Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

1ª Conferência Municipal Popular de Educação do Recife será nos dias 3 e 4 de abril


A 1ª Conferência Municipal Popular de Educação do Recife (CMPER) será realizada, nos dias 3 e 4 de abril, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada na área central do Recife. O evento é promovido pelo Fórum Municipal Popular de Educação do Recife, do qual a UFPE, por meio do Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas (Neafi) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), é uma das integrantes.
A conferência aborda a “Educação como Direito: socialmente referenciada, pública e livre das opressões”. A abertura do evento será no dia 3 de abril, às 18h, no auditório do Bloco G da Unicap. Já a plenária temática e final acontecerá no dia 4 de abril, das 8h às 18h, também no auditório do Bloco G da Unicap.

Olinda e outros municípios discutem ação conjunta contra a violência no Litoral Norte


Para promover a cultura de paz e combater a violência, Olinda e outros municípios de Pernambuco estão reunidos durante esta terça-feira (27.03) no 3º Encontro do Fórum Regional de Prevenção Social. O evento ocorre, nesta edição, no Cine Teatro Polyteama, em Goiana, Região Metropolitana do Recife. O encontro traz como tema a “A interiorização da violência e das políticas de Segurança Pública”.  
O secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, está representando a cidade Patrimônio e será mediador da primeira mesa de debates para falar sobre o tema geral do evento. A primeira roda de diálogos contará com a palestra do secretário executivo de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Humberto Freire. Na sequência da programação, tem a segunda roda de diálogos com o tema “Programa Patrulha Escolar: Garantindo Segurança nas Unidades de Ensino da Rede Pública” que terá palestra da delegada e gerente geral de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Soledade de Queiroz Beguinistain. O Major Fábio Reis dos Santos, que é coordenador do Programa Patrulha Escolar, também participará da programação. A mediação ficará por conta do secretário Executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social do Estado, Yves Ribeiro.  
Já o painel 3 de diálogos trará como tema ” A importância das políticas de prevenção social no enfrentamento à violência e a criminalidade“. Quem vai ministrar é o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, Cloves Benevides e, também o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência(Proerd), capitão José Fábio Gomes dos Santos.  
Participam do Fórum Regional de Prevenção Social, além de Olinda, os municípios do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba e Goiana e sociedade civil. O objetivo é debater ações de enfrentamento à violência e à criminalidade na região em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.  

O Teatro de Santa Isabel convida o público para uma visita que mistura história, arte e jogo

Toda terça-feira, até agosto, um dos mais bonitos e antigos teatros do Brasil estará recebendo os visitantes para uma experiência imersiva, que mistura encenação e desafios para o público resolver. As inscrições são gratuitas e estão abertas para públicos de todas as idades (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

Para quem nunca sentou naquela plateia e para quem acha que já viu todos os segredos e belezas que aquele prédio guarda, o Teatro de Santa Isabel tem um convite a fazer. Foi realizado hoje às 15h, o Projeto Teatrando!, de educação patrimonial, conclama recifenses de todas as idades a passear pelas dependências e histórias de um dos mais importantes e bonitos teatros do país, participando do espetáculo-jogo Proscenium!.
Tendo as suntuosas instalações do Santa Isabel como cenário, o Proscenium! é uma experiência imersiva e teatralizada pela história do equipamento que tem 167 anos de existência, conduzindo os convidados por diversos cômodos, inclusive aqueles que raramente são abertos ao público, como o sótão e os bastidores do palco.
Durante quase duas horas de visita, os participantes vivem uma verdadeira aventura Santa Isabel adentro, conduzidos por um enredo que mistura ficção, história e jogo. Além de contar importantes fatos que ocorreram no teatro, o elenco propõe desafios para os participantes, que são divididos em três grupos para resolvê-los. 
O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana e a direção geral leva as assinaturas dos dois últimos: Célio Pontes e Quiercles Santana.
O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro do Santa Isabel, terá cinco meses de vigência, encerrando apenas em agosto, e integrará à agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel. Até lá, o Proscenium! será oferecido sempre às terças, a partir das 15h. A partir de abril, outras atividades integrarão a programação, como saraus e oficinas, convidando recifenses e visitantes a conhecer melhor o teatro que foi testemunha de tantos capítulos da vida política, social e cultural recifense.
Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91).


