Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Feliz Dia das Mães

A equipe do Paulista Atualizado deseja um Feliz Dia das Mães.

Homenagem dos Diretores


Homenagem do Deputado Marinaldo Rosendo ao Dia das Mães

O deputado federal Marinaldo Rosendo tem uma mensagem especial para todas as mães.

 

Tecnologia ajuda mães voltarem ao mercado de trabalho

Mulheres que deixaram o emprego por conta da gravidez trabalham de forma autônoma com ajuda de aplicativos


A realidade da profissional que é mãe ainda é muito delicada no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pela empresa de recrutamento Catho, as mulheres deixam cinco vezes mais o mercado de trabalho que os homens após a chegada dos filhos. As mães que desejam recolocação também encontram dificuldade, cerca de 27% delas, de acordo com o estudo Mulheres e o Mundo Corporativo. Para voltar à ativa e garantir uma renda no final do mês, muitas profissionais com crianças pequenas em casa encontram a solução nos aplicativos de economia colaborativa.
Esse é o caso da publicitária Vanessa Miry, de 47 anos. Mãe da pequena Lara, 5 anos, Miry foi demitida da última empresa em que trabalhou porque vivia uma gravidez de risco. A dificuldade de encontrar um novo emprego permaneceu após o nascimento da filha. "Eu fiz entrevista em diversas companhias, mas a minha idade e o fato de ter uma criança pequena em casa dificultaram a minha volta ao mercado de trabalho", explica. Há dois anos, o cachorro da família faleceu e, navegando na internet, encontrou a DogHero, plataforma que conecta mães e pais de cachorro a anfitriões que hospedam os pets em casa, que hoje é a sua principal fonte de renda. "Vi na plataforma uma forma de cuidar de vários cães sem o risco de me apegar muito, ocupar a cabeça e construir uma renda", conta a anfitriã que ganha cerca de R$ 2 mil por mês. Em época de Natal e Ano Novo, o valor dobra.
O setor imobiliário também vem abrindo porta para mães, que buscam a retomada na carreira. Segundo pesquisa feita pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo (SCIESP), o número de mulheres no mercado imobiliário não para de crescer, atualmente cerca de 40% da classe de corretores de imóveis é feminina.
Camila Villanueva, head de vendas da EmCasa, imobiliária digital que tem como objetivo transformar a maneira que o brasileiro compra ou vende imóveis, deixou o emprego um pouco antes de engravidar. Ao tentar voltar, após o sexto mês de vida de sua filha, era questionada sobre seu estado civil e se tinha filhos. "Eu tentei por um ano me recolocar no mercado, mas não obtive sucesso", explica Villanueva. Formada em Direito, ela cogitou a possibilidade de trabalhar como corretora de imóveis e hoje exerce um cargo de liderança na EmCasa. "Sim, eu sou mulher. Sim, eu sou mãe, mas, sim, eu também sou profissional, quero ter minha carreira e também quero evoluir", diz.
Outra solução encontrada por muitas mulheres é se tornarem autônomas. Com a maternidade, o gerenciamento do tempo costuma se tornar um problema e, para auxiliá-las neste cenário, a eduK, plataforma de ensino especializada em auxiliar quem deseja trabalhar por conta própria, oferece, mais de 1.400 cursos em áreas como gastronomia, artesanato, fotografia, moda, beleza e negócios. Além de ferramentas para melhoria da produtividade, redução de custos e aumento de vendas. "Estamos cada vez mais próximos da era do pós-emprego, onde as pessoas não terão mais ocupações formais, e, ao invés disso, vão trabalhar e ganhar dinheiro por conta própria", explica Renato Cagno, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da plataforma, que tem mais de 65% de alunas do sexo feminino.

Semana da Defensoria Pública é promovida pela DPU no Recife


Recife – A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoverá a Semana da Defensoria Pública, de 15 a 18 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, no próximo sábado (19), com programação que terá mutirões de atendimento ao público com orientação jurídica, palestra para estudantes e evento com os assistidos.
Na terça-feira (15), as atividades comemorativas têm início com atendimento ao público em mutirão para orientação jurídica, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José, centro da capital pernambucana.
Outro mutirão de atendimento será promovido, na quarta-feira (16), das 8h às 12h, no Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (CERVAC), na praça do Morro da Conceição, zona norte do Recife.
Já na quinta-feira (17), das 14h às 16h, ocorrerá uma palestra com uma visita guiada para estudantes da rede pública de ensino na DPU no Recife, no bairro da Boa Vista, região central da cidade.
E na sexta-feira (18), será organizado o Dia da Vitória, das 8h às 12h, evento em que há a entrega a assistidos de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) oriundas de atuações bem sucedidas da DPU perante a Justiça Federal, com presenças confirmadas do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Manoel Erhardt, do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Igor Roque e de parlamentares pernambucanos.
Serviço:
Semana da Defensoria Pública
Mutirão de atendimento no metrô (Estação Recife)
Data: 15/05/2018
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Estação Central do Metrô do Recife
Endereço: Rua Floriano Peixoto, S/N, bairro de São José, centro do Recife.
Mutirão de atendimento no Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (CERVAC)
Data: 16/05/2018
Horário: 8h às 12h
Local: Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (CERVAC)
Endereço: Praça do Morro da Conceição, 211, Morro da Conceição.
Palestra para estudantes da rede pública de ensino na DPU + Visita guiada
Data: 17/05/2018
Horário: 14h às 16h
Local: Defensoria Pública da União no Recife
Endereço: Avenida Manoel Borba, 640, bairro da Boa Vista.
Dia da Vitória
Data: 18/05/2018
Horário: 8h às 12h
Local: Defensoria Pública da União no Recife
Endereço: Avenida Manoel Borba, 640, bairro da Boa Vista.

Sonetos, fantoches e serviços marcam o Dia das Mães em unidades da Funase

Socioeducandos deram vazão à criatividade, produzindo presentes e outras formas de homenagear as mães

O Dia das Mães foi celebrado de maneira ampla e interdisciplinar pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Na maioria das 22 unidades espalhadas pelo Estado, socioeducandos desenvolveram atividades em alusão à data sob orientação das equipes técnicas e tiveram momentos de fortalecimento de laços familiares por meio de palestras e oficinas. Na sede da instituição, no Recife, funcionários também tiveram um período de confraternização, oração e homenagens nesta sexta-feira (11) em clima de prep