Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Estudantes do Paulista encerram 1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Fotos: Beatriz Lorrany / Prefeitura do Paulista
“Vamos cuidar do Brasil, cuidando das nossas águas”, esse é o tema da 1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que foi encerrada na tarde desta sexta-feira (13.04) pelos estudantes da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, em Maranguape I. O programa tem o objetivo de conscientizar os alunos da rede municipal, para que eles possam ampliar os conceitos ecológicos, formando cidadãos com pensamentos sustentáveis. A ação é coordenada pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.
Na ocasião, o Coral da Escola deu início ao evento de encerramento. Em seguida, estudantes do 6º ao 9º ano apresentaram os projetos elaborados. Além disso, aconteceram palestras de conscientização proporcionadas pela Equipe Municipal de Meio Ambiente; Plenária para aprovação das propostas e Eleição do delegado para os processos de nível Estadual e Federal. Por fim, o encerramento foi marcado pela apresentação cultural do grupo Atos de Resgate.
Pensando em preservação ecológica, os alunos organizaram um bazar visando gerar um sistema cooperativo e sustentável para a indústria têxtil. A aluna Micaelly Santos, de 14 anos, estudante do 9º ano, explicou a utilidade do bazar. “A indústria têxtil consome muita água. Com o bazar, podemos poupar o meio ambiente economizando a nossa água, além repassar as roupas de forma ecológica e usar a renda para colocar em prática os nossos projetos sustentáveis”, afirmou a estudante.
A professora responsável pelo projeto na unidade de ensino, Keila Carvalho, comentou que o foco de conscientização começou na comunidade escolar desde o inicio do ano. “Os estudantes estão fazendo diagnósticos das problemáticas na própria escola, elaborando soluções de reparos e armazenamento. Dessa forma conseguimos melhorar a visão deles para a percepção ambiental, atingindo também a comunidade no entorno”, destacou a professora.
A analista e representante ambiental do município, Erika Costa, reforça a importância do programa para a comunidade escolar e o meio ambiente. “O programa ajuda na expansão do conhecimento reflexivo do aluno sobre as questões ambientais, que fortalecem os temas sustentáveis no ambiente escolar”, concluiu Erika.

Carta do Leitor | Moradores cobram mais atenção à Prefeitura do Paulista no período chuvoso



Um leitor do Blog solicita atenção no Janga, em Paulista. 

"Solicitamos a atenção do PAULISTA ATUALIZADO, a Rua Severino Monteiro de Jesus com a Aureliano Artur Soares Quintas no Janga- Paulista-PE, neste dia 12/04/2018 devido ao período chuvoso estamos sofrendo com muita água e lixo, população sujeita a perigo de doenças como a leptospirose  e outras. Através deste blog que chegue as autoridades competentes para resolver o problema.  A água com esgoto e lixo um  perigo para a população que precisamos sair para ir e vir. Precisamos de uma solução urgente, pois se chover mais vamos ficar sem ter como passar por que mesmo de automóvel fica complicado. Neste mesmo local solicitamos polda de árvores e  mais luz, pois a noite fica bastante escuro, risco de assaltos.Prefeito Júnior Matuto e a sua administração aguardamos uma solução! A população agradece!", disse o leitor. 

Camelo do Seguro solicita audiência pública para tratar de fechamento de bares em Paulista

Por Adry Ednando (Ednando Barbosa) 

Foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Paulista na última terça(10), um requerimento verbal de autoria do Vereador Camelo do Seguro(PV), que solicita uma audiência pública para tratar sobre a Operação Bar Seguro

Dentre os órgãos convidados estão:
  • POLÍCIA MILITAR (17° BATALHÃO)
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
  • SECRETARIA DE INFRA ESTRUTURA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE
  • SECRETARIA DE SAÚDE
  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
  • SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA
  • SECRETARIA DE IMPRENSA
  • SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E DEFESA CIVIL

Segundo o vereador, esta audiência pública tem como objetivo esclarecer aos donos de bares e a população em geral sobre a Operação Bar Seguro, que pegou muitos de surpresa no fim de 2017, muitos estes, que tiveram seus estabelecimentos fechados, sem que fosse dado ao mínimo um prazo para que eles se organizassem.