Ninho cobra da Compesa medidas sobre o abastecimento em Igarassu

Estive, ontem, na Compesa, reunido com a engenheira Simone Melo, Diretora Regional Metropolitana, juntamente com lideranças de Igarassu e o vereador Ademar de Barros, para cobrando mais uma vez solução definitiva sobre o problema do abastecimento no município. Igarassu dispõe de cinco rios, usados na maioria das vezes para fornecer água para a região metropolitana, e vive em uma eterna seca, sem água nas torneiras praticamente todos os dias em diversos loteamentos. Cobramos agilização dos investimentos na Adutora de Arataca, o que vai ampliar o serviço de abastecimento para o Litoral Norte. Solicitamos medidas emergenciais em
várias comunidades, e saímos com a promessa de que a Compesa tudo fará em busca de melhorias.




PAULISTA PROMOVE I ENCONTRO DOS PERMISSIONÁRIOS DE TRANSPORTE COMPLEMENTAR


O I Encontro dos Permissionários de Transporte Complementar do Paulista aconteceu, hoje (27.03), no auditório do Senac-Paulista, com o apoio da Prefeitura do Paulista, Parlamento Metropolitano do Recife, da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP) e do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (OCB/PE). O evento abordou temas relacionados ao sistema de transporte complementar do município através de palestras e contou com a presença de representantes sindicais, vereadores da cidade do Paulista e membros da categoria.
Compondo a mesa estava presente o presidente da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP), Marcelo Oliveira; o prefeito da cidade do Paulista, Júnior Matuto e seu chefe de gabinete, Francisco Padilha; o presidente do Parlamento Metropolitano do Recife e da Câmara Municipal do Paulista, Fábio Barros; o secretário municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues; a representante do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (OCB/PE), Vanessa Souza; o representante das empresas, Sérgio Couto e representando a OAB, Josevaldo Bezerra.
Os sistemas cooperativistas, de transportes, bilhetagem eletrônica, monitoramento de veículos, de câmeras e fiscalização eletrônica foram alguns dos assuntos discutidos pelos palestrantes. “Esse encontro não pode ser o único, deve virar rotina para manter discussões e ideias, afinal são 50 anos do sistema de transporte complementar em nossa cidade” comentou Fábio Barros, que ao final, sugeriu a criação de uma comissão que unisse a Cooperativa e o Sindicato, com assistência técnica para discussões de demandas da categoria, além de um fórum permanente para os permissionários.

Confira o abre e fecha do feriado da Semana Santa


As repartições públicas da Prefeitura do Paulista estarão fechadas nesta quinta (29) e sexta-feira (30.03) por conta do feriado da Semana Santa. Apesar disso, os serviços considerados essenciais serão mantidos. Destaque para o atendimento na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no CAPS Tereza Noronha e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A coleta de lixo obedece ao cronograma normal. O expediente volta na segunda-feira (02.04), às 7h30.    

Feiras livres e Mercados Públicos
Centro:
Quinta-feira Santa – Normal
Sexta-feira da Paixão – Fecha às 13h
Sábado de Aleluia – Normal
Domingo de Páscoa – Fechado

Jardim Paulista:
Quinta-feira Santa – Normal
Sexta-feira da Paixão – Fecha às 13h
Sábado de Aleluia – Normal
Domingo de Páscoa – Normal

Paratibe:
Quinta-feira Santa - Normal
Sexta-feira da Paixão – Fecha às 13h
Sábado de Aleluia – Normal
Domingo de Páscoa – Fecha às 14h
  
Agências Bancárias:
Só funcionam na Quinta-feira Santa. Nos demais dias fecham.

