Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura realiza capinação, podação entre outros serviços no Cemitério Campo Santo São José

No Cemitério Campo Santo São José, em Paulista/PE, a Secretaria de Serviços Públicos executou alguns serviços hoje (09.05). Capinação, retirada de entulhos, podação, conserto no calçamento do estacionamento, na frente dos velórios, e pintura dos meios fios.






Projeto que define novo prazo para obtenção de dados públicos pelo cidadão é aprovado em Justiça



Uma proposição que estabelece prazo para que órgãos públicos de Pernambuco prestem informações após o julgamento de recursos no Comitê de Acesso à Informação foi aprovada pela Comissão de Justiça. De autoria da deputada Priscila Krause (DEM), o PL nº 1902/2018 acrescenta a exigência à Lei Estadual de Acesso à Informação, que regulamenta a obtenção de dados públicos por cidadãos no Executivo.

Oposição acusa Governo do Estado de reduzir investimentos em programas sociais


Parlamentares da oposição fizeram críticas à gestão de Paulo Câmara. O líder da bancada, deputado Sílvio Costa Filho (PRB) expôs resultado de um levantamento apontando, em 2017, uma redução de cerca de R$ 60 milhões em investimentos nos programas sociais do Estado, como o Chapéu de Palha, Mãe Coruja e Ganhe o Mundo. Já o deputado Edilson Silva (PSOL) criticou os gastos do Executivo com publicidade institucional, face a políticas públicas que estariam paralisadas.

Priscila Krause quer apoio para PEC que garante mais transparência na execução de emendas



Em discurso na Reunião Plenária, a deputada Priscila Krause (DEM) pediu apoio dos parlamentares para a aprovação da PEC n° 12/2018, que busca tornar mais transparente o processo de execução das emendas parlamentares impositivas pelo Governo do Estado. De autoria da democrata, a matéria quer que os dados relativos a esse procedimento sejam disponibilizados no Relatório Resumido de Execução Orçamentária, divulgado a cada dois meses pelo Poder Executivo. 

Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência discute acessibilidade em hotéis e restaurantes​



As medidas que proprietários de restaurantes e hotéis deverão adotar a partir da regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal nº 13.146/2015), em março deste ano, foram tema de audiência pública da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa com Deficiência nesta terça (8). O Decreto Presidencial nº 9.296/2018 trouxe as exigências que serão cobradas para garantir acessibilidade nesses estabelecimentos. Durante o debate, uma pauta foi elaborada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes para conscientizar os proprietários sobre a necessidade de mudanças.

Jovens do Case/Cenip Arcoverde dão primeiro passo para a inclusão digital

Adolescentes estão participando de curso de informática básica
ofertado por meio de parceria entre a Funase e a Prefeitura



Socioeducandos do Case/Cenip Arcoverde estão se profissionalizando por meio de um curso de informática básica. A turma, oferecida em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, contempla dez jovens da unidade. O curso dura, em média, três meses. A iniciativa é considerada uma vitória para os alunos, muitos deles, oriundos de comunidades carentes e sem acesso aos meios tecnológicos.

O curso é ofertado no Centro de Cultura de Arcoverde, onde, além do Centro de Informática Popular, também funciona uma biblioteca municipal. O retorno dado pelos socioeducandos é positivo. “Eles dizem que gostam bastante. Sabemos que muitos vêm fragilizados, com pouca escolaridade. Proporcionar essa oportunidade de inclusão digital é muito importante, um primeiro passo para uma transformação na vida deles”, comentou a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Alane Mendes.

A parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Prefeitura de Arcoverde tem viabilizado que o curso aconteça uma vez por semestre, sempre com turmas exitosas. No fim das aulas, os alunos recebem um certificado.