foram realizadas na Praça da Conceição, no marco zero da cidade. “Esse trabalho é de extrema importância para a formação de multiplicadores das informações que passamos sobre como preservar nossas fontes hídricas e contribuir para o consumo consciente da água”, ressalta Lívia Clemente, assistente social da Compesa. No Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, centenas de pessoas participaram de jogos educativos e socioambientais que abordaram a temática da preservação da água, e também da oficina de plantação de mudas. No local, a Compesa ainda montou uma exposição sobre o trabalho de preservação e recuperação de nascentes existentes no município.

A programação de celebração do Dia Mundial da Água continua até o final do mês. No domingo (25), acontecerá um grande evento no Parque da Jaqueira, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O público poderá participar das atividades, que acontecerão no Econúcleo da Jaqueira, das 13h às 17h. Além de um circuito de jogos educativos, uma maquete virtual apresentará o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água, além de dicas de uso racional da água. No Recife, ainda haverá outra importante mobilização no dia 27 de março, no Complexo do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), no bairro de Santo Amaro, com a participação de três escolas estaduais - Sizenando Silveira, Sylvio Rabelo, Waldemar de Oliveia e Rochael de Medeiros. As atividades acontecerão no horário das 9h às 15h. Na Ilha de Fernando de Noronha, a companhia  promove ações educativas e de sensibilização em escolas, estabelecimentos comerciais e rede hoteleira, entre os dias 26 e 29 de março.

Expolux contará com palestras sobre Automação e Internet das Coisas

Imagine-se voltando do trabalho e, antes de chegar a sua casa, poder acender as luzes da sala através de um aplicativo no celular. Esta e outras tecnologias, que antes eram tratadas como ficção, estarão contempladas nos debates durante a Expolux, principal feira do setor que acontece entre os dias 24 a 27 de abril, no Expo Center Norte.
Arena do conhecimento - Iluminação Pública, Automação e Internet das Coisas, que faz parte do SIMPOLED (simpósio organizado pela ABILUX), apresentará um ciclo de palestras com o intuito de abranger a discussão de assuntos técnicos relacionados a essas temáticas. Profissionais de grandes empresas como Phillips Dynalite, Embratel e Engie Brasil compartilharão com os visitantes suas experiências e conhecimento, abordando análises, cases, tendências e tecnologias.
"Gostaríamos de oferecer para a cadeia da iluminação, e em especial para o público da Expolux, debates enriquecedores de assuntos técnicos tão importantes quanto a automação nos sistemas de iluminação, a tecnologia baseada em IoT (na tradução literal do inglês, Internet of Thingse o desenvolvimento da iluminação pública. Assuntos de suma importância em 2018. A visitação na feira fornecerá não só ferramentas para concretização de novos negócios, mas trará também enriquecimento profissional", comenta o Diretor do Evento, Gustavo Binardi.
Arena do Conhecimento - Iluminação Pública, Automação e Internet das Coisas acontece todos os dias da Expolux e será dividida em diferentes abordagens. Diversos engenheiros convidados apresentarão discussões interligadas a Automação na Iluminação: "Como a Luz e os Controles podem transformar seu mundo"; "A tecnologia digital na iluminação e controles, tendências"; "Automação da iluminação no ambiente comercial"; e "Automação da iluminação no ambiente residencial e IoT" são alguns dos temas abordados.
Já outra vertente das palestras focará em IoT (Internet das Coisas) e Iluminação Pública, com apresentação de temas como: "O Modelo IoT nas PPPs de Iluminação Pública"; "A IoT auxiliando nossas cidades - Veículos/Logística"; "Smart Cities - Smart Lighting"; "Inteligência Digital aplicada na Energia e Utilities", entre outros.
Confira abaixo a programação completa da Arena Iluminação Pública, Automação e Internet das Coisas
24 de Abril – Terça-feira - Internet das Coisas (IoT)15h30: Futuro da iluminação pública - Oswaldo Sanchez Junior, Pesquisador do IPT16h30: Gestão dos serviços de iluminação pública – André Moraes, Diretor do Instituto Soma17h30: Qualidade da iluminação pública – Luciano Rosito, Diretor da Tecnowatt18h30: Certificação de Luminárias - Alexandre Kozik e Roberto Mendonça, Gerente de Vendas e Líder de Engenharia da UL
25 de Abril – Quarta-feira – Internet das Coisas (IoT)15h30: Cuidados com a eficiência energética e a qualidade da energia em iluminação industrial – José Starosta, Diretor da Ação Engenharia16h30: Eficiência Energética para Cidades do Brasil – Fred Turolla, Diretor da Pezco Cosultoria17h30: Iluminação pública no contexto de smart grid – Ciro Bocuzzi18h30: Tecnologias do futuro aplicadas em luminárias LED – Ricardo Braz, Diretor da Conexled
26 de Abril – Quinta-feira – Automação na Iluminação15h30: Como a Luz e os Controles podem transformar seu mundo – "Human Centric Design" – Plínio Godoy, Engenheiro da LIENCO Smart Solutions16h30: A Tecnologia digital na iluminação e controles, tendências – "Well Building" – Jayme Spinola Castro Neto, Engenheiro da SI2 Consultoria17h30: Automação da iluminação no ambiente comercial e tendências – "Connected Lighting" – Adalberto Batista, Engenheiro da Philips Dynalite18h30: Automação da iluminação no ambiente residencial, IoT e tendências – "Leaving the Cupboard" – Ricardo Benucci, Engenheiro da Lutron
27 de Abril – Sexta-feira - Internet das Coisas (IoT)15h30: O Modelo IoT nas PPPs de iluminação Pública – Luis Morais, Engenheiro da Accenture16h30: A IoT auxiliando nossas cidades – Veículos/Logística – Eduardo Polidoro, Engenheiro da EMBRATEL17h30: Smart Cities – Smart Lighting – Luciano Rosito, Engenheiro da Philips Lighting18h30: Inteligência Digital aplicada na Energia e Utilities – Christian Carrera, Engenheiro da Engie Brasil
Curadoria: Revistas Potência e O Setor Elétrico 

