Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Ninho recebe título de cidadão de Itapissuma


Severino Ninho recebeu o título de cidadão de Itapissuma, ontem, dia 14 de maio de 2018, na Câmara de Vereadores do município, durante os festejos em comemoração aos 36 anos da cidade. A iniciativa, de autoria do vereador Léo do Cartório, foi aprovada por unanimidade.

Mercado Eufrásio Barbosa vai ter gerenciamento compartilhado entre Estado e Olinda

Administração contará com a expertise da AD Diper


Foi aprovado, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei 14/2018 de autoria do Executivo, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento  do Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Varadouro. Um comitê gestor será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com a participação da prefeitura. A legislação, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê a exploração econômica e os requisitos necessários para a operação no local.

Com mais de cinco mil metros quadrados, o mercado contará com boxes de artesanato, lanchonetes e restaurantes. A área vai oferecer barracas de feira, além de espaços para apresentações artísticas e exposições. O Eufrásio também vai abrigar o Teatro Fernando Santa Cruz, com 80 lugares. Este último, já assinala obras bastante avançadas. De acordo com o secretário de  Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz, a chegada do equipamento vai proporcionar um aquecimento da economia. "O mercado é uma grande referência e não pouparemos esforços para que sua retomada seja exitosa", ressaltou. 

A reabertura do Mercado Eufrásio Barbosa já vem contando com a participação popular, incluindo moradores, comerciantes e artistas. Este calendário incluiu a realização de audiências públicas e debates. A requalificação da estrutura tem investimentos na ordem de R$ 20 milhões, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Trânsito de Olinda emite gratuitamente Cartão de Estacionamento para vagas especiais


Os interessados em emitir o cartão de estacionamento para vagas especiais, como idosos, pessoas com deficiência e gestantes, poderão conseguir o documento gratuitamente nesta quarta (16) e sexta-feira (18). A ação será realizada pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda através da campanha do Maio Amarelo, cujo tema este ano é "Nós somos o trânsito".

Nesta quarta-feira o documento será emitido nas dependências do supermercado Walmart, na Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, em Bairro Novo. Os agentes da STT estarão no local das 8h às 12h e a entrega da permissão para estacionar neste tipo de vaga é feita na hora do cadastro. O mesmo serviço será oferecido, também no turno da manhã, no Shopping Patteo Olinda, na sexta-feira (18).

O Cartão de Estacionamento para idosos, deficientes físicos e outras vagas especiais pode ser emitido mediante apresentação do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e um laudo que ateste a deficiência ou a condição especial (gravidez, por exemplo). 

Em Olinda, as atividades da campanha "Nós somos o trânsito", do Maio Amarelo, seguem por todo o mês com cronogramas que envolvem ações educativas em escolas, bares, restaurantes, terminais integrados e semáforos das principais vias da cidade.

Foto: Maíra Correia/divulgação PMO

Assistente Social, o profissional que se especializa para construir uma sociedade melhor


O assistente social é um profissional de extrema necessidade, seja em repartições públicas, privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs). Ele é o responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social do usuário daquele ambiente. É quem desenvolve projetos de assistência voltados para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que se encontram em alguma situação de risco.

Alguém que trabalha tanto em benefício da sociedade não pode passar despercebido. Por isso, desde 1962 o dia 15 de maio foi separado para comemorar o Dia Nacional do Assistente Social. Anualmente o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) escolhem uma campanha para retratar esta data, o tema escolhido para 2018 é “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade” que busca alertar os profissionais de todas as áreas a continuarem lutando contra o cenário atual de insistentes contrarreformas.

É importante frisar que qualquer pessoa pode colaborar para construir uma sociedade melhor e igualitária, entretanto os assistentes sociais se empenham tanto nessa temática que se especializam em criar projetos sociais com intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade em que atua. No Paulista esses profissionais podem ser encontrado em locais como escolas, hospitais e na Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, setor da rede que é responsável por administrar a política socioassistencial do município.

Dia internacional da família é celebrado em todo mundo nesta terça-feira



Nesta terça-feira (15.10) é comemorado o Dia Internacional da família. Esta data, que homenageia a instituição considerada a mais importante para a formação moral dos indivíduos, é celebrada desde 1993, após deliberação da Organização das Nações Unidas. Anualmente, a ONU cria um tema para debater e promover soluções e destacar o papel da família na sociedade, pois, foi através dela que a sociedade ganhou estrutura ao longo da história.
Com o tema Família e Sociedades Inclusivas, a ONU, que reconhece a família como unidade básica da sociedade, reconhece como algo essencial para a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas. A organização marca o dia de hoje com celebrações e conferências em todo o mundo para discutir e traçar projetos para as famílias.
Apesar das estruturas familiares sofrerem diversas mudanças ao longo dos anos, esta instituição funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si.
É possível perceber que as novas configurações de família ainda são alvos de grandes discussões. Mas a família se constitui por um agrupamento formado por ancestrais em comum ou por laços afetivos, com condições e em posições, socialmente reconhecidas.
Há famílias formadas por pais mães e filhos, avós e netos; famílias com dois pais ou duas mães; há também aquelas que não são ligadas por nenhum laço sanguíneo, mas, em todas elas há algo em comum: o amor, proteção, respeito e cuidado.
Para a psicóloga do Creas Centro, Luciana Florêncio, a família é fundamental na vida de todas as pessoas, independente da forma. ‘’Se compreendemos que na família, nas suas diversas configurações, as pessoas se unem por laços afetivos e cuidam umas das outras, devemos, como equipamentos públicos atender e acompanhar integralmente essa família, fortalecendo as relações entre os indivíduos e o respeito entre as pessoas para uma sociedade cada vez melhor’’.

