Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Linha de Chã da Mangabeira, em Paulista, precisa de mais ônibus



Quem mora, trabalha ou vai para a comunidade de Chã da Mangabeira, em Paulista, espera muito tempo para panhar um ônibus. O ônibus que vai à Chã deixa o cidadão esperando mais de 1h minutos. A comunidade fica localizada no município de Paulista, e tem uma escola do estado a Walfrido Advíncula.

Aos sábados, a demora aumenta mais, uma média de 2h. Na tabela de horários, informada no Terminal de Ônibus da PE-15, após às 9h, o mesmo chega às 12h30. Veja que diferença!

Padre Marcelo Rossi entra em cena na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


Ao participar das gravações do especial de TV da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que vai ao ar na Rede Globo na manhã do sábado de Aleluia, dia 31 de março, o padre Marcelo Rossi inovou. No intervalo de cada passagem, durante o ensaio de espetáculo, ele fez questão de subir aos palcos da cidade-teatro para gravar as imagens do especial comentando cada cena e interagindo com os atores.

No programa, que será transmitido por todas as emissoras afiliadas no Nordeste e Norte, ele participa explicando o significado de cada passagem da vida de Cristo encenada no espetáculo. “Nós vamos atualizar a vida, a paixão, a morte e a ressurreição do senhor Jesus. O que significa? novas forças. Eu creio num Brasil deferente através do amor”.

Em Nova Jerusalém, o pároco também participou da missa que é celebrada todos os anos pelo arcebispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, antes da estreia da Paixão de Cristo. Estavam na cerimônia os artistas, figurantes, técnicos e colaboradores que atuam no espetáculo.

A temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vai do sábado, 24, até o sábado seguinte, 31, no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife. Como acontece todos os anos, o maior teatro ao ar livre do mundo e deverá receber, no período de 24 a 31 de março, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir à encenação em sua 51ª edição.

Este ano estão no elenco de convidados os artistas Renato Góes, interpretando o papel de Jesus, Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro. Mais informações: no site oficial (www.novajerusalem.com.br).

Festival de Jazz agita a Praia do Paiva neste sábado

Evento gratuito reúne muita música, entretenimento e gastronomia para toda a família

Neste sábado (24), acontece a primeira edição do Paiva Jazz Festival, uma mostra artístico cultural que reúne vários gêneros musicais como o jazz, o blues, a bossa, entre outros. O evento, que é gratuito, acontece no Empório Gourmet da Reserva do Paiva, das 15 às 22h, e contará ainda com espaço gastronômico e área de lazer infantil.
No palco, artistas consagrados do cenário nacional e internacional, como Luciano Magno e André Rio.  A dupla, parceira de longas datas, fizeram inúmeros espetáculos ao longo dos anos, incluindo turnês pela Europa e projetos musicais, a exemplo do projeto MPBossa, disco lançando em 2017, com Roberto Menescal que reúne canções que remetem ao melhor conteúdo da Bossa Nova e composições próprias dos três artistas.
Luciano Magno, Maestro ,Guitarrista, Compositor é um grande expoente da música instrumental brasileira e exímio artista da MPB do Nordeste do Brasil. Já André Rio, cantor e compositor pernambucano com mais de 20 anos de carreira, 20 CDs lançados e mais de 15 turnês em festivais europeus de música, como Montreux Jazz Festival, Festival Latinoamericano de Milão e Festival de Música de Zurich, e turnês pelos USA,incluindo o Brazilian Day de Nova Iorque. Artista que se destaca pela sua versatilidade, seja cantando canções que traduzem os ritmos pernambucanos, ou compondo e interpretando MPB, que já rendeu parcerias e turnês com artistas como Emílio Santiago, Elba Ramalho,  Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Moraes Moreira, Leni Andrade, Virginia Rodrigues e o maestro Luciano Magno, diretor musical do projeto.
Também estão confirmados na grade de programação
​​
 Arthur Philipe e QuintessenceThe New Mister TrioDJ Fábio Cavalcante e Guitars Jam Session, com exposição de instrumentos musicais e palestra sobre marketing musical, com o músico Ronaldo Menezes, iniciando às 15h no estande da OR. 
O compositor, cantor, violonista, produtor e guitarrista pernambucano Ronaldo Menezes, começou sua carreira fazendo Voz e Violão na noite. Atua como guitarrista desde 2006, tocando como artistas e bandas como: Coletivo Angu de Teatro, Beto Hortis e Fabiana Pimentinha do Nordeste. Fez Workshop com Juninho Afram ( Oficina G3 ); André Neiva ( Baixsta do Jorge Vercillo ); Sergio Groove; Pipoquinha; Teve participação na Master Class do Kiko Loureiro, dentre outros artistas. Em seu CD, lançado na EXPO MUSIC 2016, o artista é formado em Licenciatura em Música pela UFPE, está terminando MBA em Marketing e Publicidade.
O local, irá dispor de palco e espaço gastronômico, e é voltado para  crianças, jovens e adultos. O festival tem produção de Luciano Magno e Renata Lima, tendo como parceiros a Reserva do Paiva, Empório Gourmet, OR, Debron, CloudGed Tecnologia, Oneal Áudio, Tagima Guitars, Beijupirá e Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Plenária reúne condutores de transporte escolar para debate sobre nova legislação em Paulista

