Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista define esquema de funcionamento para o feriado prolongado do Dia do Trabalhador


Por conta do feriado do Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira (1°. 05), a Prefeitura do Paulista decretou ponto facultativo na segunda-feira (30.04). Serão mantidos os serviços considerados essenciais como o SAMU, a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Teresa Noronha, a limpeza urbana e os mercados públicos.

Os mercados públicos de Paratibe, do Centro e de Jardim Paulista e as feiras funcionam normalmente na segunda-feira (30.04), no horário das 06h às 18h. Já na terça-feira ( 1°.05), com horário reduzido das 06h às 13h.
 O expediente nas repartições públicas da cidade retorna ao funcionamento normal na quarta-feira (02.05), às 7h30.

O ponto facultativo é realizado pelos órgãos do governo. Normalmente, este decreto é válido para servidores das instâncias municipais, estaduais e federais, porém as empresas privadas também podem adotar esta medida.

Convite: Plenária Paratibe


Acontece no dia 03 de maio, na Karla Recepções, no Campo do Mangueirão, em Paratibe - Paulista/PE.

Compesa inicia obra de melhoria do abastecimento de água para bairros da Zona Norte do Recife

Intervenções começaram pelo bairro de Casa Amarela, com assentamento de tubulações na Estrada do Arraial



Após realizar melhorias das redes de distribuição de água em vários bairros do Recife, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) avança com essas ações para a Zona Norte da cidade. As intervenções iniciaram pela Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela, onde uma frente de trabalho está implantando mil metros de novas tubulações. Os serviços começaram na altura da Rua Padre Lemos e seguem até a Avenida Dezessete de Agosto, trecho que deve ser concluído na primeira quinzena do mês de maio. A nova rede está sendo assentada numa pequena faixa da rua, que foi isolada próxima à calçada e, por este motivo, a obra não interfere no trânsito local. Depois da Estrada do Arraial, o assentamento de tubulações será realizado na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, e na Rua Apipucos, no bairro de Apipucos.

Essa importante  obra iniciada pela Compesa busca melhorar o abastecimento de água para 182 mil pessoas nos bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Parnamirim, Apipucos, Monteiro, Macaxeira, Alto do Mandu, Arruda, Mangabeira, Bomba do Hemetério, Água Fria, Campo Grande, Hipódromo, Fundão, Cajueiro e Campina do Barreto. O Governo Paulo Câmara  investe R$ 22,8 milhões nessa fase do projeto, denominado de Lote 3 das Obras de Setorização do Recife, que vai reforçar o fornecimento de água para essa região e aumentar o controle operacional do sistema, permitindo equalizar as pressões nas tubulações, reduzir as perdas e a frequência de vazamentos. Os recursos foram financiados junto ao FGTS/ Caixa Econômica.

O projeto prevê a implantação de dez macromedidores e quatro Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) e o assentamento de 75 quilômetros de rede de distribuição - entre ampliação e substituição de tubulações. “As ações de setorização na rede buscam modernizar e aumentar o controle operacional do sistema por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão, além da troca e implantação de novas tubulações. Com esses investimentos, vamos monitorar indicadores da rede por telemetria. O Lote 3, que corresponde a essa área da Zona Norte do Recife, será dividido em oito setores distintos de abastecimento de água”, explica a gerente de Obras da Compesa, Roselene Carneiro. A obra também vai realizar a substituição de cerca de três mil hidrômetros nos bairros da Zona Norte que serão contemplados pelo projeto. A previsão é concluir todo Lote 3 até março de 2020.

Palestra para gestantes na Unidade de Saúde de Ilha de Santana

Foram abordados assuntos como direitos da gestante e os conceitos do parto humanizado

Uma roda de conversa descontraída e com orientação para gestantes. Foi a ação que aconteceu nesta sexta-feira (27.04), na Unidade de Saúde da comunidade da Ilha de Santana, em Jardim Atlântico. Susan Carolina Lins do Nascimento, que é doula - expressão usada para as mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, abordou assuntos como as etapas e os cuidados do trabalho de parto, alimentação saudável x obesidade, direitos da gestante, conceitos do parto humanizado, além do empoderamento da mulher.

-- 

Olinda firma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para intensificar o controle sobre arboviroses


A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Olinda é a primeira equipe  do país a testar a nova ferramenta de combate ao mosquito Aedes aegypti e as arboviroses no município. A pesquisa é realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães. O campo de estudo será no cemitério de Guadalupe, onde serão e