Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Servidores do Paulista já podem sacar o salário de abril


A Prefeitura do Paulista continua mantendo a política de antecipação salarial do funcionalismo. Apesar das dificuldades financeiras que o País vem enfrentando, nesta sexta-feira (04.05), os servidores ativos já podem sacar o salário do mês de abril.

Aposentados e pensionistas do município também já receberam o pagamento. Essa antecipação salarial tem sido uma marca da gestão do Prefeito Junior Matuto. Apesar da crise, ao longo dos últimos anos, os trabalhadores do município têm recebido sempre antes da data prevista.

Paulista busca parceria para ampliar pontos de serviço à população


Com o intuito de ofertar um braço de serviços à população que reside na região das praias, a Prefeitura do Paulista está prestes a fechar uma parceria com o Shopping Norte Janga. A concretização dessa iniciativa, que depende apenas de alguns detalhes burocráticos, vai viabilizar a instalação de órgãos municipais no centro de compras.
“A abrangência do atendimento vai proporcionar a esses moradores uma maior agilidade na solução de determinadas demandas junto ao poder público municipal. Acreditamos que essa parceria vai resultar em ganhos para a população, para a prefeitura e o ente privado”, adiantou o prefeito Junior Matuto, que coordena as negociações.
Dentre os serviços que serão oferecidos estão os que envolvem as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saúde e Finanças. Os gestores ainda avaliam a instalação de um conselho tutelar no imóvel comercial.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Robertinho Couto, comentou o motivo que levou a gestão a viabilizar essa iniciativa. “Nosso objetivo é descentralizar os serviços da gestão, levando em consideração que existe um público aqui na região litorânea que precisa de assistência e não quer se deslocar até o centro da cidade. Estamos resolvendo todos os trâmites necessários para resolver essa situação o quanto antes”, revelou.
Confira algumas das atividades que você poderá realizar com esse fortalecimento da gestão.
Desenvolvimento Urbano e Habitação: regularização mercantil como a emissão de alvarás de funcionamento e realização do cadastro técnico de ponto finalitário.
Saúde: solicitação de serviços da vigilância sanitária.
Finanças: emissão de extrato de débito.

Paulista realiza ação de demolição para liberar calçada em Maranguape II



Uma ação conjunta envolvendo três secretarias municipais resultou nesta sexta-feira (04.05) na demolição de construções irregulares no bairro de Maranguape II, em Paulista. Uma garagem e um muro de uma casa e uma serralharia que ocupavam a calçada da Rua 25, ao lado da Escola Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo, foram alvo da ação. As estruturas de alvenaria foram demolidas por homens das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Mobilidade e Administração das Regionais. O trabalho foi respaldado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A ação de demolição só ocorreu após o cumprimento de todas as etapas e prazos legais. Como não houve acordo com os proprietários, o caso chegou ao MPPE, que recomendou a demolição das estruturas, com alegação de falta da mobilidade na área já que o passeio público estava totalmente ocupado, obrigando os pedestres a usar a própria via para caminhar na localidade.

Um dos moradores da área, que não quis se identificar, o motorista R.S., 32 anos, disse que essa demolição já era esperada por todos. “Tanto o muro e a garagem quanto a serralharia estavam atrapalhando o ir e vir de quem mora por aqui. A gente já esperava que essas duas estruturas fossem retiradas e hoje chegou o grande dia”, comemorou o jovem.

Todo o material recolhido na serralharia antes da operação foi encaminhado ao depósito municipal, podendo ser retirado pelo proprietário a qualquer momento. O município também se colocou à disposição para deixar os equipamentos num endereço dado pelo proprietário, mas ele não sugeriu nenhum. 

