Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

1ª Conferência Municipal Popular de Educação do Recife será nos dias 3 e 4 de abril


A 1ª Conferência Municipal Popular de Educação do Recife (CMPER) será realizada, nos dias 3 e 4 de abril, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada na área central do Recife. O evento é promovido pelo Fórum Municipal Popular de Educação do Recife, do qual a UFPE, por meio do Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas (Neafi) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), é uma das integrantes.
A conferência aborda a “Educação como Direito: socialmente referenciada, pública e livre das opressões”. A abertura do evento será no dia 3 de abril, às 18h, no auditório do Bloco G da Unicap. Já a plenária temática e final acontecerá no dia 4 de abril, das 8h às 18h, também no auditório do Bloco G da Unicap.

Olinda e outros municípios discutem ação conjunta contra a violência no Litoral Norte


Para promover a cultura de paz e combater a violência, Olinda e outros municípios de Pernambuco estão reunidos durante esta terça-feira (27.03) no 3º Encontro do Fórum Regional de Prevenção Social. O evento ocorre, nesta edição, no Cine Teatro Polyteama, em Goiana, Região Metropolitana do Recife. O encontro traz como tema a “A interiorização da violência e das políticas de Segurança Pública”.  
O secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, está representando a cidade Patrimônio e será mediador da primeira mesa de debates para falar sobre o tema geral do evento. A primeira roda de diálogos contará com a palestra do secretário executivo de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Humberto Freire. Na sequência da programação, tem a segunda roda de diálogos com o tema “Programa Patrulha Escolar: Garantindo Segurança nas Unidades de Ensino da Rede Pública” que terá palestra da delegada e gerente geral de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Soledade de Queiroz Beguinistain. O Major Fábio Reis dos Santos, que é coordenador do Programa Patrulha Escolar, também participará da programação. A mediação ficará por conta do secretário Executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social do Estado, Yves Ribeiro.  
Já o painel 3 de diálogos trará como tema ” A importância das políticas de prevenção social no enfrentamento à violência e a criminalidade“. Quem vai ministrar é o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, Cloves Benevides e, também o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência(Proerd), capitão José Fábio Gomes dos Santos.  
Participam do Fórum Regional de Prevenção Social, além de Olinda, os municípios do Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba e Goiana e sociedade civil. O objetivo é debater ações de enfrentamento à violência e à criminalidade na região em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.  

O Teatro de Santa Isabel convida o público para uma visita que mistura história, arte e jogo

Toda terça-feira, até agosto, um dos mais bonitos e antigos teatros do Brasil estará recebendo os visitantes para uma experiência imersiva, que mistura encenação e desafios para o público resolver. As inscrições são gratuitas e estão abertas para públicos de todas as idades (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

Para quem nunca sentou naquela plateia e para quem acha que já viu todos os segredos e belezas que aquele prédio guarda, o Teatro de Santa Isabel tem um convite a fazer. Foi realizado hoje às 15h, o Projeto Teatrando!, de educação patrimonial, conclama recifenses de todas as idades a passear pelas dependências e histórias de um dos mais importantes e bonitos teatros do país, participando do espetáculo-jogo Proscenium!.
Tendo as suntuosas instalações do Santa Isabel como cenário, o Proscenium! é uma experiência imersiva e teatralizada pela história do equipamento que tem 167 anos de existência, conduzindo os convidados por diversos cômodos, inclusive aqueles que raramente são abertos ao público, como o sótão e os bastidores do palco.
Durante quase duas horas de visita, os participantes vivem uma verdadeira aventura Santa Isabel adentro, conduzidos por um enredo que mistura ficção, história e jogo. Além de contar importantes fatos que ocorreram no teatro, o elenco propõe desafios para os participantes, que são divididos em três grupos para resolvê-los. 
O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana e a direção geral leva as assinaturas dos dois últimos: Célio Pontes e Quiercles Santana.
O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro do Santa Isabel, terá cinco meses de vigência, encerrando apenas em agosto, e integrará à agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel. Até lá, o Proscenium! será oferecido sempre às terças, a partir das 15h. A partir de abril, outras atividades integrarão a programação, como saraus e oficinas, convidando recifenses e visitantes a conhecer melhor o teatro que foi testemunha de tantos capítulos da vida política, social e cultural recifense.
Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91).


