Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista define esquema de funcionamento para o feriado prolongado do Dia do Trabalhador


Por conta do feriado do Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira (1°. 05), a Prefeitura do Paulista decretou ponto facultativo na segunda-feira (30.04). Serão mantidos os serviços considerados essenciais como o SAMU, a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Teresa Noronha, a limpeza urbana e os mercados públicos.

Os mercados públicos de Paratibe, do Centro e de Jardim Paulista e as feiras funcionam normalmente na segunda-feira (30.04), no horário das 06h às 18h. Já na terça-feira ( 1°.05), com horário reduzido das 06h às 13h.
 O expediente nas repartições públicas da cidade retorna ao funcionamento normal na quarta-feira (02.05), às 7h30.

O ponto facultativo é realizado pelos órgãos do governo. Normalmente, este decreto é válido para servidores das instâncias municipais, estaduais e federais, porém as empresas privadas também podem adotar esta medida.

Convite: Plenária Paratibe


Acontece no dia 03 de maio, na Karla Recepções, no Campo do Mangueirão, em Paratibe - Paulista/PE.

Compesa inicia obra de melhoria do abastecimento de água para bairros da Zona Norte do Recife

Intervenções começaram pelo bairro de Casa Amarela, com assentamento de tubulações na Estrada do Arraial



Após realizar melhorias das redes de distribuição de água em vários bairros do Recife, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) avança com essas ações para a Zona Norte da cidade. As intervenções iniciaram pela Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela, onde uma frente de trabalho está implantando mil metros de novas tubulações. Os serviços começaram na altura da Rua Padre Lemos e seguem até a Avenida Dezessete de Agosto, trecho que deve ser concluído na primeira quinzena do mês de maio. A nova rede está sendo assentada numa pequena faixa da rua, que foi isolada próxima à calçada e, por este motivo, a obra não interfere no trânsito local. Depois da Estrada do Arraial, o assentamento de tubulações será realizado na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, e na Rua Apipucos, no bairro de Apipucos.

Essa importante  obra iniciada pela Compesa busca melhorar o abastecimento de água para 182 mil pessoas nos bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Parnamirim, Apipucos, Monteiro, Macaxeira, Alto do Mandu, Arruda, Mangabeira, Bomba do Hemetério, Água Fria, Campo Grande, Hipódromo, Fundão, Cajueiro e Campina do Barreto. O Governo Paulo Câmara  investe R$ 22,8 milhões nessa fase do projeto, denominado de Lote 3 das Obras de Setorização do Recife, que vai reforçar o fornecimento de água para essa região e aumentar o controle operacional do sistema, permitindo equalizar as pressões nas tubulações, reduzir as perdas e a frequência de vazamentos. Os recursos foram financiados junto ao FGTS/ Caixa Econômica.

O projeto prevê a implantação de dez macromedidores e quatro Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) e o assentamento de 75 quilômetros de rede de distribuição - entre ampliação e substituição de tubulações. “As ações de setorização na rede buscam modernizar e aumentar o controle operacional do sistema por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão, além da troca e implantação de novas tubulações. Com esses investimentos, vamos monitorar indicadores da rede por telemetria. O Lote 3, que corresponde a essa área da Zona Norte do Recife, será dividido em oito setores distintos de abastecimento de água”, explica a gerente de Obras da Compesa, Roselene Carneiro. A obra também vai realizar a substituição de cerca de três mil hidrômetros nos bairros da Zona Norte que serão contemplados pelo projeto. A previsão é concluir todo Lote 3 até março de 2020.

Palestra para gestantes na Unidade de Saúde de Ilha de Santana

Foram abordados assuntos como direitos da gestante e os conceitos do parto humanizado

Uma roda de conversa descontraída e com orientação para gestantes. Foi a ação que aconteceu nesta sexta-feira (27.04), na Unidade de Saúde da comunidade da Ilha de Santana, em Jardim Atlântico. Susan Carolina Lins do Nascimento, que é doula - expressão usada para as mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, abordou assuntos como as etapas e os cuidados do trabalho de parto, alimentação saudável x obesidade, direitos da gestante, conceitos do parto humanizado, além do empoderamento da mulher.

