Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Ninho participa de palestra direcionada para mães de autistas e profissionais


Participei, ontem, em Recife, de palestra direcionada para mães de autistas e profissionais que atuam na área. O encontro organizado pela Afeto, com a participação do Grupo de Mães de Anjo Azul, tratou de um tema ainda muito carente de profissionais capacitados, inclusive na área médica e escolar. Às mães que estão à frente dessa luta e que vivem esse dilema no dia-a-dia, nossa solidariedade e o nosso dispor para ajudá-las a enfrentar essa dura realidade.

PCR promove programa de empoderamento feminino



Trinta e seis meninas participaram nesta quarta-feira (25), no Recife, da segunda etapa do programa “Hoje Menina, Amanhã Mulher”, um programa desenvolvido pelo governo municipal de Geraldo Julio (PSB) para oferecer formação sociopolítica a jovens com perfil de liderança comunitária.

O programa é executado por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com foco em jovens de 13 a 18 anos, e aborda temas de gênero, empoderamento feminino, combate à violência contra a mulher e aos vários tipos de assédio, cidadania e construção de identidade. No total, participam do programa 60 meninas.

Nesta etapa, aconteceram aulas-passeio e atividades culturais a bordo de um barco-escola voltadas a dar novas perspectivas sobre o lugar onde residem e a participação política delas nessas comunidades. Elas navegaram pelos rios do Recife e tiveram olhares sobre os aspectos socioambientais da cidade. Após essas atividades, as adolescentes trocaram experiências em uma oficina de socialização.

Todo o conhecimento adquirido durante o programa será utilizado como contribuição para a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em junho. Além disso, o grupo participa da construção da perspectiva de gênero nas diretrizes urbanas do Recife.

O prefeito Geraldo Julio recebeu as participantes em seu gabinete e falou sobre a importância do programa. “Esse é um projeto muito importante. Primeiro, porque temos a parceria da Unicef, que acreditou no projeto e escolheu Recife para realizar esta ação. Segundo, porque é uma ação de comportamento e forma consciência nas pessoas”, afirmou.

O socialista lamentou que o machismo e a desigualdade entre homens e mulheres sejam ainda tão marcantes na capital, como na sociedade brasileira. “É a mudança de comportamento que vai permitir que tenhamos menos desigualdade na nossa cidade. Depois de passarem por toda essa vivência, preparação e aprendizado, essas meninas estarão prontas para mudar o rumo da nossa história, ajudando outras pessoas com quem elas convivem, sendo influenciadoras e reduzindo a desigualdade de gênero”, disse



Sobre o programa

O projeto, que teve início em 2017, conta com sete oficinas de empoderamento, reforço da cidadania e construção de identidade por um período de oito meses. Participam 60 meninas de 13 a 18 anos nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Ariano Suassuna e Eduardo Campos e no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago.

Por meio de uma busca ativa nas comunidades, as jovens escolhidas são aquelas que apresentam perfil de liderança e que têm o objetivo de se tornarem multiplicadoras de cidadania e feminismo em suas comunidades.

O “Hoje Menina, Amanhã Mulher” é uma ação que também tem a parceria da Embaixada Americana e do Centro de Mulheres do Cabo de Santo Agostinho.

O projeto começou em Salvador (BA) e hoje é promovido também em Belém (AM), no âmbito da iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020, iniciativa do UNICEF em cooperação com governos e outros parceiros para garantir os direitos de cada criança e cada adolescente, especialmente os mais afetados pelas desigualdades existentes dentro dos municípios.



Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife e das Nações Unidas