Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mutirão realiza manutenção de iluminação em vários bairros do Paulista

Atendendo a vários pedidos feitos pela população,  da Secretaria Executiva de Serviços Públicos do Paulista realizou, nesta sexta-feira (1º/06), a manutenção de da iluminação ao longo de várias vias do município. 



Devido à falta de combustível, muitos pontos foram atendidos fora do prazo, totalizando 196 oriundos de solicitações no 0800 e no aplicativo Paulista Conectada. De acordo com informações da Diretoria de Iluminação, somente hoje foram liberados 116 atendimentos, com um mutirão que envolveu quatro equipes pelos bairros: Maranguape I, Maranguape II, Jardim Paulista, Nobre, Catolé, Mirueira, Jardim Maranguape, Paratibe, e Jaguaribe.

Além desses bairros, o órgão também já tem um cronograma preparado para atender a outros bairros, para a próxima segunda-feira (04.06), são eles: Janga, Conceição, Nossa Senhora do Ó, Pau Amarelo, Maria Farinha, Engenho Maranguape, Jaguarana, Maranguape II, Alameda, Arthur Lundgren I, Arthur Lundgren II, Centro, Sítio Fragoso, Jardim Paulista, Paratibe, e Vila Torres Galvão.

Denis Alves assume PP Jovem em São Lourenço da Mata

Foto: Divulgação assessoria

Vereador de segundo mandato e pré-candidato a deputado estadual pelo Progressistas, Denis Alves assume nesta quinta-feira (31) a presidência do PP Jovem em São Lourenço da Mata, município em que nasceu.

Com o apoio do deputado federal e líder do partido em Pernambuco, Eduardo da Fonte, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata afirma se sentir honrado pela confiança em seu trabalho. "Precisamos inserir os jovens cada vez mais na política", enfatiza o pré-candidato.

O partido desde o início do ano vem reunindo nomes para assumirem a presidência do PP Jovem em cada município do estado, visando ampliar os trabalhos voltados para a juventude.

"O partido acredita na juventude e no trabalho que Denis realiza em São Lourenço da Mata e em 2019, esse trabalho será expandido para todo o estado de Pernambuco", finaliza Eduardo da Fonte.

Deputado Marinaldo Rosendo destinou emenda parlamentar para aplicação de gel impermeabilizante em morros de Jaboatão dos Guararapes



Para evitar acidentes em áreas de risco nos morros de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) destinou emenda parlamentar para a aplicação da tecnologia de gel impermeabilizante, substituindo às lonas, principalmente no inverno.

Após secar, o gel, que é feito à base de bio-óleo vegetal e polímero acrílico cria uma camada de proteção à água. Nos Estados Unidos, o gel tem a aplicação em estradas em desertos.

O deputado Marinaldo Rosendo, por meio de emenda parlamentar, com recurso do Governo Federal, viabilizou o investimento para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. 

APLICAÇÃO


O produto biodegradável, desenvolvido nos Estados Unidos, não polui o meio ambiente. Como uma alternativa às lonas, o gel contém substâncias que fortalecem o solo, pulverizado com sementes, ao criar raízes profundas de impermeabilização e amarração da vegetação dentro do morro e freando a velocidade da água da chuva. Em Pernambuco, a primeira aplicação aconteceu em 2007, na cidade do Recife.

Fotos: Divulgação

Olinda apresenta programa Saúde Conectada

Tablets auxiliarão trabalho dos Agentes Comunitários do município


     A cidade de Olinda lança nesta segunda-feira (04.06), às 9h, o serviço Saúde Conectada. A apresentação ocorrerá no auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), na PE-15, em Jatobá. O programa consiste na utilização de tablets pelos cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) durante as visitas domiciliares.
   O mecanismo permitirá aos profissionais o armazenamento e controle de informações com maior precisão da situação dos usuários da rede municipal de saúde. Inicialmente, o grupo passará por um treinamento para o manuseio da ferramenta. O serviço, que será implantando de forma gradativa, terá a coordenação da Secretaria de Saúde.  


Foto: Pixabay

Prefeito, Professor Lupércio, monitora melhorias e demandas no Sítio de Seu Reis

Conversando com frequentadores de um dos locais mais conhecidos na cidade e que os turistas levam para o mundo 


Cuidar dos equipamentos de lazer da cidade é investir também na segurança, na qualidade de vida dos olindenses. Por isso, a Prefeitura de Olinda vem atuando no Sítio de Seu Reis, no Carmo, diariamente. O Prefeito, Professor Lupércio, esteve acompanhando as melhorias já realizadas e monitorando as demandas que precisam ser solucionadas. Conversando com frequentadores de um dos locais mais conhecidos na cidade e que os turistas levam para o mundo. 

O Sítio de Seu Reis recebe constantemente ações de requalificação, zeladorias, com funcionários e máquinas trabalhando em  intervenções como capinação e pintura. Outro destaque foi o repovoamento de peixes, realizado em março, pela Prefeitura de Olinda, em parceria  com a  Universidade  Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Eles são ornamentais, não  apropriados para o consumo humano,    

Outras melhorias foram definidas pelo prefeito para que sejam realizadas pelas secretarias responsáveis, como outra intervenção para manutenção de limpeza nas lagoas que formam o parque. Um trabalho de acompanhamento permanente, para que os olindenses desfrutem cada vez melhor da natureza olindense. O pedido é para que a população também preserve o equipamento, por exemplo, não jogando lixo no chão. 

Tratamento de varizes é oferecido a pacientes do SUS no Hospital Memorial Jaboatão

A técnica utilizada é a Escleroterapia com espuma, feita a nível ambulatorial, sem anestesia e sem necessidade de internamento



De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos adultos brasileiros apresentam algum tipo de problema de varizes. Além de prejuízos estéticos, as veias dilatadas podem causar dor, desconforto, queimação, ardência e inchaço. Para essa população atingida, o Hospital Memorial Jaboatão (HMJ), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Município de Jaboatão está oferecendo tratamento gratuito de varizes para pacientes do SUS.
A técnica utilizada no tratamento é a Escleroterapia com espuma. “Até um tempo atrás, só a cirurgia era eficiente para tratar as varizes mais grossas. No entanto, a escleroterapia ecoguiada com espuma, ou injeção de espuma, tem ganhado destaque como uma técnica simples e eficaz para esses casos. Ela pode ser realizada a nível ambulatorial , sem cortes, sem internação, nem anestesia”, explica Eraldo Arraes de Lavor, cirurgião vascular do HMJ.
O procedimento consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Poidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes. A substância se expande e gruda nas paredes internas do vaso, empurrando o sangue para fora. Sem sangue, a veia vai secar com o tempo. Depois de fazer esse procedimento, é necessário usar uma meia elástica por cerca de 15 dias, mas o paciente sai andando e nem precisa fazer repouso.  “Essa técnica é feita a nível ambulatorial, sem anestesia, sem internamento, não ocupa leito hospitalar e tem alta resolutividade”, afirma Rodrigo Canto Carneiro de Albuquerque, cirurgião vascular do HMJ.
Com a parceria, cerca de 100 procedimentos do tipo já foram realizados em pacientes do SUS no Hospital Memorial Jaboatão. Os pacientes que possuem o problema e tenham interesse no tratamento devem entrar em contato via Central de Regulação Municipal.

Presidente da Petrobras pede demissão

Por Agência Brasil
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, participa de debate sobre o fim do monopólio na área de refino, na Fundação Getulio Vargas. /Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu, hoje (1º), demissão do cargo. O comunicado foi feito em fato relevante divulgado ao mercado. Parente se reuniu com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.
O comunicado da Petrobras informa que “a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração”.
Às 11h20, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas das 11h22 às 11h42, mas as operações já foram retomadas. 

Edilson Silva lamenta morte do jornalista e ex-deputado federal Audálio Dantas



O falecimento do jornalista Audálio Dantas, vítima de câncer, aos 88 anos mereceu registro do deputado do PSOL. Dantas foi deputado federal e presidiu o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. À frente da entidade, liderou protestos contra o assassinato de Vladimir Herzog, companheiro de profissão torturado e morto pelo Regime Militar em 1975 - atos que inspirariam as primeiras contestações à ditadura. Parlamentares fizeram um minuto de silêncio.

Comissão Especial de segurança pública discute violência urbana



A experiência da Colômbia em políticas de segurança pública, implementadas nas cidades de Bogotá e Medelín, foi o ponto de partida para um debate realizado pela Comissão Parlamentar Especial para Proposição de Medidas na Segurança Pública. Especialista em políticas públicas de combate à violência urbana e estudioso dos modelos adotados nessas cidades, o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, foi convidado para apresentar algumas medidas e dialogar sobre o tema com os parlamentares.

ICMS Ecológico e Caatinga são temas de atividades durante o Junho Verde na Alepe

Ações acontecem, a partir da próxima quarta (6), no auditório Ênio Guerra da instituição, e buscam incentivar uma consciência socioambiental da população


Aprovada em outubro de 2017, a Lei Nº 16.178/2017, de autoria do deputado estadual Zé Maurício, amplia as ações da Semana Estadual do Meio Ambiente, transformando o mês de junho, em que consta o Dia 5/06 (Dia Mundial do Meio Ambiente), no Junho Verde, período dedicado à conscientização sobre a importância de promover o desenvolvimento sustentável na proteção do meio ambiente. Nesse sentido, a medida contempla ações educativas, com foco na sociedade civil, como eventos, audiências públicas, seminários, aulas, palestras e distribuição de material educativo a respeito da temática.
Baseado nisso, o parlamentar, através da Comissão de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) e a Agência de Desenvolvimento Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), promovem a partir da próxima quarta (6/06), eventos, abertos ao público, que discutirão elementos importantes para o estabelecimento de um desenvolvimento sustentável efetivo no Estado.
Na quarta-feira, 6 de junho, a Mesa de Debate – formada pelo deputado Zé Maurício, o Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota Filho; e o Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Eduardo Elvino – discutem o ICMS Ambiental, na companhia de Alexandre Torres Vasconcelos – Consultor Legislativo da Alepe e Elaborador do Estudo Técnico “Cálculo E Repasse do ICMS Socioambiental em Pernambuco”; Roberto Abreu e Lima – Diretor de Política Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco; e Cosme Maranhão – Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco.

Incentivo Sustentável


Instituído através da Lei Estadual nº 11.899/00, o ICMS Ecológico, que integra o ICMS Socioambiental, redefiniu os critérios de distribuição de parte dos recursos financeiros do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que cabe aos municípios, determinando que parte dos recursos do ICMS seja repassada aos municípios que contribuem para a preservação do meio ambiente, melhoria das condições de saúde e educação.
“Os repasses do ICMS Ambiental estimulam a gestão compartilhada entre Estado e Município. Os recursos podem ser utilizados, por exemplo, para unidades de conservação, bem como para a criação e manutenção de sistemas de tratamento de resíduos sólidos, levando à consequente extinção dos lixões – o que é de fundamental importância, visto que PE conta ainda com cerca de 111 municípios que usam esse tipo de estrutura para descartar seus resíduos”, pontua o deputado Zé Maurício.
A Mesa de Debate, que acontece no Auditório Ênio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a partir das 9h, discutirá os critérios que definem a distribuição do ICMS, que dá suporte, por exemplo, à manutenção de aterros sanitários, e cujas regras de repasse são definidas no Estado pela CPRH, que estabelece uma pontuação específica para o recebimento de cada município, de acordo com as suas populações totais, levando em conta a Lei Estadual Nº 13.368/2007. A medida estabelece o índice de 2% do repasse do ICMS aos municípios que possuam Sistemas de Tratamento ou de Destinação Final de Resíduos Sólidos, mediante Unidade de Compostagem ou de Aterro Sanitário.
Nessa perspectiva, segundo dados do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), dos 184 municípios pernambucanos, 61 cidades estão recebendo, neste ano, a parcela do ICMS Socioambiental relativa à destinação adequada do lixo, conforme informações repassadas ao TCE pela Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH.

DNA nacional

Tido como bioma exclusivamente brasileiro, visto que ocupa cerca de 844 mil km² (11% do território do Brasil), e engloba os estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais, a Caatinga será reverenciada durante o Junho Verde, no próximo dia 13/06, com o Seminário: Experiências Exitosas no Bioma Caatinga.

O evento, que também acontece no Auditório Ênio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a partir das 9h, terá na mesa de abertura o Deputado Zé Maurício, Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alepe; Carlos Cavalcanti, Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Eduardo Elvino – Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiental (CPRH).
O encerramento fica por conta da exibição do vídeo “O Sertão Vai Virar Mar”, com produção audiovisual que resgata tradições culturais e folclóricas de regiões por onde passa o Rio São Francisco.
Em tempo, para sinalizar à população o destaque no mês de Junho para as questões ambientais, a Assembleia Legislativa de PE será iluminada na cor verde, assim como acontecem em outras ocasiões no decorrer do ano, a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Serviço
Mesa de Debate: ICMS SocioambientalDia 6 de junho, das 9h às 12h