Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Escritores pernambucanos promovem Semana Internacional do Livro Infantil para crianças da LBV



A literatura infantil apresenta as crianças um universo de magia, emoções, sentimentos, sentidos e significados. E para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a Legião da Boa Vontade, em sua unidade socioeducacional no Recife/PE, propiciou um mundo mágico da leitura para centenas de crianças e adolescentes beneficiadas pelo programa Criança: Futuro no Presente!. A ação aconteceu nos dias 3 a 6 de abril, com a participação dos escritores Samarone Lima e Sandra Batista.
No primeiro dia, o escritor e jornalista Samarone Lima, bateu um papo com as crianças levando-as ao universo literário infantil. Durante a conversa, Samarone falou de sua trajetória no mundo das letras, explicando um pouco sobre o dia a dia de um escritor e como se dá o processo criativo de um livro. “Queremos despertar nas crianças o gosto pela leitura, porque sabemos que o hábito da leitura traz inúmeros benefícios. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado educacional” explicou o escritor aos pequenos.


A menina Williane Gabriela, 12 anos, que integra o programa Criança: Futuro no Presente!, mantido pela Instituição comentou: “Eu adoro ler gibis, as histórias fazem com que viajemos para outros mundos, ler é muito bom!”, disse.
No segundo dia, a escritora Sandra Batista e de forma lúdica e descontraída, interagiu com as crianças, narrando histórias em ritmo musical, além de estimular a expressão corporal e também o hábito de ouvir com atenção. “ Escrevo as histórias, gosto de vivenciá-las e aqui na LBV foi uma experiência incrível e plena, como diz o poeta e filósofo Lucrécio. Saio da Instituição imensamente gratificada pelo carisma das crianças, do carinho e parabenizo a LBV pelo trabalho social que desenvolve”, declarou a escritora Sandra Batista.
Estudiosos afirmam que uma criança que recebe o estímulo à leitura, certamente será um adulto leitor, e todos sabemos dos incontáveis benefícios que a leitura proporciona em diversos aspectos da vida. A pequena Maria Luísa, 7 anos, destaca que adora ler poesias. “Na Oficina do Saber, adoro a contação de histórias, onde temos um momento bem legal para a leitura e amo ler poesias”, disse a pequena.
No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Bairro dos Coelhos.Conheça e colabore com o trabalho da LBV, informações, ligue: (81) 3413-8601.

Informações, acesse: www.lbv.org

Comissão do Congresso Nacional aprova MP que preserva recursos à saúde e educação e valoriza indústria petroquímica nacional


Em consenso com parlamentares que integram a comissão mista do Congresso Nacional responsável pelo aprimoramento da Medida Provisória 811/2017, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) acatou nove propostas de ajustes ao relatório dele sobre a MP. Aprovado há pouco pelo colegiado, o texto final da medida provisória define claramente as atribuições da Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) no processo de comercialização direta do petróleo destinado à União. O relatório preserva os recursos do Fundo Social à saúde e educação e permite a realização de leilões para estimular o processamento e o refino do petróleo no país.

“Conseguimos construir um relatório que resolve a questão da comercialização do excedente do óleo oriundo do regime de partilha”, explica o relator da MP, que segue à análise do Plenário da Câmara dos Deputados. “Com isso, teremos uma diretriz para estimular o processamento do chamado ‘petróleo cru’ aqui no Brasil, ampliando-se a cadeia de refino e expandindo-se a indústria petroquímica nacional”, acrescenta Fernando Bezerra.

A principal alteração inserida no texto final da MP 811/2017 aperfeiçoa o artigo 2º da matéria. O ajuste deixa claro que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) editará resolução com a nova política de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, no âmbito da PPSA, para uso energético, até 31 de dezembro de 2018. Os demais ajustes são relacionados à utilização de preços de referência da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a comercialização destes produtos.

Um total de 42 emendas apresentadas ao texto original da medida provisória foram acolhidas por Fernando Bezerra. O relatório também considerou as sugestões apresentadas por especialistas ouvidos pela comissão mista durante duas audiências públicas – conduzidas por Fernando Bezerra e o presidente do colegiado, deputado Júlio Lopes (PP-RJ) – para o aperfeiçoamento da MP.

A primeira delas, no último dia 22 de março, contou com a participação do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcio Felix Carvalho; do então presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso; e do diretor da ANP, Aurélio Cesar Amaral. Ao segundo debate, na última quarta-feira (4), compareceram o consultor jurídico da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural – Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), Olavo Bentes David, e o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Walter Baere Filho, além do presidente da PPSA, Ibsen Flores.

