Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

1ª Conferência Municipal Popular de Educação do Recife será nos dias 3 e 4 de abril


A 1ª Conferência Municipal Popular de Educação do Recife (CMPER) será realizada, nos dias 3 e 4 de abril, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada na área central do Recife. O evento é promovido pelo Fórum Municipal Popular de Educação do Recife, do qual a UFPE, por meio do Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas (Neafi) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), é uma das integrantes.
A conferência aborda a “Educação como Direito: socialmente referenciada, pública e livre das opressões”. A abertura do evento será no dia 3 de abril, às 18h, no auditório do Bloco G da Unicap. Já a plenária temática e final acontecerá no dia 4 de abril, das 8h às 18h, também no auditório do Bloco G da Unicap.

Olinda e outros municípios discutem ação conjunta contra a violência no Litoral Norte


Para promover a cultura de paz e combater a violência, Olinda e outros municípios de Pernambuco estão reunidos durante esta terça-feira (27.03) no 3º Encontro do Fórum Regional de Prevenção Social. O evento ocorre, nesta edição, no Cine Teatro Polyteama, em Goiana, Região Metropolitana do Recife. O encontro traz como tema a “A interiorização da violência e das políticas de Segurança Pública”.  
O secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, está representando a cidade Patrimônio e será mediador da primeira mesa de debates para falar sobre o tema geral do evento. A primeira roda de diálogos contará com a palestra do secretário executivo de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Humberto Freire. Na sequência da programação, tem a segunda roda de diálogos com o tema “Programa Patrulha Escolar: Garantindo Segurança nas Unidades de Ensino da Rede Pública” que terá palestra da delegada e gerente geral de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Soledade de Queiroz Beguinistain. O Major Fábio Reis dos Santos, que é coordenador do Programa Patrulha Escolar, também participará da programação. A mediação ficará por conta do secretário Executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social do Estado, Yves Ribeiro.  
Já o painel 3 de diálogos trará como tema ” A importância das políticas de prevenção social no enfrentamento à violência e a criminalidade“. Quem vai ministrar é o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, Cloves Benevides e, também o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência(Proerd), capitão José Fábio Gomes dos Santos.  
Participam do Fórum Regional de Prevenção Social, além de Olinda, os municípios do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba e Goiana e sociedade civil. O objetivo é debater ações de enfrentamento à violência e à criminalidade na região em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.  

O Teatro de Santa Isabel convida o público para uma visita que mistura história, arte e jogo

Toda terça-feira, até agosto, um dos mais bonitos e antigos teatros do Brasil estará recebendo os visitantes para uma experiência imersiva, que mistura encenação e desafios para o público resolver. As inscrições são gratuitas e estão abertas para públicos de todas as idades (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

Para quem nunca sentou naquela plateia e para quem acha que já viu todos os segredos e belezas que aquele prédio guarda, o Teatro de Santa Isabel tem um convite a fazer. Foi realizado hoje às 15h, o Projeto Teatrando!, de educação patrimonial, conclama recifenses de todas as idades a passear pelas dependências e histórias de um dos mais importantes e bonitos teatros do país, participando do espetáculo-jogo Proscenium!.
Tendo as suntuosas instalações do Santa Isabel como cenário, o Proscenium! é uma experiência imersiva e teatralizada pela história do equipamento que tem 167 anos de existência, conduzindo os convidados por diversos cômodos, inclusive aqueles que raramente são abertos ao público, como o sótão e os bastidores do palco.
Durante quase duas horas de visita, os participantes vivem uma verdadeira aventura Santa Isabel adentro, conduzidos por um enredo que mistura ficção, história e jogo. Além de contar importantes fatos que ocorreram no teatro, o elenco propõe desafios para os participantes, que são divididos em três grupos para resolvê-los. 
O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana e a direção geral leva as assinaturas dos dois últimos: Célio Pontes e Quiercles Santana.
O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro do Santa Isabel, terá cinco meses de vigência, encerrando apenas em agosto, e integrará à agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel. Até lá, o Proscenium! será oferecido sempre às terças, a partir das 15h. A partir de abril, outras atividades integrarão a programação, como saraus e oficinas, convidando recifenses e visitantes a conhecer melhor o teatro que foi testemunha de tantos capítulos da vida política, social e cultural recifense.
Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91).