Comércio:
Quinta-feira Santa – das 08h às 18h;
Sexta-feira da Paixão – Lojas fechadas;
Sábado de Aleluia – das 08 às 18h;
Domingo de Páscoa – Apenas algumas lojas abertas, das 08h às 14h;

Shopping:
Quinta-feira Santa – normal;
Sexta-feira da Paixão – Lojas fecham. Cinema, praça de alimentação e espaço de jogos eletrônicos abrem a partir das 12h;
Sábado de Aleluia – Normal;

Domingo de Páscoa – Normal;

CRAS II realiza evento em comemoração ao mês da mulher e da páscoa


Foto: Jorge Macrino

Uma atividade com o intuito de fortalecer vínculos aconteceu na tarde desta terça-feira (27.03), no CRAS II, localizado no bairro de Jardim Paulista Baixo. A iniciativa teve o intuito de criar um momento de confraternização entre usuários do CRAS II. Quem marcou presença na ação pôde cantar, dançar, fazer design de sobrancelhas, limpeza de pele e participar de uma feirinha com os materiais confeccionados pelo grupo de convivência.
Gelda Trigueiro tem 65 anos, é usuária do CRAS II, e uma das artesãs que expôs seus produtos artesanais para venda, ela comentou as mudanças que o Centro de Referência fez em sua vida. “Aqui eu faço ginástica e trabalhos manuais. Eu tinha depressão e agora estou me sentindo ótima, fui muito bem acolhida por todos, gosto muito daqui. Só o carinho que recebemos nos dá mais ânimo para viver a vida”, disse.
A coordenadora do CRAS II, Crasler Lobo, explicou os objetivos do evento. “Como nós temos um grupo de SCFV que se encontra aqui toda terça-feira, e todo final do mês comemoramos o aniversariante do mês, hoje, além dessa comemoração também festejamos o mês da mulher e a páscoa. Hoje também montamos uma feirinha para que os usuários exponham e vendam seus trabalhos, gerando mais uma renda para eles”, argumentou. 
Para o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, é gratificante fazer parte dessas festividades. “Esse momento que os CRAS proporcionam através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é muito bacana. São momentos que a comunidade se reúne e se confraterniza. Para a gente da Secretaria é uma satisfação poder participar da ação”, falou.

Paulista e Espaço Ciência definem detalhes de parceria para levar atividades inovadoras ao Ecoparque das Paineiras

Foto: Almir Martins
Com a proposta de tornar o Ecoparque das Paineiras ainda mais atrativo, a Prefeitura do Paulista está selando uma parceria com o Espaço Ciência. A iniciativa vai possibilitar que muitas atividades desenvolvidas na sede do órgão estadual, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, sejam também realizadas na cidade. A expectativa é de que a primeira ação conjunta já ocorra nesse mês de abril, durante a Semana do Índio.
Nesta terça-feira (27.03), um grupo de secretários municipais recebeu o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, no Ecoparque, na área central da cidade. Durante o encontro, o gestor do órgão estadual teve a oportunidade de conhecer a área de lazer e convivência do município para planejar um cronograma de ações. A ideia é que a parceria resulte na implantação de muitos experimentos para estudantes e a população.
Para viabilizar as atividades no local, a prefeitura vai formalizar a parceria, provavelmente com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica. Além disso, a gestão municipal ficará encarregada de montar uma equipe, que será capacitada pelos técnicos do Espaço Ciência. O grupo terá a missão de receber os visitantes e desenvolver as atividades no local. Todas as ações serão gratuitas.
Participaram do encontro os secretários de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar; de Educação, Carlos Junior; de Políticas Sociais e Esporte, Augusto Costa; Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Tiago Magalhães; e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Fabiano Mendonça; os vereadores Fabiano Paz; Eudes Farias; e Pedro Marinho; além da secretária-executiva do Espaço Ciência, Claudiane Santos; e gerente de Projetos do órgão, Roberta Cristina.        

Deputado Marinaldo Rosendo parabeniza Programa Moreno em Ordem


Deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) e Edvaldo Rufino (PTB), prefeito de Moreno. Foto: Divulgação.