Na manhã de hoje (24.03), o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros, e o Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco (Sintespe) promoveram, no plenário da casa legislativa do município, uma plenária sobre o Transporte Escolar, gestão da política de mobilidade da cidade e a nova Lei 128/2017, que estabelece melhores condições para o funcionamento e fiscalização do serviço em Paulista.


Na ocasião, estiveram presentes condutores; o presidente do Sintespe, Augusto Noblat, seu assessor, José Bezerra e o assessor jurídico, Wilson Félix; a diretora da Associação de Transporte Escolar e Fretamento de Pernambuco (Atesf-PE), Simone Novelino; o presidente da Transnorte Sul, Dionízio Pereira; e o especialista em transporte, Leandro Inojosa.

Miguel Coelho e Michel Temer assinam ordem de serviço para oito novas creches em Petrolina



Em rápida passagem pela capital do Sertão do São Francisco, o presidente da República Michel Temer foi recepcionado pelo prefeito Miguel Coelho. No encontro ocorrido na manhã desta sexta (23), no Aeroporto Nilo Coelho, os dois chefes do executivo assinaram ordem de serviço para a construção de oito creches em Petrolina. O encontro teve a participação também do senador Fernando Bezerra e dos ministros Mendonça Filho e Henrique Meirelles.

As oito creches terão investimento de R$ 15 milhões. As unidades de educação infantil serão construídas nas comunidades da Vila Eulália, Vila Marcela, Jardim Petrópolis, Terras do Sul, Fernando Idalino, Monsenhor Bernardino, Padre Cícero e Nova Petrolina. Essas creches se somarão a outras duas em construção nos bairros Antonio Cassimiro e Henrique Leite.


Os 10 equipamentos terão capacidade para receber 1600 crianças. As creches são de alto padrão com características de engenharia e mobiliário destinadas a crianças de zero a cinco anos. “Essas unidades vão garantir a melhoria da estrutura da primeira infância. São centenas de crianças beneficiadas em 10 bairros com creches de qualidade. Agora vamos mobilizar as empresas para já nas próximas semanas iniciar as obras nessas creches”, explicou o prefeito após o encontro com o presidente.
 

​FOTO: Ivaldo Reges​

Socioeducandos aprendem a produzir artesanato com material reciclável


Socioeducar e oferecer oportunidades para uma vida melhor após a detenção são alguns dos objetivos do curso “Artesanato em Material Reciclável”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) para um grupo de 12 socioeducandos doCentro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, cidade da Zona da Mata de Pernambuco.

A iniciativa é resultado de parceria entre o Senar/PE e a Fundação de Atendimento Socieducativo (Funase/PE). As aulas aconteceram entre os dias 19 e 23. “Estamos capacitando os socioeducandos para atuarem como artesãos. Nesse caso, a educação profissionalizante vem como instrumento de ocupação e de concientização ambiental, colaborando com a reinserção social dos jovens”, explica o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes. 

Entre os produtos confeccionados pelos socioeducandos estão brinquedos e artes populares, e objetos decorativos, como borboletas ornamentais, mamulengos e o famoso rói-rói. Todos os itens usados na produção são reciclados que seriam destinados ao lixo.