O serviço de demolição contou com o apoio de uma retroescavadeira, um caminhão carroceria e outro do tipo munck. A ação, que também contou com técnicos da Secretaria Executiva de Serviços Públicos e policiais militares do 17º BPM, teve um efetivo geral de 15 profissionais

Alunos recebem certificados de cursos profissionalizantes visando preparação ao mercado de trabalho



O curso foi muito importante para mim, hoje sabemos que com a crise a dificuldade é grande. Mas, essa qualificação trouxe benefício porque já estou produzindo pizza e vendendo para os vizinhos. Trazendo um ganho financeiro bom. Também espero que a Prefeitura do Paulista através da Secretaria de Educação proporcione esse tipo de iniciativa para todos”, disse a estudante Sucy Cavalcante Alves, 42 anos, uma das concluintes do Projeto Novo Horizonte, ao receber o certificado do curso.
Essa iniciativa visa qualificar estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e alunos da 1º a 3º fase do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), para a qualificação e a preparação para o mercado de trabalho. Entre os cursos ofertado estão Introdução à informática, básico em Excel, Operações básicas em laboratório químicos e Fabricação de pizzas.
A Solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (04.05), no auditório do Senai, localizado na Rodovia BR 101 Norte, Paratibe. Na ocasião a Orquestra Aristides Borges embalou canções durante os intervalos, no total 75 alunos receberam os certificados.
Segundo o aluno José Carlos da Silva, 40 anos, o curso de Introdução à Informática trouxe de volta o desejo aos estudos, pois imaginava que não tinha capacidade de se qualificar em alguma área. “Agradeço muito a Prefeitura do Paulista e ao Prefeito Junior Matuto pela oportunidade de oferecer esse curso, dando essa chance de qualificação e preparação para o mercado de trabalho”, ressaltou.
O Secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior falou da satisfação e do orgulho de ver os alunos concluindo os cursos. “Para que os estudantes tenham a oportunidade no mercado de trabalho. Paulista e a Região Norte estão se preparando para receber indústrias de grande porte que vão precisar de mão de obra qualificada. Com esse desenvolvimento não podemos deixar os moradores de paulista e de outras regiões de fora. E nada mais do que a qualificação profissional para inseri-los, ” comentou.   
O Projeto Novo Horizonte é uma iniciativa da Prefeitura do Paulista através da Secretaria de Educação, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa segue até o final do mês em Paulista


Segue até o dia 31 de maio a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, em Paulista. O intuito é erradicar a doença na cidade e continuar com o saldo positivo dos anos anteriores, quando 100% dos rebanhos do município, que equivale a cerca de mil animais, entre bovinos e bubalinos, foram imunizados. O trabalho é focado, principalmente, nos pequenos produtores da Zona Rural.

A ação acontece duas vezes por ano, graças a uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico do Paulista, a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Ministério da Agricultura.

A vacina é doada para pequenos criadores e uma equipe capacitada se dirige às propriedades para realizar a vacinação. As propriedades de grande porte, acima de 20 animais, os criadores são orientados a comprar a vacina.        

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Ela pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. Normalmente, o vírus é transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e o próprio ser humano. Até o momento, Paulista não registrou casos da doença.

PCR oferece oficina sobre como criar vasos sustentáveis para plantas

Gratuita, atividade será oferecida no Econúcleo do Parque da Jaqueira neste domingo (6) e vai mostrar como transformar materiais que iriam pro lixo em caqueiras


O Econúcleo Jaqueira, equipamento de educação ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) da Prefeitura do Recife, vai realizar oficina de criação e manejo de caqueiras sustentáveis neste domingo (6), às 14h30. Gratuita, a atividade vai mostrar como transformar o material que iria para o lixo em vasos sustentáveis, podendo ser usados para hortas ou mudas.
A oficina ensinará a fazer caqueiras ecológicas, com garrafas PETs que seriam descartadas na natureza, dando novas utilidades e reduzindo dano ao meio ambiente. Os vasos de garrafa, além de sustentáveis, são muito resistentes às mudanças climáticas e, por isso, podem facilmente ser colocados em ambientes externos e que sofram com excesso de sol ou chuva e podem ser usados tanto suspensos quanto planos.
Para participar da oficina, não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de material. Serão disponibilizadas 30 vagas para a prática e terá duração média 40 minutos. Durante a semana, o Econúcleo recebe grupos escolares, universitários, familiares, associações, entre outros. Para isso, é preciso agendar previamente pelo telefone (81) 3355-5808.
Além da oficina, haverá outras atividades no domingo. Confira a programação completa:

9h - Espaço sustentável: apresentação com fantoches
9h30 - Com pet ao meio: Oficina de percussão com garrafa PET
10h - Oficina de teatro: jogos teatrais
11h - Trilha ambiental
14h - Espaço sustentável: apresentação com fantoches
14h30 - Caça ao tesouro + oficina de caqueiras
15h - Oficina de compostagem
16h - Esquete teatral: Dom e a máquina do Tempo

Prefeitura do Recife encerra hoje inscrições para concursos de quadrilhas juninas

Imagem ilustrativa. Divulgação


Encerra nesta sexta-feira (4) a prorrogação garantida pela Prefeitura do Recife para os quadrilheiros adultos e mirins garantirem sua vaga nos concursos de quadrilhas oferecidos neste São João. Ao todo, serão distribuídos R$ 106 mil pelo poder público municipal para a preservação de uma das mais coloridas e pulsantes tradições juninas do Nordeste.
Uma das novidades deste ano é que as quadrilhas se apresentarão nas duas unidades do Compaz, além de ocupar o Sítio Trindade, cenário inequívoco do São João recifense. Além disso, a mostra de quadrilhas mirins volta a ser competitiva, numa estratégia da Prefeitura do Recife para semear as tradições juninas entre faixas etárias e bairros diferentes. O tempo de evolução de cada grupo adulto ou mirim também mudou, aumentando de 25 para 30 minutos. 
As inscrições para os dois concursos, realizados pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife devem ser realizadas no Núcleo de Cultura Cidadã, Pátio de São Pedro, nº 39, no bairro de São José, das 9h às 17h. Informações: 3355-4601. Os regulamentos estão disponíveis para consulta no site CLICANDO AQUI.
34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas – Entre a documentação exigida no ato da inscrição, estão: um currículo do grupo, com histórico completo, relação com nome e RG de cada componente, além de ficha técnica. O grupo também deve fornecer um resumo do tema a ser apresentado e relação com todas as músicas que serão utilizadas na apresentação. 
Ao todo, poderão participar do concurso 48 quadrilhas juninas. Cada quadrilha deverá ter, no mínimo, 20 pares. Menores de 18 anos só poderão participar mediante autorização dos pais ou responsáveis. Cada quadrilha terá 30 minutos de apresentação e somente 12 serão selecionadas para a final.
A disputa será realizada nos dias 13, 14, 15 e 16 de junho, no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no Cordeiro, e nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho, no Sítio Trindade, a partir das 20h. A final continua no Sítio Trindade, nos dias 29 e 30 de junho, a partir das 20h. 
As doze finalistas receberão prêmios de classificação no valor de R$ 3 mil, cada. Na premiação final, as cinco vencedoras recebem, respectivamente: R$ 13 mil; R$ 9 mil; R$ 7 mil; R$ 6 mil; e R$ 5 mil.
16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis – Para a inscrição no concurso mirim, as quadrilhas devem entregar um currículo do grupo, com histórico completo, relação com nome e RG de cada componente, além de declaração dos pais ou responsáveis por cada menor, autorizando sua participação na competição. Também são necessárias informações sobre o tema escolhido e a relação das músicas, entre outros documentos.
Poderão participar do concurso 12 quadrilhas juninas infantis, cada uma com, no mínimo, 16 pares. A idade máxima permitida aos componentes das quadrilhas será de 15 anos. Haverá uma concessão de no máximo 20% dos participantes com até 16 anos. O marcador pode ter qualquer idade. 
Cada quadrilha terá 30 minutos de apresentação e somente 6 serão selecionadas para a final. As seis finalistas receberão o prêmio de R$ 3 mil, por sua participação.
As eliminatórias do Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis acontecerão nos dias 26 e 27 de junho, no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, a partir das 18h. E a final será no Sítio Trindade, no dia 28 de junho, também a partir das 18h.
Os três primeiros lugares receberão ainda premiações no valor de R$ 5 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente.

