Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Projeto do Instituto Vladimir Herzog oferece curso sobre valores em direitos humanos

O Usina de Valores tem o objetivo de munir agentes sociais com conhecimentos que irão encorajar e nutrir uma ampla cultura de direitos humanos no país.

Recife - O Usina de Valoresprojeto do Instituto Vladimir Herzog que realizará ações formativas para disseminar valores que promovam uma cultura de direitos humanos e engajar pessoas na construção de uma sociedade justa e não violenta, está com inscrições abertas até o dia 25 de abril, às 16h. Realizado em Recife, o início será em 28 de abril e os interessados receberão a confirmação para participação até às 18h do dia 26 de abril.
Este curso integra o ciclo de ações educativas, eventos e vivências presenciais que serão desenvolvidas ao longo de 2018 na zona sul de São Paulo, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e em diferentes regiões de Recife. A realização do projeto conta com a parceria de iniciativas como Periferia em Movimento (SP), o Coletivo Papo Reto (RJ) e a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Recife).

A proposta, construída em conjunto com educadores e articuladores em cada um dos territórios, é provocar reflexões e contribuir com ferramentas que possibilitem o diálogo. A identificação de pontos convergentes para superar a escassez de escuta entre grupos com possibilidade de entendimento mútuo é a linha condutora do processo formativo. 
Em Recife, a distribuição das vagas irá priorizar pessoas que atuem em movimentos sociais, grupos religiosos ou com comunicação.

No total, serão seis encontros entre os meses de abril e setembro, sendo um sábado por mês, com 4h de duração cada. Todos as reuniões acontecerão das 14h às 18h, no Casarão, localizado no bairro de Boa Vista.
Alguns dos tópicos que serão abordados nos encontros são: Quais os valores do seus direitos?; Bem-viver e as Redes de Cuidados; Comunicar (r)existências e reconstruir valores; Cultura de resistência e novas ferramenta de enfrentamento às opressões; Comunicação popular e demandas insurgentes; Aprendizados e desafios em contexto de crise.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrições e aqui para saber mais informações sobre o plano de aula.

Serviço
Datas28/04, 26/05, 30/06, 28/07,  25/08, 29/09.
Local: Casarão (próximo do Mercado da Boa Vista)
Rua Santa Cruz, 190 - Boa Vista.Carga horária: 24 horas total, 4 horas por encontro.
Certificado: Serão fornecidos certificados aos participantes - com o total de horas de participação.

Primeira etapa da Fábrica InBetta é inaugurada em Paulista


Marcando um novo momento econômico no município do Paulista, foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (17.04), a Unidade Industrial e Central de Distribuição da InBetta, na rodovia PE-22, em Maranguape II. Com a instalação da fábrica, 300 novos empregos foram gerados diretamente somente no primeiro ano de operação da indústria.

Nesta nova InBetta, foram investidos R$ 160 milhões na construção de 33 mil metros quadrados de prédios, em uma área de 260 mil metros quadrados, onde serão fabricados bens de consumo para limpeza, ferramentas, utensílios domésticos, dentre outros produtos, totalizando cerca 30% da capacidade de produção da fábrica em relação às demais do Brasil, que é em torno de 50 milhões de unidades por mês, de quase 5 mil produtos diferentes.

Na abertura da solenidade de inauguração, o presidente do grupo InBetta, Eduardo Bettanin, falou que esse empreendimento é muito importante para crescimento do grupo que tem 70 anos de atuação no mercado. “Na verdade, esta filial construiu-se rápido, mas levamos três anos de planejamento em todas as esferas, principalmente nas esferas de engenharia. Podemos dizer que fora do Rio Grande do Sul, essa fábrica do Paulista é um grande investimento e sem dúvida a mais moderna e melhor, com melhores equipamentos”, ressaltou  Eduardo Bettanin.

Para o governador Paulo Câmara, a construção da InBetta, sobretudo em um espaço de pouco mais de um ano após a pedra fundamental, é uma mostra de que com planejamento determinação e parcerias, é possível fazer as coisas andarem com rapidez.

“Tenho certeza que esse investimento é o início de uma grande jornada, e que outros virão. Em relação à geração de emprego, já começa com a criação de novas 300 vagas e tenho certeza de que isso também irá se ampliar, além dos empregos indiretos. Então, isso tudo vai ser fundamental e necessário para o caminho que a gente quer de recuperação econômica de Pernambuco, e ao mesmo tempo ajudar o Brasil a voltar a crescer”, destacou Câmara.