Segundo o instrutor de Artenato Reciclado, Vladimir Caroba, o curso, além tirar os jovens da ociosidade, desperta o interesse para o empreendedorimo e para o reaproveitamento de materiais antes descartados. “É gratificante ver o envolvimento de todos no aprendizado e a vontade de mudar de vida”, enfatizou o instrutor.

De acordo com a psicóloga do Case, Karollyne Bezerra, a ação só traz benefícios. “Além de aprenderem uma profissão e receberem certificados, eles passam a se ver úteis na sociedade”, avaliou. “Nossa, era lixo e agora está bonito”. Esse é um dos relatos de participantes, como o jovem A.S, de 19 anos. Interessado, ele conta que descobriu no treinamento a possibilidade de um futuro mais digno.

A capacitação tem 40 horas/aula. Através dessa iniciativa, mais de 240 socioeducandos já foram capacitados nos Cases do Estado, nos últimos três anos. Para 2018, ainda estão previstos os cursos de Jardineiro, Pintor Imobiliário, Eletricista Predial, Artesanato com material reciclável e Artesanato em Cerâmica. Serão, ao todo, 17 turmas, divididas em várias unidades da Região Metropolitana do Recife e interior.

Em Ação Conjunta PRF e PF apreendem quase uma tonelada de cocaína e prendem dono do carregamento


No início da noite de ontem, quinta-feira, 22 de março, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) juntamente com a Polícia Federal (PF) apreenderam 889 kg (oitocentos e oitenta e nove quilos) de cocaína.

A ocorrência foi na BR-262 km 141, na Unidade Operacional da PRF em Água Clara/MS. A equipe abordou uma Toyota/Hilux CD com placa aparente de São Paulo/SP, que vinha sendo acompanhado pela Polícia Federal. A caminhonete era conduzida por Nelson de Oliveira Leite Falcão, de 47 anos tendo como passageiro um homem de 35. O motorista se identificou como proprietário de uma empresa do ramo do agronegócio e que trabalhava em várias fazendas pelo Estado.

Outra equipe da PRF observou um caminhão VW/115.180 CNM, com placas de Guarulhos/SP realizar uma manobra brusca e estacionar no pátio de um posto de combustíveis. O condutor, um homem de  anos apresentou documentos com indícios de falsificação. Em checagem aos Sistemas da PRF foi verificada a inautenticidade do documento, momento em que o motorista informou seu verdadeiro nome.

Consultando a procedência do caminhão, os policiais observaram que era de propriedade de Nelson, motorista da Hilux abordada anteriormente na Unidade Operacional da PRF. Em princípio, o homem admitiu que o caminhão era seu e que prestava serviço para uma empresa do ramo de celulose da região.

Com os dois veículos em suspeita de estarem realizando alguma atividade ilícita, o Grupo de Ações com Cães da PRF e da PF foram acionados e os cachorros indicaram positivo para a presença de entorpecente, no interior do compartimento de transporte de combustível (tanque). Foram retirados vários fardos com inúmeros tabletes de cocaína (pasta base e cloridrato), que somaram 889 kg da droga.

Enquanto a equipe fiscalizava o caminhão, um terceiro veículo, outra Toyota/Hilux, com placas de Betim/MG, conduzido por um homem de 26 anos, na companhia do passageiro de 36, seu irmão, foi abordado.  O condutor se mostrou muito nervoso com a abordagem policial. A caminhonete estava plotada com adesivo da empresa de Nelson. Questionados se conheciam os ocupantes da primeira Hilux, ambos informaram que não e que viajavam para São Paulo/SP para buscar maquinários agrícolas para seu patrão que tem uma fazenda no Pantanal.

Em checagem aos envolvidos em sistemas informatizados, observou que todos são parentes em primeiro grau e que Nelson é tio dos outros três envolvidos. Ele revelou seu verdadeiro nome. Disse ainda que utilizava a documentação de seu irmão (sem o conhecimento dele) porque é foragido com Mandado de Prisão em Aberto por quebra do Regime Semiaberto em Campo Grande/MS, onde cumpria pena por tráfico de drogas. O homem admitiu ainda que sabia da droga no caminhão e que a empresa fora aberta, exclusivamente, com o fim de traficar drogas e realizar lavagem de dinheiro. O destino do entorpecente seria a cidade de São Paulo/SP.

