Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Plenária discutirá nova legislação do transporte escolar em Paulista


Amanhã (24.03), a partir das 9h, o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros e o Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco (Sintespe) promovem, no plenário da casa legislativa do município, uma plenária sobre o Transporte Escolar e a nova Lei 128/2017, que estabelece melhores condições para o funcionamento e fiscalização do serviço em Paulista. A participação da categoria é de extrema importância para obterem as primeiras informações sobre a legislação e discutirem sobre a gestão da política de mobilidade da cidade. Os benefícios que a nova lei apresenta também serão discutidos, como a isenção de IPVA.



Secretário Wellington Batista participou do 11º Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar do NE e Minas Gerais

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), Wellington Batista, participou nesta quinta-feira(22/03) da abertura da 11ª Reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais. O encontro, que acontece até amanhã (23/03) em Fortaleza, Ceará, visa discutir ações e projetos relacionados a agricultura familiar e a segurança hídrica.

Neste primeiro evento de 2018, o Fórum reuniu secretários das pastas ligadas à agricultura familiar, além de presidentes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), governadores, técnicos, movimentos sociais e estudiosos da área rural.

Criado em 2015, o evento segue em seu terceiro ano de atividades, após percorrer os dez estados no seu primeiro ciclo de debates. “ O fórum, de extrema importância, é um espaço de diálogo com os gestores públicos do Nordeste, organismos internacionais, movimentos e sindicatos, que visa discutir a conjuntura da agricultura na região e a ampliação das parcerias e políticas públicas implementadas", falou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.  

Esta edição foi executada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Programas de Gestão do Conhecimento para zonas do Semiárido do Nordeste (Projeto Semear, Fida, IICA). Também contou com a presença de órgãos internacionais BIRD, secretários do Nordeste e Minas, presidente da Contag e movimentos Sociais.

Compesa desenvolve ações educativas no Dia Mundial da Água


Como usar a água que se tem disponível de forma sustentável e o que cada pessoa pode fazer para preservar os recursos hídricos foi a reflexão feita pelos estudantes que visitaram o Universo Compesa no Dia Mundial da Água. O espaço interativo, digital e educativo mantido na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Santo Amaro, recebeu 400 alunos da rede pública de ensino da Região Metropolitana do Recife, hoje e ontem, por meio de uma parceria da companhia com o Espaço Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. A visita integra um roteiro especial sobre a água, que combinou atividades educativas nos dois locais, no Espaço Ciência e no Universo Compesa. Amanhã (23), a companhia aguarda a visita de mais 200 estudantes dentro das celebrações do Dia Mundial da Água.

Estações multimídias, telões e maquetes em 3D de navegação simples e interativa mostram como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, além de dicas de economia de água. Hoje, os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Freire, no bairro do Arruda, e da Escola Erundina Negreiros, no Córrego do Jenipapo, viveram essa experiência. Também conheceram o Universo Compesa, os alunos do ensino fundamental da Escola Rubenita de Lima Cavalcanti, em Artur Lundgren II, Paulista, e da Escola Joana Sena, que fica em Aguazinha, Olinda. “Onde eu moro, a gente não tem água todo dia. Então, a gente aprendeu que pode usar a água que lavou a roupa para limpar o carro e a calçada. A água limpa a gente economiza para outras coisas”, disse Eduarda da Silva, de 11 anos.

No interior do estado, a Compesa promoveu ações educativas sobre a importância da preservação e do uso consciente da água. Em Caruaru, atividades com circuito de jogos educativos e uma oficina de plantação de mudas foram realizadas na Praça da Conceição, no marco zero da cidade. “Esse trabalho é de extrema importância para a formação de multiplicadores das informações que passamos sobre como preservar nossas fontes hídricas e contribuir para o consumo consciente da água”, ressalta Lívia Clemente, assistente social da Compesa. No Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, centenas de pessoas participaram de jogos educativos e socioambientais que abordaram a temática da preservação da água, e também da oficina de plantação de mudas. No local, a Compesa ainda montou uma exposição sobre o trabalho de preservação e recuperação de nascentes existentes no município.