O prefeito Junior Matuto, destacou que a vinda da InBetta é um começo para que Paulista volte a ser um polo industrial, sobretudo, com profissionais da própria região, que passaram por uma triagem e uma qualificação de acordo com a demanda da empresa, aproveitando a mão de obra do próprio município e da região metropolitana norte.

“Quando entrei aqui hoje, o que vi me deixou muito feliz e agradecido: vi vários rostos conhecidos, felizes de estarem trabalhando e tão perto de casa. Se houver dedicação e compromisso, com certeza estes trabalhadores poderão se aposentar aqui e ver filhos e netos trabalhando aqui também. A partir do momento da instalação da InBetta aqui em Paulista, já desperta interesse entre outros empresários para viabilizar outras empresas, que irão gerar emprego e renda na nossa cidade,” ressaltou Junior Matuto.

PRIMEIRA-DAMA
Andréa Matuta prestigiou a inauguração e parabenizou a vinda do grupo ao presidente Eduardo Bettanin.




Programa Maria da Penha Vai a Saúde é lançado no Paulista


FOTO: BEATRIZ LORRANY
Mais uma iniciativa importante está chegando para fortalecer a saúde do nosso município. Nesta terça-feira (17.04) foi realizada, no anexo B, da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, o I Seminário de Implantação do Programa Maria da Penha Vai à Saúde, que contou com a apresentação do Grupo Atos de Resgate. A iniciativa visa contribuir com a formação dos profissionais municipais de saúde, para que eles possam identificar, orientar e encaminhar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, aos serviços de saúde prestados pela gestão. A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, em parceira com a Secretaria de Saúde do Paulista.
A secretária Municipal de Saúde, Fabiana Bernart, falou da importância do programa, que já atua na educação do município, desde 2013. “Vamos atuar na saúde com o intuito de acolher essas mulheres dentro dos nossos serviços. Iniciaremos uma capacitação com os profissionais da rede, e dentro dessa formação, eles vão aprender quais instrumentos usar, quais os perfis de violência, podendo assim fazer a orientação e o encaminhamento adequados a essas vítimas”, explicou.
Quem também marcou presença no evento e ministrou uma palestra sobre o enfrentamento a violência contra as mulheres, foi a chefe do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco, a delegada Gleide Ângelo. De acordo com Gleide, criar esse laço de confiança entre a gestão e as vítimas fortalece ainda mais o desempenho do programa no município. “Na maioria das vezes as mulheres agredidas não têm coragem de denunciar. Através dessa aproximação, entre elas e os profissionais da rede, uma confiança será gerada, facilitando a ação da polícia no caso”, ressaltou.
Ainda durante o encontro, a secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, destacou que a iniciativa foi feita com o objetivo de desconstruir uma realidade ainda muita cruel para as mulheres. “Por mais que nós mulheres, tenhamos crescido, nos desenvolvido, nós ainda não conseguimos a equidade e é isso que queremos. O trabalho de enfrentamento a violência contra as mulheres é de todos nós, é de uma sociedade. Aqui, o mais importante hoje, é que cada um se aproprie dessa ideia e siga firme na causa, para que nossa luta pela igualdade de gênero deixe de ser vista apenas como um estereótipo”, disse.
O prefeito Junior Matuto discursou e finalizou o encontro destacando que o Programa Maria da Penha Vai á Saúde chegou para reforçar, ainda mais, o trabalho significativo que a gestão vem fazendo na luta ao enfrentamento da violência contra as mulheres. “Vamos juntar a fome com a vontade de comer, unindo a força e o compromisso que nossos profissionais da saúde têm, com a garra e dedicação que todos temos, para continuarmos trabalhando e lutando por uma sociedade igualitária”.    

Marca de mobiliário de alto luxo estreia no mais importante evento do design mundial na Mostra Brazil S/A OFF


Neste mês, a Breton estará em Milão pela primeira vez, e será uma das expositoras na mostra Brazil S/A Off, que vai reunir uma coletânea de peças icônicas de grandes nomes do design nacional. A iniciativa é uma parceria com o Brazil S/A, espaço de inovação e design que promove o relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros com o mercado nacional e internacional.
Mesa de centro Leaf - Terinn Design
A marca de mobiliário irá lançar um item de seu extenso portfólio para áreas internas e externas: a mesa de centro Leaf, assinada pelos designers Marcos Maia e Gilmar Mazari. Disponível em diferentes formatos, a peça pode ser utilizada em conjunto ou separada, como mesa de centro ou puff. Versátil, ela possui acabamento em madeira, couro e com base em ferro.
À frente da Terinn Design, Maia e Mazari possuem um acervo significativo de desenhos de móveis, objetos e acessórios exclusivos, e hoje desenvolvem também peças direcionadas à produção em série, estendendo ao mobiliário a sua filosofia de trabalho.
A mostra Brazil S/A acontece no Viale Bianca Maria 4, no Bianca Maria Palace Hotel, de 17 a 22 de abril.
Sobre BretonFundada em 1967, a empresa brasileira Breton possui hoje 360 funcionários e sete lojas: três em São Paulo, uma em Campinas, uma em São José dos Campos e uma no Rio de Janeiro. Sob direção familiar desde seu início, a marca é reconhecida pela qualidade, design exclusivo e inovação de suas peças. Em seu mix de produtos estão móveis para áreas internas, externas, linha corporativa e objetos de decoração.

