Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

PSB apoia manifesto à pré-candidatura de Fábio Barros a Deputado Federal


Na tarde desta segunda-feira (26.03), a sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB) recebeu, em seu auditório, localizado no bairro da Boa Vista, o manifesto de apresentação da pré-candidatura do vereador Fábio Barros a Deputado Federal. O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, anunciou junto ao prefeito da cidade do Paulista, Júnior Matuto e o Deputado Estadual, Francismar Pontes, a solidariedade e alegria que o partido recebe o nome de Fábio para defender os princípios e a bandeira do PSB.
A esposa de Fábio Barros, Érika Rodrigues, leu para todos os presentes o manifesto à pré-candidatura, reunindo assinaturas dos representantes sindicais, lideranças comunitárias, vereadores e deputados que compareceram ao evento. Júnior Matuto, em sua fala, fez questão de relembrar a trajetória de Fábio “desde que ele veio para o nosso projeto, passei a observar sua capacidade técnica, social e de colaborar com o processo coletivo. Sou um entusiasta de seu trabalho, um sonhador que alcança seus objetivos sem passar por cima de ninguém”.
Em seu discurso, Fábio Barros falou “vivemos em um momento difícil, mas não há outra forma de enfrentar a crise que não seja através da política”, ele citou também o quanto o partido carrega uma história de mudança “me coloco a disposição para lutar pelo fortalecimento do nosso partido e pela reeleição do nosso governador Paulo Câmara, caminhando e fazendo minha parte para um Pernambuco melhor” completou.

Violência no Rio: intervenção ou nova intenção?

*Por Carlos Guimar


Outro dia em um bate papo informal escutei o seguinte comentário: "A Polícia mantinha a ordem no asfalto enquanto o crime estava no morro. Esta mesma polícia resolveu subir "o morro" e o crime veio para "o asfalto". Ao ouvir, me indaguei: "Veio? Realmente foi isso?"
Não se tem dúvidas de que sempre houve prioridade e que tratar o crime nas áreas carentes sempre ficou em segundo plano e, desta forma, os marginais ali se colocaram. As prioridades políticas associadas à falta de estratégias, com pouca inteligência em todas as suas vertentes, geraram uma catástrofe que hoje se apresenta diariamente.
Respondendo as perguntas iniciais, o crime nunca saiu das comunidades e aproveitou as ações desestruturadas para também dominar os demais perímetros urbanos até então sob o controle do Estado.
E sabe o porquê? Na primeira vez houve uma intenção. Basta lembrar das ações políticas e cinematográficas das retomadas das áreas em poder dos traficantes por volta de 2010. Para não ter confronto não houve as prisões necessárias. Recordar daquela cena dos bandidos fugindo para alguns foi gratificante, porém aquilo foi ruim.
Aquele único tiro disparado no Complexo do Alemão, que alvejou um marginal que foi arrastado por comparsas, mostrou que poderiam ter sido encurralados, presos e tratados dentro da lei. Outros pontos negativos foram os anúncios anteriores as operações onde parte dos bandidos conseguiram se movimentar e armas puderam ser escondidas ou remanejadas. Também não houve inteligência e buscas posteriores aos marginais fugitivos. Vieram apenas propagandas políticas de uma falsa paz. Na verdade, o que houve de fato foi um "pisão no formigueiro".
Bandidos e armas para todos os lados e o crime se espalhou a vontade. Em paralelo, o Estado não se preparou. Ao contrário, se deu por satisfeito, houve desinvestimento e, ainda por cima, veio junto a crise financeira agravada pela corrupção.
Corrupção esta que alavancou uma crise moral e ética. Para piorar, os marginais, de forma organizada (não fazendo apologia a criminosos, mas é prudente reconhecer que o crime é organizado) utilizaram de inteligência para suas missões.
Estratégicos, eles começaram a trazer armas e munições, a cooptarem desempregados e desestabilizaram em todas as pontas, roubando pessoas nas ruas, seus carros, explodindo caixas eletrônicos, roubando cargas e como bola de neve na crescente mais armas e mais pessoas. Embaralhado a isso os agentes da segurança pública foram colocados de um lado para o outro, e pouco efetivo, sem salários e com greves. Pronto! Aos poucos fortalecidos os marginais passaram a não ter mais limites.
Analisando, a segurança pública foi encarcerada junto com a população que sem ter como combater o crime veio (e vem) infelizmente contando a morte de policiais. Por isso, a intervenção é, sem nenhuma dúvida, bem-vinda e extremamente necessária. O que se espera como primeiro passo é sair do campo da política e partir para a seara da estratégia e de combate.
O ponto de entendimento fundamental é saber que o planejamento é necessário, mas necessitamos do ver e agir. No mais, estaremos cometendo a mesma falha ao deixar que os bandidos fujam, que desloquem suas armas para áreas estratégicas.
Na sequência é necessário entregar segurança para quem sabe e tem disposição para fazer segurança, pois não há como negar que confrontos ainda ocorreram e serão necessários. Tem que confrontar, estruturando e entregando a polícia para quem sabe e gosta de ser policial. As Forças de Segurança Pública são excepcionais e devem ser a ponta neste teatro de operações, lançando os quadros e serviços para apoiar e, acima de tudo, ter o seu suporte forte do líder, mantendo o respeito, a ordem e o compliance.
O último passo importante é pensar em futuro já estruturando com planos sólidos e transparentes que devem ser divulgados, uma vez que a população conhece ela controla. Não se pode errar, estamos no mais alto nível para solução, precisamos de uma intervenção e não de uma nova intenção, temos que acreditar e apoiar, afinal todos juntos somos o braço forte e a mão amiga para o Rio voltar a ter tempos de paz.

