Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

DEPUTADO MARINALDO ROSENDO HOMENAGEIA TRIBO XUCURU, NO DIA DO ÍNDIO



Antecipando as comemorações dos 138 anos do município de Pesqueira, nessa quinta-feira comemora-se o Dia do Índio. Sabendo da importância dos povos indígenas no Estado, o deputado Marinaldo Rosendo parabeniza a comunidade da tribo Xucuru, que fica localizada em Pesqueira, em homenagem a todas as tribos indígenas no Estado. 

Hoje, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), Pernambuco contém dez povos indígenas, nos municípios de Águas Belas, Pesqueira, Buíque, Cabrobó, Inajá, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta e Carnaubeira da Penha, cuja população passa de 25 mil, remanescentes dos povos indígenas que primitivamente habitavam no Estado.

Campus da UFPE em Goiana muito perto de virar realidade


Severino Ninho luta pela implantação da Federal no Litoral Norte desde 2011, quando assumiu o mandato de deputado pela primeira vez


A implantação do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Goiana, prestes a virar realidade, é fruto de articulação de 
Severino Ninho. Desde 2011, quando assumiu o mandato legislativo pela primeira vez, que ele luta para trazer, ao Litoral Norte, uma unidade acadêmica da Federal. A novidade da instalação foi comunicada pelo reitor Anísio Brasileiro.  


O sonho de trazer a Federal ao Litoral Norte vai beneficiar jovens que disputam espaço no mercado de trabalho da região, composto por polos cervejeiro, de montadoras e de empresas da área fármaco-química. “O campus vai legar, a essa juventude, a chance de um futuro melhor, com mais oportunidades", afirma Severino Ninho. 


Em fevereiro de 2012, Ninho encaminhou a Indicação 2743 ao então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, solicitando o campus. Depois, em junho de 2016, através da Indicação 2331, Severino Ninho reiterou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o pedido para a construção do campus do Litoral Norte. Seis meses depois, o parlamentar entregou pessoalmente, a Mendonça Filho, a proposta de criação da unidade acadêmica.


Ninho foi recebido, em abril de 2017, pela vice-reitora da UFPE Florisbela Câmara e pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago Neves, que deram apoio à proposta e se comprometeram em elaborar o projeto acadêmico de criação do campus. Em fevereiro deste ano, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, durante o seminário Movimento Pernambuco pela Educação, anunciou a implantação da Federal a partir de 2019. Mendonça Filho confirmou o anúncio neste mês de abril, em Goiana.


Inicialmente, em 2019, serão oferecidos os cursos de bacharelado em ciências e tecnologia, planejamento e gestão de território e licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza. A partir de 2022, o campus passará a ofertar mais quatro cursos de engenharia: urbana e ambiental, de computação, eletrônica e de energia.

Programa Cuidar Primeira Infância chega ao CEMEDE no Engenho Maranguape


Aproveitando a Semana Nacional do Livro Infantil, o Centro de Educação Municipal e Desenvolvimento Infantil Irmã Linda (CEMEDE), localizado na Comunidade Chega Mais, no Engenho Maranguape, recebeu, nesta quarta-feira (18.04), as atividades do Programa Cuidar Primeira Infância. Acolher às famílias e garantir atendimentos em prol do melhor desenvolvimento infantil é o grande objetivo do programa. A iniciativa  é fruto da parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Políticas Sociais. 
Uma cantiga de roda foi formada com todos que estavam presentes ao evento. Além de atividades lúdicas como contação de histórias, apresentação de fantoches e danças também alegrou a criançada. Já para os pais, foram oferecidas palestras informativas, oportunidade de esclarecer dúvidas e bate papo com o secretário de  Educação Carlos Júnior.
 Com o foco na Semana da Voz, celebrado no último dia 16 de abril, fonoaudiólogos prestaram atendimentos às crianças e também compartilharam dicas para a equipe de apoio do CEMEDE.  Além disso, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e clínico geral atuaram com serviço na comunidade.
A gestora do CEMEDE, Débora de Araújo, que trabalha há cinco anos na unidade. Atualmente, ela está a frente do Centro e comentou sobre a importância da unidade. “O trabalho em conjunto com as três secretarias facilita o acesso aos atendimentos para as famílias. É importante nos unirmos pelo mesmo propósito que são as crianças”, concluiu a gestora.
A dona de casa Conceição Ferreira, mãe do Pedro Tiago de quatro anos, contou que o filho permaneceu na unidade até o ano de 2017. Ela disse que seu sentimento é de gratidão pelo atendimento que ele recebeu.  “O meu filho saiu daqui preparado para a escola. Hoje é um menino educado por conta dos ensinamentos que teve na unidade. Até hoje nós temos contato com a equipe e eu sou muito grata pelo atendimento que proporcionaram ao Pedro”, destacou Conceição.
O secretário de Educação, Carlos Júnior aproveitou a oportunidade para conversar com as famílias e com toda a equipe da unidade. “O programa contribui na estruturação levando até as famílias serviços importantes para o avanço escolar. A gestão acredita que a educação das crianças é construída primeiramente com a família em parceria com a escola”, afirmou o gestor.

