Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Estudantes do Paulista encerram 1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Fotos: Beatriz Lorrany / Prefeitura do Paulista
“Vamos cuidar do Brasil, cuidando das nossas águas”, esse é o tema da 1ª Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que foi encerrada na tarde desta sexta-feira (13.04) pelos estudantes da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, em Maranguape I. O programa tem o objetivo de conscientizar os alunos da rede municipal, para que eles possam ampliar os conceitos ecológicos, formando cidadãos com pensamentos sustentáveis. A ação é coordenada pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.
Na ocasião, o Coral da Escola deu início ao evento de encerramento. Em seguida, estudantes do 6º ao 9º ano apresentaram os projetos elaborados. Além disso, aconteceram palestras de conscientização proporcionadas pela Equipe Municipal de Meio Ambiente; Plenária para aprovação das propostas e Eleição do delegado para os processos de nível Estadual e Federal. Por fim, o encerramento foi marcado pela apresentação cultural do grupo Atos de Resgate.
Pensando em preservação ecológica, os alunos organizaram um bazar visando gerar um sistema cooperativo e sustentável para a indústria têxtil. A aluna Micaelly Santos, de 14 anos, estudante do 9º ano, explicou a utilidade do bazar. “A indústria têxtil consome muita água. Com o bazar, podemos poupar o meio ambiente economizando a nossa água, além repassar as roupas de forma ecológica e usar a renda para colocar em prática os nossos projetos sustentáveis”, afirmou a estudante.
A professora responsável pelo projeto na unidade de ensino, Keila Carvalho, comentou que o foco de conscientização começou na comunidade escolar desde o inicio do ano. “Os estudantes estão fazendo diagnósticos das problemáticas na própria escola, elaborando soluções de reparos e armazenamento. Dessa forma conseguimos melhorar a visão deles para a percepção ambiental, atingindo também a comunidade no entorno”, destacou a professora.
A analista e representante ambiental do município, Erika Costa, reforça a importância do programa para a comunidade escolar e o meio ambiente. “O programa ajuda na expansão do conhecimento reflexivo do aluno sobre as questões ambientais, que fortalecem os temas sustentáveis no ambiente escolar”, concluiu Erika.

Carta do Leitor | Moradores cobram mais atenção à Prefeitura do Paulista no período chuvoso



Um leitor do Blog solicita atenção no Janga, em Paulista. 

"Solicitamos a atenção do PAULISTA ATUALIZADO, a Rua Severino Monteiro de Jesus com a Aureliano Artur Soares Quintas no Janga- Paulista-PE, neste dia 12/04/2018 devido ao período chuvoso estamos sofrendo com muita água e lixo, população sujeita a perigo de doenças como a leptospirose  e outras. Através deste blog que chegue as autoridades competentes para resolver o problema.  A água com esgoto e lixo um  perigo para a população que precisamos sair para ir e vir. Precisamos de uma solução urgente, pois se chover mais vamos ficar sem ter como passar por que mesmo de automóvel fica complicado. Neste mesmo local solicitamos polda de árvores e  mais luz, pois a noite fica bastante escuro, risco de assaltos.Prefeito Júnior Matuto e a sua administração aguardamos uma solução! A população agradece!", disse o leitor. 

Camelo do Seguro solicita audiência pública para tratar de fechamento de bares em Paulista

Por Adry Ednando (Ednando Barbosa) 

Foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Paulista na última terça(10), um requerimento verbal de autoria do Vereador Camelo do Seguro(PV), que solicita uma audiência pública para tratar sobre a Operação Bar Seguro

Dentre os órgãos convidados estão:
  • POLÍCIA MILITAR (17° BATALHÃO)
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
  • SECRETARIA DE INFRA ESTRUTURA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE
  • SECRETARIA DE SAÚDE
  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
  • SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA
  • SECRETARIA DE IMPRENSA
  • SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E DEFESA CIVIL

Segundo o vereador, esta audiência pública tem como objetivo esclarecer aos donos de bares e a população em geral sobre a Operação Bar Seguro, que pegou muitos de surpresa no fim de 2017, muitos estes, que tiveram seus estabelecimentos fechados, sem que fosse dado ao mínimo um prazo para que eles se organizassem.

Além de esclarecer, esta audiência terá como principal vertente, a proposição de uma operação conjunta entre os órgãos acima citados que envolva muito mais do que apenas o fechamento do estabelecimento, mas que possa também, incluir a educação, o ajuste, e o apoio municipal na incrementação do comércio local.

