Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Barragem de Jucazinho volta a acumular água



Captação  provisória do ‘volume morto’ do manancial deve começar dentro de 30 dias 

Barragens localizadas em várias regiões do estado foram beneficiadas com as chuvas dos últimos dias. A recuperação de Jucazinho, no município de Surubim, que voltou a acumular água depois de um ano meio em colapso, está sendo uma das mais comemoradas. O diretor Regional do Interior da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Marconi de Azevedo, fez uma visita técnica ontem (9) à barragem, e avaliou que dentro de 30 dias, a Compesa deve começar a captar água do ‘volume morto’ do reservatório, por meio de uma bomba flutuante. “O normal seria aguardar que o nível superasse o volume morto para o início da retirada  de água, mas diante da necessidade de atendimento das cidades abastecidas pela barragem, iremos fazer algumas adequações para a captação provisória”, adiantou o diretor.

A Barragem Jucazinho é o maior reservatório para abastecimento humano do Agreste, tem capacidade para armazenar mais de 327 milhões de metros cúbicos de água. O manancial registra agora 2,58% do seu nível de acumulação, volume que corresponde a 8,4 milhões de metros cúbicos de água e é responsável pelo atendimento de  15 municípios do Agreste, dentre eles, Surubim, Cumaru e Passira. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão para esse ano é de chuvas dentro da média na região Agreste, ou seja, cerca de 700 milímetros durante a quadra chuvosa. Se considerar que o período de inverno oficial das regiões do Agreste, Zona da Mata e Metropolitana do Recife apenas começou, tendo em vista que a quadra chuvosa vai de abril até julho, há esperanças de que o manancial possa melhorar o seu nível ainda mais.

Na Região Metropolitana do Recife, uma das barragens beneficiadas com as chuvas foi a de Botafogo, em Igarassu, principal fonte hídrica que compõe o sistema de distribuição de água das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. Nos últimos oito dias, o manancial subiu 6,75% do seu nível, saiu de 20,66% para 27,41% da sua capacidade de armazenamento. No mesmo período, as barragens de Várzea do Una, em São Lourenço da Mata, e Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, também ganharam volume, e registram 70,22% e 72,52%, respectivamente. A Barragem de Tapacurá, também localizada em São Lourenço da Mata, teve um pequeno aumento de 1,11% e alcançou 58,51% da sua capacidade de acumulação.

Pajeú - No Sertão do Pajeú, onde já está quase no final do período invernoso, alguns mananciais também foram beneficiados com as chuvas. A Barragem de Brotas, localizada em Afogados da Ingazeira e que possui 19,6 milhões de metros cúbicos de água, está vertendo. A companhia já está fazendo adequações na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade para aumentar a produção de 100 litros de água, por segundo, para 120 L/s, dentro dos próximos dez dias. Também será estudada uma possível redução no calendário de abastecimento de Afogados.

A Barragem de Boa Vista, em Itapetim, que estava seca desde janeiro deste ano, acumulou 9,2% da sua capacidade máxima, que é de 1,6 milhão de metros cúbicos de água. A Compesa está tomando as providências para que, dentro de dez dias, o manancial volte a contribuir com o sistema de abastecimento de Itapetim, que já recebe água da Barragem de Caramucuqui. Em São José do Egito, a Barragem de São José II também saiu da situação de colapso. O reservatório, com capacidade de acumular 7,1 milhões de metros cúbicos de água, registra 54,6% do seu nível. Esse volume possibilita uma maior flexibilidade e segurança hídrica ao sistema de distribuição de água de São José do Egito, que tem na Adutora do Pajeú sua principal fonte de abastecimento.

