Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Confira a Nova Lei Complementar que institui Semana de Ciência e Tenologia


O texto foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 05/10 e sancionado pelo chefe do Executivo Junior Matuto no dia 06/10.

Paulista terá Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação


Já está em vigor a Lei Complementar 4.740/2017, originária do Projeto de Lei Complementar n° 100/2017, de autoria do vereador Fabiano Paz (PSB), que institui a “Semana municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no município de Paulista”.

O texto foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 05/10 e sancionado pelo chefe do Executivo Junior Matuto no dia 06/10.

Nesta terça-feira (27.03), o vereador Fabiano Paz, juntamente com um grupo de secretários municipais, recebeu o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, no Ecoparque, na área central da cidade. Durante o encontro, o gestor do órgão estadual teve a oportunidade de conhecer a área de lazer e convivência do município para planejar um cronograma de ações. A ideia é que a parceria resulte na implantação de muitos experimentos para estudantes e a população.

"O objetivo da iniciativa é realizar um intercâmbio com várias ações ciências, tecnologias, inovação, sociais e ambientais. Essas medidas seriam desenvolvidas pelas organizações governamentais e não governamentais da Cidade e Estado", destacou Fabiano Paz.

A lei também prevê que, durante a “Semana municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no município de Paulista”, será realizada a

Paixão de Cristo em Igarassu completa 33 anos

Prefeitura de Igarassu e Igreja Católica juntamente com o grupo Azerutan promovem a Paixão, que irá acontecer nos dias 31 de março e 01 de abril sempre a partir das 19h, no belo Sítio Histórico da cidade .
Tudo começou com o  Grupo Teatral Azerutan, um grupo artístico de Igarassu, que iniciou com Narciso Felix, mas conhecido como “Chefe Narciso”, em 1985, o qual promovia O Homem daquela sexta-feira que depois foi alterada para Paixão de Cristo de Igarass (ele também montou várias peças teatrais de sua autoria no Centro de Artes do município). O Homem daquela sexta-feira - Paixão de Cristo de Igarassu- inicialmente, foi encenado no Centro de Artes, nas igrejas e em algumas outras localidades do município como no histórico Engenho Manjope.
O Chefe Narciso levou para o povo de Igarassu um espetáculo com uma linguagem acessível, com cenários e figurinos elaborados pelo próprio grupo. Em 1997 o Grupo Teatral Azerutan recebe seu novo Diretor, Manoel Santos, apoiado pelo fundador Chefe Narciso, mantendo o nome o grupo e a tradição de encenar. O Grupo Teatral Azerutan com a direção, traz para Igarassu uma nova versão da Paixão de Cristo, que tomou as ruas do município, onde os casarios históricos serviam de cenários para o espetáculo, como: o convento de Santo Antônio (Santa Ceia), A Matriz dos Santos Cosme e Damião (Templo), o Museu Histórico (Palácio de Pilatos)e  Câmara dos Vereadores (Palácio de Herodes).
Em 2006, o Grupo passou a encenar o espetáculo na Avenida Marechal Hermes, no Sitio histórico tendo agora o gramado como arquibancada natural para o público que aumentava a cada ano. Para isso,  necessário o grupo elaborar um cenário próprio para se adaptar ao novo local de encenação.
A cada ano o grupo Teatral Azerutan vem se renovando para atender as expectativas do público. No ano de 2017 a Direção foi ampliada passando a ter outros membros, como: Manoel Santos (Diretor Geral), Francisco Fabiano (Vice-Diretor), Tiago Antônio (1º Secretário), Eraldo Luciano de Melo (2º Secretário) Suerick Bezerra de Andrade (Tesoureiro) e Diogo Antônio (Vice-Tesoureiro). Contamos também para o espetáculo de uma organizada equipe de produção geral que executam todas as cenas juntos com os 120 atores e figurantes, assim firmando uma tradição na Semana Santa do Município de Igarassu. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal,  através da Secretaria de Turismo e Cultura, URBI,  Comunicação, Secretaria Executiva de Eventos, Lazer e Juventude, Secretaria de Saúde e da Igreja Católica Apostólica Romana.
Hoje, o espetáculo Paixão de Cristo de Igarassu é o maior do litoral norte de Pernambuco com mais de 20 mil espectadores nos dois dias de eventos.


Secretário Wellington Batista participa de evento da Semana Santa com a associação dos servidores da agricultura



O secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista, participou nesta terça-feira (27/03) de evento da Semana Santa promovido pela Associação de Servidores da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Assepra), que distribuiu peixes e vinhos aos associados. A entrega dos produtos acontece há cerca de vinte anos, marcando a celebração mais importante do calendário cristão. 