Artistas se reúnem em show beneficente em prol ao Lar de Maria neste domingo


Artistas pernambucanos se reúnem em show beneficente em prol ao Núcleo Espirita Lar de Maria. O encontro acontece neste domingo (25), no Clube dos Oficiais da Polícia, localizado na Avenida João de Barros, das 15h às 19h.
Entre os cantores confirmados estão Nádia Maia, Cristina Amaral, Beto Hortis, Josildo Sá, Bia Villa Chan, Nerilson Buscapé, Mestre Ulisses e Coco de Seu Mané, Bruno Flor de Lotus, Clayton  Melo, João Lacerda, Terezinha do Acordeon, Augusto Cesar, Jerimim de Olinda e Vagi Rossi.
“O Núcleo Espirita Lar de Maria convida a todos a este momento de celebração da vida com música e dança em um ambiente familiar e de muita amizade”, explica Jerimum de Olinda, organizador do evento. “Toda a renda será para as casas assistidas pelo Lar Nova Esperança que possui o Lar de Maria, São Francisco de Assis, Mensageiros da Luz, Casa de Luzia, Casa de Irmãos Hermes e Grupo Irmão Josafá”, conclui.
Os ingressos custam R$ 25 + 1kg de alimento não perecível. Toda renda arrecadada será revertida para manutenção e ações sociais do Lar de Maria.
Sobre o Lar de Maria - Instituição filantrópica sem fins lucrativos,  localizado na Av.  Boa Vista, nº 1, em Chá de Mangabeira, Paulista, Grande Recife.  O grupo atende 220 famílias semanais,  80 crianças,  15 dependentes químicos, um abrigo de cadeirantes e está construindo um abrigo para idosos.  As quatro primeiras casas serão entregues em abril e maio de 2018, quando for iniciada a construção de mais seis unidades.
Todos os assistidos,  semanalmente, recebem orientações participando de cursos e reuniões e estudos sobre o evangelho de Jesus, recebem lanches após as tarefas e, mensalmente, cestas básicas,  roupas e  remédios. Além disso, o núcleo possui atendimento médico gratuito em diversas especialidades tais como: psicologia,  urologia,  pediatria e clínica entre outros;
O lar de Maria tem trabalhos de fluidoterapia (cura) nas sextas feiras, que atende mais de 500 pessoas  de todas as regiões do grande Recife independente da religião que professe e dispõe de uma biblioteca, livraria e cantina. Está em fase de projeto para construção 15 salas para ampliação dos trabalhos,  e um auditório para comportar o público, além de estudos  para construção de uma  creche para 25 crianças. A casa vive de doações e eventos com ajuda de artistas, com shows, distribuição de cofrinho,  vendas de produtos,  camisas,  bonés,  canetas,  e a nossa campanha do quilo que entra com parte dos recursos além de um bazar mensal.
SERVIÇO
SHOW EM PROL AO LAR DE MARIA
Onde: Clube dos Oficiais da Polícia (Av. João de Barros, 357 - Boa Vista)
Quando: 25 de março de 2018
Horário: 15h às 19h
Ingressos: R$ 25 + 1kg de alimento não perecível

