Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Bairro de Peixinhos recebe Operação Arrumando a Casa, em Olinda


Moradores do bairro de Peixinhos, em Olinda, foram beneficiados nesta quinta-feira(03.05) com os serviços da Operação Arrumando a Casa, desenvolvida pela Prefeitura de Olinda e coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos da cidade. Com capinação,  intervenção no sistema de drenagem, limpeza e muitas outras ações, o Prefeito, Professor Lupércio, esteve monitorando os trabalhos realizados na Avenida Nacional e ruas próximas, como a Surubim e Progresso.
Uma vez na semana um bairro de Olinda é escolhido para receber o Arrumando a Casa. Severina Gomes, 70 anos, moradora simpática de peixinhos há tanto tempo que nem ela lembra, comentou o que viu. "É muita gente trabalhando e um dos maiores desafios aqui é drenagem", afirmou. 
Com dezenas de funcionários, máquinas e planejamento, os trabalhos começaram antes das 8h. Com sol e chuva as melhorias foram sendo realizadas. Só para o reforço na iluminação pública, foram dois caminhões atuando, sobretudo, na troca de lâmpadas quebradas. Um esforço que traz mais segurança para a população.
O Prefeito, Professor Lupércio, faz questão de acompanhar. "Os desafios são grandes mas estamos ouvindo a população e trabalhando para dar uma melhor qualidade de vida para a população", afirmou na Avenida Nacional, uma das principais do bairro, que, além de residências, conta com delegacia, uma escola pertinho, comércios e áreas de lazer. Todos beneficiados pelo Arrumando a Casa. 



Fotos: Alice Mafra/PMO


Projeto “Educação em Trânsito” é lançado no Paulista


Com a missão de conscientizar e educar a criançada do Paulista sobre as normas e condutas de trânsito, o projeto “Educação em Trânsito” começou na manhã desta quinta-feira (03.05) com uma série de ações voltadas aos estudantes da rede municipal de ensino. Essa iniciativa atende a uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a criação de planos educacionais pelas divisões administrativas.
A primeira escola a ser contemplada com a iniciativa foi a Margarida Sampaio, que fica localizada no bairro da Nossa Sra. da Conceição. Com cerca de 140 alunos presentes na palestra, os agentes de trânsito puderam abordar diversos temas, como os direitos e deveres dos condutores e pedestres e as regras de circulação e conduta.
O coordenador da ação, Ícaro Barbosa informou que as crianças possuem um importante papel para a propagação da ética no trânsito. “Nosso objetivo é implantar na cabeça dessas crianças um conhecimento básico sobre o trânsito e suas leis. O mais legal disso tudo é que elas terminam contribuindo efetivamente na construção de um trânsito seguro, orientando e até puxando a orelha dos pais em situações cotidianas”, salientou.
Durante a ocasião, os alunos ainda simularam travessias em faixas de pedestres, ao mesmo tempo em que recebiam orientações sobre o risco da realização dos cruzamentos fora dos locais apropriados.
De acordo com a gestora da escola Margarida Sampaio, Nirleide do Carmo Soares, a educação é algo que se constrói aos poucos, por isso é necessário direcionar desde cedo as crianças a uma conduta respeitosa no trânsito “Quanto antes pudermos implantar um comportamento civilizado e prudente nas crianças, melhor. Isso em qualquer situação da vida e no trânsito não é diferente. Nosso intuito é contribuir formando condutores conscientes para o amanhã”, enfatizou.

A instituição que tiver interesse em ser contemplada com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, através do e-mail: educacaoemtransito@gmail.com. Vale destacar que além desse projeto, a Prefeitura do Paulista apoia o Maio Amarelo, que através de ações conjuntas com a população, visa à redução do incide de mortes e feridos no trânsito.

Mutirão de cidadania oferece serviços gratuitos em Vitória de Santo Antão neste sábado (5)



Carteira de Trabalho é um dos serviços que serão colocados à disposição do público | Foto de Cícero Alfredo

No próximo sábado (05), um conjunto de serviços gratuitos serão oferecidos aos moradores de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, durante o Mutirão de Cidadania. Emissão de documentos, atendimentos na área da saúde, orientação jurídica e oficinas educativas estão entre os serviços oferecidos. No dia da ação o interessado precisa fazer a retirada da ficha a partir das 7h30. O atendimento acontece das 8h às 12h, na Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, rua Dr. José Augusto S/N, no bairro Matriz.
 