Em São Paulo, ministro da Educação credencia Faculdade de Ciências da Saúde Igesp


São Paulo, 4/4/2018 – O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta quarta-feira, 4, em São Paulo, do evento de credenciamento e inauguração da Faculdade de Ciências da Saúde Igesp (Fasig). A instituição conquistou nota 4 do MEC no processo de credenciamento e iniciará suas atividades oferecendo 180 vagas (90 por semestre) para o curso de graduação em enfermagem, que também obteve a nota 4 na avaliação.
“Simbolicamente, esse evento marca o início das atividades na área educacional voltada diretamente para a saúde”, ressaltou Mendonça Filho. “Sabemos que a formação profissional de um curso superior exige um cuidado fundamental, e a área da saúde tem um aspecto ainda maior, que é tratar de pessoas, de seres humanos. Assim, bons profissionais cuidando das pessoas é algo essencial para que a gente possa ter uma saúde de qualidade”.
Após a abertura do edital de vestibular 2018, a Fasig iniciará os estudos para ampliação da grade de cursos de graduação e pós-graduação, sempre focados na área da saúde.

IPCA atinge menor valor para meses de março em 24 anos

O custo de vida para os brasileiros continua a cair. Isso porque, em março, a inflação oficial registrada foi de 0,09%, acumulando no ano o valor de 0,70%. Em ambos os casos, os resultados marcam o menor patamar para o mês desde a implantação do Plano Real, em 1994. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês, a queda de 15,42% no preço das passagens aéreas foi o principal fator que segurou a inflação, seguido pela redução de 0,19% no preço da gasolina. A redução nas tarifas das ligações locais e interurbanas, de fixo para móvel, ajudou a derrubar a inflação dos preços de comunicação, o que também influenciou o resultado de março. 

Queda consistente

Esse desempenho confirma a trajetória de queda na inflação iniciada desde a implementação das reformas econômicas. Os preços, que já chegaram a marcar dois dígitos, agora acumulam uma alta de 2,68% nos últimos 12 meses. Isso significa mais poder de compra para a população, o que é importante para garantir crescimento econômico. 
Para este ano, a expectativa dos principais analistas consultados pelo Banco Central é de que a inflação fique em 3,53%, dentro dos parâmetros perseguidos pela instituição. Em 2019, a previsão é de que a inflação marque 4,09%.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE e Banco Central

Paulista Conectada traz mais facilidade em ocorrências de falta de iluminação


Os moradores do Paulista que estiverem com falta de iluminação no seu bairro, agora têm mais uma ferramenta a seu favor para resolver este problema. O aplicativo Paulista Conectada, disponível para aparelhos com sistema Android, tem uma opção no item “Serviços Públicos” para que os munícipes comuniquem ocorrências ao órgão responsável.
A ferramenta digital está disponível para download desde o ano passado, e vem promovendo uma comunicação mais estreita entre a população e a gestão municipal. O registro pode ser expedido por pessoas de outros municípios, desde que o fato tenha ocorrido na cidade. O download do aplicativo é simples de ser efetuado, basta fazer a procura gratuita por ela na loja virtual do seu celular, Google Play. Após a validação do número, o usuário poderá gerar sua demanda.
Outra ferramenta útil para o população é o 0800.006.0550, no qual os moradores podem entrar em contato com a Secretaria Executiva de Serviços Públicos que mantém equipes nas ruas para realizar manutenções no parque de iluminação da cidade.  Em ambos os casos, a solicitação é atendida em até 48 horas.
Foto: Divulgação/Prefeitura do Paulista

Audiência Pública pautará Plano de Mobilidade para Paulista


Audiência Pública pautará Plano de Mobilidade para Paulista

Na próxima quarta-feira, amanhã (11), a partir das 9h, o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), realizará audiência pública, no plenário da Casa Torres Galvão, localizado no prédio da Prefeitura do Paulista, para tratar do Plano de Mobilidade para o município. A discussão pretende reunir representantes da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, Sindicato de Transporte Alternativo do Estado de Pernambuco, Cooperativa de Transporte Complementar do Paulista e Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco.

OPINIÃO | A Política mais inteligente



Paiva Netto

No livro É Urgente Reeducar! (2010), escrevi:

O Ecumenismo da Fraternidade será a razão de ser das criaturas humanas no transcurso do terceiro milênio. É uma questão de progresso (e de sobrevivência), no qual, de certa forma, acreditou boa parte de gerações e gerações que nos antecederam. Se assim não cressem e não agissem, onde estaríamos hoje? Talvez na era da pedra lascada!...