Comissão de Justiça discutirá legalidade das tarifas mínimas de água e energia elétrica

A Comissão de Justiça convocou, para a próxima quinta (26), audiência pública para discutir se a cobrança de taxa mínima para fornecimento de água e de energia elétrica é válida ou atenta contra o direito do consumidor. A necessidade do debate foi verificada pelo colegiado ao apreciar o Projeto de Lei n° 712/2016, que visa extinguir esse recolhimento por parte das empresas concessionárias e permissionárias no Estado.

Alepe prestigia aniversário de 370 anos do Exército

Homenagem ressalta contribuição da instituição para a segurança nacional, e pelas suas ações pacificadoras e para a mobilidade, saúde e abastecimento dos brasileiros


Por proposição do deputado estadual Zé Maurício, a Assembleia Legislativa de Pernambuco promove Reunião Solene, nesta terça (17/04), em reverência aos 370 anos do Exército Brasileiro. A ocasião contará com a presença, dentre outros, do General de Exército Artur Costa Moura, do Comando Militar do Nordeste (CMNE).
Parte essencial da construção histórica de Pernambuco, tendo sido determinante no século 17 para frear o avanço das tropas holandesas sobre o território nacional, o Exército faz aniversário na mesma data de um dos mais importantes episódios da história pernambucana: a 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648.
Atuante na manutenção da unidade nacional, tendo contribuído para evitar a fragmentação política da nação; o Exército colabora para a demarcação definitiva de fronteiras; além de ter participado de outros momentos cruciais da história do Brasil, como a Independência da Colônia; o fim da escravidão; e a Proclamação da República.
“A instituição tem sido fundamental para a preservação da integridade do território brasileiro, da soberania nacional; bem como, dos valores democráticos”, pontua o autor da homenagem, deputado Zé Maurício. “Por meio do Braço Forte, Mão Amiga, o Exército tem desenvolvido também projetos de grande relevância para a mobilidade estratégica e proteção da Amazônia, pautado sempre pela Constituição”, complementa.
No âmbito da Segurança Integrada de Área, a organização homenageada tem cumprido Missões de Garantia da Lei e da Ordem, como em 2014, em Ilhéus na Bahia; na Favela da Maré no Rio de Janeiro, em 2015; no Rio Grande do Norte em 2016 e 2017; no Espírito Santo em 2017; na Varredura em presídios de todo o Brasil em 2017 e agora durante a Intervenção no Rio de Janeiro.
Nessa perspectiva, em junho de 2014, o Exército esteve envolvido em ações de Defesa na Copa do Mundo de Futebol, na Copa das Confederações, nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, apoiando o governo federal, por meio do Ministério da Defesa e Ministério da Justiça. As tropas do Comando Militar do Nordeste, inclusive, atuaram em todas as cidades-sede da Copa no Nordeste.
Através da iniciativa Mão Amiga ainda, a organização realiza o atendimento de saúde às populações das regiões de fronteira, mais distantes e mais inóspitas, em cooperação com as esferas governamental, federal, estadual e municipal, e apoia a defesa civil em situações de calamidade pública, como também é parceiro de Prefeituras do interior e da capital no combate à dengue, campanhas de vacinação e na contenção de encostas.
Como forma de incentivar a prática esportiva, o Exército abre os portões de seus quarteis, para a prática esportiva orientada e com viés de complemento escolar, tendo como público-alvo as crianças de baixa renda, através do projeto Forças no Esporte. Na região metropolitana, cinco Organizações Militares realizam esse trabalho com sedes nos bairros de Afogados, Casa Forte, Tejipió, e nas cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
No Nordeste, o a organização planeja, coordena e fiscaliza a busca, o transporte, a desinfecção e a distribuição de água potável para as populações necessitadas em mais de 688 municípios, dos quais 106 em Pernambuco, abrangendo a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão. Para isso, conta com a utilização de carros-pipas contratados. Atualmente, mais de seis mil pipeiros estão trabalhando em todo o Nordeste, atendendo uma população de dois milhões e oitocentos e setenta e um mil e setecentos e doze pessoas.
Ainda na região Nordeste, a entidade mobiliza a sua engenharia de construção, e realiza obras de construção e pavimentação, como a das rodovias de acesso às estações de bombeamento EBV-01 e 03 (do eixo leste do projeto de integração do São Francisco); a revitalização das margens do rio São Francisco (trecho Itacoatiara); a manutenção e conservação da rodovia BR-110/PE no trecho entre Petrolândia/PE e Ibimirim/PE; o melhoramento e pavimentação da rodovia estadual MA-034 entre as cidades de São João dos Patos/MA e passagem Franca/MA e manutenção da rodovia BR 222, entre as cidades de Piripiri/PI e São João do Arraial/PI; além da a abertura de 590 poços artesianos.
“Esta homenagem ocorre para legitimar e reconhecer a relevância do Exército, que em tanto contribui, não só para a defesa do nosso território, mas também para ações de extrema importância na mobilidade, abastecimento, segurança e saúde dos brasileiros. Nada mais justo então do que ter seu valor sublinhado nesta que é a ‘Casa do Povo’”, defende Zé Maurício.
Vale ressaltar que no intuito de se fortalecer cada vez mais no cenário internacional, o Exército Brasileiro tem participado ativamente em missões de paz, por delegação das Nações Unidas, e, desta forma, o Brasil se faz presente em vários países, com a participação inclusive de nordestinos, integrando a Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas e o grupo de Observadores da ONU.
A mais recente dessas missões aconteceu em 1995, quando foi formado o Contingente com um efetivo de um Batalhão para atuar em Angola na África. Em 2001 e 2003, os pernambucanos cruzaram o mundo para proteger o Timor Leste, na Ásia. Já nos anos de 2006, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2017, integrantes de PE compuseram o Contingente de soldados brasileiros para reconstrução do Haiti, na América Central.