O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) participou no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), do lançamento do Programa Moreno em Ordem. O parlamentar foi recebido pelo prefeito Edvaldo Rufino (PTB), que falou do projeto pioneiro em segurança cidadã integrada no município. 

Marinaldo destinou, no ano passado, emenda parlamentar para o investimento em tecnologia e segurança pública, por meio da implantação do serviço de videomonitoramento. Além disso, destacou outra emenda voltada ao desenvolvimento urbano, em 2018, referente à pavimentação e calçamento no município. 

Manutenção emergencial afeta abastecimento de água em localidades da Zona Norte do Recife


A Compesa irá paralisar, amanhã (27), o Sistema Caixa D’ Água para realizar serviços de manutenção emergencial. O sistema será desligado às 6h  e a previsão é retomar a operação da unidade de abastecimento às 18 horas. Em função da paralisação, haverá falta de água em oito localidades da Zona Norte do Recife: Dois Unidos, Alto da Esperança, Vale do Senhor, Córrrego do Ouro, Córrego do Euclides, Alto Treze de Maio, Alto Mundo Novo e Minerva. A interrupção do fornecimento de água será necessária para que os técnicos da companhia realizem manutenção nos conjuntos motobombas e também façam a substituição de dois registros dessa unidade operacional. A distribuição de água será retomada após a finalização dos serviços e a regularização ocorrerá de acordo com o calendário dessas localidades. Informações: 0800 081 0195. Os serviços de manutenção emergencial do Sistema Caixa D’Água irão afetar 80 mil pessoas.

Audiência pública sobre impacto de vizinhança do Patteo Shopping é realizada em Olinda


Com participação da sociedade civil, a Prefeitura de Olinda apresentou nesta segunda-feira (26.03) a audiência pública sobre o impacto de vizinhança do empreendimento Patteo Shopping, Casa Caiada. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural, foi realizado às 14h, no auditório da Prefeitura.

O objetivo foi mostrar para os moradores que o empreendimento vai trazer benefícios para a população, com ruas requalificadas, alargadas e arborizadas, cumprindo a lei de aprovação no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU).

Nessa etapa da audiência foi apresentada a publicidade do estudo para toda a população presente, que também contribuiu com perguntas, sugestões, comentários e críticas para o empreendimento avançar.

Agência do Trabalho do Paulista oferece 16 vagas de emprego

Para quem está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho, a Agência do Trabalho do Paulista oferece 16 vagas de emprego para esta terça-feira (27.03). São três vagas para técnico de manutenção industrial e seis para operador de empilhadeira. Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter ensino médio completo e seis meses de experiência. O salário não foi informado.
Para as pessoas com deficiência está sendo oferecidas duas vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria com ensino fundamental completo, é necessário ter seis meses de experiência. A remuneração não foi informada. E cinco para auxiliar de produção, com ensino médio completo e seis meses de experiência.

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações ligar para central de vagas 3183.7293. 

Confira as dicas saudáveis para montar o cardápio da Semana Santa


A Semana Santa é uma celebração religiosa marcada pela paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, interpretada como passagem de um novo tempo para a humanidade. Em alusão a esta data é mantida uma tradição alimentar, na qual, algumas pessoas optam trocar a carne vermelha por peixes e ovos diversificando o cardápio rotineiro. 
De acordo com a coordenadora do Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação do Paulista, Ana Patrícia, é possível comer bem, sem abrir mão do respeito à tradição pascal. “Na hora de montar o cardápio é sempre bom tomar cuidado com os alimentos gordurosos em grande quantidade. Frituras e o leite de coco em excesso podem ofender o sistema digestório. É sugerido que sejam preparados próximo da hora de servir. Combinar os alimentos com moderação é o segredo”, alertou Ana.
A profissional ressaltou ainda sobre os cuidados que devem ser tomados antes de comprar os alimentos. Segundo ela, é importante verificar como o peixe é armazenado e observar a escamação, assim como os olhos do animal, pois se estiverem soltos é sinal de decomposição. No caso de verduras e legumes, o ideal é que estejam frescos.
 Os alimentos gordurosos levam mais tempo para serem digeridos. A nutricionista sugere ainda que o chocolate meio amargo – que possui maior teor de cacau - é a boa pedida para por ser mais saudável diferente do chocolate ao leite. Por outro lado, o chocolate branco leva uma grande quantidade de manteiga de cacau, se tornando ofensivo se for ingerido em grande quantidade.

