Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rei da Ciranda, mestre Baracho é homenageado na Segunda Sexta Cultural do Paulista

O Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista foi palco de mais uma edição do Projeto Segunda Sexta Cultural, que homenageou o Rei da Ciranda, Antônio Baracho da Silva, conhecido popularmente como Mestre Baracho.  Baracho morreu em 1988, mas deixou seu legado em todo o estado, através desse ritmo maravilhoso, que é um dos mais importantes da nossa cultura pernambucana.  


Durante o evento, que reuniu poetas, músicos e educadores, os artistas tiveram a oportunidade de expor suas ideias, com o intuito de promover a cultura local. A gestão Junior Matuto segue trabalhando em busca do resgate e valorização das tradições da cidade. “Esse momento de hoje é uma tentativa de resgatar a cultura do Paulista e uma homenagem ao Antônio Baracho, que foi um mestre cirandeiro. Estamos querendo através dessa homenagem e da instituição do Dia Municipal da Ciranda, desenvolver outras atividades que valorizem nossa cultura tão rica”, ressaltou Jorge Rocha, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista. Também participaram do encontro, os cantores e compositores Eli Vieira e Beto Mix, o cirandeiro Edivaldo José de Oliveira (Mestre Caboclo).   
O Projeto Segunda Sexta Cultural, que acontece desde o ano passado, é uma iniciativa do escritor Amaro Poeta, em parceria com a gestão municipal, e tem o objetivo de promover os artistas locais, abrindo espaço para eles apresentarem seus trabalhos. As atividades acontecem todas as segundas sextas-feiras de cada mês. Todos podem participar e apresentar seus projetos, sejam poesias, poemas, livros ou algum trabalho musical.
Data – Para celebrar o legado deixado pelo mestre Baracho, a Câmara de Vereadores do Paulista instituiu o Dia Municipal da Ciranda, a ser celebrado em Paulista sempre no dia 10 de maio. A data coincide com o aniversário do artista pernambucano, que nasceu em Nazaré da Mata e faleceu aos 81 anos, em 1988.

Educação do Paulista e professores fecham acordo da campanha salarial 2018 com reajuste médio de 4,28%

Depois de várias rodadas de negociação, os professores da rede municipal de ensino do Paulista, em assembleia da categoria, aceitaram a proposta da Secretaria de Educação que estabelece a implantação de um reajuste salarial escalonado, em média de 4,28%, distribuídos entre os níveis profissionais.
Este reajuste será Implantado de forma retroativa a contar de janeiro deste ano, mês da data-base da categoria. Vale salientar que Paulista foi um dos primeiros municípios pernambucanos a implantar o pagamento do piso nacional.
Outra conquista significativa para os professores municipais é referente à hora/aula atividade, que ao invés da carga horária estendida com aplicação de mais uma hora de aula remunerada, a categoria optou, também em assembleia, por folga não remunerada destinando um dia na semana, para planejar as aulas, deixando os alunos acompanhados por um professor substituto.
De acordo com o secretário de Educação, Carlos Junior, a gestão Junior Matuto vem reafirmado, na prática, o compromisso que tem com a formação das crianças paulistenses. “Destinamos recursos do tesouro municipal acima do que é determinado por lei e nossos investimentos vão desde reestruturação física das escolas, aquisição de equipamentos, melhoria da qualidade da merenda, além de programas significativos que contribuem com a qualidade de ensino, como o Olhar Paulista, que  faz exame e entrega os óculos para os alunos com dificuldade no grau de visão, e o Cuidar Primeira Infância, com serviços de educação, saúde e assistência social para as crianças das creches,” enfatizou Carlos Junior, completando que a valorização do professor também é um gesto importante da gestão na política de fortalecimento da  educação.

Fotos - Almir Martins

Comércio varejista registra crescimento em março, diz IBGE

Valter Campanato/Agência Brasil


O setor varejista continuou a trajetória de recuperação e avançou 6,5% em março em relação ao mesmo período do ano passado, o melhor resultado nessa base de comparação desde abril de 2014. Com isso, o comércio varejista acumula uma alta de 3,8% nos primeiros três meses do ano e 3,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Destaques
Na comparação com março de 2017, os destaques do mês foram registrados pelo setor de hipermercados e produtos alimentícios, com uma alta de 12,3% diante de maiores vendas durante o período da Páscoa.

O setor de artigos de uso pessoal e doméstico avançou 13,8% no mesmo período, também puxada pelas vendas da Páscoa. Ao mesmo tempo, as vendas de artigos farmacêuticos e médicos cresceram 5%, décimo primeiro mês seguido de resultado positivo no setor.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE

Enem 2018: Atendimento especializado deve ser solicitado na inscrição

Elias Oliveira/Governo do Tocantins


Estudantes que precisam de atendimento especial durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer a solicitação no momento da inscrição. Segundo o Ministério da Educação, o pedido deve ser comprovado com laudo médico.

As inscrições no Enem 2018 seguem at