Parabéns ao Secretário de Educação Carlos Júnior



A deputada estadual Laura Gomes, acompanhada da primeira-dama do município Andréa Pereira, comemora o aniversário do secretário de Educação de Paulista/PE, Carlos Júnior. Estão presentes funcionários e amigo do chefe da pasta de educação municipal, no Clube de Campo Picapau, na zona rural de Paulista. 

"Lula pode ser solto?" é tema do Ponto a Ponto deste sábado

"Lula pode ser solto?" é tema do Ponto a Ponto deste sábado

O professor de Direito Penal da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) Davi Tangerino é o entrevistado do Ponto a Ponto deste sábado (14). A entrevista vai ao ar à meia-noite, na BandNewsTV. A conversa, que é conduzida pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, traz assuntos ligados à prisão do ex-presidente Lula, como o foro privilegiado, a confiança nas instituições, a Lava Jato e a mídia. 

De acordo com pesquisa do Datafolha (realizada em abril de 2017, com 2.781 respondentes), 70% dos entrevistados dizem que o foro especial por prerrogativa de função, conhecido coloquialmente por foro privilegiado, deveria deixar de existir no País. Já 24% concordam que o mecanismo jurídico usado para julgar pessoas de cargos superiores das esferas municipal, estadual e federal deve continuar em prática no Brasil e 6% não souberam responder.

O ex-presidente Luiz Inácio foi condenado a um ano e 12 meses pelo TRF-4 no Caso Triplex. Na quinta-feira (5), o juiz Sérgio Moro determinou a prisão de Lula, que foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Secretaria de Saúde do Paulista recebe novos veículos nesta segunda (16.04)

A frota da Secretaria de Saúde vai ganhar um reforço significativo nesta segunda-feira (16.04). A gestão municipal investiu R$ 575 mil na aquisição de 12 novos veículos que passam a dinamizar o trabalho do órgão. A solenidade de entrega será, às 10h, em frente à sede do Governo Municipal, que fica localizada na Avenida Floriano Peixoto, S/N, Centro.
Na ocasião serão entregues 12 veículos padronizados. Sendo eles: sete Uno’s Vivace; um Fiorino; um caminhão baú Ford 816 e três ambulâncias SAMU sprinter. O investimento público na ação conta com recursos do tesouro municipal e de Emenda Parlamentar.
Serviço:
O que – Entrega de 12 veículos que beneficiarão à população através da Secretaria de Saúde;
Quando – Segunda-feira (16.04), às 10h;
Onde – Em frente à sede da Prefeitura, localizada na Avenida Floriano Peixoto S/N, Centro.

Grande Recife divulga dados atualizados referentes à pesquisa Origem/Destino


Dados atualizados referentes à pesquisa Origem/Destino foram apresentados aos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13.04), na sede do Grande Recife Consórcio de Transportes. 

Durante a última semana, Paulista conseguiu obter mais 233 respostas, das 4.649 necessárias. O município conta, no momento, com 3.027 questionários preenchidos, restando agora 1.622 para o cumprimento da missão.  

Essa pesquisa pretende identificar as necessidades das pessoas que residem, trabalham, estudam ou buscam serviços em Paulista. Com as respostas da população, o poder público fará investimentos no setor da Mobilidade Urbana, como a criação de novas linhas de ônibus e a implantação de faixas exclusivas para o transporte público.

Vale ressaltar que esses dados devem ser colhidos e repassados até o próximo mês ao Grande Recife Consórcio de Transportes. Por isso que sua participação é de grande importância. Se você ainda não contribuiu, clique no link a seguir (http://icps0517.recife.pe.gov.br/node/add/pesquisa-origem-destino-2016) e ajude a construir uma cidade melhor. 

A Agência do Trabalho do Paulista oferece 15 vagas nesta sexta


A Agência do Trabalho do Paulista oferece, nesta quinta-feira (12.04), 15 vagas de emprego para Nível Médio, com seis meses de experiência. São oito vagas para operador de empilhadeira, três para técnico de manutenção industrial, e duas para eletricista de manutenção industrial. A remuneração não foi informada.
Já para as pessoas com deficiência estão sendo oferecidas duas vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria. É necessário ter Ensino Fundamental completo. O salário não foi informado.
Todas as vagas exigem no mínimo seis meses de experiência e os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações ligar para central de vagas 3183.7293.