Prefeitura do Recife reforça Educação Especial com teclados inclusivos


Na tarde desta segunda- feira (26), o Recife deu mais um passo para a educação inclusiva na rede municipal. O prefeito Geraldo Julio realizou a entrega de 45 Teclados TiX para escolas com Salas de Recursos Multifuncionais, que atendem a estudantes com deficiências restritivas de movimentos. A aquisição das ferramentas tecnológicas contou com investimentos da ordem de R$ 450 mil, e irá beneficiar estudantes com mobilidade reduzida, como nos casos de alunos com paralisia cerebral, que estão matriculados na rede municipal de ensino.
“Esse é mais um passo importante na educação inclusiva. Nós temos mais de 3 mil alunos deficientes na nossa rede. Começamos com o transporte para essas crianças e jovens, com ônibus adaptados, temos programas importantes como o software Livox, que facilita a comunicação desses alunos, os agentes da educação especial que foram contratados, as Salas de RecursosMultifuncionais, que dão apoio para essa educação inclusiva e agora os teclados TiX, que incluem pessoas que tem dificuldade de comunicação e movimentação”, detalhou o prefeito Geraldo Julio.
As ferramentas, chamadas de teclados TiX, são voltadas para pessoas com dificuldades em relação à coordenação motora fina e funciona como um painel assistivo para computadores e como teclado-mouse, permitindo digitação de qualquer letra, número, símbolo ou comando de um teclado convencional utilizando apenas nove botões. A partir de teclas sensíveis ao toque, como também respondendo a acionamentos mais bruscos, o teclado ameba pode ser acionado com os pés e possui alternativa de uso através de acionadores externos.
De acordo com o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, a partir desta iniciativa o Recife se fortalece ainda mais na educação inclusiva. “Esse é mais um investimento que a Prefeitura do Recife faz na educação Inclusiva. Esse teclado permite o acesso a todo o mundo que existe hoje dentro de um computador. A criança com deficiência muitas vezes não consegue acessar o teclado normal de um computador, então não consegue operar um mouse ou digitar as letras, então esse teclado permite que ela faça isso, permitindo que ele acesse todo o ambiente educativo do computador, podendo usar muitas vezes até os pés e os olhos”, detalhou o secretário, que registrou ainda que nos últimos cinco anos houve um aumento de cerca de 40% no número de matrículas na educação especial.
A novidade chegará em 45 escolas da rede municipal de ensino do Recife, e poderá ser utilizada por estudantes com autismo, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiências intelectuais e Síndrome de Down. Para atender a esses estudantes, 312 profissionais da Secretaria de Educação receberam formação para trabalhar com a tecnologia, incluindo professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), multiplicadores, profissionais da equipe da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação e membros da Divisão de Educação Especial.
Para Ana Lucia Cabral, mãe da aluna Amanda, de 10 anos, a tecnologia só vai melhorar o desempenho educacional das crianças. “Estou muito feliz, não só eu, como diversas mães. Isso significa uma evolução do desenvolvimento lúdico, terapêutico e de aprendizado, tudo em um único equipamento. Isso motiva os alunos a se desenvolverem mais, e anima os pais, que vão poder ver resultados. Estamos vibrando por poder ver nossos filhos poder ter acesso a tudo isso, é uma alegria indescritível”, comentou emocionada a pedagoga.
INCLUSÃO - Atualmente, a Secretaria de Educação do Recife utiliza diversos suportes como o tablets com o software Livox, que facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que possuem comprometimento da fala. Além disso, rede conta com 224 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes com pós graduação em Educação Especial. Destes, 34 fazem itinerância. Os alunos contam também com 120 salas de recursos multifuncionais, que são espaços com equipamentos pedagógicos específicos para o desenvolvimento desses estudantes.
Desde 2015 o Recife também é uma das únicas três capitais do país que contam com Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), servidores que se dedicam a estudantes que possuem um maior grau de dependência. Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife realizou concurso público para contratação de 500 AADEEs (validade até o fim da validade do concurso. Por enquanto, 208 deles já foram nomeados), transformando Recife em uma das únicas três capitais brasileiras a dispor deste tipo de profissional.
Já em 2016, 500 tablets foram entregues são para uso exclusivo dos estudantes da Educação Especial. Os equipamentos vêm com o software Livox, que facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Foram distribuídos 260 equipamentos para estudantes da rede que poderão levar os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais alunos, e outros 240 tablets com Livox foram entregues para as escolas que têm salas de recursos multifuncionais.
A Prefeitura do Recife também disponibiliza de serviço de vans e microônibus para reforçar o Transporte Escolar Inclusivo (TEI) oferecido aos alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social e tem também salas bilíngues para os alunos surdos matriculados na rede municipal de Ensino. Atualmente, 69 estudantes estão matriculados em 19 turmas distribuídas em oito escolas que funcionam como polos. Lá, eles aprendem Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento, conforme recomenda o Plano Nacional de Educação.