Foto: Francisco Marques

Edilson Silva faz reflexão sobre 130 anos da Abolição da Escravatura

A passagem dos 130 anos da Abolição da Escravatura, no último dia 13, recebeu uma análise crítica do deputado do PSOL. Silva classificou a Lei Áurea como uma “lei que não pegou no Brasil”, já que persistem diversas situações em que a desigualdade impede os negros de exercerem sua cidadania.


Cinco informações que toda mulher precisa saber sobre câncer ginecológico


Brasileiras ainda desconhecem fatores de risco e sinais de tumores que podem afetar o colo de útero, ovário, vagina, vulva e endométrio

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), os cânceres ginecológicos são responsáveis por 19% dos diagnósticos de câncer no mundo a cada ano. Apesar do aumento da incidência, poucos conhecem – e previnem – esses tipos de tumores femininos ligados ao colo de útero, ovário, vagina, vulva e endométrio. 

“O diagnóstico precoce pode salvar vidas, mas muitas mulheres ainda veem esse assunto como um tabu e por isso acabam não levando suas queixas para os consultórios”, explica Alessandra Saraiva, mastologista da Oncoclínica Recife, unidade do Grupo Oncoclínicas.
Para a médica, a falta de conhecimento faz com que sinais iniciais da doença sejam ignorados, contribuindo para identificação tardia do câncer em órgãos femininos.

Confira abaixo algumas informações essenciais sobre os diferentes cânceres ginecológicos:

Fique atenta aos sinais

Os sintomas do câncer de ovário são discretos e demoram a se manifestar. Por isso, na maioria dos casos, é diagnosticado tardiamente, quando a doença já se espalhou pelo aparelho reprodutor, dificultando o tratamento. Quando aparentes, pode ocorrer um aumento do volume abdominal, aumento na vontade de urinar, alterações no ciclo menstrual, dor durante a relação sexual, entre outros. “Muitos sintomas, quando aparentes, são parecidos com os desconfortos do dia a dia da mulher e, na maioria dos casos, são deixados de lado. Caso perceba qualquer alteração, é recomendado que a mulher procure um especialista” afirma Alessandra.

Mioma

Também ao contrário do que muitas mulheres imaginam, o mioma não é maligno e o uso de contraceptivos é benéfico à saúde do útero. “O mioma é um tumor benigno que pode surgir no útero e não aumenta o risco de câncer. Além disso, o uso de anticoncepcional diminui o risco deste tipo de câncer. Aliás, o que diminui o risco de câncer de endométrio são dieta e exercícios físicos, uso de anticoncepcional e amamentação”.

Hereditariedade

Apenas 10% dos tumores ovarianos são decorrentes da predisposição genética hereditária – causados por uma mutação em certos genes, herdada de pai ou mãe, que pode aumentar o risco de surgimento do tumor. Em situações especiais, quando avó e mãe apresentaram tumores de ovário é possível realizar exames específicos de análise genética. Caso seja comprovada a suspeita, é possível indicar medidas como a cirurgia preventiva de retirada dos ovários, mas, ainda assim, essa é uma decisão que deve ser tomada de forma conjunta por paciente e médico.

Vacina do HPV e preservativo como forma de proteção

O HPV é o principal fator relacionado ao câncer do colo uterino, de vagina e de vulva. “Quando tomamos conhecimento do agente causador do câncer do colo de útero, os dados são alarmantes, pois 90% das mulheres acometidas com câncer de colo do útero têm o vírus HPV”.

Tipos de câncer de útero

Muitas mulheres desconhecem que existem dois tipos de câncer que podem surgir no útero: o de endométrio (camada interna do útero) e o de colo de útero (porção mais inferior do útero). “Apesar de surgirem no mesmo órgão, são tumores totalmente diferentes. O câncer de colo de útero está muito relacionado à infecção por HPV, já o câncer de endométrio tem relação com hormônio feminino” explica a especialista Alessandra Saraiva. O diagnóstico preciso é feito através da biópsia.

Sertão do São Francisco: Odacy Amorim lamenta despejo de famílias do Projeto Pontal

O deputado do PT lamentou, em pronunciamento, a desocupação do Projeto Pontal – perímetro irrigável em Petrolina da Codevasf. O cumprimento da decisão judicial, em uma ação de reintegração de posse, ocorreu na manhã do dia 8. No discurso, durante a Reunião Plenária, ele expôs ainda outras atividades realizadas, na última semana, no município do Sertão do São Francisco.


Cigam abre 18 vagas de trabalho

Companhia busca profissionais para o setor de Tecnologia da Informação