Serviço:
Inscrições para o 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas e para o 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis
Data: Até sexta-feira (4)
Local: Núcleo de Cultura Cidadã, Pátio de São Pedro, nº 39, São José
Horário: 9h às 17h
Informações: 3355-4601

ASSUNTOS:

Fim de semana com três exposições de arte, cortejo de frevo, concerto na igreja, programação ecológica e passeio turístico gratuitos



O sábado (5) e o domingo (6) serão de intensa programação gratuita na capital pernambucana. Em diferentes bairros da cidade, a Prefeitura do Recife oferece passeios os mais diversos, de exposição de arte a concerto na igreja, passando por atividades para quiser aproveitar o tempo livre para aprender a cuidar do melhor do planeta. 
No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), equipamento gerido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem novidade em cartaz. A exposição ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa, conta com 13 fotografias coloridas, expostas em formato de lambe-lambe, promovendo um diálogo entre diferentes linguagens para pensar a nova lógica das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século 21.
Questionando a forma como o espaço urbano vem sendo estruturado, a instalação foi feita entre andaimes de construções vazados, com a assinatura de Luciana Calheiros e Aurélio Velho, da Zolu Design. Num cenário estruturado entre andaimes de construções, as imagens evocam resquícios de convivências, urbanização, concreto, placas, escadas. E dialogam com histórias construídas a partir das imagens pelo músico Júnior Black. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do MAMAM no sábado e no domingo é das 13h às 17h.
Na zona sul, a Galeria Janete Costa, localizada dentro do Parque Dona Lindu, oferece dois bons motivos para uma visita no fim de semana. Um deles é a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com o meio ambiente, criando dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial. O outro é uma oficina gratuita do quebra cabeça chinês Tangram, que  acontece neste sábado (3), às 17h, e é dedicada a participantes com 8 anos em diante. Equipamento da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife,a galeria funciona no sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h.
O Museu da Cidade também estará aberto no sábado e no domingo, das 9h às 17h, para visitação da exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público. A entrada é gratuita.
No domingo, o Paço do Frevo, mais novo entre os equipamento culturais da Prefeitura do Recife, convida os ociosos a cair do passo, junto com o Arrastão do Frevo, cortejo mensal liderado por orquestras e agremiações, que será conduzido desta vez pela Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco. O arrastão tem concentração marcada para as 15h no Marco Zero. A saída será às 16h.
Para quem gosta de caminhar, o domingo oferece outra boa opção de passeio. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realiza mais uma edição do Olha! Recife a pé, com roteiro dedicado ao Pátio de Santa Cruz.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas amanhã (4), a partir das 9h, no site www.olharecife. A caminhada sai às 9h da Avenida Conde da Boa Vista, do lado do antigo colégio Marista.
Também no domingo, a partir das 17h, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer oferece uma audição gratuita de música erudita e popular num cenário de tirar o fôlego. O Projeto Música na Igreja levará para a Igreja Madre de Deus o Grupo de Sopros da Orquestra Criança Cidadã, formado por 25 músicos, incluindo estudantes de percussão e contrabaixo. A apresentação  é gratuita e aberta ao público. Não é necessária inscrição prévia. A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) também vai oferecer uma extensa programação gratuita neste domingo, no Econúcleo Jaqueira. Um dos destaques é a oficina de criação e manejo de caqueiras sustentáveis, a partir de 14h30. Gratuita, a atividade vai mostrar como transformar garrafas PETs em vasos sustentáveis, para hortas ou mudas. Para participar da oficina, não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de material. Serão disponibilizadas 30 vagas para a atividade, que terá duração média 40 minutos.

Confira a programação completa que será oferecida no Econúcleo:

9h - Espaço sustentável: apresentação com fantoches
9h30 - Com pet ao meio: Oficina de percussão com garrafa PET
10h - Oficina de teatro: jogos teatrais
11h - Trilha ambiental