Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

EMENDA PARLAMENTAR PARA O COLÉGIO MILITAR DO RECIFE


Em agradecimento a uma emenda parlamentar deste ano para a readequação das instalações elétricas do Colégio Militar do Recife, em Pernambuco, o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) recebeu visita de representantes do Comando Militar do Nordeste (CMNE), na quarta-feira (11.04). O coronel Aloísio de Araújo, assessor parlamentar do CMNE, acompanhado do coronel Heckert.

Deputado Marinaldo Rosendo acompanha comitiva de prefeitos no Ministério da Integração Nacional


O deputado federal Marinaldo Rosendo acompanhou comitiva de perfeitos de Abreu e Lima, Pastor Marcos José; Igarassu, Mário Ricardo; e Camaragibe, Demóstenes Meira, no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira (11.04). Eles foram recebidos pelo ministro Antônio de Pádua, engenheiro civil, empossado como novo gestor da pasta, na terça-feira (10.04). Na pauta, o deputado Marinaldo apresentou as demandas das cidades, fortalecendo ainda mais a representação dos prefeitos.
Muro de arrimo – Os municípios de Camaragibe e Igarassu têm algo em comum, os dois estão em busca de investimento para a construção de muro de arrimo, nas encostas, fazendo uma prevenção para as fortes chuvas no inverno. A tecnologia Geomanta – um tipo de longa mais resistente, composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso – também é uma das alternativas.  O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, também, aproveitou para solicitar apoio em relação ao escoamento da água da chuva através de canais.
Poços artesianos – Na pauta, o deputado Marinaldo Rosendo reforçou ao novo ministro da Integração Nacional a importância da inclusão da zona rural dos municípios de Abreu e Lima e Camaragibe, no Programa de Poços Artesianos. Os prefeitos Pastor Marcos (Abreu e Lima) e Demóstenes Meira (Camaragibe) falaram da necessidade dos poços artesianos, na área rural. 

Escritores pernambucanos promovem Semana Internacional do Livro Infantil para crianças da LBV


A literatura infantil apresenta as crianças um universo de magia, emoções, sentimentos, sentidos e significados. E para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a Legião da Boa Vontade, em sua unidade socioeducacional no Recife/PE, propiciou um mundo mágico da leitura para centenas de crianças e adolescentes beneficiadas pelo programa Criança: Futuro no Presente!. A ação aconteceu nos dias 3 a 6 de abril, com a participação dos escritores Samarone Lima e Sandra Batista.
No primeiro dia, o escritor e jornalista Samarone Lima, bateu um papo com as crianças levando-as ao universo literário infantil. Durante a conversa, Samarone falou de sua trajetória no mundo das letras, explicando um pouco sobre o dia a dia de um escritor e como se dá o processo criativo de um livro. “Queremos despertar nas crianças o gosto pela leitura, porque sabemos que o hábito da leitura traz inúmeros benefícios. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado educacional” explicou o escritor aos pequenos.
A menina Williane Gabriela, 12 anos, que integra o programa Criança: Futuro no Presente!, mantido pela Instituição comentou: “Eu adoro ler gibis, as histórias fazem com que viajemos para outros mundos, ler é muito bom!”, disse.
No segundo dia, a escritora Sandra Batista e de forma lúdica e descontraída, interagiu com as crianças, narrando histórias em ritmo musical, além de estimular a expressão corporal e também o hábito de ouvir com atenção. “ Escrevo as histórias, gosto de vivenciá-las e aqui na LBV foi uma experiência incrível e plena, como diz o poeta e filósofo Lucrécio. Saio da Instituição imensamente gratificada pelo carisma das crianças, do carinho e parabenizo a LBV pelo trabalho social que desenvolve”, declarou a escritora Sandra Batista.
Estudiosos afirmam que uma criança que recebe o estímulo à leitura, certamente será um adulto leitor, e todos sabemos dos incontáveis benefícios que a leitura proporciona em diversos aspectos da vida. A pequena Maria Luísa, 7 anos, destaca que adora ler poesias. “Na Oficina do Saber, adoro a contação de histórias, onde temos um momento bem legal para a leitura e amo ler poesias”, disse a pequena.
No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Bairro dos Coelhos. Conheça e colabore com o trabalho da LBV, informações, ligue: (81) 3413-8601.

Informações, acesse: www.lbv.org

Câmara de Vereadores realiza audiência Pública sobre Plano de Mobilidade para Paulista


Na manhã dessa quarta-feira (11.04), de autoria do presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), ocorreu no plenário da Casa Torres Galvão, audiência pública para tratar do Plano de Mobilidade para o município. A discussão teve início às 9h e abordou todos os modais de transporte, que envolvem temas como a regulamentação dos aplicativos de transporte individual, ciclovias, transporte complementar, sincronização de semáforos de vias de grande fluxo, sinalização viária para espaços públicos e privados, assim como a estrutura das ruas e calçadas, entre outros.
Durante todo o debate, foi frisada a importância do transporte público em todos os seus modos, assim como os subsídios para gerar qualidade e segurança aos usuários e a mobilidade urbana. Representantes de sindicatos e cooperativas dialogaram com os usuários, ouvindo opiniões e sugestões sobre o sistema. “Um Plano de Mobilidade em Paulista aperfeiçoaria todos os modais de transporte de passageiros e essa construção deve ser feita junto com a sociedade, aprofundando o tema para a elaboração do plano” comentou Fábio Barros.
A audiência reuniu representantes do segmento de mobilidade, como José Bezerra, do Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco (Sintespe); Marcelo Oliveira, Presidente da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP); Juarez Marcolino, presidente do Sindialternativo; Alessandro Rodrigues, diretor da Secretaria de Transportes; Carlos Jabotá, assessor da Secretaria de Mobilidade; Jason Torres, diretor de Ciclomobilidade da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco; José Martins, do Consórcio Grande Recife; Tiago Silva, representante dos Aplicativos de Mobilidade e Paulo Gustavo, Conselho de Transportes.