Ninho cobra da Compesa medidas sobre o abastecimento em Igarassu

Estive, ontem, na Compesa, reunido com a engenheira Simone Melo, Diretora Regional Metropolitana, juntamente com lideranças de Igarassu e o vereador Ademar de Barros, para cobrando mais uma vez solução definitiva sobre o problema do abastecimento no município. Igarassu dispõe de cinco rios, usados na maioria das vezes para fornecer água para a região metropolitana, e vive em uma eterna seca, sem água nas torneiras praticamente todos os dias em diversos loteamentos. Cobramos agilização dos investimentos na Adutora de Arataca, o que vai ampliar o serviço de abastecimento para o Litoral Norte. Solicitamos medidas emergenciais em
várias comunidades, e saímos com a promessa de que a Compesa tudo fará em busca de melhorias.




PAULISTA PROMOVE I ENCONTRO DOS PERMISSIONÁRIOS DE TRANSPORTE COMPLEMENTAR


O I Encontro dos Permissionários de Transporte Complementar do Paulista aconteceu, hoje (27.03), no auditório do Senac-Paulista, com o apoio da Prefeitura do Paulista, Parlamento Metropolitano do Recife, da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP) e do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (OCB/PE). O evento abordou temas relacionados ao sistema de transporte complementar do município através de palestras e contou com a presença de representantes sindicais, vereadores da cidade do Paulista e membros da categoria.
Compondo a mesa estava presente o presidente da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP), Marcelo Oliveira; o prefeito da cidade do Paulista, Júnior Matuto e seu chefe de gabinete, Francisco Padilha; o presidente do Parlamento Metropolitano do Recife e da Câmara Municipal do Paulista, Fábio Barros; o secretário municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues; a representante do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (OCB/PE), Vanessa Souza; o representante das empresas, Sérgio Couto e representando a OAB, Josevaldo Bezerra.
Os sistemas cooperativistas, de transportes, bilhetagem eletrônica, monitoramento de veículos, de câmeras e fiscalização eletrônica foram alguns dos assuntos discutidos pelos palestrantes. “Esse encontro não pode ser o único, deve virar rotina para manter discussões e ideias, afinal são 50 anos do sistema de transporte complementar em nossa cidade” comentou Fábio Barros, que ao final, sugeriu a criação de uma comissão que unisse a Cooperativa e o Sindicato, com assistência técnica para discussões de demandas da categoria, além de um fórum permanente para os permissionários.

Confira o abre e fecha do feriado da Semana Santa


As repartições públicas da Prefeitura do Paulista estarão fechadas nesta quinta (29) e sexta-feira (30.03) por conta do feriado da Semana Santa. Apesar disso, os serviços considerados essenciais serão mantidos. Destaque para o atendimento na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no CAPS Tereza Noronha e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A coleta de lixo obedece ao cronograma normal. O expediente volta na segunda-feira (02.04), às 7h30.    

Feiras livres e Mercados Públicos
Centro:
Quinta-feira Santa – Normal
Sexta-feira da Paixão – Fecha às 13h
Sábado de Aleluia – Normal
Domingo de Páscoa – Fechado

Jardim Paulista:
Quinta-feira Santa – Normal
Sexta-feira da Paixão – Fecha às 13h
Sábado de Aleluia – Normal
Domingo de Páscoa – Normal

Paratibe:
Quinta-feira Santa - Normal
Sexta-feira da Paixão – Fecha às 13h
Sábado de Aleluia – Normal
Domingo de Páscoa – Fecha às 14h
  
Agências Bancárias:
Só funcionam na Quinta-feira Santa. Nos demais dias fecham.

Comércio:
Quinta-feira Santa – das 08h às 18h;
Sexta-feira da Paixão – Lojas fechadas;
Sábado de Aleluia – das 08 às 18h;
Domingo de Páscoa – Apenas algumas lojas abertas, das 08h às 14h;

Shopping:
Quinta-feira Santa – normal;
Sexta-feira da Paixão – Lojas fecham. Cinema, praça de alimentação e espaço de jogos eletrônicos abrem a partir das 12h;
Sábado de Aleluia – Normal;

Domingo de Páscoa – Normal;

CRAS II realiza evento em comemoração ao mês da mulher e da páscoa


Foto: Jorge Macrino

Uma atividade com o intuito de fortalecer vínculos aconteceu na tarde desta terça-feira (27.03), no CRAS II, localizado no bairro de Jardim Paulista Baixo. A iniciativa teve o intuito de criar um momento de confraternização entre usuários do CRAS II. Quem marcou presença na ação pôde cantar, dançar, fazer design de sobrancelhas, limpeza de pele e participar de uma feirinha com os materiais confeccionados pelo grupo de convivência.
Gelda Trigueiro tem 65 anos, é usuária do CRAS II, e uma das artesãs que expôs seus produtos artesanais para venda, ela comentou as mudanças que o Centro de Referência fez em sua vida. “Aqui eu faço ginástica e trabalhos manuais. Eu tinha depressão e agora estou me sentindo ótima, fui muito bem acolhida por todos, gosto muito daqui. Só o carinho que recebemos nos dá mais ânimo para viver a vida”, disse.
A coordenadora do CRAS II, Crasler Lobo, explicou os objetivos do evento. “Como nós temos um grupo de SCFV que se encontra aqui toda terça-feira, e todo final do mês comemoramos o aniversariante do mês, hoje, além dessa comemoração também festejamos o mês da mulher e a páscoa. Hoje também montamos uma feirinha para que os usuários exponham e vendam seus trabalhos, gerando mais uma renda para eles”, argumentou. 
Para o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, é gratificante fazer parte dessas festividades. “Esse momento que os CRAS proporcionam através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é muito bacana. São momentos que a comunidade se reúne e se confraterniza. Para a gente da Secretaria é uma satisfação poder participar da ação”, falou.

Paulista e Espaço Ciência definem detalhes de parceria para levar atividades inovadoras ao Ecoparque das Paineiras

Foto: Almir Martins
Com a proposta de tornar o Ecoparque das Paineiras ainda mais atrativo, a Prefeitura do Paulista está selando uma parceria com o Espaço Ciência. A iniciativa vai possibilitar que muitas atividades desenvolvidas na sede do órgão estadual, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, sejam também realizadas na cidade. A expectativa é de que a primeira ação conjunta já ocorra nesse mês de abril, durante a Semana do Índio.
Nesta terça-feira (27.03), um grupo de secretários municipais recebeu o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, no Ecoparque, na área central da cidade. Durante o encontro, o gestor do órgão estadual teve a oportunidade de conhecer a área de lazer e convivência do município para planejar um cronograma de ações. A ideia é que a parceria resulte na implantação de muitos experimentos para estudantes e a população.
Para viabilizar as atividades no local, a prefeitura vai formalizar a parceria, provavelmente com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica. Além disso, a gestão municipal ficará encarregada de montar uma equipe, que será capacitada pelos técnicos do Espaço Ciência. O grupo terá a missão de receber os visitantes e desenvolver as atividades no local. Todas as ações serão gratuitas.
Participaram do encontro os secretários de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar; de Educação, Carlos Junior; de Políticas Sociais e Esporte, Augusto Costa; Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Tiago Magalhães; e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Fabiano Mendonça; os vereadores Fabiano Paz; Eudes Farias; e Pedro Marinho; além da secretária-executiva do Espaço Ciência, Claudiane Santos; e gerente de Projetos do órgão, Roberta Cristina.        

Deputado Marinaldo Rosendo parabeniza Programa Moreno em Ordem


Deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) e Edvaldo Rufino (PTB), prefeito de Moreno. Foto: Divulgação.


O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) participou no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), do lançamento do Programa Moreno em Ordem. O parlamentar foi recebido pelo prefeito Edvaldo Rufino (PTB), que falou do projeto pioneiro em segurança cidadã integrada no município. 

Marinaldo destinou, no ano passado, emenda parlamentar para o investimento em tecnologia e segurança pública, por meio da implantação do serviço de videomonitoramento. Além disso, destacou outra emenda voltada ao desenvolvimento urbano, em 2018, referente à pavimentação e calçamento no município. 

Manutenção emergencial afeta abastecimento de água em localidades da Zona Norte do Recife


A Compesa irá paralisar, amanhã (27), o Sistema Caixa D’ Água para realizar serviços de manutenção emergencial. O sistema será desligado às 6h  e a previsão é retomar a operação da unidade de abastecimento às 18 horas. Em função da paralisação, haverá falta de água em oito localidades da Zona Norte do Recife: Dois Unidos, Alto da Esperança, Vale do Senhor, Córrrego do Ouro, Córrego do Euclides, Alto Treze de Maio, Alto Mundo Novo e Minerva. A interrupção do fornecimento de água será necessária para que os técnicos da companhia realizem manutenção nos conjuntos motobombas e também façam a substituição de dois registros dessa unidade operacional. A distribuição de água será retomada após a finalização dos serviços e a regularização ocorrerá de acordo com o calendário dessas localidades. Informações: 0800 081 0195. Os serviços de manutenção emergencial do Sistema Caixa D’Água irão afetar 80 mil pessoas.

Audiência pública sobre impacto de vizinhança do Patteo Shopping é realizada em Olinda


Com participação da sociedade civil, a Prefeitura de Olinda apresentou nesta segunda-feira (26.03) a audiência pública sobre o impacto de vizinhança do empreendimento Patteo Shopping, Casa Caiada. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural, foi realizado às 14h, no auditório da Prefeitura.