Zona Azul do Paulista segue oferecendo comodidade à população


Devido à alta demanda por vagas no centro do Paulista, a gestão municipal decidiu implantar o sistema de estacionamento rotativo, popularmente conhecido como Zona Azul, que garante maior democracia na hora de encontrar lugares para estacionar.
O município conta no momento com 745 vagas, reservadas para carros e motos, todas distribuídas na região central da cidade. Desse total, 5% são destinadas aos idosos, outros 2% às pessoas com deficiência. O serviço funciona de segunda a sexta feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 13h. O período máximo de parada é de duas horas.
A Prefeitura oferece 14 pontos de venda para a aquisição dos tickets de estacionamento, além de 12 monitores identificados nos locais de parada. O usuário também pode realizar a compra do crédito pela internet e até mesmo visualizar as vagas disponíveis.
O chefe de planejamento de trânsito e transporte da cidade, Renato Cândido, garantiu que esse serviço impactou profundamente na mobilidade urbana da população. “Com a implantação do estacionamento rotativo, conseguimos resolver diversos problemas, como, por exemplo, a democratização das vagas. Muitas pessoas reclamavam da falta de opção de estacionamento no centro, hoje isso já não existe mais”, argumentou o gestor. 
Leandro Paiva, de 29 anos, aprovou o sistema de estacionamento da cidade. Ele afirmou que agora consegue solucionar suas pendências com mais rapidez. “Despois que implantaram esse serviço, pude observar algumas melhorias. Trago minha avó para consultas em uma clínica aqui perto, e antes sentia dificuldades no momento de encontrar lugares para estacionar. Agora, além de achar as vagas com facilidade, deixo meu veículo sem nenhum receio. Saio, resolvo minhas coisas e o carro permanece intacto”, garantiu o administrador.
É importante destacar que o valor arrecadado com a cobrança pelo estacionamento é convertido em melhorias voltadas ao trânsito local. Usando o serviço, você também contribui com a evolução da cidade.

Em Paulista, profissionais recebem orientações sobre regularização de empreendimentos na área da beleza


Uma equipe da Vigilância Sanitária do Paulista realizou, nesta quarta-feira (18.04), um encontro com palestras gratuitas sobre embelezamento e higiene legais, direcionada aos alunos do curso de beleza e estética do SENAC, em Jardim Paulista Baixo. O evento foi coordenado pela Secretaria de Saúde do Paulista, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Durante o encontro os profissionais receberam instruções e requisitos para a regularização de empreendimentos na área de embelezamento e higienização. Entre as participantes estava à farmacêutica e inspetora Natália Costa, que enfatizou a importância de falar sobre a legislação e fiscalização dos estabelecimentos para os profissionais da beleza.
“O profissional tem que estar a par das legislações e das regras mínimas de funcionamento, para que quando a fiscalização chegar, não haja problema. A partir do momento que o profissional se sujeita a ser um técnico da área, ele deve entender, no mínimo, como a legislação funciona,” declarou a inspetora.
De acordo Edileuza Maria de Jesus, diretora da Vigilância Sanitária do Paulista, a palestra teve o intuito de orientar e conscientizar os participantes. “Muitos profissionais da beleza abrem seu próprio negócio e precisam de dicas e instruções. Hoje Estamos passando para eles a importância da regularização de documentos, a manutenção dos produtos químicos, esclarecendo todas e possíveis dúvidas”, concluiu a diretora.


