Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Bairro de Peixinhos recebe Operação Arrumando a Casa, em Olinda


Moradores do bairro de Peixinhos, em Olinda, foram beneficiados nesta quinta-feira(03.05) com os serviços da Operação Arrumando a Casa, desenvolvida pela Prefeitura de Olinda e coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos da cidade. Com capinação,  intervenção no sistema de drenagem, limpeza e muitas outras ações, o Prefeito, Professor Lupércio, esteve monitorando os trabalhos realizados na Avenida Nacional e ruas próximas, como a Surubim e Progresso.
Uma vez na semana um bairro de Olinda é escolhido para receber o Arrumando a Casa. Severina Gomes, 70 anos, moradora simpática de peixinhos há tanto tempo que nem ela lembra, comentou o que viu. "É muita gente trabalhando e um dos maiores desafios aqui é drenagem", afirmou. 
Com dezenas de funcionários, máquinas e planejamento, os trabalhos começaram antes das 8h. Com sol e chuva as melhorias foram sendo realizadas. Só para o reforço na iluminação pública, foram dois caminhões atuando, sobretudo, na troca de lâmpadas quebradas. Um esforço que traz mais segurança para a população.
O Prefeito, Professor Lupércio, faz questão de acompanhar. "Os desafios são grandes mas estamos ouvindo a população e trabalhando para dar uma melhor qualidade de vida para a população", afirmou na Avenida Nacional, uma das principais do bairro, que, além de residências, conta com delegacia, uma escola pertinho, comércios e áreas de lazer. Todos beneficiados pelo Arrumando a Casa. 



Fotos: Alice Mafra/PMO


Projeto “Educação em Trânsito” é lançado no Paulista


Com a missão de conscientizar e educar a criançada do Paulista sobre as normas e condutas de trânsito, o projeto “Educação em Trânsito” começou na manhã desta quinta-feira (03.05) com uma série de ações voltadas aos estudantes da rede municipal de ensino. Essa iniciativa atende a uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a criação de planos educacionais pelas divisões administrativas.
A primeira escola a ser contemplada com a iniciativa foi a Margarida Sampaio, que fica localizada no bairro da Nossa Sra. da Conceição. Com cerca de 140 alunos presentes na palestra, os agentes de trânsito puderam abordar diversos temas, como os direitos e deveres dos condutores e pedestres e as regras de circulação e conduta.
O coordenador da ação, Ícaro Barbosa informou que as crianças possuem um importante papel para a propagação da ética no trânsito. “Nosso objetivo é implantar na cabeça dessas crianças um conhecimento básico sobre o trânsito e suas leis. O mais legal disso tudo é que elas terminam contribuindo efetivamente na construção de um trânsito seguro, orientando e até puxando a orelha dos pais em situações cotidianas”, salientou.
Durante a ocasião, os alunos ainda simularam travessias em faixas de pedestres, ao mesmo tempo em que recebiam orientações sobre o risco da realização dos cruzamentos fora dos locais apropriados.
De acordo com a gestora da escola Margarida Sampaio, Nirleide do Carmo Soares, a educação é algo que se constrói aos poucos, por isso é necessário direcionar desde cedo as crianças a uma conduta respeitosa no trânsito “Quanto antes pudermos implantar um comportamento civilizado e prudente nas crianças, melhor. Isso em qualquer situação da vida e no trânsito não é diferente. Nosso intuito é contribuir formando condutores conscientes para o amanhã”, enfatizou.

A instituição que tiver interesse em ser contemplada com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, através do e-mail: educacaoemtransito@gmail.com. Vale destacar que além desse projeto, a Prefeitura do Paulista apoia o Maio Amarelo, que através de ações conjuntas com a população, visa à redução do incide de mortes e feridos no trânsito.

Mutirão de cidadania oferece serviços gratuitos em Vitória de Santo Antão neste sábado (5)



Carteira de Trabalho é um dos serviços que serão colocados à disposição do público | Foto de Cícero Alfredo

No próximo sábado (05), um conjunto de serviços gratuitos serão oferecidos aos moradores de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, durante o Mutirão de Cidadania. Emissão de documentos, atendimentos na área da saúde, orientação jurídica e oficinas educativas estão entre os serviços oferecidos. No dia da ação o interessado precisa fazer a retirada da ficha a partir das 7h30. O atendimento acontece das 8h às 12h, na Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, rua Dr. José Augusto S/N, no bairro Matriz.
 
A ação é uma iniciativa do Instituto Cidadania Para Todos – Assosiude, realizada conjuntamente com o Governo de Pernambuco.
 
Quem precisar resolver alguma pendência com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), poderá receber o atendimento na Unidade Móvel de Atendimento da empresa. Na unidade itinerante, os clientes terão acesso aos serviços comercias de uma loja convencional, incluindo o cadastramento na tarifa social de energia elétrica, solicitação de ligação, desligamento, troca de titularidade, negociação, segunda via de faturas, negociação de débitos, entre outros.
 
A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) vai realizar atendimentos através do programa Defensoria Amiga da Comunidade. Serão oferecidos serviços nas áreas: Direitos do Consumidor, da Criança e da Juventude, Idoso, Sucessão; além de ações na área criminal, habitação para casamento, investigação de paternidade, alvará judicial, pensão alimentícia, divórcio, retificação de registro, segundas vias de certidão de nascimento, casamento, óbito ou de divórcio, são alguns dos principais atendimentos jurídicos que estarão à disposição.
 
O público terá acesso aos serviços de emissão da Carteira de Trabalho e de identidade. A organização vai disponibilizar emissão do cartão do SUS, segunda via do CPF, foto 3X4 e serviço de xerox.
 
Atendimento odontológico, exames rápidos de aferição de pressão, sífilis, HIV e glicose, estão entre os serviços de saúde. Exame de prevenção do homem – PSA e de prevenção da mulher também serão oferecidos.