Carlos Guimar Fonseca Junior é gerente de segurança corporativa na ICTS Security, empresa de consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense.
Sobre a ICTS Protiviti
A ICTS é uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos. Possui a mais ampla atuação do mercado de gestão de riscos, auditoria interna, compliance, gestão da ética, prevenção à fraude e gestão da segurança. A ICTS também oferece uma plataforma de serviços recorrentes de gestão de riscos, como o Canal de Denúncias, para a proteção continua dos negócios.
Estabelecida no Brasil desde 1995, atende a 40% dos 200 maiores grupos empresariais do Brasil (Valor Econômico – Maiores e Melhores).
A abordagem ICTS inclui o tratamento de processos, sistemas, ambientes de trabalho vulneráveis, erros operacionais e eficiência e situações de riscos. A ICTS destaca-se pelas suas competências exclusivas e abordagens pragmáticas.
Cada setor do mercado tem diferentes conjuntos de riscos e oportunidades que as empresas podem gerir para criar vantagens competitivas. Para cada setor a ICTS oferece consultoria com uma extensa experiência e credenciais, o que permite às organizações fazer o melhor aproveitamento das oportunidades.
A equipe de consultoria ICTS ajuda seus clientes a proteger e incrementar o valor de suas empresas através da solução de problemas corporativos em diferentes áreas de negócios como TI, operações/processos, investigações, governança, riscos e compliance.

Em Goiana, fórum vai debater a interiorização da violência


O Fórum Regional de Prevenção Social(FRPS), que tem atuação na região norte do Grande Recife(Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba e Goiana), irá realizar o seu terceiro encontro na cidade de Goiana na próxima terça-feira(27), das 8h30 às 13h30. Em pauta, "A interiorização da violência e das políticas de segurança pública." A diminuição da mortalidade homicida nas capitais e regiões metropolitanas tem provocado a expansão da criminalidade nos demais municípios brasileiros. O fenômeno não é nenhuma novidade e nem exclusividade do Estado de Pernambuco, mas nos últimos anos passou a ficar bem evidenciado nas estatísticas do crime da Secretaria de Defesa Social(SDS) do Governo do Estado. Segundo o "Mapa da Violência", divulgado pelo instituto Sangari(2011), os criminosos se afastam dos grandes centros em direção as cidades do interior, onde a repressão policial é bem menos intensa. O tema será abordado por Humberto Freire(secretário executivo de Defesa Social) que vai mostrar o que a SDS está fazendo para deter a escalada da violência em alguns municípios do interior. "O que estamos assistindo é a reorganização espacial da violência no país, com o deslocamento do crime das capitais para regiões interioranas com um certo dinamismo econômico", afirma Yves Ribeiro, presidente do FRPS. "Daí o momento oportuno para discutir sobre um tema que vem atormentando milhares de pessoas", agregou. 
O fórum é uma iniciativa da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude(SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social, em conjunto com os municípios da região. A missão do FRPS é promover o debate sobre políticas de segurança pública e prevenção social, disseminando os valores propulsores da cultura de paz e valorização da vida.