No total, foram entregues um 1 kg de peixe, além de uma garrafa de vinho, a cada um dos 300 associados. “A Páscoa é uma festa tradicional que tem grande simbolismo para nós, cristãos. É uma semana de reflexão, onde recordamos o momento da ressurreição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte”, afirmou o secretário Wellington Batista. 

“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a vida das pessoas, por isso promovemos as datas comemorativas e entregamos “mimos” aos nossos associados”, comentou a presidente da Assepra, Teresa Veloso. Acompanham o titular da pasta da agricultura no evento o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio; e a gerente de Recursos Humanos da SARA, Mary Anne Menezes Amando.


Crédito das fotos - Edilson Júnior/ Sara

Diálogo entre médico e paciente pode prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida


Atualmente, com a facilidade de acesso a informações na internet, é comum as pessoas chegarem ao consultório com muitas perguntas sobre o câncer e suas consequências. Entretanto, não é raro os dados atrapalharem por não se aplicarem exatamente àquele paciente. Diante disso, é importante que o médico assuma, também, o papel de ouvinte, colocando-se aberto ao diálogo e ao esclarecimento de dúvidas. Quanto mais informação o paciente possuir, maior será sua capacidade de decisão sobre o futuro, diante de um desfecho desfavorável, quando se tratar de doença incurável. Quanto mais ampla for a troca de informações (diálogo), mais fortalecida se tornará a relação médico-paciente.

Esse viés de comunicação é facilitado através de protocolos de abordagem chamados em inglês PalliativeCare (Cuidado Paliativo), que pode trazer uma ideia de “limitação de cuidado”, em que não se pode fazer muita coisa. Entretanto, essa ideia é bastante distante do que, de fato, o cuidado paliativo precoce pode oferecer. Dentre outras medidas previstas no cuidado paliativo precoce está a discussão sobre objetivos e metas de tratamento. Informações como prognóstico e desfecho devem ser bem discutidas, permitindo ao paciente participar da decisão sobre os passos a serem seguidos no seu tratamento, pesando prolongamento de sobrevida e qualidade de vida. A abordagem de cuidado paliativo precoce se demonstrou capaz de prolongar a sobrevida dos pacientes portadores de câncer de pulmão metastático, apesar de, surpreendentemente, receberem menos quimioterapia nas últimas semanas de vida.

O oncologista Gustavo Godoy, da Oncoclínica Recife, lançou recentemente o livro “Relação Médico Paciente: diálogo como ferramenta”, no qual explica os benefícios desse relacionamento interpessoal e dessa troca entre os profissionais e seus pacientes. “O cuidado paliativo precoce se tornou uma preocupação mundial, dados os seus benefícios. Sempre tive a preocupação com a relação médico-paciente e percebi que os pacientes demonstravam sincero agradecimento e cumplicidade no compartilhamento das decisões.”

O oncologista destaca que o cuidado paliativo precoce é promovido por uma equipe multidisciplinar, identificando as necessidades específicas tanto do paciente quanto de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. “O cuidado paliativo precoce busca aliviar a dor entre outros sintomas. Além disso, são utilizadas abordagens para permitir a autonomia e a dignidade do paciente”, explica Gustavo.

RME foca em diversidade e protagonismo feminino em evento


A edição especial do Café com Empreendedoras conta com programação diferenciada, mentorias, conhecimento e inspiração

No próximo dia 29 de março, a Rede Mulher Empreendedora realizará a 64ª edição do seu tradicional Café com Empreendedoras, trazendo uma programação especial em homenagem ao mês das mulheres. O evento acontecerá no Teatro FECAP, das 9h às 13h e contará com palestras de nomes como Priscilla de Sá, jornalista e palestrante sobre Liderança Feminina; e Fernanda de Lima, única mulher a liderar uma corretora de investimentos no Brasil.
Uma das atrações será um painel sobre diversidade no empreendedorismo, com a presença de Maite Schneider, fundadora da Transempregos; Mirela Goi, fundadora da Ma Sweet Cases Forminhas; e Patrícia Santos, fundadora da Empregueafro. Esta edição contará também com mentoras, que estarão disponíveis para atender as participantes, atividade que acontecerá simultaneamente com as palestras e o painel.
Outro ponto alto do evento será o anúncio da abertura do primeiro edital de aceleração da W55, primeira aceleradora focada em auxiliar negócios liderados por mulheres. A instituição, fundada por Ana Fontes, fundadora também da RME e Fernanda de Lima, CEO da Gradual Investimentos, também disponibilizará, em breve, aulas online para capacitação e um fundo de investimentos focado em negócios pertencentes a mulheres.
Haverá também espaço de expositores, com venda de comidas tradicionais Sírias da refugiada Muna Darweesh; e ações de marca com empresas como a Mastertech e Life Mix. São esperadas 400 pessoas presentes.

Sobre o evento
O Café com Empreendedoras é um evento que acontece em todo o Brasil, por meio do programa de Embaixadoras da Rede Mulher Empreendedora, visando levar inspiração, conteúdo e networking para empreendedoras em todas as etapas de negócio, desde as que estão pensando em abrir o próprio empreendimento, até aquelas mais experientes. Em São Paulo, o evento acontece uma vez por mês e alcança em média 200 mulheres a cada edição.

Serviço
64º Café com Empreendedoras de São Paulo
Data: 29/03/2018
Local: Teatro FECAP – Avenida Liberdade, 532
Horário: das 9h às 13h

Vem Pra Rua convoca atos em todo o Brasil para o dia 3 de abril


Vem Pra Rua convoca atos em todo o Brasil para o dia 3 de abril

Protestos são agendados para um dia antes do STF decidir sobre o HC do ex-presidente Lula; em São Paulo protesto acontece na esquina da Avenida Paulista com a Rua Pamplona, palco de manifestações pelo impeachment

O Vem Pra Rua convocou atos pacíficos em todo Brasil para o próximo dia 3 de abril, um dia antes do STF (Supremo Tribunal Federal) decidir o futuro do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, já condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federa da 4ª Região). Até a manhã desta terça-feira (27/03), pelo menos 48 cidades de 14 estados da federação já tinham confirmado adesão aos protestos.

O povo brasileiro quer o fim da impunidade e a manutenção das prisões após condenação em segunda instância, uma das ferramentas encontradas pela Operação Lava Jato para combater a impunidade dos saques de R$ 6 bilhões feitos por corruptos nos caixas da Petrobrás, uma empresa que pertence ao Brasil.

Com o slogan “Ou você vai, ou ele volta!”, o Vem Pra Rua vai mobilizar o restante dos estados brasileiros e a população que defende a democracia, o combate à corrupção e uma justiça que seja imparcial e igual para todos. Outros grupos defensores da democracia já aderiram aos atos do dia 3.

Em São Paulo, cidade que reuniu milhões de pessoas em defesa do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ato acontece a partir das 18h, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Pamplona.

Nas últimas semanas o Vem Pra Rua se mobilizou de várias formas: encaminhou uma carta aberta ao Supremo, se reuniu com a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, a quem relatou a indignação dos brasileiros ao ver um réu condenado andar livremente pelo país.

O Vem Pra Rua entende que rediscutir as prisões após condenação em segunda instância pode não só beneficiar o ex-presidente Lula como também todos os outros investigados e condenados por crimes de corrupção que travam o desenvolvimento do Brasil, além de criminosos de outras naturezas, sendo algo oportunista e inadequado – em especial neste momento em que o país busca renovação.

ECONOMIA – Senador Fernando Bezerra pede que governo reduza juros de cartão de crédito e cheque especial



Brasília, 27/03/18 – Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu hoje (27) que a Casa Civil e o Banco Central trabalhem para a redução dos juros do cartão do crédito e do cheque especial de forma nivelada a taxas praticadas por outros países. Ao lembrar que desde o início do governo Temer (maio de 2016) tais juros caíram de mais de 400% para próximo de 300% ao ano, o senador classificou como “ainda absurdos” os juros cobrados no Brasil. “Apesar do esforço do governo para reduzir este custo, as taxas continuam muito altas, não há justificativas para serem maiores que 100% ano, atingem a classe média e os trabalhadores e afetam diretamente a produtividade e a economia”, afirmou o vice-líder, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Nesta terça-feira, o colegiado recebeu o chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha. Durante audiência pública, o ministro prestou contas do andamento das ações coordenadas pelo governo federal que afetam a agenda da produtividade e da melhoria de negócios no país. Ao definir a política econômica como “vitoriosa” e observar que o governo conseguiu reduzir tanto a inflação (de mais de 10% para menos 3%) como também a Selic (taxa básico de juros, que baixou de 14% para 6,5%), Fernando Bezerra ainda sugeriu a Eliseu Padilha que o Executivo implemente políticas públicas voltadas à desconcentração bancária.