-- 

Olinda firma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para intensificar o controle sobre arboviroses


A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Olinda é a primeira equipe  do país a testar a nova ferramenta de combate ao mosquito Aedes aegypti e as arboviroses no município. A pesquisa é realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães. O campo de estudo será no cemitério de Guadalupe, onde serão experimentadas novas abordagens de controle ao mosquito Aedes aegypti, somados aos trabalhos já executados pela secretaria de Saúde de Olinda.
A atividade envolveu agentes de endemias e equipe gestora do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), representantes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o pesquisador Fernando Encarnação, representante da empresa criadora da nova técnica de combate ao mosquito. 
“Armadilhas chamadas ovitrampas já são instaladas em pontos estratégicos de proliferação de ovos do mosquito em Olinda capturando e destruindo-os evitando a geração de novos mosquitos. Agora o objetivo é realizar um estudo científico com esta nova técnica que, além de capturar os ovos, os destrua com mais eficácia no próprio local”, pontua, a pesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Hematologia da Fiocruz, Claudia Fontes.
Esta parceria é de fundamental importância no encontro de novas metodologias de combate ao mosquito como estratégia de redução do risco de adoecimento da população pelas principais arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunia), ressalta o secretário de saúde, Eud Johnson.
Na programação da ação, as equipes seguiram para os pontos estratégicos com um mapa do projeto que visa identificar locais onde se possa realizar o maior percentual possível de captura de ovos do mosquito e, assim, diminuir a densidade do mosquito na cidade. A ação de recolhimento das armadilhas em lugares estratégicos é realizada semanalmente, de forma periódica, pela equipe do CEVAO, sendo feito a visitação e análise comparativa da nova estratégia em mais dois cemitérios da cidade.
“O projeto tem como objetivo testar novas técnicas analisando a eficácia e a atuação destas, sem deixar de lado a segurança e preservação do meio ambiente e saúde da população olindense” declarou o gerente do CEVAO, Henrique Eduardo.
No dia 04/05, na sede da Fiocruz, na Cidade Universitária, Recife, será realizada uma capacitação sobre a nova técnica de combate às arboviroses com biólogos, supervisores e dez agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Olinda.

Fotos: Júlio César Melo / Secretaria de Saúde de Olinda

Resultado final - Concurso público Paulista


A COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULISTA/PE e a CONTEMAX CONSULTORIA, no uso das suas atribuições que a cada um compete, e, considerando o TERMO DE AJUSTAMENTO firmado com o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, que autoriza o prosseguimento do Certame, e, considerando o princípio da publicidade, torna público, o RESULTADO FINAL do certame. 




Cartunista e servidor aposentado de Olinda lança blog Humanossauros

Plataforma reúne charges, cartuns e artigos produzidos pelo ex-funcionário público

O cartunista e ilustrador Ral, servidor aposentado da Prefeitura de Olinda, acaba de lançar um novo blog Humanossauro (HS). Com o slogan “Cultura, Boa Música e Bom Humor para jovens de todas as idades”, a ferramenta  reúne lembranças do autor, com artigos com assuntos diversos, charges e cartuns de autoria própria e de convidados.
No blog, o cartunista criou as seções: Tudo a Ver – publicações de artigos e cartuns de amigos e assuntos interessantes que rolam na rede; Netos São Uma Graça! – que tem o título autoexplicativo; Falou&Disse – entrevista com humanossauros em evidência ou “esquecidos”; In Memoriam – Homenagem a HS's que passaram e deixaram sua marca no planeta.
O primeiro homenageado foi o saudoso e renomado jornalista pernambucano Geneton Moraes Neto. Além da sessão, Confissões de um Humanossauro, que é a mais pessoal, onde ele escreve e ilustra sobre lembranças da infância, além da determinação em trabalhar como desenhista.
Outra atração do blog é a rádio online Saudade FM. “Desde menino sempre adorei escutar rádio. Hoje em dia, seja dirigindo ou trabalhando estou sempre ligado em rádios - e acredito que muita gente também gosta. Então consegui firmar uma parceria com a Rádio Saudade FM, de Santos (SP)”, explica Ral. E complementa: “A Rádio Saudade, como não poderia deixar de ser, resgata a boa música, valorizando o sentido que o rádio já teve no passado, o rádio companheiro, o rádio confidente, o rádio amigo”.
Esse trabalho é uma tentativa de resgate. “O blog tem muita coisa de reminiscências, um dos meus personagens que fez sucesso nas décadas de 70/80 – o Boi Misterioso - estará de volta. E com uma novidade: virá acompanhado do Boizim, inspirado em um dos quatro netos - o de cinco anos, Arthur”, conta o blogueiro.
Para acessar o site é só clicar no link: www.humanossauro.com

