Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Secretário de Saúde apresenta relatório do último quadrimestre de 2017 na Alepe


Entre setembro e dezembro de 2017, o Estado de Pernambuco investiu R$ 3,035 bilhões na área de saúde, contra R$ 2,7 bilhão no ano anterior. Ao longo do ano, o setor recebeu 16,35% dos recursos do Orçamento, percentual acima da aplicação obrigatória de 12% de impostos arrecadados. As informações foram repassadas pelo secretário de Saúde do Estado, José Iran Costa Júnior, na prestação de contas do 3º quadrimestre de 2017, à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. A apresentação do relatório quadrimestral é uma determinação da Lei Complementar Federal Nº 141/2012.

Deputados Marinaldo Rosendo e João Eudes parabenizam 138 anos de Pesqueira



No mês em que o município de Pesqueira, no Agreste Central, completa 138 anos, nesta sexta-feira (20), o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) que fechou parceria com o deputado estadual João Eudes (PP), de realizar dobradinha nesta eleição em Pesqueira e região do Agreste. Os dois deputados parabenizam o aniversário do município e essa semana na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual João Eudes, ex-prefeito de Pesqueira (2000 a 2008), não economizou palavras no pronunciamento em homenagem, que chamou de “minha segunda terra mãe”.


AGENDA
O deputado federal Marinaldo Rosendo acompanhará o deputado estadual João Eudes, nesta sexta-feira (20.04), na comemoração do aniversário de Pesqueira.
POVOS INDÍGENAS
Antecipando as comemorações dos 138 anos do município de Pesqueira, nessa quinta-feira comemora-se o Dia do Índio. Sabendo da importância dos povos indígenas no Estado, o deputado Marinaldo Rosendo parabeniza a comunidade da tribo Xucuru, que fica localizada em Pesqueira, em homenagem a todas as tribos indígenas no Estado.
Hoje, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), Pernambuco contém dez povos indígenas, nos municípios de Águas Belas, Pesqueira, Buíque, Cabrobó, Inajá, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta e Carnaubeira da Penha, cuja população passa de 25 mil, remanescentes dos povos indígenas que primitivamente habitavam no Estado.
Programação da Festa de Pesqueira
Sexta-feira – 20.04.2018
08:00 – Hasteamento da Bandeira na Praça da Rosa;
08:30 – Desfile do Tiro de Guerra e Reservistas na Praça da Rosa;
09:30 – Desfile das Escolas Municipais na Praça da Rosa;
19:00 – Missa em Ação de Graça na Catedral de Santa Águeda;
20:30 – Retreta com a Banda de Música José Benvenuto;
22:30 – Show com a Banda Jota Santos;
00:00 – Show com a Banda Labaredas.

Profissionais da USF Alto da Roseira se reúne com técnicos da Secretaria de Saúde




Foto: Jorge Macrino/Prefeitura do Paulista

Profissionais da Unidade de Saúde Alto da Roseira, na Vila Torres Galvão, se reuniram com uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde do Paulista, e com a gestora da pasta, a secretária Fabiana Bernart. Na ocasião, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) puderam trocar ideias e tirar dúvidas acerca de vários temas, sobretudo em relação ao uso dos tablets disponibilizados para esses profissionais que cobrem a área no entorno da USF.

A proposta da reunião, de acordo com Fabiana Bernart, vem dentro de um contexto de reuniões de reuniões que vêm sendo realizadas a partir da Secretaria de Saúde, para assim diminuir os conflitos das equipes, e para que se consiga, de alguma forma, melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários da rede municipal de Saúde.

“Essa reunião faz parte de uma pauta estratégica da Secretaria de Saúde, e vem puxando discussões diferentes, como ampliar o horário de atendimento e rediscutir alguns outros indicadores importantes dentro do perfil da Saúde”, ressaltou Bernart.

Além disso, a gestora explicou ainda que essa unidade deverá, em breve, participar da discussão de territorialização, por meio de um remapeamento que já tem sido feito do território, visando ter o conhecimento do quantitativo de usuários, e assim, que o órgão possa também pensar em uma proposta para a ampliação dessa quantidade de usuários cobertos no bairro da Vila Torres Galvão, na localidade conhecida como Alto da Roseira.

Outro ponto abordado pela secretária de Saúde sobre esse encontro, é que também estão sendo discutidos os processos de trabalho dessas equipes de saúde da Família. “A gente também está discutindo acerca do processo de trabalho e dos gargalos que a gestão tem hoje com as equipes, para a co-responsabilização dos processos e também co-responsabilização das garantias. Com isso, a gente pretende sanar problemas pontuais que possam estar interferindo na rotina do cotidiano de atendimento dos usuários”, conclui Fabiana.

Saúde em Paudalho avança e prefeito comemora investimentos


O prefeito do P