Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Ninho recebe título de cidadão de Itapissuma


Severino Ninho recebeu o título de cidadão de Itapissuma, ontem, dia 14 de maio de 2018, na Câmara de Vereadores do município, durante os festejos em comemoração aos 36 anos da cidade. A iniciativa, de autoria do vereador Léo do Cartório, foi aprovada por unanimidade.

Mercado Eufrásio Barbosa vai ter gerenciamento compartilhado entre Estado e Olinda

Administração contará com a expertise da AD Diper


Foi aprovado, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei 14/2018 de autoria do Executivo, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento  do Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Varadouro. Um comitê gestor será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com a participação da prefeitura. A legislação, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê a exploração econômica e os requisitos necessários para a operação no local.

Com mais de cinco mil metros quadrados, o mercado contará com boxes de artesanato, lanchonetes e restaurantes. A área vai oferecer barracas de feira, além de espaços para apresentações artísticas e exposições. O Eufrásio também vai abrigar o Teatro Fernando Santa Cruz, com 80 lugares. Este último, já assinala obras bastante avançadas. De acordo com o secretário de  Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz, a chegada do equipamento vai proporcionar um aquecimento da economia. "O mercado é uma grande referência e não pouparemos esforços para que sua retomada seja exitosa", ressaltou. 

A reabertura do Mercado Eufrásio Barbosa já vem contando com a participação popular, incluindo moradores, comerciantes e artistas. Este calendário incluiu a realização de audiências públicas e debates. A requalificação da estrutura tem investimentos na ordem de R$ 20 milhões, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Trânsito de Olinda emite gratuitamente Cartão de Estacionamento para vagas especiais


Os interessados em emitir o cartão de estacionamento para vagas especiais, como idosos, pessoas com deficiência e gestantes, poderão conseguir o documento gratuitamente nesta quarta (16) e sexta-feira (18). A ação será realizada pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda através da campanha do Maio Amarelo, cujo tema este ano é "Nós somos o trânsito".

Nesta quarta-feira o documento será emitido nas dependências do supermercado Walmart, na Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, em Bairro Novo. Os agentes da STT estarão no local das 8h às 12h e a entrega da permissão para estacionar neste tipo de vaga é feita na hora do cadastro. O mesmo serviço será oferecido, também no turno da manhã, no Shopping Patteo Olinda, na sexta-feira (18).

O Cartão de Estacionamento para idosos, deficientes físicos e outras vagas especiais pode ser emitido mediante apresentação do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e um laudo que ateste a deficiência ou a condição especial (gravidez, por exemplo). 

Em Olinda, as atividades da campanha "Nós somos o trânsito", do Maio Amarelo, seguem por todo o mês com cronogramas que envolvem ações educativas em escolas, bares, restaurantes, terminais integrados e semáforos das principais vias da cidade.

Foto: Maíra Correia/divulgação PMO

Assistente Social, o profissional que se especializa para construir uma sociedade melhor


O assistente social é um profissional de extrema necessidade, seja em repartições públicas, privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs). Ele é o responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social do usuário daquele ambiente. É quem desenvolve projetos de assistência voltados para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que se encontram em alguma situação de risco.

Alguém que trabalha tanto em benefício da sociedade não pode passar despercebido. Por isso, desde 1962 o dia 15 de maio foi separado para comemorar o Dia Nacional do Assistente Social. Anualmente o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) escolhem uma campanha para retratar esta data, o tema escolhido para 2018 é “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade” que busca alertar os profissionais de todas as áreas a continuarem lutando contra o cenário atual de insistentes contrarreformas.

É importante frisar que qualquer pessoa pode colaborar para construir uma sociedade melhor e igualitária, entretanto os assistentes sociais se empenham tanto nessa temática que se especializam em criar projetos sociais com intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade em que atua. No Paulista esses profissionais podem ser encontrado em locais como escolas, hospitais e na Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, setor da rede que é responsável por administrar a política socioassistencial do município.

Dia internacional da família é celebrado em todo mundo nesta terça-feira



Nesta terça-feira (15.10) é comemorado o Dia Internacional da família. Esta data, que homenageia a instituição considerada a mais importante para a formação moral dos indivíduos, é celebrada desde 1993, após deliberação da Organização das Nações Unidas. Anualmente, a ONU cria um tema para debater e promover soluções e destacar o papel da família na sociedade, pois, foi através dela que a sociedade ganhou estrutura ao longo da história.
Com o tema Família e Sociedades Inclusivas, a ONU, que reconhece a família como unidade básica da sociedade, reconhece como algo essencial para a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas. A organização marca o dia de hoje com celebrações e conferências em todo o mundo para discutir e traçar projetos para as famílias.
Apesar das estruturas familiares sofrerem diversas mudanças ao longo dos anos, esta instituição funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si.
É possível perceber que as novas configurações de família ainda são alvos de grandes discussões. Mas a família se constitui por um agrupamento formado por ancestrais em comum ou por laços afetivos, com condições e em posições, socialmente reconhecidas.
Há famílias formadas por pais mães e filhos, avós e netos; famílias com dois pais ou duas mães; há também aquelas que não são ligadas por nenhum laço sanguíneo, mas, em todas elas há algo em comum: o amor, proteção, respeito e cuidado.
Para a psicóloga do Creas Centro, Luciana Florêncio, a família é fundamental na vida de todas as pessoas, independente da forma. ‘’Se compreendemos que na família, nas suas diversas configurações, as pessoas se unem por laços afetivos e cuidam umas das outras, devemos, como equipamentos públicos atender e acompanhar integralmente essa família, fortalecendo as relações entre os indivíduos e o respeito entre as pessoas para uma sociedade cada vez melhor’’.

Foto: Francisco Marques

Edilson Silva faz reflexão sobre 130 anos da Abolição da Escravatura

A passagem dos 130 anos da Abolição da Escravatura, no último dia 13, recebeu uma análise crítica do deputado do PSOL. Silva classificou a Lei Áurea como uma “lei que não pegou no Brasil”, já que persistem diversas situações em que a desigualdade impede os negros de exercerem sua cidadania.