Maior viveiro de mudas do interior de Pernambuco é inaugurado


Com capacidade de até 50 mil mudas de plantas nativas da caatinga, o viveiro municipal de Petrolina foi inaugurado, na última sexta (23), pelo prefeito Miguel Coelho. A estrutura foi instalada no parque Josepha Coelho e fornecerá as mudas para plantio em toda a cidade.

A abertura do novo viveiro foi realizada com cerca de 100 estudantes da Escola Eliete Araújo. O equipamento servirá, além de gerar novas árvores de variados portes, para atividades de educação ambiental junto a colégios e faculdades sobre a flora da região e preservação do ecossistema.

A entrega do maior viveiro do interior de Pernambuco foi destacada pelo prefeito como uma ação importante para conservar o patrimônio ambiental de Petrolina. “O viveiro municipal se junta a outros programas como a Nossa Praça e a revitalização do Rio São Francisco. Esse conjunto de ações mostra, então, o compromisso de nossa gestão com a preservação do meio ambiente e as futuras gerações”, resumiu o gestor.

O viveiro foi inaugurado já com duas mil mudas de oiti, catingueira, pata de vaca, ipês, caraibeira, sibipiruna, flamboyant, umburana, entre outros tipos de vegetação. As plantas serão prioritariamente distribuídas por corredores verdes nas principais avenidas, praças e canteiros centrais. A estrutura construída ainda conta com sistema de irrigação e uma rede de sinalização com placas espalhadas pelo Parque Josepha Coelho para atrair o público até o novo equipamento ambiental.



​FOTOS: Jonas Santos​

Mulher desconstruindo preconceito, construindo o respeito


As secretarias de Relações Institucionais e de Saúde de Olinda promovem, nesta quarta-feira (28.03), às 9h, uma programação para marcar o encerramento do mês da mulher.  Com palestra, sorteios de brindes, oficina de beleza e apresentações culturais, o evento com o tema: Mulher desconstruindo preconceito, construindo o respeito, contará com a participação da CIA Palavras Andarilhas. Haverá ainda oficina da boneca Abaiony, oficina de turbantes e maquiagem com a Hinode. Os serviços serão realizados no prédio da Prefeitura.

Vendas do primeiro lote da II Paulista North Way Run seguem até amanhã (27)


Atendendo à solicitação dos atletas o primeiro lote de ingressos da II Paulista North Way Run vai continuar valendo até esta terça-feira (27.03). Então, quem deseja participar do evento esportivo e quer pagar mais barato, pode aproveitar o espírito da corrida e ir logo realizar a sua inscrição, que ainda custa R$55. O segundo lote irá custar R$65 e as vendas já começam nesta quarta-feira (28).  A iniciativa será realizada no dia 22 de abril, mas para participar o corredor precisa acessar o site www.corre10.com.br e preencher o formulário necessário ou comparecer ao stand da organização no Paulista North Way Shopping.

O participante inscrito terá direito ao kit corredor, que contém camisa do evento, sacochila, número da inscrição, chip de cronometragem e alfinetes. A entrega do kit será nos dias 20 e 21 de abril, das 9h às 20h, no segundo piso do Paulista North Way Shopping. Caso a inscrição seja efetuada até o dia 27 de março, o corredor pode personalizar a camisa com o seu nome.

A corrida e caminhada terão a largada às 7h, em frente ao Paulista North Way Shopping, na PE-15, área central da cidade. O percurso da corrida passará pelas principais vias do centro do Paulista, com trajetos de 7 e 4,5 quilômetros, respectivamente.