Fortalecimento do empreendedorismo feminino fez do Expofêmea um sucesso em Paulista

Foto: Almir Martins/Prefeitura do Paulista

Por meio da formação de liderança e redes de apoio, assim como canais de comercialização de produtos artesanais, a primeira edição do Expofêmea foi um grande sucesso. Nesta quinta-feira (12.04), foi o terceiro e último dia do evento, que teve como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino com exposições no Paulista North Way Shopping e palestras gratuitas na Universidade Joaquim Nabuco, no Centro. A iniciativa contou com 12 stands de diversas artesãs empreendedoras, com peças produzidas que estão à venda com valores que variam de R$ 5 a R$ 200.

Além de participar das exposições, as mulheres empreendedoras também tiveram a oportunidade de agregar conhecimento por meio das palestras realizadas na UniNabuco. Nesta quinta, o tema abordado pela manhã foi sobre a formação de redes de apoio e as redes sociais como ferramenta de negócio, ministrado pela palestrante Eduarda Minellau. Na ocasião, a especialista aproveitou ressaltou importância da Expofêmea.

“Está sendo incrível estar hoje com essas mulheres empreendedoras e tenho a certeza de que cada uma recebeu sua mensagem para comercializar mais, se relacionar melhor e se conectar entre si e criar mais parceria. Parabenizo esse evento que tem sido muito importante para a vida dessas empreendedoras”, declarou a palestrante.

A secretária executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, ressaltou que a primeira edição da Expofêmea vem tendo um resultado fantástico. “A questão da rede de negócios, da comercialização e de agregar valores com a sabedoria que está sendo colocado com as palestras, tem sido um momento bastante enriquecedor. Para as empreendedoras é de muita importância. A exposição no Shopping é mais uma oportunidade da comercialização e exposição de seus produtos. Com isso, aumentamos o leque do apoio e da divulgação dos seus produtos, e assim criamos a comercialização e ampliação de rede de negócios”, concluiu a gestora.

Durante o evento, o público feminino também contou com serviços gratuitos de beleza e bem estar. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres em parceria com UniNabuco, que integra o Grupo Ser Educacional e Paulista North Way Shopping.

Programa Atitude leva serviços à comunidade do Cabo de Santo Agostinho

Ação ocorrerá na manhã desta próxima sexta-feira, dia 13 de abril



Programa de Acolhimento a Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude) vai promover uma Ação de Impacto na manhã da próxima sexta-feira (13), no bairro Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho. Serão disponibilizados mais de uma dezena de serviços, como a emissão de carteira de identidade, exames de saúde (sorológico e de glicose), aferição de pressão arterial, aula de zumba e consultoria jurídica.

A ação ocorrerá das 8h às 12h, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na Rua 09, Malaquias. No local também haverá apresentação de cordel sobre o Programa Atitude, teatro de mamulengos, oficinas de origami e de Redução de Danos (RD) e palestras sobre empreendedorismo e higiene bucal.

O objetivo da ação é estimular e resgatar o exercício de cidadania, disponibilizando serviços públicos gratuitos à população. Também serão divulgadas as atividades do Programa Atitude e o protagonismo dos usuários; repassadas informações sobre Redução de Danos e os serviços públicos disponibilizados na rede intersetorial do município.

As ações foram articuladas pelas equipes do Atitude nas Ruas do Cabo de Santo Agostinho e contam com o apoio das equipes de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além de parceiros públicos (Governo do Estado e prefeitura) e privados.

Programa Atitude, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), atua na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares. Oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz com encaminhamentos direcionados para as redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.

O Atitude atua no Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Oferece Acolhimento de Apoio, Acolhimento Intensivo, o Aluguel Social e o Atitude nas Ruas. No núcleo do Cabo de Santo Agostinho, cerca de vinte beneficiários também estão inseridos no Programa Paulo Freire, dSecretaria de Educação (SEE). Eles receberam kits de material pedagógico (didático e escolar) para o acompanhamento das aulas(320 horas presenciais ? oito meses).

Governo Presente e Prefeitura em Ação levam dezenas de serviços à população do Recife, neste sábado


A Ação de Cidadania leva na manhã deste sábado (14) dezenas de serviços gratuitos e orientações sobre políticas públicas para a comunidade do Cabanga, no Recife. Na Escola Municipal Almirante Soares Dutra, localizada na Rua Camutanga, haverá emissão de documentação civil (CPF, 2ª via de RG e certidões), e realização de exames de saúde (testes de glicemia, aferição de pressão, teste de HIV e sífilis) e aplicação de vacinas.