Conheça um pouco da história do Dia do Trabalhador e curta o feriado com prudência no trânsito


Este ano, o Dia do Trabalho cai na próxima terça-feira (1°.05) garantindo uma folga prolongada para os brasileiros. Sabendo que uma grande parcela viajará nesses dias de folga, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais decidiu alertar novamente  a população, objetivando a redução do número de acidentes no trânsito.
Começamos pela parte mais importante, a manutenção veicular. Para um desempenho eficaz do seu automóvel, o DETRAN recomenda que as revisões sejam feitas a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados. Essa atitude diminui em até 03 vezes a chance de uma eventual infelicidade.
Outros benefícios como a economia de combustível e a diminuição no tempo de resposta a situações de emergência também são assegurados quando o condutor se preocupa com a conservação do automóvel. Os itens mais importantes a serem examinados em uma revisão, são: pneus, alinhamento e balanceamento, sistema elétrico, para-brisa, equipamentos de segurança, freios e fluidos. Realize o procedimento em um profissional da sua confiança e lembre-se que álcool só no tanque de combustível. Agora sim, aproveite o feriado!
Saiba Mais
No 1° dia de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago lutar por melhores condições de trabalho, dentre elas, a redução da jornada de serviço, de treze para oito horas. Ao todo, 500 mil operários promoveram essa manifestação, que marcou a história, porque até então, os trabalhadores nunca tinham pensado em reivindicar seus direitos.
Dois dias após esses protestos, policiais e trabalhadores terminaram se envolvendo em um enfrentamento, que resultou na morte de alguns manifestantes. Para responder aos militares, no dia 04 de maio, os trabalhadores arremessaram uma bomba em direção aos policiais, levando sete deles á óbito. Depois, a situação apenas piorou. Os policiais abriram fogo e mataram 12 protestantes, deixando outras dezenas de feridos.
Por conta da repercussão, esse período nunca mais passou em branco, e no dia 26 de setembro de 1924, o então presidente do Brasil, por meio do decreto nº 4.859, estabeleceu que a data passasse a ser feriado, em respeito aos mártires e para a confraternização das classes operárias.

Edital do Concurso de Paulista no site da Upenet


Concurso público visando à nomeação, em caráter efetivo, de 439  (quatrocentos e trinta e nove) profissionais para ocupar vagas de níveis superior e , médio, nas Secretarias de Saúde, Secretaria de Políticas Sociais e Esportes e Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Município do Paulista.
II.     Determinar que o Concurso público regido por esta Portaria Conjunta seja válido por 02 (dois) anos, prorrogáveis por igual período, nos termos da Lei, a partir da data de homologação do resultado final, a ser publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco - Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE  (www.diariomunicipal.com.br/amupe).

Xand no São João de Caruaru 2018


O cantor Xand - Avião - vai estar no São João de Caruaru de 2018. Veja outros nomes, Geraldo Cardoso, Jorge de Altinho e Azulão e Azulinho.