Olinda lança projeto na praça para empoderamento das mulheres

O Projeto "Na Praça com Elas", que tem como objetivo trazer um novo olhar sobre políticas públicas para as mulheres na cidade de Olinda,será lançado no domingo (25.03), na Praça do Carmo, a partir das 15h. Neste Mês da Mulher, é mais uma iniciativa da Prefeitura de Olinda e contará com diversas entidades militantes da causa.  Com apresentações culturais, palestras, feira de artesanato e muito mais. Tudo tendo como foco a promoção do empoderamento das mulheres a partir de ações que promovam possíveis impactos para a efetividade do enfrentamento das desigualdades de gênero.

SAMU Olinda passa a oferecer orientações sobre primeiros socorros nas escolas

Meta é atingir 24 mil alunos



Uma articulação envolvendo o Programa Saúde na Escola de Olinda (PSE) e o Núcleo de Educação Permanente do SAMU (NEP/Olinda) está viabilizando a promoção de palestras e simulações sobre primeiros socorros para estudantes da cidade. O objetivo é disseminar informações acerca da temática para mais de 24 mil alunos das 66 unidades da rede municipal. Nesta quinta-feira (22.03) a equipe esteve na Escola Allan Kardec, em Salgadinho. 



O evento teve como conteúdo principal a abordagem sobre estrutura, funcionamento e quando se deve acionar o SAMU. O grupo também enfatizou a importância de promover e desenvolver uma campanha na comunidade escolar para evitar o “trote”, assim, transformar os alunos em parceiros e multiplicadores de informações.



A equipe do SAMU propagou informações sobre a importância de saber identificar e realizar manobras em situações de desmaios, convulsões, choque elétrico e engasgos. Além da palestra ministrada pelo coordenador do SAMU/Olinda, o médico Elenilson Santos, os profissionais desenvolveram simulações de ocorrências com a participação efetiva dos alunos e educadores.



Segundo a coordenadora do PSE de Olinda, a enfermeira Maria Clara, um cronograma de visitas às escolas da rede municipal de ensino foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Educação. Na primeira quarta-feira de abril, dia (04), a equipe do SAMU retorna à escola Allan Kardec para contemplar o turno da tarde.



 NEP – Além de promover visitas às escolas, o objetivo do NEP/SAMU é também realizar atividades preventivas nas comunidades, orientando a população como proceder nas situações adversas de saúde, como acidentes, choque elétrico, engasgos e desmaios.

O Núcleo também tem como finalidade promover e incrementar capacitações de reciclagens internamente com a equipe. O intuito é atualizar os integrantes do quadro do SAMU com novas informações e manuseio de ferramentas e equipamentos que surgem no mercado para garantir assistência ao paciente com qualidade e eficácia.     

PRÉ-SAL – Fernando Bezerra defende recursos do petróleo para áreas estratégicas e conclusão de refinarias, como a Abreu e Lima


Brasília, 22/03/18 – Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu, no Senado, que os recursos do petróleo extraído do pré-sal e reservado à União sejam preservados de forma “sagrada” para áreas estratégicas – como saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento regional – mas também investidos em refinarias. “Se o Brasil está ampliando a produção e exportando cada vez mais óleo bruto e importando cada vez mais produtos refinados e petroquímicos, por que não ajudarmos a criar as bases para o impulsionamento da nossa indústria de petróleo e gás?”, observou o senador, ao destacar a necessidade de conclusão da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

A reflexão foi proposta por Fernando Bezerra, nesta quarta-feira (21), durante a primeira audiência pública realizada pela comissão mista do Congresso Nacional responsável pelo aprimoramento da Medida Provisória 811/2017. Relatada pelo senador, a MP define as atribuições da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural – Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), permitindo que ela comercialize diretamente o petróleo do pré-sal destinado à União.