Inbetta inaugura Unidade Industrial e Central de Distribuição em Paulista


A Inbetta inaugurou hoje (17.04), nova unidade industrial e central de distribuição em Paulista, que já começa a funcionar este mês, com aproximadamente 300 empregos diretos. O presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), participou da solenidade junto ao governador Paulo Câmara e o prefeito da cidade, Júnior Matuto, que viabilizaram o empreendimento no município.
A nova unidade esta localizada junto à PE-022, no bairro de Jaguarana. Lá, serão fabricados bens de consumo para limpeza, ferramentas, utensílios domésticos, entre outros produtos que serão distribuídos para clientes de todo o Brasil e do exterior. Para Fábio Barros, “as novas instalações da Inbetta valorizam a economia de Paulista, além das oportunidades profissionais oferecidas pelo empreendedorismo”.

Aprovado parecer de Armando prorrogando incentivos da Sudene


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (17), parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei que prorroga até 31 de dezembro de 2023 os incentivos fiscais da Sudene e da Sudam, que venceriam em dezembro próximo. O projeto seguirá direto ao exame da Câmara dos Deputados.

Numa outra medida, Armando alterou o projeto de lei para possibilitar que seja usada para capital de giro metade da opção dada às empresas instaladas com os incentivos fiscais da Sudene e Sudam de reinvestir 30% do imposto de renda devido. Estima-se que tais recursos, depositados no Banco do Nordeste e no Banco da Amazônia, somem mais de R$ 650 milhões.

A outra metade dos 30% do IR devido será destinada obrigatoriamente a reinvestimentos, como compra de máquinas e equipamentos. Este benefício, que vencia em dezembro próximo, foi também prorrogado por cinco anos.

Armando incorporou ao seu parecer – elogiado pelos senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Waldemir Moka (MDB-MS) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) - emenda da senadora Simone Tebet (MDB-MS) estendendo os incentivos fiscais da Sudene e da Sudam (redução de 75% do imposto de renda) aos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, atendidos pela Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). 

DIFERENCIAIS - O senador pernambucano assinalou que os indicadores econômicos do Nordeste e do Norte, que têm um PIB per capita que é metade da média nacional e 65% do PIB do país, respectivamente, demonstram não ser possível abrir mão dos incentivos fiscais para atrair investimentos nas duas regiões.

Destacou que o impacto desses incentivos, da ordem dos R$ 6 bilhões anuais, representa apenas 2% do total da renúncia fiscal da União. Em contrapartida, segundo ele, os incentivos fiscais na área da Sudene proporcionaram investimentos da ordem de R$ 64,6 bilhões no ano passado, gerando 140 mil empregos.