A ação é uma iniciativa do Instituto Cidadania Para Todos – Assosiude, realizada conjuntamente com o Governo de Pernambuco.
 
Quem precisar resolver alguma pendência com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), poderá receber o atendimento na Unidade Móvel de Atendimento da empresa. Na unidade itinerante, os clientes terão acesso aos serviços comercias de uma loja convencional, incluindo o cadastramento na tarifa social de energia elétrica, solicitação de ligação, desligamento, troca de titularidade, negociação, segunda via de faturas, negociação de débitos, entre outros.
 
A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) vai realizar atendimentos através do programa Defensoria Amiga da Comunidade. Serão oferecidos serviços nas áreas: Direitos do Consumidor, da Criança e da Juventude, Idoso, Sucessão; além de ações na área criminal, habitação para casamento, investigação de paternidade, alvará judicial, pensão alimentícia, divórcio, retificação de registro, segundas vias de certidão de nascimento, casamento, óbito ou de divórcio, são alguns dos principais atendimentos jurídicos que estarão à disposição.
 
O público terá acesso aos serviços de emissão da Carteira de Trabalho e de identidade. A organização vai disponibilizar emissão do cartão do SUS, segunda via do CPF, foto 3X4 e serviço de xerox.
 
Atendimento odontológico, exames rápidos de aferição de pressão, sífilis, HIV e glicose, estão entre os serviços de saúde. Exame de prevenção do homem – PSA e de prevenção da mulher também serão oferecidos.
 
A programação do mutirão vai oferecer corte de cabelo. Oficinas de cultura, arte e de educação também estarão ao alcance do público.
 
No local do atendimento, os motoristas poderão tirar dúvidas e ter acesso a alguns serviços na unidade móvel do DETRAN. Entre eles a emissão de nada consta, alerta de veículos roubados, pontuação de CNH, consulta de débitos, informação de comunicação de venda, entre outros.

SERVIÇO:
Mutirão oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania em Vitória de Santo Antão
Quando: sábado, 05 de maio de 2018
Horário de atendimento: Das 8h às 12 (haverá distribuição de fichas, a partir das 7h30)
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, rua Dr. José Augusto S/N, Matriz.


Momento de Silêncio e Barão do Rio Branco



Paiva Netto
 
Há décadas, estabelecemos a cerimônia de um instante de silêncio antes da oração que sempre inicia as atividades diárias nas Instituições da Boa Vontade, no intuito de fortalecer a ligação das equipes solidárias das IBVs com a Espiritualidade Superior, fato que vem se tornando prática cotidiana em empresas.
 
Já comentei nas minhas preleções no rádio e na televisão algo da história do momento de silêncio; no entanto, não custa relembrar. Em 10 de fevereiro de 1912, faleceu o diplomata, professor e jornalista José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), o Barão do Rio Branco, um dos maiores chanceleres, senão o maior, que o Brasil conheceu. Era filho do Visconde do Rio Branco, o criador da Lei do Septuagenário — aos 70 anos os escravos estariam libertos, contudo, quantos alcançariam essa idade?
 
A morte de Paranhos Júnior foi muito lamentada. Quando a notícia chegou a Lisboa, a Câmara dos Deputados, sob o comando deAresta Branco (1862-1952), suspendeu a sessão por meia hora, como era tradicional, em respeito ao ilustre diplomata. Porém, o Senado, no dia posterior, cuja presidência estava a cargo de Anselmo Braamcamp (1849-1921), secretariado por Bernardino Roque eBernardo Paes de Almeida, inovou o costume. O presidente fez uma pausa na reunião e destacou: “Os altos serviços por aquele estadista prestados a Portugal e a circunstância de ser ele ministro quando o Brasil reconheceu a república portuguesa”, conforme o registro do lisboeta Diário de Notícias, que ainda anotou: “Honrou também o Barão do Rio Branco as tradições lusitanas da origem da sua família e por tudo isso propôs que durante dez minutos, e como homenagem à sua memória, os senhores senadores se conservassem silenciosos nos seus lugares. Assim se fez...”.
 