O Amor não é degradação de corpos nem de mentes, e sim a Força de Deus, da Sabedoria Suprema em nós, ou lá como pensem os Irmãos ateus acerca dos assuntos mais elevados. Amar é um ato de coragem. Foi o exemplo que nos ofereceu Jesus. É a Política mais inteligente que um indivíduo pode conceber. Ela contempla ainda o correto entendimento do axioma de Confúcio (551-479 a.C.): “Paga-se a Bondade com a Bondade, e o mal com a Justiça”, ou seja, é imperioso ter bom senso.

Conforme ressaltei ao meu velho amigo jornalista Paulo Rappoccio Parisi (1921-2016), em 1981, instruir com acerto é boa Política, porque educar e espiritualizar redime as criaturas, as nações, a Natureza, o planeta. Não podemos progredir destruindo o mundo, a nossa casa coletiva, por efeito de ignorância não apenas intelectual, como também, e principalmente, moral e espiritual.

Trata-se de Política excelente, a providência de educar, reeducar, instruir, espiritualizar no caminho da Paz, resultante da confraternidade das numerosas culturas que compõem a civilização que, em si mesma, é una, planetária. (E não esqueçamos jamais que a nossa existência não é unicamente física, porquanto começa no Alto, antes de sermos carne.) Do contrário, o que poderá vir a abater-se sobre a Terra será o doloroso inverso do Amor, a exemplo desse ecocídio que provocamos por aí. Pois, na verdade, já que fazemos indissociável parte do esquema planetário de sobrevivência, estamos então cuidando, com contumácia, de nossa automatança coletiva.

Talvez, ao descrever “A Grande Tribulação” (Evangelho, segundo Mateus, 24:3 a 28; Marcos, 13:3 a 23; e Lucas, 21:7 a 24), Jesus esteja narrando a consequência desse esforço humano colérico. Diante disso, é flagrantemente necessário espiritualizar, dentro do Ecumenismo dos Corações, as pessoas. Somente assim, e com perseverança, os diversos segmentos da sociedade passarão a viver em harmonia, demore o tempo que for preciso até que isso venha a ocorrer. Cabe aqui, perfeitamente, este raciocínio profundo de Abraão Lincoln (1809-1865), que se encontrava exposto no gabinete de Alziro Zarur (1914-1979), na antiga Rádio Mundial, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil, naquele tempo, de 1956 a 1966, a Emissora da Boa Vontade: “O homem que se decide a parar até que as coisas melhorem verificará, mais tarde, que aquele que não parou e colaborou com o tempo estará tão adiante que jamais poderá ser alcançado”.

Costumo afirmar em minhas palestras que, se é difícil, comecemos já, ontem!, porque resta muito a ser feito.

E quando digo seres espiritualizados, quero reiterar: revestidos do Amor Fraterno, que a Humanidade precisa viver, também politicamente, com urgência. Como escreveu José Bonifácio (1763-1838), o patriarca da Independência brasileira: “A sã Política é filha da Moral e da Razão”.

Assim é a ação religiosa e política do Ecumenismo dos Corações, aquele que levanta o caído; que não se precipita ante as ilusões das contendas filosóficas, quando estas ocorrem apenas pelo prazer de discutir assuntos, sem levar em conta o que padece à beira do caminho. Ele não se influencia pelas lucubrações do intelecto quando arrogante. Pelo contrário. Ilumina-o incansavelmente toda vez que é convocado a manifestar sua qualidade excelsa. Desconhece os ódios, isto é, não os vive nem os dissemina. É Amor Fraterno, que promove a Estratégia da Sobrevivência, que espiritualiza a Economia e a disciplina. (...) É o Ecumenismo Irrestrito.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Manutenção Urbana executa limpeza de drenagem nas vias públicas

Ruas de Bairro Novo, Peixinhos e Rio Doce foram contempladas

Crédito da foto: Leonam Pereira
As equipes da Secretaria Executiva de Manutenção Urbana (SEMU) de Olinda aproveitaram o fim de semana para intensificar as ações de limpeza no sistema de drenagem da cidade. Na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, na altura do Hiper Bompreço, os profissionais se esforçam para eliminar os entulhos que dificultam o escoamento das águas das chuvas.
Os trabalhadores estão retirando a areia retida nas galerias das calçadas e nas tubulações que ficam sob o pavimento da avenida. A expectativa é que a água passe a fluir normalmente após a conclusão da manutenção.
As intervenções também foram executadas na Rua 67, em Rio Doce, e no bairro de Peixinhos.

Escolas do Paulista são contempladas no Programa de Inovação Educação Conectada



Por meio da Secretaria de Educação do Paulista, a Prefeitura aderiu recentemente ao Programa de Inovação Educação Conectada, que é uma iniciativa do Ministério da Educação. O objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Ao todo, 41 escolas do Paulista serão contempladas.

O programa está dividido em duas etapas, sendo a primeira a conexão terrestre com internet de alta velocidade e a segunda etapa com a aquisição e distribuição de equipamentos e formação de professores, tendo como foco as tecnologias digitais.

De acordo com o secretário executivo de Educação do Paulista, Emanuel Souto, aproximadamente 15 mil alunos deverão ser beneficiados pelo programa, que não vai demorar até ser implementado nas 41 das 62 escolas do município.

“Paulista fez direitinho o dever de casa, e por isso está sendo contemplado com essa ação que vem em várias etapas e ainda mais como um dos municípios com o maior número de escolas contempladas. A previsão é de que a primeira etapa seja executada nessas unidades ainda no ano de 2018. Já a segunda etapa, ficará a cargo do cronograma do Ministério da Educação”, ressaltou Souto.

Segundo o Ministério da Educação, o cenário atual impõe novas demandas, que exigem novas respostas. Educação com qualidade, democrática, formadora para o protagonismo – em especial em uma nação com o tamanho do Brasil – só é possível sob um programa público que disponha de organicidade, diretrizes, arcabouço teórico, estratégias de sustentabilidade e orientações práticas aos entes federados e suas redes de ensino.

Com 41 unidades de ensino vinculadas à Secretaria de Educação do município, o órgão entende que se trata de um número expressivo de unidades de ensino que terão acesso à Conexão Terrestre e que estas foram escolhidas por atender aos critérios específicos para a fase de Indução do Programa.

“Essa conquista coloca o nosso município em uma condição de destaque e sinaliza desafios importantes como melhoria da infraestrutura, formação específica para os professores com foco nas tecnologias digitais e renovação das práticas escolares”, ressaltou o secretário de Educação, Carlos Junior.

Abaixo, estão listadas as escolas municipais que serão contempladas:

01        COLEGIO MUNICIPAL JOSE FIRMINO DA VEIGA
02        ESCOLA MUNICIPAL AMARO ALEXANDRINO
03        ESCOLA MUL BRIGADEIRO ALDO PINHO ALVES
04        ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO LUNDGREN
05        ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE
06        ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS NEVES
07        ESCOLA MUL MARIA LUZIA PESSOA DE ANDRADE
08        ESCOLA MUL PROF RUBENITA DE L CAVALCANTE
09        ESCOLA MUNICIPAL ZULIMA PINHO ALVES
10        ESCOLA MUNICIPAL COMENDADOR ARTHUR LUNDGREN
11        ESCOLA MUNICIPAL JOAO F DE ALBUQUERQUE
12        ESCOLA MUNICIPAL MARCILIO DIAS
13        ESCOLA MUNICIPAL DR CARLOS ALVES
14        ESCOLA MUL MARILIA RUSSEL DE PINHO ALVES
15        ESCOLA MUNICIPAL JANDIRA WALDERLEY BASTOS
16        ESCOLA MUNICIPAL RURAL MUMBECA II
17        ESCOLA MUNICIPAL SUSIE REGIS
18        ESCOLA MANOEL GONCALVES DA SILVA
19        ESCOLA MUNICIPAL AGAMENON MAGALHAES
20        ESCOLA MUNICIPAL ABELARDO SALES DE SIQUEIRA
21        EDUCANDARIO MUNICIPAL CONEGO COSTA CARVALHO
22        ESCOLA MUNICIPAL DRA GELDA AMORIM
23        ESCOLA MUNICIPAL EDISON GOMES DO REGO
24        ESCOLA MUNICIPAL HEINZ HERING
25        ESCOLA MUNICIPAL IRMA ASSUNTA
26        ESCOLA MUNICIPAL JAIME BOLD
27        ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO ETELVINO LINS
28        ESC MUL PRES TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
29        ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ALGA MARINA
30        ESCOLA PROFA TEREZINHA CAMAROTTI
31        GRUPO ESCOLAR FREI GUIDO
32        ESCOLA MUNICIPAL MATA DO RONCA
33        ESCOLA MUNICIPAL RURAL MUMBECA I
34        ESCOLA MUNICIPAL SAO BENTO
35        ESCOLA MUNICIPAL ROSA AMELIA
36        ESCOLA MUL PROF MARIA CONCEICAO DA PAZ
37        ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR CARLOS WILSON CAMPOS
38        ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR MIGUEL ARRAES
39        ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SALVADOR DIMECH
40        ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PAULO FREIRE
41        ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA ALACOQUE ALENCAR SAMPAIO

OPINIÃO | OS RIOS ESTÃO PERDENDO ESPAÇO PARA O CRESCIMENTO DAS CIDADES

Por Fernando Melo
Imagem meramente ilustrativa. 


Nas margens dos rios das cidades pernambucanas onde deveria existir matas ciliares para proteção, tudo vem sendo destruído e as pessoas continuam fazendo aterros, construções irregulares e jogando lixo e entulho. As autoridades fecham os olhos para as ocupações desordenadas. As chuvas chegaram e o grande volume de água encontrou muitas barreiras pela frente. Resultado: inundações para todos os lados.
As cidades não devem continua crescendo sem planejamento urbano, todo mundo faz o que quer, basta procurar um vereador ou um secretario da prefeitura que o cidadão ocupa uma área verde e faz sua construção. E quando ocupa, não tem fiscalização.

Mulheres preenchem todas as vagas disponíveis no curso de panificação



A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista informa que todas as vagas disponíveis para o curso de panificação já foram preenchidas nesse primeiro dia de inscrições. O órgão municipal ressalta que a procura foi tão grande que teve de fazer um cadastro reserva para assegurar que o público feminino ainda possa ter a oportunidade de participar da qualificação profissional.

O curso de panificação será ministrado no SENAC, em Jardim Paulista Baixo, nos períodos dos dias 23/04 à 29/05, pela manhã, com carga horária de 100 horas/aulas. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, através da parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação do Governo do Estado (SEMPTQ). 

Igarassu sai na frente! Gestora LGBT é a primeira em PE a registrar nome social no título


A coordenadora do Núcleo de Apoio à População LGBT, vinculada à Secretaria da Mulher e Políticas Afirmativas da prefeitura de Igarassu, Raphaela Ribeirio, foi a primeira trans em Pernambuco a ser beneficiada com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral - TSE de poder incluir o nome social no título de eleitor. Agora , o seu documento tem o nome de registro e o social.

A secretária municipal da Mulher, Julia Chalegre, informa que a pasta de Igarassu é a única no litoral norte que possui um Núcleo LGBT e que defende as questões trans. " Somos pioneiras e desenvolvemos um trabalho de respeito e de total apoio à causa", reforça Chalegre. Para Raphaela Ribeiro, o simples nome no título de eleitor representa um avanço na inclusão. " Passei por muitos constrangimentos, não ligava tanto, mas causava desconforto. A situação ainda não é fácil , mas trabalhar em uma pasta tão importante da gestão Mario Ricardo, mostra o apoio e a prefeitura está acatando nossos desafios. Fico muito orgulhosa de estar trabalhando com o que gosto e atuando com essa parcela da população carente de apoio”, destaca Raphaela.


Foto: Ivonildo Pedro / SECOM