Prefeitura e família Lundgren debatem projeto para abrir as portas do Casarão e do Jardim do Coronel


Um dos pontos históricos mais importantes do Paulista, o Casarão da Família Lundgren, situado dentro do Jardim do Coronel, será aberto ao público para visitação e ainda para abrigar empreendimentos que gerem renda para garantir a manutenção desta importante edificação do início do século XX, que fica no centro da cidade do Paulista, e que não recebe visitação pública desde 1967.

Em reunião, na tarde desta segunda-feira (26.03), entre o prefeito Junior Matuto e o proprietário deste legado histórico, Anton Lundgren, foram encaminhados alguns pontos de responsabilidade da prefeitura para que sejam agilizadas as providências legais e para tornar possível tocar o projeto de desmembramento do terreno onde será construída a estrutura que deverá abrigar os empreendimentos que tornarão possível a manutenção do patrimônio Histórico.

Para Anton Lundgren, um patrimônio histórico deste não pode continuar de portas fechadas para a cidade. “Nós ainda estamos em processo de construção do que realmente vamos implantar aqui no Casarão. Mas, temos a convicção que será um projeto cultural para proporcionar a integração deste que é um patrimônio do Paulista, com a sociedade paulistense e pernambucana”, enfatizou ele.

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Paulo Marenga, também participou da reunião e informou que a prefeitura viabilizará, o mais breve possível, os encaminhamentos necessários para que o projeto do Casarão e do Jardim do Coronel se concretize. “Este património é tombado pela Fundarpe, (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), que por sua vez já deu o parecer positivo para o desmembramento do terreno do Casarão, e o que depender da prefeitura, vamos agilizar para que seja tocado este projeto pensado pela família Lundgren”, assegurou Marenga. 

O prefeito Junior Matuto aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso que a gestão tem com patrimônio histórico da cidade e garantiu celeridade da equipe para viabilizar o projeto. “Estamos à disposição desta família que ajudou a construir a cidade do Paulista. Não vamos medir esforços e fazer todo o necessário para abrir as portas para o povo deste importante patrimônio histórico, que é um dos principais cartões postais da cidade”, garantiu o prefeito Junior Matuto.

História

Após adquirir no início do século XX a firma Rodrigues & Lima - uma fábrica de tecidos, situada em Paulista - nessa época ainda distrito de Olinda, o sueco Herman Lundgren com seu espirito empreendedor deu início a construção de duas vilas operárias conhecidas como Companhia de Tecidos Paulista - precursora do desenvolvimento da cidade. Logo após instalar-se no local o patriarca da família Lundgren sentiu a necessidade de construir o casarão para acomodar sua família. 