“Temos que chegar a um texto final para a MP 811 que resolva a questão da comercialização deste petróleo e também seja indutor de um processo de industrialização da cadeia nacional de refino”, ressaltou o vice-líder do governo no Senado. Na avaliação do relator, a valorização da indústria petroquímica significará mais riqueza ao país.

“Que saia daqui do Congresso Nacional uma medida provisória que, ao ser convertida em lei, represente também um instrumento de geração de empregos, de ampliação e modernização da nossa cadeia de refino, de conclusão da Refinaria Abreu e Lima e de implementação de novas refinarias no Maranhão e Ceará para que a gente possa superar este ciclo de recessão e desemprego que o Brasil viveu”, ressaltou o senador.

Para a audiência pública desta quarta-feira, a comissão mista – presidida pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ) – convidou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcio Felix Carvalho; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso; e o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Cesar Amaral.

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de aprimoramento da MP 811, o senador Fernando Bezerra propôs a realização de uma segunda audiência na comissão. Para o próximo debate, dia 28, serão convidados a ex-diretora da ANP; Magda Chateuabriand; o ex-presidente da EPE, Maurício Tolmasquin; o consultor jurídico da PPSA, Olavo Bentes David; e o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Walter Baere Filho.

CÓDIGO COMERCIAL – Também nesta quarta-feira, o senador Fernando Bezerra Coelho conduziu outra audiência pública no Senado sobre a reforma do Código Comercial Brasileiro. Este foi o quinto debate que a comissão temporária responsável pelo tema – presidida por Bezerra Coelho, com relatoria do senador Pedro Chaves (PSC-MS) – realizou para o aprimoramento do Projeto de Lei (PLS) 487/2013, que propõe a atualização do Código.

Participaram da audiência pública – "Simplificação e Desburocratização da Empresa” – os professores de Direito Comercial Rodrigo Monteiro de Castro (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Paulo Marcos Rodrigues Brancher (PUC/São Paulo). Na avaliação do senador Fernando Bezerra, a modernização do Código Comercial, em vigor desde 2003, resultará em uma melhor regulação dos direitos e das obrigações das empresas como também favorecerá o ambiente de negócios no país.

Orquestra Brilhante anima Sexta SuperBrega no Clube das Pás

Ainda sobem ao palco a Banda Raízes do Brega e a Orquestra das Pás

O Clube das Pás recebe nesta sexta-feira (23), mais uma edição da festa "Sexta SuperBrega". Sobem ao palco a Orquestra Brilhante, que apresenta um repertório repleto de clássicos da música romântica brasileira, além da Banda Raízes do Brega e da Orquestra das Pás que abre a festa , a partir das 17h.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada). O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522.
SERVIÇO:
Sexta SuperBrega no Clube das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Sexta-feira (23) | 17h

Armando preserva política da Sudene ao derrubar projeto em Comissão do Senado


Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) liderou a derrubada, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de projeto de lei relatado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) que distorcia a política de incentivos fiscais da Sudene. O projeto incluía, na sua área de atuação, 84 novos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, abrindo precedente para inserir na abrangência da autarquia municípios de regiões mais desenvolvidas do que o Nordeste. Foi vetado por 11 votos a 9.

“Se aprovássemos este projeto, o que dizer de outras 13 proposições que tramitam no Congresso Nacional pretendendo incluir muito mais municípios? Se essa moda pega, vamos criar uma situação em que os incentivos da Sudene,  que já são limitados, se estenderiam às regiões mais desenvolvidas do País. Isso é um paradoxo", declarou Armando.

O senador pernambucano acompanhou diretamente o projeto, oriundo da Câmara dos Deputados, por três sessões consecutivas da CCJ. Na primeira, em 21 de fevereiro, pediu vistas, adiando a votação para a semana seguinte, quando, diante do risco de derrota, Aécio Neves solicitou sua retirada de pauta. O projeto foi colocado novamente em votação ontem e Armando liderou o movimento contrário à sua aprovação.

DESFIGURAR - Armando usou dois argumentos principais. Alegou, em primeiro lugar, que o PIB per capita dos 84 municípios propostos é 19% superior ao dos municípios mineiros que já integram a área da Sudene. Declarou que a listagem incluía municípios como Governador Valadares e, no Espírito Santo, Aracruz, que têm melhor infraestrutura e capital humano e são próximos dos mercados consumidores.

“Onde o empresário que quer incentivos da Sudene e empréstimo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o FNE, iria colocar seu projeto? Em Governador Valadares ou Aracruz, naturalmente, em vez de municípios de Pernambuco, Paraíba ou Rio Grande do Norte”, salientou.

Informou, em seguida, que os 13 projetos de lei em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados propondo a inclusão de uma profusão de municípios na área da Sudene abarcam desde municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo inteiro até todos aqueles com menos de 10 mil habitantes fora das áreas da Sudene e da Sudam.

“A política de incentivos fiscais da autarquia, que prioriza o Nordeste, seria gravemente desfigurada”, acrescentou Armando. Enfatizou que sua posição contrária à iniciativa “não é egoísta e muito menos tem viés regionalista estreito”, mas visa sobretudo preservar o papel da Sudene de atenuar os desequilíbrios regionais.

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação 

Consultório de Rua de Olinda apresenta experiências em seminário estadual

Encontro será na Secretaria de Saúde de Pernambuco

Texto e foto: Pedro Morais


A equipe do Consultório na Rua de Olinda participa nesta sexta-feira (23.03) do Primeiro Seminário Estadual do Consultório Na Rua, que será realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), das 8h às 17h. O objetivo do encontro, promovido pela Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde, será promover discussão e qualificação dos profissionais da rede de atenção e gestores.
O encontro também servirá para fortalecer a política do Consultório na Rua nos municípios, legitimando como equipamento da Atenção Primária à Saúde à população de rua. O Seminário será destinado aos profissionais coordenadores da Atenção Primária à Saúde e também aos coordenadores das áreas técnicas de População LGBT, DST/AIDS/Hepatites Virais, Tuberculose e Hansen.
A equipe de Consultório na Rua de Olinda, implantado desde 2011, fará no período da tarde uma apresentação das ações desempenhadas durante sua existência no município. O coordenador da equipe, Mario Costa, ministrará palestra sobre a atuação do Consultório em Olinda. Na ocasião será recitado o poema Não Somos Lixo, de autoria do morador de rua de Salvador/BA, Carlos Ramos (Cadú), que será interpretado pelo educador social do Consultório na Rua/Olinda, Carlos André, e a estagiária do 8º período do curso de psicologia da Universidade Boa Viagem, Michele Santos.
O Seminário contará com a participação de Olinda, Recife, outros municípios da Região Metropolitana e do Agreste.

Paulista prorroga prazo para recadastramento funcional


O prazo para o recadastramento dos servidores da Prefeitura do Paulista foi prorrogado até a próxima quarta-feira (28.03). O censo deve ser feito por funcionários públicos ativos, inativos e pensionistas. Quem já efetuou o procedimento pode consultar e imprimir o comprovante de participação no endereço eletrônico: www.recad.com.br/5384.
Para realizar o recadastramento, o servidor deve se dirigir ao Clube Municipal do Nobre, localizado na Rua do Nobre, s/n, no Nobre, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os servidores precisam levar os seguintes documentos: CPF; documento de identificação com foto; carteira de trabalho (CTPS); certidão de tempo de contribuição (se possuir); comprovante de endereço residencial; comprovante do PIS/PASEP ou NIT; certidão de casamento ou de união estável; certidão de nascimento dos dependentes menores de 18 anos e atestado médico em caso de filho incapaz.
O censo dos servidores esta sendo coordenado pela Secretaria de Administração e tem como objetivo atualizar e validar os dados cadastrais de cinco mil trabalhadores. O procedimento é obrigatório para os municípios que possui Regime Próprio de Previdência Social.
-- 