Foi a deferência ao grande brasileiro que retornara à Pátria Espiritual.
 
O Cristo interno
Diante da vida tão atribulada que levamos, surge a argumentação: “É dificílimo obter um minuto de silêncio, que seja, com as crianças correndo, num feliz alarido, o vizinho com o som superelevado, aquela britadeira em frente da minha janela, ou com os mil problemas que tenho de enfrentar. Sinto muito, mas não consigo”.
 
Consegue, sim! Não falo restritamente da quietude física. Refiro-me em especial àquela buscada dentro do Espírito. Você mesmo, às vezes num ônibus barulhento, apinhado, quente, o tráfego intenso, desliga-se pensando naquela questão que precisa sanar. Nada em volta o perturba ou o estorva. E quando desce do coletivo diz: “Puxa vida! Parecia impossível sair de tamanha enrascada e agora, naquele bendito ônibus, embora jogando calor em mim, a solução apareceu”. Por quê?! Porque Você entrou no silêncio, dialogou com o seu Cristo interno, com a ajuda do Espírito Santo.
 
Tudo na existência material é relativo. Basta ver que nas guerras pessoas se matam na presença de paisagens extraordinárias que Deus lhes oferece para acender no âmago justamente a vontade de viver.
 
Maior riqueza
Os guris estão correndo, abrindo a geladeira, está uma confusão no meio da rua? Você saberá entrar no silêncio de si mesmo, de si própria, para sentir no íntimo a influência divina. Aproveite esses instantes de meditação, leia o Evangelho de Jesus, riqueza imensa deste e do Outro Mundo, e verá quantos benefícios a sua vida receberá. Mas, primeiro, vamos aplacar os ruídos da Alma. Um minuto de silêncio.
 
(Momento para um minuto de silêncio com Jesus.)
 
TBV
O Templo da Boa Vontade, em Brasília, é hoje amplamente reconhecido como excelente local para a criatura aquietar o coração e elevar o pensamento ao mais Alto, ganhando assim forças para seguir avante. O TBV preconiza o Ecumenismo Total, expressão criada pelo saudoso fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), o qual propõe a fraterna aliança da Humanidade da Terra com a do Mundo Espiritual Superior e com qualquer civilização que possa haver no Espaço.
 
 
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
 

Fundaj avança em plano de capacitação para a Biblioteca Nacional de Cabo Verde


O terceiro dia de reunião da equipe da Fundação Joaquim Nabuco com os representantes da Biblioteca Nacional de Cabo Verde pôs em perspectiva todas as possíveis parcerias que podem surgir com o encontro. Os técnicos se encontraram com o Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, com o embaixador do Brasil e com o Conservador do Arquivo Público.

“O projeto piloto tem como ponto de partida a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, mas experiência deverá ser ampliada para outras instituições”, comenta a chefe de gabinete Joana Cavalcanti. A terceira oficina de trabalho serviu para construir a matriz lógica do projeto a partir das necessidades que foram identificadas. Segundo ela, as principais demandas da Biblioteca Nacional de Cabo Verde são a preservação e a conservação do acervo e promoção da leitura articulada aos direitos humanos.

A instituição também apresentou como missão a divulgação do acervo e o estímulo à leitura através de variados suportes textuais. A partir disso, foram colocados na mesa de debate projetos de produção de conhecimento através da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) e da Diretoria de Formação (Difor), além da atuação da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira CEHIBRA com cursos de preservação e restauração de acervo.

Na reunião anterior, realizada na última terça-feira (24), o grupo participou de um encontro onde foram mostrados os problemas da Biblioteca e houve uma apresentação sobre as diretorias Fundaj. “Agora, o foco é traçar metas e prioridades para saber quais os produtos e projetos necessários para uma parceria técnica. A biblioteca tem carências enormes, principalmente no termo de conservação”, relata Maria Ferreira, Coordenadora Geral de Cooperação e Estudos de Inovação da Difor. 