Heni Ozi Cukier fala sobre o Brasil e a Crise Venezuelana no Ponto a Ponto


O presidente Michel Temer decretou estado de “calamidade social” com a chegada dos refugiados venezuelanos a Roraima. A capital, Boa Vista, por exemplo, uma das menos populosas do Brasil, ganhou 10% a mais de habitantes em apenas um ano. É lá onde muitos encontraram abrigo e estão tirando o sustento das ruas, longe do regime opressor do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Para falar sobre o assunto, o professor de Relações Internacionais da ESPM Heni Ozi Cukier é o entrevistado do Ponto a Ponto, da BandNewsTV, deste sábado (28), à meia-noite (horário de São Paulo). A conversa é mediada pela jornalista Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antonio Lavareda. A atração será reprisada no domingo (29), às 16h30.

De acordo com pesquisa, realizada em março de 2018 pela CNT-MDA, 44,4% dos brasileiros disseram que o Brasil deve permitir a entrada dos refugiados venezuelanos no país; 19% responderam parcialmente, que devem acolher apenas refugiados venezuelanos; 27,5% não acham que o Brasil deve permitir e, por último, 9,1% não souberam ou não responderam.

Messinho Marra é uma das atrações do Festival das Heroínas de Tejucupapo

Show acontece neste sábado (28)

O cantor Messinho Marra é uma das atrações deste sábado (28), na 23° edição do Festival das Heroínas de Tejucupapo, que acontece até o domingo (29), no distrito de Tejucupapo, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife.
Messinho sobe ao palco do Pátio de Eventos, a partir das 23h50, e promete animar o público com seus principais sucessos como "Tô em Outra" e "Vida de Cachaça". 
SERVIÇO:
Messinho Marra no 23° Festival das Heroínas de Tejucupapo
Onde: Pátio de Eventos de Tejucupago, Goiana - PE
Quando: 28/04
Gratuito
As heroínas e o festival
Fonte: Site Goiana dos Caboclinhos
O festival celebra a valentia das mulheres que enfretaram a invasão holandesa no distrito, no ano de 1646. O povoado de Tejucupapo é um pequeno vilarejo distante 60 km da cidade de Recife. Os holandeses já haviam perdido quase todo domínio sobre o território pernambucano, e como se encontravam cercados e necessitando desesperadamente de alimentos, cerca de 600 deles, vindos da ilha de Itamaracá, tentaram ocupar Tejucupapo. 
Eles escolheram o domingo para realizar a investida, acreditando que a localidade estaria menos protegida, já que era nesse dia que os homens do vilarejo costumavam ir ao Recife, a cavalo, para vender nas feiras da capital os produtos da pesca. Mas foram frustrados em sua intenção porque a informação de que se aproximavam iniciou a reação da pequena e valente população local. Enquanto alguns poucos homens foram receber os invasores, a balas, as mulheres, escondidas em trincheiras, os atacaram com tachos e panelas de barro cheios de água quente e pimenta. Ao final, mais de 300 cadáveres ficaram espalhados pelo vilarejo.
O dia 24 de abril de 1646 é lembrado como o dia que em as mulheres travaram a batalha que expulsou os holandeses de suas terras. O combate ficou registrado como o primeiro em que mulheres foram à luta no Brasil. A batalha durou horas, mas as guerreiras do Tejucupapo saíram vitoriosas naquele dia.
-- 

AtuaAção pela Igualdade contempla mulheres do bairro de Jardim Maranguape





Maria Auxiliadora, 60 anos, comentou as melhorias que a iniciativa traz para vida das mulheres. “Esse programa é muito bom, por causa dos atendimentos à saúde e as palestras para as mulheres. Ele nos mostra que podemos nos impor, lutar pelos nossos direitos, nos cuidar e trabalhar nossa autoestima”, falou.

A técnica de enfermagem, Maria Aparecida Ferreira, foi uma das mulheres atendidas pelo programa e não escondeu sua satisfação com a atividade. “Gostei muito da palestra daqui e ainda conheci a história de Maria da Pen