Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rei da Ciranda, mestre Baracho é homenageado na Segunda Sexta Cultural do Paulista

O Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista foi palco de mais uma edição do Projeto Segunda Sexta Cultural, que homenageou o Rei da Ciranda, Antônio Baracho da Silva, conhecido popularmente como Mestre Baracho.  Baracho morreu em 1988, mas deixou seu legado em todo o estado, através desse ritmo maravilhoso, que é um dos mais importantes da nossa cultura pernambucana.  


Durante o evento, que reuniu poetas, músicos e educadores, os artistas tiveram a oportunidade de expor suas ideias, com o intuito de promover a cultura local. A gestão Junior Matuto segue trabalhando em busca do resgate e valorização das tradições da cidade. “Esse momento de hoje é uma tentativa de resgatar a cultura do Paulista e uma homenagem ao Antônio Baracho, que foi um mestre cirandeiro. Estamos querendo através dessa homenagem e da instituição do Dia Municipal da Ciranda, desenvolver outras atividades que valorizem nossa cultura tão rica”, ressaltou Jorge Rocha, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista. Também participaram do encontro, os cantores e compositores Eli Vieira e Beto Mix, o cirandeiro Edivaldo José de Oliveira (Mestre Caboclo).   
O Projeto Segunda Sexta Cultural, que acontece desde o ano passado, é uma iniciativa do escritor Amaro Poeta, em parceria com a gestão municipal, e tem o objetivo de promover os artistas locais, abrindo espaço para eles apresentarem seus trabalhos. As atividades acontecem todas as segundas sextas-feiras de cada mês. Todos podem participar e apresentar seus projetos, sejam poesias, poemas, livros ou algum trabalho musical.
Data – Para celebrar o legado deixado pelo mestre Baracho, a Câmara de Vereadores do Paulista instituiu o Dia Municipal da Ciranda, a ser celebrado em Paulista sempre no dia 10 de maio. A data coincide com o aniversário do artista pernambucano, que nasceu em Nazaré da Mata e faleceu aos 81 anos, em 1988.

Educação do Paulista e professores fecham acordo da campanha salarial 2018 com reajuste médio de 4,28%

Depois de várias rodadas de negociação, os professores da rede municipal de ensino do Paulista, em assembleia da categoria, aceitaram a proposta da Secretaria de Educação que estabelece a implantação de um reajuste salarial escalonado, em média de 4,28%, distribuídos entre os níveis profissionais.
Este reajuste será Implantado de forma retroativa a contar de janeiro deste ano, mês da data-base da categoria. Vale salientar que Paulista foi um dos primeiros municípios pernambucanos a implantar o pagamento do piso nacional.
Outra conquista significativa para os professores municipais é referente à hora/aula atividade, que ao invés da carga horária estendida com aplicação de mais uma hora de aula remunerada, a categoria optou, também em assembleia, por folga não remunerada destinando um dia na semana, para planejar as aulas, deixando os alunos acompanhados por um professor substituto.
De acordo com o secretário de Educação, Carlos Junior, a gestão Junior Matuto vem reafirmado, na prática, o compromisso que tem com a formação das crianças paulistenses. “Destinamos recursos do tesouro municipal acima do que é determinado por lei e nossos investimentos vão desde reestruturação física das escolas, aquisição de equipamentos, melhoria da qualidade da merenda, além de programas significativos que contribuem com a qualidade de ensino, como o Olhar Paulista, que  faz exame e entrega os óculos para os alunos com dificuldade no grau de visão, e o Cuidar Primeira Infância, com serviços de educação, saúde e assistência social para as crianças das creches,” enfatizou Carlos Junior, completando que a valorização do professor também é um gesto importante da gestão na política de fortalecimento da  educação.

Fotos - Almir Martins

Comércio varejista registra crescimento em março, diz IBGE

Valter Campanato/Agência Brasil


O setor varejista continuou a trajetória de recuperação e avançou 6,5% em março em relação ao mesmo período do ano passado, o melhor resultado nessa base de comparação desde abril de 2014. Com isso, o comércio varejista acumula uma alta de 3,8% nos primeiros três meses do ano e 3,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Destaques
Na comparação com março de 2017, os destaques do mês foram registrados pelo setor de hipermercados e produtos alimentícios, com uma alta de 12,3% diante de maiores vendas durante o período da Páscoa.

O setor de artigos de uso pessoal e doméstico avançou 13,8% no mesmo período, também puxada pelas vendas da Páscoa. Ao mesmo tempo, as vendas de artigos farmacêuticos e médicos cresceram 5%, décimo primeiro mês seguido de resultado positivo no setor.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE

Enem 2018: Atendimento especializado deve ser solicitado na inscrição

Elias Oliveira/Governo do Tocantins


Estudantes que precisam de atendimento especial durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer a solicitação no momento da inscrição. Segundo o Ministério da Educação, o pedido deve ser comprovado com laudo médico.

As inscrições no Enem 2018 seguem até 18 de maio, que também é o prazo para realizar alterações na solicitação. No caso daqueles que desejam ser atendidos pelo nome social, o pedido pode ser feito entre 28 de maio e 3 de junho. Saiba quem pode fazer os pedidos e quais são os auxílios oferecidos:

Atendimento especializado
São beneficiados, neste caso, os inscritos com baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, física e/ou intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular. Aqueles com deficiências visuais podem levar material próprio, que será fiscalizado pelos aplicadores, como máquina Perkins, canetas de ponta grossa e lupa.

Caso solicitem o atendimento especializado, esses estudantes têm acesso a prova em braille, com letra ampliada ou superampliada, tradutor-intérprete ou videoprova em Libras, guia-intérprete, ledor, transcritor, entre outros. Por meio da solicitação e apresentação de parecer aprovado, também é possível solicitar tempo extra de 60 minutos em cada dia.

Atendimento específico
O Enem oferece auxílio para que gestantes, idosos, lactantes, estudantes em classe hospitalar e em outras situações realizem a prova da maneira mais cômoda. Os inscritos que solicitarem atendimento específico terão direito a salas de fácil acesso, mesas e cadeiras sem braços e apoio para perna e pés, por exemplo. Mães que desejam amamentar os filhos durante as provas devem levar acompanhante adulto que cuide das crianças em uma sala reservada.

Já aqueles que estudam enquanto estão internados devem entregar na inscrição, em formato  PDF, PNG ou JPG de até 2MB, declaração do hospital garantindo que há local adequado para a aplicação, com nome completo do participante e CPF; diagnóstico com descrição; nome e o endereço completo do hospital; assinatura e identificação do médico e/ou profissional responsável. Para mais informações, consulte a página do Enem, na seção Antes da Prova.

Professores e auxiliares da Educação Infantil participam de formação sobre contação de histórias


A Prefeitura de Araripina e a Secretaria de Educação promovem uma capacitação para os professores e auxiliares da rede municipal que atuam na Educação Infantil. Eles participaram da Formação de Educação Infantil com o tema A contação de histórias no desenvolvimento humano. 

Siemens fornece soluções para eletrificação da primeira linha de monotrilho do Brasil, em São Paulo


A Siemens, líder em energia e soluções de transporte para o futuro, atua como fornecedora oficial de equipamentos para distribuição de energia do primeiro monotrilho do Brasil, que inicia a operação da segunda fase em maio na capital paulista, e ligará os distritos de São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
Para esse projeto, que conectará mais de 500 mil passageiros por dia através da Linha 15 - Prata, a Siemens atua em conjunto com o Consórcio SNEF Isolux Linha 15, responsável pelas obras e as áreas de Engenharia, Manutenção e Operação do Metrô.
De acordo com Vitor Camargo, engenheiro de Projetos na Divisão Energy Management da Siemens, a empresa alemã apresentou uma proposta que atendeu às principais demandas do projeto, alinhando, inclusive, as expectativas técnicas das partes envolvidas e elencando diversos riscos a serem prevenidos. "Trabalhamos com prazo de entrega e cronograma extremamente curtos, além de disponibilizarmos um portfólio completo de eletrificação ferroviária e equipamentos de alta qualidade, reforçando a expertise da Siemens neste seguimento e superando mais um desafio, garantindo uma oferta histórica ao Consórcio SNEF Isolux Linha 15", explica.
A Siemens forneceu todos os equipamentos elétricos principais para o sistema de distribuição de energia do projeto, incluindo duas subestações, 39 transformadores, 223 colunas de painel de baixa-tensão, 118 colunas de painel de média-tensão, soluções de automação de energia, 98 relés de proteção (interruptores eletromecânicos capazes de ligar e desligar dispositivos com o objetivo de proteger a rede elétrica). "Vale ressaltar que este último item é a maior ordem no Brasil para o mercado de infraestrutura", complementa Camargo.
Além de garantir uma excelente opção aos paulistanos que dependem de transporte público para se deslocar por São Paulo, o projeto garante inúmeros benefícios ao seu cliente, como, por exemplo: interface única e responsabilidade exclusiva para todos os equipamentos elétricos, gerenciamento de projeto e controle de fluxo de caixa simplificados, solução técnica harmonizada para todo o escopo, desde alta tensão até a automação de energia, sala elétrica compacta e moderna, utilizando soluções que já atendem à nova norma elétrica, válida na Europa e que entrará em vigência no Brasil, contato facilitado para pós-venda, preservação do padrão técnico da base instalada nas estações existentes da Linha 15.
Para Camargo, o sucesso desse trabalho se deu por conta da experiência comprovada da Siemens nos setores de mobilidade e distribuição de energia. "Somos uma companhia com 150 anos de tradição no território nacional, com um portfólio de trabalho bem abrangente em diversas áreas. Essa união de conhecimentos foi essencial para nossa capacitação em um projeto robusto como esse, que vai trazer muitos benefícios aos cidadãos de São Paulo e posicionar a Siemens como uma companhia especialista em soluções de infraestrutura urbana".

Voto de repúdio contra a provatização da empresa Infraero


A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes emitiu voto de repúdio contra a privatização da empresa Infraero. Segundo a Casa Legislativa, os aeroportos são essenciais para o desenvolvimento do país. 

Diante de tal justificativa, a privatização da empresa Infraero é merecedora de Voto de Repúdio. 

Governo deve arrecadar R$ 7 bilhões com nova rodada de licitações de campos de petróleo e gás

 Alaor Filho/ Mirá Imagem

O governo federal prevê uma arrecadação de R$ 7 bilhões com a 5ª Rodada de Licitações sob o regime de partilha de produção. O processo está previsto para ocorrer em 28 de setembro. As informações são do Ministério de Minas e Energia e foram divulgadas nesta sexta-feira (11).
Nessa rodada, que será realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), serão ofertados os blocos de Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde. Todos eles estão localizados nas bacias de Campos e Santos, dentro do Polígono do Pré-Sal.
O ministério informou ainda que a Petrobras tem o prazo de até 30 dias, a partir desta sexta-feira (11), para se manifestar e dizer se quer explorar as áreas. A companhia tem direito de preferência em ser operadora.
Arrecadação em 2018
Com os R$ 8 bilhões da 15º Rodada de Licitações, realizada em março de 2018, e os R$ 3,2 bilhões previstos para a Rodada de Partilha de Produção na área do Pré-sal, marcado para 7 de junho, o governo deve arrecadar R$ 18 bilhões com leilões neste ano.

Fernando Anitelli Voz e Violão apresenta: O Teatro Mágico, no Teatro Boa Vista

Com uma apresentação mais simplista, Fernando Anitelli visita um repertório de músicas inéditas, além dos principais sucessos da trupe


Com mais de dois milhões de álbuns vendidos , sete CDs autorais, três DVDs, quatro músicas em novelas e um dos maiores projetos da música independente nacional, Fernando Anitelli apresenta “O Teatro Mágico - Voz e Violão”, no Teatro Boa Vista, dia 26 de maio, às 20h30. O show tem como participação especial o cantor Silvério Pessoa.
A partir de um show mais intimista, cara a cara com o artista, o público testemunhará O Teatro Mágico em seu estado essencial, onde Anitelli busca  inspiração no cancioneiro popular para nortear a apresentação.
Apesar do projeto sempre ter sido marcada por suas apresentações que misturavam uma série de performances, tudo teve início no álbum solo de Anitelli (inspirado na leitura do livro “O lobo da Estepe” de Herman Hesse) e em suas apresentações iniciais de voz e violão. A construção do primeiro CD "Entrada para raros" foi baseada justamente nas canções, poesias e batidas que até então eram apenas entoadas nos saraus e divulgadas na rede por Seu Odácio, pai de Anitelli.
"Gravamos o álbum inteiro na levada de voz e violão (sem metrônomo) e só no final resolvemos experimentar outros sons, vozes, instrumentos e ruídos. Fomos então para a segunda fase do projeto e convidamos mais de 25 pessoas para participarem dessa aventura! Saímos gravando tudo ao contrário. As peças tinham que se encaixar nas levadas e na essência da música!", diz Anitelli.
O criador e compositor Fernando Anitelli tem se dedicado a pensar os rumos da companhia – que deu uma pausa no final do ano passado-  e nada melhor do que refletir a partir da essência de toda sua trajetória sonora: o violão, a voz e muita energia conduzida nas canções que fariam do Teatro Mágico, um dos maiores projetos da música pop / MPB do país.
Nos primeiros meses da pausa, o intuito era cuidar de si e passar mais tempo com a família, amigos, frequentar outros shows e viver novas experiências, confessa o artista. Agora o momento é de pegar a estrada novamente e pesquisar novas formas para o que a trupe fará em seguida. “Para voltar com o projeto do Teatro, que leva 18 pessoas para a estrada, tem que ter algo previamente preparado. Então peguei três meses para cuidar de mim, compor com outros parceiros e agora volto à minha essência com a voz e violão”, explica Anitelli.

É com essa estrutura mais simplista que Anitelli chega ao Recife e visita um repertório de músicas inéditas, além dos principais sucessos do Teatro Mágico. A empreitada não vinha sido pensada há muito tempo e surgiu da ideia dos fãs, que sempre pediam pelas redes sociais algo mais intimista, explica o vocalista.

Mais do que um tempo para pensar novos rumos para a companhia, o tempo foi necessário para recarregar as baterias. “Tomamos essa decisão um ano antes. Estávamos cansados no sentido físico, por que os personagens do Teatro pedem uma entrega muito grande”, explica Fernando Anitelli, vocalista e responsável pela criação artística do projeto.


Além de permitir chegar a mais lugares, a proposta promove um encontro com o público “onde posso estar com ele olho no olho e sentir o que ele precisa”, diz Anitelli. Nesse momento, além dos shows com voz e violão, o artista ainda participa de outros projetos, como um tributo ao Skank previsto para ser lançado em junho. “O fato de eu poder estar com atenção em outras ideias, compor com outras pessoas, me faz sair da bolha do Teatro Mágico, sair da minha zona de conforto. Isso me influencia, me faz um artista mais plural e me inspira”, completa.
SERVIÇO
Fernando Anitelli Apresenta: O Teatro Mágico - Voz e Violão 
QUANDO: SÁBADO -  26 de Maio de 2018 - às 20Hh30 
ONDE: Teatro Boa Vista (Rua Dom Bosco N°551)
Classificação: 14 anos
Produção: Cia do Riso 
Informações:(81) 4101-3910
Vendas antecipadas: R$ 80 e R$ 40 (meia)https://www.sympla.com.br/fernando-anitelli-apresenta--o-teatro-magico---voz-e-violao__253870

Retirada das tubulações da BR-408

Após visitar os bairros do Curado II e III, solicitei ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, a retirada das tubulações que estão na faixa de rolamento da BR 408. Em época de chuva, as tubulações desativadas pela Compesa, impedem a passagem das águas pelo canal que corta a comunidade. Causando sérios danos aos moradores.


Enem 2018 já recebeu mais de 1,38 milhão de inscrições

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 1,38 milhão de estudantes já se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições começaram nesta segunda (7) e seguem até as 23h59 de 18 de maio, na Página do Participante. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para a inscrição, que custa R$ 82, pode ser paga até 23 de maio. De acordo com o Inep, 3,36 milhões de participantes foram beneficiados com a isenção da taxa neste ano, mas mesmo esses alunos precisam se inscrever no exame.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Unificação de marcas consolida Grupo como um dos maiores do Brasil no segmento de combustíveis

Grupo Dislub Equador adota estratégia de unificação da marca para melhor atender a demanda crescente dos consumidores brasileiros



A recuperação da economia do Brasil aqueceu o setor de combustíveis no País. Prova disso foi o aumento de 0,4% do consumo do produto em 2017 na comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados no último dia 03 de março pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Inspirado pelas boas perspectivas econômicas do País, o Grupo Dislub Equador traçou uma estratégia de unificação da identidade visual das duas empresas distribuidoras para melhor atender a demanda crescente dos consumidores brasileiros.

"A história do Grupo Dislub Equador existe há vinte anos e, nos dias de hoje, não faz mais sentido tratar as duas empresas - Dislub Energia e Equador Energia - como objetos distintos", avalia o fundador do Grupo, Humberto Carrilho. Para consolidar a mudança e a união, a partir de maio de 2018 o grupo assume a nova imagem.

A nova identidade visual é simbolizada pelo desenho de uma borboleta que une as cores que já identificavam as marcas, o vermelho (Dislub) e azul (Equador). Dessa fusão surge uma terceira cor, o violeta. "Usamos o que as duas marcas têm em comum para transformar em algo moderno, simples, emocional e natural, como a energia do povo brasileiro", explica o designer Juan Mallo, da Balko Arquitectura, renomado escritório de arquitetura da Argentina e responsável pela nova identidade.

Já o gerente de marketing do Grupo, David Freidzon, diz que a mudança tem simbologia maior que a visual. "Ela representa a união de duas distribuidoras, que passarão a ter uma unidade de Comunicação, Arquitetura e Marketing. A nova marca representa as duas regiões onde o Grupo Dislub Equador atua, Nordeste e Norte, respectivamente. Além disso, imprime a modernidade e agilidade que as empresas possuem no DNA", explica.

Crescimento
A exemplo de grandes empresas com iniciativa semelhante, o Grupo Dislub Equador quer se firmar como a maior distribuidora regional de combustíveis presente nas regiões Nordeste e Norte. A empresa está presente nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Alagoas, Bahia