RECURSOS HÍDRICOS – Também nesta noite, o Plenário do Senado aprovou relatório do senador Fernando Bezerra Coelho favorável ao projeto de lei (PLC) 315/2009, que altera a distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) entre União, estados e municípios. Com as alterações, aumenta em 20% a parcela destes recursos destinada aos municípios.
“De fato, são os municípios os entes federados que mais padecem os impactos sociais, ambientais e econômicos da inundação de áreas para o estabelecimento de reservatórios de geração de energia elétrica”, analisou o relator do PLC, originário da Câmara dos Deputados. Conforme destacou Fernando Bezerra, o projeto “é oportuno” para que se possa reequilibrar as receitas dos municípios.
“Como senador de Pernambuco, tenho a alegria de representar a cidade de Petrolândia, que fica às margens da Barragem de Itaparica, e que é, entre outros municípios – como Itacuruba e Jatobá – abrangidos com essa compensação financeira pela utilização de recursos hídricos”, comemorou o vice-líder do governo no Senado.

ICMS – Sancionada no final de 2016 e publicada em janeiro de 2017, a Lei Complementar 187/2017 mudou a forma de cálculo do coeficiente de participação dos municípios-sedes de hidrelétricas no rateio do Imposto sobre Circulação e Mercadorias (ICMS). A legislação teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 525/2015, de autoria do senador Fernando Bezerra. A matéria estabeleceu uma média nacional para a divisão do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do ICMS da geração de energia entre os municípios que possuem usinas hidrelétricas e não implicou em aumento deste imposto nem de qualquer outra tarifa ao consumidor.

Saúde suplementar contrata em todas as regiões do país

Boletim do IESS atualiza estoque de emprego no setor

O estoque total de empregos na saúde suplementar apresentou crescimento em todas as regiões do país em fevereiro de 2018 de acordo com o "Relatório de Emprego na Cadeia da Saúde Suplementar", boletim mensal do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) que mostra o número de trabalhadores empregados pela cadeia de saúde suplementar (que engloba os fornecedores de materiais, medicamentos e equipamentos; prestadores de serviços de saúde; e, operadoras e seguradoras de planos de saúde).
No período de 12 meses compreendido entre fevereiro de 2017 e o mesmo mês desse ano, o total de pessoas empregadas formalmente no setor cresceu 2,2%, enquanto no total da economia se manteve praticamente estável, com leve variação positiva de 0,1%. "Desde o lançamento do relatório, em abril de 2017, o setor de saúde suplementar sempre foi um contraponto com o total da economia", avalia Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS. "Ainda é cedo para comemorar, mas a estabilidade registrada no período pela economia como um todo pode ser o começo de um avanço do trabalho formal do país", conclui.
A nova edição do relatório mostra crescimento do número de empregos na saúde suplementar em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste, com saldo positivo de mais de 2,5 mil postos formais. É importante lembrar que, mesmo com saldo positivo, o setor não crescia em todas as regiões desde outubro de 2017.
Em fevereiro, o segmento apresentou o saldo de contratações de 6.410 pessoas. Esse valor representa quase 10% de todo o fluxo de emprego nacional, que teve saldo positivo de 61.188 postos formais de trabalho no mesmo mês.

Subsetores
Na análise por subsetor do período de 12 meses encerrado em fevereiro de 2018, o segmento de Fornecedores foi o que apresentou maior crescimento, de 2,4%, seguido por Prestadores, com alta de 2,2%, e Operadoras, com expansão de 2,2%. Na cadeia produtiva da saúde suplementar, o subsetor que mais emprega é o de prestadores de serviço (médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e estabelecimentos de medicina diagnóstica), correspondendo a 2,4 milhões de ocupações, ou 71,5% do total do setor. Já o subsetor de fornecedores emprega 823,1 mil pessoas, 24,1% do total. As operadoras e seguradoras empregam 152,4 mil pessoas, ou seja, 4,5% da cadeia.
Vale lembrar que o IESS criou um indicador de base 100, tendo como ponto de partida o ano de 2009 para deixar mais clara a relação entre os empregos gerados pelo setor de saúde suplementar e o conjunto da economia nacional. Em fevereiro de 2018, o índice para o estoque de empregos da cadeia suplementar foi de 137, mesmo nível do mês anterior. Já o número-índice da economia total manteve-se em 109, como tem ocorrido desde dezembro de 2017.

Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Tecnologia ajuda na escolha da profissão


A passagem para a vida adulta exige do jovem uma decisão difícil: escolher a profissão que pretende se dedicar ao longo da sua vida profissional. Este é um dos principais dilemas dos jovens que cursam o ensino médio. Construir uma carreira é uma tarefa complexa e implica certa maturidade para que a tomada de decisão seja feita de forma consciente e autônoma. Segundo a Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP), as escolhas equivocadas são as principais responsáveis pelos percentuais de evasão universitária, um índice que chega a 40% do total de matriculados.  Como forma de ajudar nesta decisão, a DeVry Brasil criou uma ferramenta online e gratuita para estudantes do ensino médio de Pernambuco, sejam de escolas privadas ou públicas.
“Disponibilizamos mais de 100 mil licenças gratuitas para este teste vocacional. Buscamos algumas parcerias com escolas da rede privada e com a Gerência Regional da Secretária de Educação do Estado. O objetivo é ajudar estes estudantes, disponibilizando uma ferramenta que vai testar as habilidades e apontar os cursos que mais se enquadram com o perfil do aluno, de acordo com as suas respostas. Não é um veredito, mas contribui com esta tomada de decisão”, explicaPaulo Sedicias, Supervisor de Relacionamento da UniFBV, instituição que faz parte da DeVry Brasil.
A proposta do site http://devry.oquevaiser.com.br/ é ajudar os jovens, que estão concluindo o ensino médio, a escolherem a profissão que desejam seguir a partir de alguma área que ele tenha interesse e aptidão.  O teste dura em média 30 minutos e a aplicação pode ser feita pelo smartphone, tablet, notebook ou no próprio laboratório de informática da instituição. Na plataforma serão abordados temas como: ambientes de trabalho que eu me identifico, temas que eu curto, curiosidades, quero trabalhar com, meus interesses, e atividades que eu curto. Interessados devem procurar o setor de High School do Centro Universitário UniFBV pelo telefone (81) 3081-4424 / 25 ou através do e-mail: paulo.sobrinho@fbv.edu.br.

InBetta inaugura novas instalações em Pernambuco

Imagem meramente  ilustrativa. Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira, dia 17 de abril, a InBetta inaugura oficialmente a sua nova Unidade Industrial e Central de Distribuição no município do Paulista em Pernambuco.

Nas instalações, serão fabricados e distribuídos os produtos das empresas Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro, que formam a InBetta.

Há quase duas décadas atuando em Pernambuco, a partir da nova Unidade Industrial e da Central de Distribuição, a InBetta pretende ampliar sua atuação nos mercados nacional e internacional.

Arpe autoriza reajuste tarifário sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

 
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Divulgação


A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados no Estado de Pernambuco (Arpe) autorizou hoje (12) a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a aplicar o reajuste de 2,78% nas contas de água, a partir do dia 12 de maio. Esse percentual representará um acréscimo de  R$ 1,12 na tarifa mínima convencional. Para esses clientes, que apresentam um consumo mensal de até 10 mil litros de água (10m3), a tarifa passará de R$ 40,18 para R$ 41,30. Já para os clientes de baixa renda, que pagam a tarifa social, o aumento significará  R$ 0,23 a mais na conta, ou seja, a fatura subirá dos atuais R$ 8,40 para R$ 8,63, por mês. A decisão foi homologada pela Arpe e publicada na edição de hoje  do Diário Oficial do Estado. O reajuste foi estabelecido para fazer a reposição da inflação dos últimos 13 meses. O processo de revisão tarifária quadrienal  foi suspenso a pedido da própria Compesa devido à necessidade de uma avaliação mais detalhada do Estudo de Gestão de Ativos para adequação ao previsto na Resolução ARPE nº 88/2014.

Paulista sedia o primeiro Seminário de Implantação do Programa Maria da Penha Vai à Saúde


As Secretarias de Políticas para as Mulheres e Saúde do Paulista vão realizar, nesta terça-feira (17.04), o primeiro Seminário de Implantação do Programa Maria da Penha Vai a Saúde. O evento vai acontecer no auditório do Anexo C, da Universidade Joaquim Nabuco, Centro, às 14h. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o enfretamento à violência contra a mulher, proporcionando um acolhimento e um encaminhamento mais adequado a essas vítimas de violência, que são atendidas na rede municipal de saúde.

Na ocasião, a chefe do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco, a delegada Gleide Ângelo, vai ministrar uma palestra sobre o enfretamento da violência contra a mulher. O evento também contará com a presença dos gestores e profissionais da saúde. O programa é uma ação integrada entre o governo do estado e as Secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e Saúde.

Serviço:

O que - Primeiro Seminário do Programa Maria da Penha Vai à Saúde;

Onde - Na Universidade Joaquim Nabuco, no auditório do Anexo C, ao lado do Paulista North Way Shopping;

Quando - Nesta terça-feira (17.04), às 14h.

A Agência do Trabalho do Paulista oferece 15 vagas nesta segunda-feira


A Agência do Trabalho do Paulista oferece, nesta segunda-feira (16.04), 18 vagas de emprego para Nível Médio, com seis meses de experiência. São oito vagas para operador de empilhadeira, três para técnico de manutenção industrial, e duas para eletricista de manutenção industrial. A remuneração não foi informada.

Já para as pessoas com deficiência estão sendo oferecidas cinco vagas para Auxiliar de linha de produção. É necessário ter Ensino Médio completo. O salário não foi informado.

