Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Com a semana repleta de atividades,estudantes do Paulista retornam às aulas

Após um período sem aulas, devido à greve dos caminhoneiros, a rede municipal de ensino está voltando à rotina de atividades para garantir os dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação. A gestão aproveitou a oportunidade para renovar o fardamento dos estudantes, além de realizar as ações relacionadas aos programas educacionais do mês de junho. 
Durante essa semana, os estudantes terão uma programação de atividades variada, através de programas pedagógicos desenvolvidos pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Essas iniciativas, que envolvem toda a rede, fazem parte da estratégia para garantir uma boa qualidade de ensino à garotada.
A semana de atividades inicia com o plantio de mudas, que será realizado, nesta terça-feira (05.06), pelos estudantes no Clube Municipal do Nobre. Também está programado para esta quinta-feira (07.06) o concurso Ler Bem e o projeto Rota do Saber. Já na sexta (08.06), a garotada e os familiares vão participar do Programa Escola de Pai, enquanto os educadores do Seminário Geral do PNAIC.
Para compensar os dias em que as aulas foram suspensas, a expectativa é montar um cronograma de reposição, que vai garantir a reposição de aulas aos estudantes, conforme prevê as normas do MEC.

Servidores ausentes no recadastramento ainda podem evitar o bloqueio dos salários em Paulista


Os servidores ativos e inativos do Paulista que não fizeram o recadastramento funcional ainda podem evitar o bloqueio dos salários. É necessário realizar o procedimento, impreterivelmente, até esta sexta-feira (08.06). Aqueles que permanecerem ausentes do censo não receberão os vencimentos no início do próximo mês, quando o município paga a folha de junho.

Para facilitar a vida desses retardatários, a gestão municipal capacitou profissionais para atender ao público em dois locais diferentes. Os servidores ativos devem procurar à Secretaria de Administração, que fica na Rua da Mangueira, nº 05, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h30.

Já os inativos e pensionistas previdenciários devem se dirigir de segunda a sexta-feira ao Instituto de Previdência do Paulista (PreviPaulista), que funciona na Rua Adeílson João Alves da Silva, nº 102, Centro. O horário é das 08h às 13h30.

Confira os documentos obrigatórios:

CPF;

Documento de identificação com foto;

Carteira de Trabalho (CTPS);

Certidão de Tempo de Contribuição (se possuir);

Comprovante de endereço residencial;

Comprovante do PIS/PASEP ou NIT;

Certidão de Casamento ou de União Estável;

Certidão de Nascimento dos dependentes menores de 18 anos;

Atestado Médico em caso de filho incapaz.

Prefeitura intensifica coleta do lixo para normalizar serviço no município


Durante o feriadão da última semana, a Secretaria de Serviços Públicos do Paulista intensificou as coletas de lixo pelas vias da cidade, com o intuito de normalizar o serviço que esteve paralisado por 10 dias no município, devido à greve dos caminhoneiros. Até o momento, mais de 70% das vias da cidade foram regularizadas. A previsão é de que até a próxima terça-feira (05.06) a coleta seja completamente normalizada na cidade.
As equipes trabalham com 13 compactadores de lixo durante o dia e seis caçambas de entulho mecanizadas, duas retroescavadeira, e duas caçamba de remoção de entulho manual. À noite,  são 11 compactadores de lixo e três caçambas de entulho manual. Além disso, durante o dia, também tem três caminhões carroceria fazendo remoção de poda. 

Em Paulista, comerciantes da Praia da Conceição recebem mutirão de cadastramento social


Os comerciantes que atuam na Praia da Conceição, em Paulista, e residem na cidade, foram abordados por equipes da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, para realizarem o cadastro social, determinado pela Justiça Federal. Neste primeiro momento, 35 trabalhadores que moram no município e seus respectivos estabelecimentos foram cadastrados.
Durante a abordagem, a maior parte dos comerciantes foi solicita e efetuou o mesmo, mas ocorreram alguns casos em que os comerciantes se recusaram a efetuá-lo. A atividade de cadastramento ocorrerá por 30 dias, e neles devem se incluir as pessoas que estão dentro dos critérios de programas sociais, como o Bolsa Família.
O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, explicou o motivo da ação. “O Ministério Público Federal recomendou à Prefeitura que realizasse o cadastro social dos moradores e comerciantes situados na área entre o Veneza Water Park e a Igrejinha do Ó, com o objetivo de fazer o levantamento social de cada comerciante que está naquela localidade”.

Plantio de mudas no Clube do Nobre marca início da Semana Municipal do Meio Ambiente


Na manhã desta terça-feira (05.06), o Clube Municipal do Nobre, em Paulista, será palco de uma ação em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, alunos da rede municipal de ensino participarão de umplantio de mudas para arborizar o espaço público.  O objetivo da iniciativa é transformar as crianças em agentes ativos de preservação e valorização ecológica. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista, a expectativa é de que pelo menos 140 mudas sejam plantadas no local.

Serviço:

 

O quê: Ação em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente

Quando: Terça-feira, 05 de Junho

Onde: Clube Municipal do Nobre

Horário: Das 08h30 às 10h


Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão: uma data de protesto, luto e reflexão


Esta segunda (04.06), não é um dia de celebração, é um dia de protesto, luto e reflexão, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para refletir os casos das crianças vitimas de violência. Essa data é marada como o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, pois diariamente muitos meninos e meninas sofrem agressão física e psicológica, inclusive dentro de suas próprias casas.

Este dia relembra todas as vítimas de violência infantil, como envenenamento, espancamento, trabalho infantil, abuso sexual, mas também destaca a necessidade de proteção e de educação das crianças, pois elas se encontram numa fase delicada, de construção de caráter, valores e mentalidade.

É de extrema importância evitar que as crianças se envolvam em situações de risco e é dever de todo o cidadão garantir um ambiente seguro para o crescimento delas, mas nem sempre isso acontece. Por conta de casos de violação de direitos, algumas vezes é necessário afastar a criança dos agressores, inserindo-as em Casas de Acolhimento Institucional, que são instituições destinadas às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral para eles.

A cidade do Paulista, atualmente, conta com duas casas de acolhimento sob os cuidados da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes. Uma de execução direta, Vó Raimunda I e II, e outra que atua na execução indireta, o Lar Maná, porém, afastar as crianças da família e integra-las nessas residências institucionais é uma medida que deve ser tomada em último caso, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.

Ao presenciar algum caso de violência contra a criança, o cidadão não pode ser omisso, ele deve fazer a denúncia pelo Disk 100 do Conselho Tutelar, das 08h às 22h e também na Polícia Militar, ligando para o 190. As ligações podem ser realizadas de forma anônima e gratuita.

Operação de serviços públicos atende Estrada de Águas Compridas, em Olinda


Com dez funcionários e o auxílio de máquinas específicas, atuando principalmente na limpeza das canaletas 

A Secretaria de Serviços Públicos de Olinda iniciou sexta-feira (01.06) uma força-tarefa para desobstruir o sistema de drenagem de um trecho que está com retenção na Estrada de Águas Compridas. Até hoje (segunda-feira, 04.06) são dez funcionários com o auxílio de máquinas específicas,