Secretaria de Segurança Cidadã de Paulista se reúne na Alepe para discutir mudança no Conselho Estadual de Defesa Social


O secretário de Defesa Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, se reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (18.04), com o deputado estadual Isaltino Nascimento, no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. O objetivo do encontro foi o de discutir possíveis mudanças na Lei assinada pelo governador Paulo Câmara em janeiro deste ano, que reestruturou o Conselho de Segurança de Defesa Social (CEDS). 

Também estiveram presentes o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, e o gestor da Gerência de Proteção Participativa ao Cidadão da Secretaria de Defesa Social do Estado, Ari Siqueira.

De acordo com Alencar, a criação do conselho acabou deixando de fora as  guardas municipais e as secretarias municipais de segurança e defesa social. A grande reivindicação é de que as guardas e as secretarias tenham assento no Conselho. 

“Esperamos que seja um conselho paritário, e não somente da área governamental, até porque os conselhos assegurados pela constituição são conselhos paritários, governo e sociedade civil e prestadores. Então, é essa mudança que a gente está propondo que seja feita”, explicou o secretário.

O líder do governo na Alepe, o deputado Isaltino Nascimento, que foi um dos parlamentares que acompanharam de perto toda a discussão e votação dessa lei,  ressaltou que irá se reunir em breve com o governo, para pactuar com o governador acerca desse assunto. Para ele, o pedido dos secretários se trata de um pleito justo, sobretudo pelo papel representativo das guardas municipais e secretarias de segurança dos municípios.

“Nós vamos levar isso ao conhecimento do núcleo de gestão do Governo do Estado, para apresentar esse pleito. Entendemos que é um pleito justo, para que a gente possa fazer uma modificação na lei, e a partir daí sejam garantidas formalmente a representação dos gestores municipais que atuam nessa área, que vai fortalecer não só o conselho, mas também vai aprimorar a experiência que eles têm e a atuação para a política de segurança do Estado”, assegurou Nascimento. 

Ao final do encontro, Manoel Alencar destacou que o encontro foi proveitoso, e a expectativa é de que, com o entendimento por parte do deputado Isaltino Nascimento em relação à importância de os municípios também integrarem esse conselho, que haja uma mudança nessa lei.

“Foi muito importante a reunião com o líder do governo, que vem tratando da questão de política de segurança, e ele entendeu que é muito importante a participação dos gestores de segurança, os secretários e gestores municipais de segurança. As políticas de segurança vem se fortalecendo a nível nacional e o estado de Pernambuco sempre foi essa bandeira em defesa dessa organização”, concluiu o gestor. 

Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista

Secretaria de Saúde do Paulista recebe novos veículos nesta sexta (20.04)


A frota da Secretaria de Saúde vai ganhar um reforço significativo nesta sexta-feira (20.04). A gestão municipal investiu R$ 575 mil na aquisição de 12 novos veículos que passam a dinamizar o trabalho do órgão. A solenidade de entrega será, às 10h, em frente à sede do Governo Municipal, que fica localizada na Avenida Floriano Peixoto, S/N, Centro.
Na ocasião serão entregues 12 veículos padronizados. Sendo eles: sete Uno’s Vivace; um Fiorino; um caminhão baú Ford 816 e três ambulâncias SAMU sprinter. O investimento público na ação conta com recursos do tesouro municipal e de Emenda Parlamentar.

Agência do Trabalho do Paulista oferece vagas para professor de inglês e demais áreas nesta quinta-feira


Fiquem ligados nas vagas de emprego que a Agência do Trabalho do Paulista oferece nesta quinta-feira (19.04). As oportunidades são para Líder de Manutenção Mecânica (5) com salário de 3.100,00, Encarregado de Costura na confecção do vestuário (1), Operador de Empilhadeira (13) e Técnico de Manutenção Industrial (3).
A exigência para essas vagas é ter Ensino Médio completo, seis meses de experiência, já a remuneração não foi informada. Ainda tem a chance para Professor de Inglês (2) com superior completo, seis meses na CTPS, o salário não foi informado.
Para as pessoas com deficiência, estão disponíveis cinco vagas para Auxiliar de Linha de Produção com seis meses de experiência e Ensino Médio Completo, o salário não foi informado.
Os interessados nas oportunidades devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica localizado na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 13h. Para maiores informações ligar para a central de vagas  no telefone: 3183-7293.