A Casa Grande, localizada no coração da cidade, é constituída de duas edificações germinadas. A primeira casa, térrea, foi construída no princípio do século XX, com área de 377 metros quadrados. No início da década de 30 foi construída a segunda casa com quatro pavimentos repetidos, numa área de 1.164 metros quadrados. Sua estrutura é composta de pilares, vigas e lajes em concreto armado, fachadas com tijolos cerâmicos aparentes e a cobertura, em quatro águas com telhas tipo francesas, com nítida influência da arquitetura europeia.

O jardim do Coronel situa-se ao lado da Casa Grande (os dois possuem uma área total de 23.584 metros quadrados), onde já funcionou um jardim zoológico nas décadas de 40 e 50. No jardim, além de zoológico, funcionou um parque de diversões para os filhos dos funcionários da CTP (Companhia de Tecidos do Paulista), que é bastante arborizado.

Ninho propõe mudança na eleição de deputados e senadores

Para o parlamentar, o sistema proporcional sozinho não possibilita a representação fiel do voto da  população
O deputado federal Severino Ninho sugeriu, ao Congresso Nacional, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que introduz novos critérios para a eleição de deputados e senadores, numa alteração dos artigos 45 e 46 da Carta Magna. Para Ninho, o sistema proporcional, vigente no Brasil, permite a eleição de candidatos com baixíssimo número de votos, o que leva muitos brasileiros a questionarem a representatividade desses parlamentares.
Segundo Ninho, o objetivo da PEC 405/2018 é fazer com que o Congresso Nacional, de fato, represente a escolha do povo nas urnas. “Isso não acontece atualmente. Ao mesmo tempo em que o sistema proporcional tem o mérito de oportunizar a representação das mais diversas linhas de pensamento do povo, prestigiando a heterogeneidade da nossa sociedade, também abre espaço para que candidatos com baixo número de votos ocupem vagas no Parlamento”, explica o deputado.
Pelo sistema proporcional, os votos dados a todos os candidatos integrantes de uma mesma legenda são somados aos votos obtidos pelo partido, para o cálculo do número de cadeiras destinadas a cada agremiação política.  “Existem muitos casos de partidos que adotam um candidato bem popular para captação de votos, do qual se beneficiarão candidatos com baixa votação. Por conta disso, candidatos menos votados ocupam vagas na Câmara dos Deputados, em prejuízo de outros mais populares, gerando uma falta de identidade entre os parlamentares e os eleitores”, diz Ninho.
Com a PEC 405, a ideia do deputado não é extinguir o sistema proporcional, já que ele inclui as minorias no debate legislativo. Mas haverá a adoção de um novo processo: metade das vagas das bancadas de cada unidade da Federação será necessariamente preenchida pelo cálculo proporcional. Para ocupação das vagas remanescentes, o candidato não poderá ter uma diferença de votos superior a 10% em relação ao último eleito, sucessivamente. 
“Dessa forma, não terão que ser necessariamente eleitos os 513 deputados que hoje compõem a Câmara. Será possível reduzir o tamanho das bancadas de acordo com a vontade do eleitor”, elucida Severino Ninho. O novo sistema excluirá candidatos com baixa representatividade, proporcionando maior identificação da população com o parlamento eleito. Ao mesmo tempo, incentivará os partidos a escolherem seus postulantes com mais critério, o que, para o deputado, deve promover uma melhora qualitativa no quadro político do País.
SENADORES – A PEC proposta por Ninho também altera a eleição de senadores. No Brasil, hoje, os candidatos ao Senado são eleitos por maioria simples, mesmo que a preferência não seja muito expressiva em termos percentuais. Com a PEC 405, a sugestão é que, para ser declarado eleito, o candidato deva obter, no mínimo, 40% dos votos, não computados os votos nulos e os brancos. Caso essa condição não se verifique, deverá ser realizado um segundo turno de eleições.