Almir Rouche e presidente da ONG Afeto entregam álbum Rouche 30 a autoridades recifenses

Encontro acontece nesta quarta-feira (28), no gabinete do prefeito Geraldo Julio
O cantor Almir Rouche e a presidente da Associação de Famílias para o Bem-estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), Ângela Lira, entregam o álbum que marca os 30 anos de carreira do artista, intitulado “Projeto Rouche 30”,  a autoridades municipais no gabinete do prefeito do Recife Geraldo Julio, nesta quarta-feira (28). A primeira dama Cristina Mello será a mediadora do encontro, que acontece às 15h. De acordo com a presidente da Afeto, a parceria entre Rouche e a ONG na venda do álbum “Rouche 30” proporcionou a construção de uma sala onde são realizadas atividades de terapia ocupacional aos pacientes da ONG. De acordo com a presidente foram vendidas 400 cópias do álbum que contém CD e DVD do artista ao preço simbólico de R$ 20,00. O valor arrecadado foi totalmente revertido para a associação.
Participam do encontro o prefeito Geraldo Julio,  a secretária de cultura Leda Alves, o presidente da Fundação de Cultura do Recife Diego Rocha, a secretária de Turismo Ana Paula Vilaça, a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos Ana Rita Suassuna e o secretário de Administração e Gestão de Pessoas Marconi Muzzio.
A Afeto (Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo) é uma associação sem fins lucrativos, composta por pais e parentes de pessoas com diagnóstico de Autismo, localizada no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. O álbum “Rouche 30”, foi lançado em janeiro deste ano.

Histórias de superação mostram força do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Paulista

Desde que foi fundado há quatro anos, o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS III tem mudado a vida de muita gente. Os relatos de superação e elevação da autoestima dos participantes mostram a eficiência da política da assistência social no município. As atividades, que transforam o grupo numa grande família, são coordenadas pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes.
Nesta quarta-feira (21.03), os idosos se reuniram mais uma vez para participar da aula de arte. Aproveitando o clima de Páscoa que se aproxima, o grupo teve a oportunidade a aprender a fazer um diadema com orelhas de coelhinho. O adereço vai agregar beleza ao “look” de qualquer pessoa. Atualmente, 70 mulheres com mais de 60 anos fazem parte do grupo, que recebeu o nome de Alegria.
Além da aula de arte, as idosas assistem a palestras sobre diversos temas, entre eles, cuidados com a alimentação e como evitar acidentes dentro de casa. A aposentada Edilene Souza, que reside no bairro do Janga, fez questão de falar sobre as mudanças que ocorreram após o ingresso no grupo.  “O idoso por si só tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Mas quando ele encontra um ambiente acolhedor as coisas mudam. Eu mesma superei uma doença depois que comecei a fazer parte dessa turma tão animada”, frisou. 
A pensionista Almira Aguiar, 71 anos, faz parte da “família” desde o início. Ela contou que adora participar das atividades no CRAS. “Como nós só temos encontro uma vez por semana, eu conto as horas para chegar logo o dia. Esse grupo é muito importante pra mim. Aqui eu me sinto em casa. E como o negócio é bom eu trouxe muitas amigas para participar. Todas estão amando e não pretendem mais sair”, comentou.
O mesmo sentimento de gratidão ao grupo foi compartilhado pela senhora Benedita Pereira de Lima. “Eu passei muitos anos da minha vida no interior e quando decidi morar aqui fiquei muito tempo sozinha. Depois que comecei a participar do grupo eu deixei a solidão de lado e passei a conviver com pessoas maravilhosas. Tenho certeza que hoje eu estou vivendo o melhor momento da minha vida”, revelou.
A coordenadora do CRAS III, Flávia Teixeira, disse que os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos existem em vários bairros da cidade. “A nossa cidade possui seis Centros de Referência da Assistência Social. Os idosos interessados nessas atividades podem procurar qualquer um desses para participar. Aqui mesmo no Janga os encontros acontecem todas as quartas-feiras no horário da manhã. Esse é um trabalho muito importante e que tem proporcionado momentos de muita alegria e integração para os participantes”, destacou.        
Foto: Almir Martins / Prefeitura do Paulista