O motorista do caminhão fora contratado para pegar o veículo, já carregado com a droga, em um pátio de um posto de combustível em Aquidauana/MS e levar até a capital paulista, onde receberia pelo transporte.
Os cinco homens foram presos em flagrante e encaminhados junto com os veículos e a droga para a Polícia Federal em Três Lagoas/MS.

Obs: Nos vídeos aparecem a marca Fibria, um falso adesivo plotado no veículo para ludibriar a fiscalização policial.

https://www.prf.gov.br/portal/estados/mato-grosso-do-sul/em-acao-conjunta-prf-e-pf-apreendem-quase-uma-tonelada-de-cocaina-e-prendem-dono-do-carregamento

Vídeos:
https://photos.app.goo.gl/gG3DG6OD5vrfPn7t1

ZONA RURAL DO PAULISTA RECEBE AÇÃO DE COMBATE À TUBERCULOSE

A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Controle da Tuberculose do Paulista promoveu, nesta sexta-feira (23.03.18), uma busca ativa de pacientes que apresentassem tosse há mais de três semanas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Rural II, na Rua Arlinda Pereira de Santana, s/n, Granja Rodrigo, na Mumbeca, Zona Rural do município.


A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Tuberculose, celebrado neste sábado (24.03), e contou com palestra de sensibilização, exame de baciloscopia (escarro), teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, através da unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

De acordo com Cecília Silva, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do município, a ação é importante porque consegue aproximar os serviços de saúde da população. “Como o local fica distante do Centro da cidade, os moradores enfrentam dificuldade para realizar os exames. O nosso objetivo é atender essa demanda prestando um serviço de saúde de qualidade”, disse.

Em Paulista, os usuários que apresentam sintomas de tosse há mais de três semanas podem buscar atendimento nas policlínicas Josino Guerra I (Maranguape I); Hélio Inácio (Jardim Paulista Baixo); Wiliam Nascimento (Janga), e no Centro da Saúde da Mulher (ao lado da Prontoclínica Torres Galvão), sempre às quartas-feiras, pela manhã, e diariamente no Centro de Endemias de Análises Médicas do Paulista (CEAMP), em Artur Lundgren I. 

Nestes locais, o paciente realiza a baciloscopia (exame de escarro), que detecta a tuberculose. Uma doença transmitida pelo bacilo de Koch,que ataca principalmente, os pulmões, provocando sintomas como tosse constante, febre e perda de peso.

Janga sedia Circuito Nacional de Vôlei de Praia de Surdos neste final de semana


No próximo final de semana acontecerá a Segunda Etapa Circuito Nacional de Vôlei de Praia de Surdos 2018, na praia do Janga, O evento acontecerá no sábado (24) das 8h às 16h e no domingo (25) das 8h às 12h, nas imediações do Armazém Coral.

Ao todo, serão oito equipes, cinco femininas e três masculinas. Os grupos que disputarão esta etapa do campeonato são do Rio Grande do Norte, Brasília e Pernambuco. O evento será realizado pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos, e é aberto ao público. O evento tem apoio da Federação Pernambucana Desportiva de Surdos e da Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do município.

Serviço
O quê: Segunda Etapa Circuito Nacional de Vôlei de Praia de Surdos 2018.
Quando: Sábado (24) das 8h às 16h e domingo (25) das 8h às 12h.
Onde: Orla do Janga, nas imediações do Armazém Coral.