Todas as vagas exigem no mínimo seis meses de experiência e os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações ligar para central de vagas 3183.7293.

Campeonato Norte e Nordeste Karatê atrai atletas de diversas cidades a Paudalho



Não é só o futebol que tem espaço no Município do Paudalho. Cerca de 150 atletas de diversas cidades participam do campeonato Norte e Nordeste Karatê, que ocorre na Quadra Esportiva, que fica na Avenida Miguel Arraes, no centro do Paudalho. A programação começou neste sábado (14) e segue até o domingo (15) ofertando aulões de karatê, cursos e competições com entrega de premiação. O evento, um dos mais importantes do país, é realizado pela Confederação Educacional do Brasil de Karatê e efetivado pela Secretaria Executiva de Esportes do Município.

Dando espaço ao Karatê

 O secretário executivo da pasta, Diógenes Porfírio, explicou que o objetivo da ação é difundir a modalidade esportiva na cidade. “A gente está muito feliz de trazer esse evento para o Município, é um desafio porque a modalidade nunca foi explorada aqui na cidade. E o objetivo é fazer essa integração entre os atletas daqui, o trabalho que e feito no Município, com atletas e outros lugares e claro difundir o esporte em Paudalho. Nós temos uma ação nas escolas municipais há um ano, com os professores de karatê Esdras e Marinho. E esse evento só reforça o nosso comprometimento”, explicou.

O karateca Ryhann Rabelo, de sete anos, é de Paraopeba, no Pará e viajou cerca de 2400KM para participar da competição. Sobre a programação ele foi enfático. “Está muito bom, eu estou gostando muito...Nota 10”, disse o garoto. 

Quatorze mestres de diversas cidades e estados são responsáveis por ministrar o conhecimento no campeonato. O presidente da Confederação Educacional do Brasil de Karatê, Antônio Pereira, destacou o papel social da modalidade esportiva. “A gente veio para fazer a diferença, principalmente no social. Até porque nosso projeto do Karatê Educacional é formar cidadãos. A única solução para o Brasil é a educação e o esporte”, comentou. 

Para o presidente da Federação Pernambucana de Karatê Educacional, Sílvio Vieira, a programação proporciona educações para as crianças, jovens e adolescentes. “É uma grande honra para o Estado receber uma Confederação Nacional aqui no evento onde temos o objetivo de proporcionar além de tudo a educação. A gente precisa mostrar outros esportes além do futebol. A gente pode sim acreditar e ter grandes atletas”, destacou.

Fiz um gol pela infância brasileira!

Iniciativa solidária tem apoio da pernambucana Nena Queiroga


A Legião da Boa Vontade (LBV) promove a edição 2018 da tradicional campanha Fiz um gol pela infância brasileira! a iniciativa conta com a adesão de destacados artistas da música, astros do futebol brasileiro e internacional, a fim de mobilizar a população para contribuir com a manutenção e o aprimoramento do trabalho socioeducacional desenvolvido pela Instituição em favor de crianças, adolescentes e jovens.
Neste ano, o videoclipe da campanha intitulado “É o Brasil de Novo” tem a participação da pernambucana Nena Queiroga que juntamente com ascrianças e adolescentes atendidos pelos programas socioeducativos da LBV no Recife, além de meninos e meninas da unidade educacional da Instituição no Rio de Janeiro, protagonizam o videoclipe que convida a população brasileira a colaborar com a campanha que presenteará com uma camisa autografada pelos astros do futebol brasileiro e internacional.
Nesta quinta-feira, 12, ocorreu a gravação do videoclipe de Nena Queiroga com as crianças e adolescentes da LBV, as locações foram o Paço do Frevo e Marco Zero do Recife. O videoclipe será exibido em todo o Brasil.

Para garantir sua camisa e torcer pelo Brasil, faça sua doação pelo site www.lbv.org/doe ou ligue para 0800 055 50 99.

Mutirão de Saúde oferta serviços nas comunidades de Igarassu


Em Igarassu, a Secretaria municipal de Saúde está iniciando, nesta segunda-feira (16), uma grande ação de saúde nas diversas comunidades no horário das 8h30 às 12h. O Objetivo do mutirão é otimizar os serviços aos usuários de Sistema Único de Saúde com o atendimento chegando mais perto da população. 

Com o PROGRAMA SAÚDE PRA GENTE serão ofertadas especialidades em clínica geral, odontologia, nutrição, alguns tipos de vacinação, testagem rápida: sífilis, HIV, tuberculose, escarro e glicemia, além da imunização para cães e gatos. 

O atendimento será na pracinha do Sítio Lira, para atender as comunidades também, de Triunfo, Guereré e Almanara, já na terça, dia 17, a programação será no Sítio Santa Cruz e na quarta-feira, dia 18, o mutirão de Saúde segue em frente à Igreja Católica do Bonfim 1.