O grupo esteve também com a Diretora do Instituto Nacional do Livro - CPLP e, segundo ela, foi pensado para o programa de trabalho possibilidades de cursos de restauração, roteiro, atividades, promoção de livros e leitura.


Confira a entrevista com a curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Fátima Ferreira. Ela é doutora em Letras e tem pós-graduação em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo.

Agência do Trabalho do Paulista oferece 35 vagas nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira (03.05), a Agência do Trabalho do Paulista está oferecendo 35 oportunidades em diversas áreas. As vagas são para Líder de Manutenção Mecânica (5), com salário de 3.100,00 e Operador de Empilhadeira (8), essas a exigência é ter Ensino Médio completo, remuneração não informada.
Ainda tem para Auxiliar de Logística (20), com Ensino Fundamental completo, o salário não foi informado e cortador de roupa (01), com Fundamental Completo.  Os interessados devem ter seis meses na CTPS.
Os candidatos devem comparecer a Agência do Trabalho do Paulista, localizada na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. A agência funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. Outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7293.

Confira os próximos passos para o Concurso da Prefeitura do Paulista 2018



pós sua publicação na última sexta-feira (27), o edital do Concurso Público da Prefeitura do Paulista segue para ser analisado pelo Tribunal de Contas. O ato de admissão, como é chamado o processo de verificação do Tribunal, dura em média seis meses, mas segundo o chefe de gabinete, a espera não impede o processo. As datas das inscrições e as solicitações de isenção de taxas seguem conforme o calendário de execução no edital.
Segundo Francisco Padilha, chefe de Gabinete, o cronograma segue conforme previsto no edital. As inscrições começam nesta segunda-feira (07.05). “O edital já foi publicado, já o encaminhamos ao Tribunal de contas junto aos documentos para analisar e avaliar. E agora vai seguir o cronograma normal. Até o momento não houve nenhuma impugnação. Temos que aguardar o prazo do Tribunal para ver se estamos dentro dos padrões da permissão ou não do concurso. Eu acredito que não vai haver nenhuma intercorrência pois o concurso é muito mais para a substintuição que para a admissão de profissionais”.
Conforme o calendário as inscrições poderão ser realizadas no www.upenet.com.br, do dia 07.05 ao dia 10.06 de 2018. O prazo para isenção da taxa de inscrição pode ser solicitado do dia 07.05 ao 12.05. As divulgações das solicitações de isenção das taxas diferenciadas serão feitas no dia 22.05.
As provas, que serão aplicadas nas cidades do Paulista e Recife, ocorrerão no dia 29.07. As inscrições custarão R$ 50 (nível fundamental), R$ 70 (nível médio) e R$ 100 (nível superior). O concurso terá duas etapas: objetiva (para todos os cargos) e títulos (apenas para os cargos de nível superior). 

No Dia do Trabalhador, Marinaldo Rosendo parabeniza com projeto de lei que estende programas de alimentação


O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) prestigiou o Dia do Trabalhador, na terça-feira (01.05), na realização de um torneio de futebol, no distrito de Santa Luzia, no município de São Caitano, no Agreste Central. A partida que deu motivo à festa alusiva ao trabalhador, contou com a participação de lideranças da região. Em São Caitano, Marinaldo também reafirmou sua parceria política, no município, ao deputado estadual Clóvis Paiva.
Acompanhado de políticos locais, o deputado Marinaldo Rosendo falou do seu projeto de lei em benefício ao trabalhador. Tramitando na Câmara dos Deputados, o projeto propõe deduzir o Imposto de Renda de valores gastos com programas de alimentação do trabalhador por empresas tributadas na sistemática do lucro presumido – tributação para apurar o quanto a empresa deve pagar de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
VEREADORES – Os vereadores Cesar Andrade, Jack Leone, Makoy, Jean, Inácio Guerreiro, Abraão e Goga Jogador ouviram o deputado federal Marinaldo Rosendo, na comemoração do Dia do Trabalhador.

Marinaldo Rosendo participa do corte da fita de inauguração do Camará Shopping, em Camaragibe


O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) participou, nesta quarta-feira (02.05), do corte da fita de inauguração do Camará Shopping, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Também estiveram presentes o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira,  e os