“Os incentivos concedidos às empresas instaladas nas áreas da Sudene e da Sudam concorreram para que os diferenciais de renda entre o Nordeste e o Norte e o restante do país ficassem um pouco menores. Mesmo nos momentos em que não foi possível reduzir as desigualdades, a Sudene e a Sudam contribuíram para evitar o aprofundamento do fosso econômico e social que separa as duas regiões das mais desenvolvidas”, salientou Armando Monteiro no seu parecer. 

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Chuva melhora abastecimento de Afogados da Ingazeira e garante água por dois anos


Os moradores de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, já estão recebendo mais águas nas torneiras. A melhoria foi possível graças as últimas chuvas registradas na região, o que permitiu a recuperação  total da Barragem de Brotas que agora está vertendo. Em função da boa notícia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve condições de reduzir o calendário de abastecimento da cidade, que passou para o rodízio de cinco dias com água e dois dias sem. Anteriormente, o calendário era o inverso: cinco dias sem água e dois dias com água. Brotas é a principal fonte hídrica que alimenta o sistema integrado que atende Afogados da Ingazeira e Tabira, e atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento, na última segunda-feira (12). 

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes, o  manancial tem capacidade de acumular 19,6 milhões de metros cúbicos de água, volume suficiente para atender a população das duas cidades, cerca de 83 mil pessoas, dentro do atual regime de abastecimento, pelo período de dois anos – mesmo que não ocorram mais chuvas. "A chuvas trouxeram tanta alegria aos moradores de Afogados da Ingazeira que a imagem da Barragem de Brotas sangrando virou atração turística", comenta o gerente.

A Barragem de Brotas, que entrou em colapso em fevereiro de 2017, estava com 11% da sua capacidade no começo deste ano. De lá para cá, período oficial da quadra chuvosa na região do Sertão, o manancial apresentou uma boa recuperação até chegar a sangrar. Além da Barragem de Brotas, o sistema também recebe uma pequena contribuição dos Poços de Vila de Fátima, que ficam localizados na divisa dos municípios de Flores e Carnaíba. Para os moradores de Tabira, permanece o calendário praticado na cidade.

Operação Inverno segue beneficiando canais da cidade


A Prefeitura do Paulista segue com os trabalhos preventivos para os danos no período chuvoso. A Secretaria Executiva de Serviços Públicos da cidade deu início à operação inverno no início do mês de março, e agora caminha para a metade do trabalho.
De todos os canais que já receberam a limpeza, estão: O Canal do boi, Canal da Tinta, Canal da Rua 01, Canal Luiz Gonzaga, Canal da Av. F, Canal de Nossa Senhora de Fátima, Canal da Rua Vietnã do Norte, Canal da PE-15, Canal do Cemitério e o Canal da PE-22. Outros quatro canais estão recebendo a ação.
Cerca de 30 canais ainda serão beneficiados pela iniciativa, que irá durar mais 30 dias. Durante o trabalho, os funcionários da prefeitura irão realizar a remoção do mato e do lixo existente no leito e nas margens dos canais. O trabalho conta com um efetivo de 43 homens, além de máquinas como retroescavadeiras e caminhões caçamba.

CAMPUS DA UFPE MUITO PERTO DA REALIDADE


CAMPUS DA UFPE MUITO PERTO DA REALIDADE

Luta de Severino Ninho desde 2011, o campus da UFPE do litoral norte caminha a passos largos para acontecer. Segundo o reitor Anísio Brasileiro, serão oferecidos inicialmente os cursos de bacharelado em ciências e tecnologia, planejamento e gestão de território e licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza. A partir de 2022, o campus passará a ofertar mais 4 cursos de engenharia: urbana e ambiental, de computação, eletrônica e de energia.

PASSO A PASSO DA LUTA DE NINHO PELO CAMPUS

1. Em 22/03/2012, Ninho encaminhou a Indicação 2743 ao então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, solicitando o campus;
2. Em 28/06/2016,  através da Indicação 2331, Severino Ninho reitera ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o pedido para a construção do campus do litoral norte;
3. Em 16/12/2016, Ninho entrega pessoalmente ao ministro da Educação, a proposta de criação do campus da UFPE do litoral norte.
4. Em 13/04/2017, Ninho é recebido pela vice-reitora da UFPE Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos e pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago José Galvão das Neves, que dão apoio à proposta e se comprometem em elaborar o projeto acadêmico de criação do campus da UFPE do litoral norte.
5. Em 05/02/2018, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, durante o seminário Movimento Pernambuco pela Educação anuncia a implantação do campus a partir de 2019.
6. Em 02/04/2018, o ministro da educação Mendonça Filho anuncia, em Goiana, a construção do Campus.