A Paulista North Way Run conta com o apoio da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes da cidade e premiará com troféus os três primeiros colocados na classificação e também os três primeiros na faixa etária. As três maiores equipes também receberão troféus. Todos os corredores inscritos que completarem o percurso receberão uma medalha pela participação.

Serviço
O que: Venda do primeiro lote de ingressos da II Paulista North Way Run;
Quando: Até terça-feira (27.03);
Onde: Pelo site www.corre10.com.br  ou no stand do evento no Paulista North Way Shopping.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Por questões burocráticas o Ministério do Esporte solicitou que a I Copa Paulista de Futsal, fruto de um convênio entre a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista e o Ministério, fosse adiada. Por conta disso a Secretaria optou por acatar a orientação e uma nova data do evento será divulgada assim que os trâmites legais forem concluídos.

Prefeitura segue registrando denúncias pelo aplicativo Paulista Conectada


Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a população tem a disposição, um aplicativo de celular que serve para registrar denúncias. A ferramenta digital que se chama “Paulista Conectada” está disponível para download desde o ano passado, e vem promovendo uma comunicação mais estreita entre os munícipes e a gestão municipal.

Os registros feitos pelo App são encaminhados ao Centro Integrado de Segurança do Paulista, que é formado por Guardas Municipais, Policiais do 17º BPM e Agentes de Trânsito. Com esse trabalho integrado, o poder público tem conseguido destrinchar de maneira mais rápida as ocorrências.

Dentre as opções de denúncia, estão: assaltos, violência contra mulher, tráfico de drogas, acidentes de trânsito e falta de iluminação. O registro desses episódios pode ser expedido por pessoas de outros municípios, desde que o fato tenha ocorrido em Paulista.

“Nosso objetivo com o aplicativo é garantir maior agilidade e gerar respostas a quem se encontra em situações de risco. Acreditamos que a segurança pública deva ser construída por todos, por isso, resolvemos trazer o cidadão para perto da gestão”, enfatizou o secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar.

O download da ferramenta é simples de ser efetuado, basta fazer a procura gratuita por ela na loja virtual do seu celular. Após a validação do número, o usuário poderá gerar sua demanda. Se você não possui smartphone ou celular com recurso de aplicativo, entre em contato com a gestão através do número 153, que corresponde a Guarda Municipal.

Pesquisadora brasileira recebe prêmio da ONU

Agência Brasil

Foto: Pixabay


Professora adjunta do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rafaela Ferreira, ganhou ontem (21), em Paris, um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), que reconhece o trabalho de mulheres cientistas que mais se destacaram no mundo em 2017.
Ela desenvolve uma pesquisa que busca desenvolver medicamentos para o tratamento do zika vírus e da doença de Chagas. Os estudos se debruçam sobre moléculas capazes de alterar o vírus e o protozoário que causam essas doenças, para inibi-los.
De acordo com a pesquisadora mineira, já foram analisadas mais de 400 mil moléculas em complexos programas computacionais e algumas delas foram identificadas como “promissoras”.

Projeto de irrigação assegura abastecimento no interior da Bahia Infraestrutura

Imagem meramente ilustrativa.

Com a presença do presidente da República, Michel Temer, as primeiras duas etapas do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê (BA) serão inauguradas nesta sexta-feira (23). Na fase inicial, o empreendimento deve gerar 11,3 mil empregos diretos e 14 mil indiretos para a população local. Além disso, 16,5 mil hectares poderão ser irrigados com a água captada ao longo de 42 quilômetros do canal, entre os municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Sento Sé (BA).

O empreendimento é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que ainda vai entregar outras sete fases do projeto de irrigação. Quando ficar pronto, as águas do canal captadas do rio São Francisco vão abastecer 250 mil moradores, favorecendo também as lavouras de algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes na região. A água é essencial para o desenvolvimento do semiárido brasileiro, onde a estiagem castiga as plantações.

Fábio Barros lança hoje pré-candidatura a deputado federal


O vereador Fábio Barros lançará sua pré-candidatura a deputado federal hoje. O evento será realizado na sede do PSB, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, nº 2615.