Estudantes do Paulista participam de ação de combate ao Aedes aegypti


Com muita animação, estudantes da Escola Manoel Gonçalves da Silva participaram pelo segundo ano da caminhada em combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (23.03), em Maranguape I. O objetivo é o de alertar a comunidade em relação ao risco das doenças transmitidas pelo inseto, além de prevenir os focos no bairro.
Durante a caminhada, cerca de 80 alunos do 7° ao 9° do Ensino Fundamental entregaram panfletos informativos na comunidade e aproveitaram para enfatizar a importância de não deixar água parada nos ambientes da casa. Após a ação, os estudantes receberam palestras de Agentes de Saúde Escolar. Já os alunos do 6° confeccionaram cartazes e participaram de jogos em alusão ao movimento.
A estudante Agata Sinésio, de 13 anos, comentou a importância de poder participar da ação. “Tinham algumas informações sobre o Aedes aegypti que eu não sabia e estou aprendendo através da escola. É muito importante poder passar o que aprendi para a minha família, vizinhos e amigos na tentativa de reduzir cada vez mais a possibilidade das doenças”, afirmou a garota.
A mobilização dos estudantes acontece na escola desde o ano de 2017.  A gestora da unidade, Lucineide Mendonça, comenta que o movimento foi criado para que os alunos aprendam como combater o mosquito, para que possam incentivar na comunidade de forma geral, começando dentro do próprio lar.
“O trabalho dentro da escola vem sendo desenvolvido desde o ano passado através de trabalhos de jardinagem e outras ações como método de preparação do aluno para que eles possam dar continuidade no bairro”, concluiu a diretora.

Foto: Almir Martins / Prefeitura do Paulista

Sonho da casa própria pode ser concretizado em feirão de imóveis no Ecoparque das Paineiras


A 5º edição do Feirão da Casa Pronta segue até o domingo (25.03) no Ecoparque das Paineiras, no Centro do Paulista. Quem está interessado em adquirir um imóvel tem a oportunidade de fechar negócio no local sem burocracia. Mais de dois mil apartamentos e casas estão à venda, podendo ser financiado em até 360 meses pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Ao todo, 30 construtoras e imobiliárias estão participando do evento, que foi aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira (23.03). Os imóveis à venda foram construídos nas cidades do eixo Norte da Região Metropolitana, como Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. Os valores variam de acordo com a localização e o tamanho. Quem for ao feirão vai encontrar imóveis com preços promocionais a partir de R$ 90 mil. Um stand da Caixa Econômica Federal está à disposição do público, facilitando a aprovação do crédito.
Os interessados em fechar negócio devem levar alguns documentos pessoais, como RG; CPF; comprovante de residência; e de renda. Para conseguir financiamento pelo programa do Governo Federal o comprador deve ter uma remuneração de R$ 1,4 mil. “Quem pretende se mudar logo para a casa própria vai perceber que 95% dos imóveis à venda estão prontos para morar. E o melhor: com tudo organizado e com as documentações em dia, a entrega dos imóveis pode ocorrer em até um mês”, adiantou o presidente da Associação de Construtores de Pernambuco (ACP), Diógenes Nascimento.
A técnica de Enfermagem, Bruna Arruda, aproveitou a companhia do esposo, Danilo Chaves, para procurar um imóvel no evento. “Estou gostando bastante desse feirão aqui no Ecoparque. Eu e meu marido, por exemplo, moramos de aluguel e como estamos querendo realizar o sonho da casa própria essa é uma ótima oportunidade. Vamos pesquisar os valores para ver se cabe no nosso bolso”, frisou.
Morando também de aluguel, o mecânico Roberdam Ferreira disse que o feirão ajuda bastante quem está à procura da casa própria. “Essa é uma grande oportunidade de comprar um imóvel, mas é preciso ter cuidado para não ter dor de cabeça no futuro. Eu mesmo sempre faço as simulações para saber se da pra fechar negócio. Se não der, continuou minha procura”, salientou.
Sempre presente nesses eventos, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Robertinho Couto, revelou que o município prestou toda a assistência aos organizadores do evento. “Sempre tivemos um relacionamento muito bom com os construtores e com as imobiliárias da nossa cidade. Esse segmento tem contribuído significativamente com o desenvolvimento do nosso município. Por isso, não poderíamos deixar de apoiar a iniciativa e colocar os serviços da prefeitura à disposição, como os agentes de trânsito e a guarda municipal. Hoje podemos dizer que a nossa cidade está preparada para receber bem esses futuros moradores”, frisou.
O Feirão da Casa Pronta segue nesta sexta (23), sábado (24) e domingo (25), sempre das 08h às 20h. A entrada é gratuita. O Ecoparque das Paineiras fica na rodovia PE-15, ao lado do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no Centro do município.

Foto: Almir Martins / Prefeitura do Paulista