Na escola, vão ser divulgadas orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos do consumidor, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. Advogados da Defensoria estarão no local para tirar dúvidas sobre emissão da certidão de divórcio, pensão alimentícia e teste de DNA. Além de solicitar a Defensoria habilitação para casamento, retificação e segunda via de registro de nascimento, casamento e óbito.

No local, a população poderá fazer ainda a inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico). Além do Bolsa Família, o Cadúnico permite as pessoas com deficiência e idosas acima de 65 anos a obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC garante a transferência mensal de um salário mínimo ao cadastrado. O incentivo de assistência social é individual e intransferível, para quem já possui, o prazo para o cadastramento é até dezembro deste ano.

Realizada todos os sábados, a Ação de Cidadania é um mutirão de serviços do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, com o Prefeitura em Ação, além de parceiros públicos e privados, com articulação e coordenação do Programa Governo Presente, que integra a Executiva de Articulação Social da SDSCJ.

Coordenada da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a Ação de Cidadania conta com a parceria das seguintes secretarias estaduais: Administração (CPF), Cidades (Detran e Grande Recife), Defesa Social (ITB), Educação, Justiça e Direitos Humanos (Balcão de Direitos e Procon), Mulheres, Planejamento e Gestão (Compesa) e Saúde (Lacen/Hemope). Além da Defensoria Pública na Comunidade e da Prefeitura do Recife, participam os seguintes parceiros: curso Microlins, Celpe, Clube Ferreira Costa, entre outros.   

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo divulga primeiros autores internacionais


Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), acaba de confirmar a presença dos primeiros autores internacionais para sua 25ª edição, que acontece de 03 e 12 de agosto de 2018, no Anhembi. O evento reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras brasileiras, além de players internacionais. Contará com uma ampla programação cultural, em espaços temáticos exclusivos, e receberá, ainda, importantes autores nacionais e internacionais.
Durante os 10 dias de Bienal, os visitantes poderão ter contato com autores, em bate-papos e palestras exclusivas, na "Arena Cultural", entre outros ambientes pensados especialmente para a ocasião. Um dos maiores espaços do evento – com capacidade para 400 pessoas – a Arena já recebeu nomes como Harlan Coben, Cassandra Clare, Lucinda Riley e Kiera Cass. Para esta edição, os primeiros confirmados são: Victoria Aveyard, Soman Chainani, Yoav Blum e Lauren Blakely. Sua curadoria é feita pela Câmara Brasileira do Livro, em parceria com as editoras participantes do evento.

SEMINÁRIO REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER AS FUNÇÕES PÚBLICAS DE INTERESSE METROPOLITANO



Autoridades e especialistas em planejamento urbano estiveram presentes nesta quinta-feira (12), no Auditório da Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, para a realização do Seminário Diretrizes para o Desenvolvimento Urbano Integrado, promovido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. Na programação do evento, que prossegue até esta sexta-feira (13), consta a realização de palestras em nível nacional tratando do tema Governança Metropolitana. 

O Seminário tem como objetivo debater esta temática, destacando os aspectos relevantes dos processos de elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados (PDUIs) das principais metrópoles brasileiras. As informações vão subsidiar o plano da Região Metropolitana do Recife (RMR). O PDUI é um instrumento que integra o processo de planejamento da política de desenvolvimento urbano de regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas e está previsto no Estatuto da Metrópole.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente da Agência Condepe/Fidem, Bruno Lisboa, tendo a mesa ainda os prefeitos de Araçoiaba, Joamy Alves, do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e de Moreno, Edvaldo Rufino, além do representante do BNDES, Caio Ramos. Bruno Lisboa deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do debate nacional sobre as metrópoles, para em seguida expor a composição do atual Sistema Gestor Metropolitano (SGM). Ele registrou que em Pernambuco, o Governo do Estado criou a Lei Complementar nº 382 de 09 de janeiro de 2018, que trata do SGM e criou dois conselhos e um comitê, além de incluir Goiana entre os 15 municípios que hoje integram a região. 

O prefeito de Moreno, Edvaldo Rufino, ao se pronunciar afirmou que tem observado que mesmo entre os municípios existe uma falta de diálogo para tratar as questões de interesse comum. “É muito importante estarmos aqui e vermos as experiências de outros Estados e o quanto avançaram com relação ao que rege o Estatuto da Metrópole e como foi a configuração dos instrumentos de cada um deles deste compartilhamento metropolitano”, registra o prefeito. Edvaldo Rufino diz que temas como a segurança pública não podem faltar na pauta dessas discussões.