Pela primeira vez em Paulista, peça Patrulha Canina se apresenta no Teatro Paulo Freire


Com o final de semana se aproximando, vem sempre à dúvida para onde levar a criançada para se divertir. Então fique ligado na atração que o Teatro Paulo Freire traz para a meninada neste domingo (15.04). Em única apresentação, o espetáculo Patrulha Canina se apresenta primeira vez em Paulista. A peça começa às 16h30, com valor promocional de R$15,00.
O espetáculo tem o texto e direção de Marcos Antônio de Lima, e conta a história de seis filhotes heroicos, que são liderados por um menino de 10 anos de idade chamado Ryder. Com uma mistura de habilidades para resolver problemas, com veículos legais e com muito bom humor, a apresentação mostra o trabalho desta equipe em missões arriscadas de resgate e para proteger a todos.
Para os interessados em levar seu filho para conferir a peça teatral, os ingressos antecipados estão à venda no Armarinho Biro Biro. Maiores informações entrar em contato através dos telefones: 99809-4493 ou 98550-9163. O Teatro Paulo Freire fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro.

Primeira edição do ExpoFêmea reúne artesãs da RMR em Paulista


Em mais uma ação da gestão Junior Matuto em prol do público feminino, a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista deu início, na noite desta terça-feira (10.04), à primeira edição do ExpoFêmea. A abertura do evento aconteceu no auditório da Universidade Joaquim Nabuco, no Centro do Paulista. O objetivo é o de fortalecer o empreendedorismo feminino, através da formação de liderança e redes de apoio. A feira de artesanato é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Uninabuco, e o Paulista North Way Shopping. O evento segue nos dias 11 e 12, no Shopping, com palestras e exposições de artesanato.
Para participar do evento, houve uma pré-seleção, que terminou com o ingresso de 50 mulheres de vários municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Além das participantes de fora, o Expofêmea possibilitou a chegada de outras artesãs que também não faziam parte dos grupos produtivos, como no caso de Evânia Cavalcante, que faz produtos para bebês de até um ano de idade. “Estou muito feliz de participar do Expofêmea, pois é uma oportunidade muito boa para a gente. E essas palestras que a secretária Bianca está trazendo são muito importantes. A gente poder expor numa área como a do shopping é uma coisa muito boa, porque como artesã, é muito bom. Só tenho a agradecer”, disse a empreendedora.
A secretária executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, ressaltou que o enfrentamento à violência contra as mulheres tem que ter uma série de instrumentos e de ferramentas que possibilitem essas mulheres a saírem desse tipo de violência e lutarem junto com a gente na erradicação dessa violência. Segundo ela, a Expofêmea surge nesse foco e pretende ampliar a possibilidade de comercialização dos produtos das mulheres empreendedoras.
“A gente sabe a dificuldade que elas têm de tocar o próprio negócio. Através de dois projetos nossos, o Projeto Fêmea e o de qualificação profissional, conseguimos não somente estabelecer uma loja numa parceria com o North Way Shopping, mas estamos conseguindo também colocar grupos produtivos, trazer essas empreendedoras cada vez mais para perto da Prefeitura, para que a gente possa injetar sempre nelas a autoestima e o material necessário para que elas possam ter sucesso nos seus negócios”, completou a gestora.
Também presente no evento de abertura, o prefeito Junior Matuto ressaltou que a realização do Expofêmea se traduz no fechamento de um ciclo que iniciou com a capacitação, passando pela entrega de equipamentos e insumos para os grupos produtivos de mulheres empreendedoras do Paulista. Na ocasião, o gestor elogiou a secretária Bianca Pinho Alves por tocar mais essa iniciativa.
“O que me deixa mais feliz é a sua capacidade de unir e agregar e de abrir o evento não apenas para as empreendedoras do Paulista, mas também de municípios vizinhos. Porque a partir do momento que se faz uma exposição de diversos produtos seja de Paulista, como também da Metropolitana Norte como um todo, você na verdade está fazendo uma política grande de gênero, que se todo mundo tivesse a capacidade de espalhar essa semente do bem, nós teríamos dias melhores”, concluiu Matuto.

Ministério das Cidades analisará pleito de Camaragibe para asfaltar ruas


O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, prometeu analisar, depois de examinado pela Caixa Econômica Federal (CEF), pedido da Prefeitura de Camaragibe para um empréstimo de R$ 10 milhões a ser aplicado em obras de asfaltamento no município. A solicitação foi feita em audiência ao prefeito Demóstenes Meira (PTB), numa articulação do senador Armando Monteiro (PTB-PE).

Armando argumentou a Baldy que o município é estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana do Recife e, portanto, necessita de apoio do governo federal. Meira enfatizou ao ministro das Cidades que o asfaltamento de várias ruas de Camaragibe é uma demanda de vários anos da população.

O prefeito Meira solicitou também a liberação de recursos para obras já iniciadas, que somam um total de R$ 14 milhões, desde contenção de encostas a saneamento e calçamento.  

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação