Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Com a semana repleta de atividades,estudantes do Paulista retornam às aulas

Após um período sem aulas, devido à greve dos caminhoneiros, a rede municipal de ensino está voltando à rotina de atividades para garantir os dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação. A gestão aproveitou a oportunidade para renovar o fardamento dos estudantes, além de realizar as ações relacionadas aos programas educacionais do mês de junho. 
Durante essa semana, os estudantes terão uma programação de atividades variada, através de programas pedagógicos desenvolvidos pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Essas iniciativas, que envolvem toda a rede, fazem parte da estratégia para garantir uma boa qualidade de ensino à garotada.
A semana de atividades inicia com o plantio de mudas, que será realizado, nesta terça-feira (05.06), pelos estudantes no Clube Municipal do Nobre. Também está programado para esta quinta-feira (07.06) o concurso Ler Bem e o projeto Rota do Saber. Já na sexta (08.06), a garotada e os familiares vão participar do Programa Escola de Pai, enquanto os educadores do Seminário Geral do PNAIC.
Para compensar os dias em que as aulas foram suspensas, a expectativa é montar um cronograma de reposição, que vai garantir a reposição de aulas aos estudantes, conforme prevê as normas do MEC.

Servidores ausentes no recadastramento ainda podem evitar o bloqueio dos salários em Paulista


Os servidores ativos e inativos do Paulista que não fizeram o recadastramento funcional ainda podem evitar o bloqueio dos salários. É necessário realizar o procedimento, impreterivelmente, até esta sexta-feira (08.06). Aqueles que permanecerem ausentes do censo não receberão os vencimentos no início do próximo mês, quando o município paga a folha de junho.

Para facilitar a vida desses retardatários, a gestão municipal capacitou profissionais para atender ao público em dois locais diferentes. Os servidores ativos devem procurar à Secretaria de Administração, que fica na Rua da Mangueira, nº 05, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h30.

Já os inativos e pensionistas previdenciários devem se dirigir de segunda a sexta-feira ao Instituto de Previdência do Paulista (PreviPaulista), que funciona na Rua Adeílson João Alves da Silva, nº 102, Centro. O horário é das 08h às 13h30.

Confira os documentos obrigatórios:

CPF;

Documento de identificação com foto;

Carteira de Trabalho (CTPS);

Certidão de Tempo de Contribuição (se possuir);

Comprovante de endereço residencial;

Comprovante do PIS/PASEP ou NIT;

Certidão de Casamento ou de União Estável;

Certidão de Nascimento dos dependentes menores de 18 anos;

Atestado Médico em caso de filho incapaz.

Prefeitura intensifica coleta do lixo para normalizar serviço no município


Durante o feriadão da última semana, a Secretaria de Serviços Públicos do Paulista intensificou as coletas de lixo pelas vias da cidade, com o intuito de normalizar o serviço que esteve paralisado por 10 dias no município, devido à greve dos caminhoneiros. Até o momento, mais de 70% das vias da cidade foram regularizadas. A previsão é de que até a próxima terça-feira (05.06) a coleta seja completamente normalizada na cidade.
As equipes trabalham com 13 compactadores de lixo durante o dia e seis caçambas de entulho mecanizadas, duas retroescavadeira, e duas caçamba de remoção de entulho manual. À noite,  são 11 compactadores de lixo e três caçambas de entulho manual. Além disso, durante o dia, também tem três caminhões carroceria fazendo remoção de poda. 

Em Paulista, comerciantes da Praia da Conceição recebem mutirão de cadastramento social


Os comerciantes que atuam na Praia da Conceição, em Paulista, e residem na cidade, foram abordados por equipes da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, para realizarem o cadastro social, determinado pela Justiça Federal. Neste primeiro momento, 35 trabalhadores que moram no município e seus respectivos estabelecimentos foram cadastrados.
Durante a abordagem, a maior parte dos comerciantes foi solicita e efetuou o mesmo, mas ocorreram alguns casos em que os comerciantes se recusaram a efetuá-lo. A atividade de cadastramento ocorrerá por 30 dias, e neles devem se incluir as pessoas que estão dentro dos critérios de programas sociais, como o Bolsa Família.
O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, explicou o motivo da ação. “O Ministério Público Federal recomendou à Prefeitura que realizasse o cadastro social dos moradores e comerciantes situados na área entre o Veneza Water Park e a Igrejinha do Ó, com o objetivo de fazer o levantamento social de cada comerciante que está naquela localidade”.

Plantio de mudas no Clube do Nobre marca início da Semana Municipal do Meio Ambiente


Na manhã desta terça-feira (05.06), o Clube Municipal do Nobre, em Paulista, será palco de uma ação em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, alunos da rede municipal de ensino participarão de umplantio de mudas para arborizar o espaço público.  O objetivo da iniciativa é transformar as crianças em agentes ativos de preservação e valorização ecológica. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista, a expectativa é de que pelo menos 140 mudas sejam plantadas no local.

Serviço:

 

O quê: Ação em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente

Quando: Terça-feira, 05 de Junho

Onde: Clube Municipal do Nobre

Horário: Das 08h30 às 10h


Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão: uma data de protesto, luto e reflexão


Esta segunda (04.06), não é um dia de celebração, é um dia de protesto, luto e reflexão, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para refletir os casos das crianças vitimas de violência. Essa data é marada como o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, pois diariamente muitos meninos e meninas sofrem agressão física e psicológica, inclusive dentro de suas próprias casas.

Este dia relembra todas as vítimas de violência infantil, como envenenamento, espancamento, trabalho infantil, abuso sexual, mas também destaca a necessidade de proteção e de educação das crianças, pois elas se encontram numa fase delicada, de construção de caráter, valores e mentalidade.

É de extrema importância evitar que as crianças se envolvam em situações de risco e é dever de todo o cidadão garantir um ambiente seguro para o crescimento delas, mas nem sempre isso acontece. Por conta de casos de violação de direitos, algumas vezes é necessário afastar a criança dos agressores, inserindo-as em Casas de Acolhimento Institucional, que são instituições destinadas às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral para eles.

A cidade do Paulista, atualmente, conta com duas casas de acolhimento sob os cuidados da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes. Uma de execução direta, Vó Raimunda I e II, e outra que atua na execução indireta, o Lar Maná, porém, afastar as crianças da família e integra-las nessas residências institucionais é uma medida que deve ser tomada em último caso, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.

Ao presenciar algum caso de violência contra a criança, o cidadão não pode ser omisso, ele deve fazer a denúncia pelo Disk 100 do Conselho Tutelar, das 08h às 22h e também na Polícia Militar, ligando para o 190. As ligações podem ser realizadas de forma anônima e gratuita.

Operação de serviços públicos atende Estrada de Águas Compridas, em Olinda


Com dez funcionários e o auxílio de máquinas específicas, atuando principalmente na limpeza das canaletas 

A Secretaria de Serviços Públicos de Olinda iniciou sexta-feira (01.06) uma força-tarefa para desobstruir o sistema de drenagem de um trecho que está com retenção na Estrada de Águas Compridas. Até hoje (segunda-feira, 04.06) são dez funcionários com o auxílio de máquinas específicas, atuando principalmente na limpeza das canaletas. Melhorias no pavimento serão realizadas após o término desta primeira etapa. 

Os trabalhos na cidade acontecem em várias frentes.  Na Avenida Presidente Kennedy, por exemplo, intervenções podem ser conferidas. Na altura da Segunda Perimetral técnicos realizam a substituição de antigos tubos por novas estruturas e a limpeza de galerias. A ação irá acabar com acúmulo de água nas proximidades do Canal Lava Tripas. Outra equipe concentra esforços na desobstrução da rede de águas pluviais no encontro da Kennedy com a Rua Giriquiti. 

Prefeitura de Petrolina inicia requalificação do Bodódromo


Construído no ano de 2000, o tradicional Bodódromo passará por obras de requalificação. A primeira etapa da intervenção foi anunciada pelo prefeito Miguel Coelho, na manhã deste sábado (02), num encontro com empresários que atuam no centro gastronômico. As obras iniciam na próxima semana com investimento de R$ 840 mil, resultado de emenda do deputado Fernando Filho.

O tradicional espaço de gastronomia receberá neste primeiro momento a reforma das calçadas, que passarão a ter piso intertravado com rampas para cadeirantes e outros equipamentos de acessibilidade. Outro ponto importante da obra será a ampliação do estacionamento para quase mil vagas destinadas a mototáxis, táxis, ônibus de turismo e público em geral. O projeto ainda contempla a instalação de sinalização e plantio de árvores para deixar o ambiente mais arejado. 

O prazo para conclusão da primeira etapa da requalificação é de cinco meses. Segundo o prefeito, após essa fase, será discutida com os comerciantes o segunda momento das obras. “O Bodódromo é um ícone da história, do turismo, da economia e da cultura de Petrolina. Portanto, depois de tanto tempo, era necessário melhorar toda essa estrutura. E estamos fazendo tudo isso ouvindo os empresários e a comunidade para assegurar um Bodódromo renovado e melhor a toda a cidade para continuar a levar o nome de Petrolina ao Brasil inteiro”, reforçou o prefeito.  

A segunda etapa terá investimento superior a R$ 1,3 milhão, proveniente de emenda do deputado Guilherme Coelho. Com esse recurso, o projeto prevê para o próximo ano a criação de novas estruturas como pátio para feiras e espaço cultural. 


Fotos: Alexandre Justino

Funase estende projetos itinerantes da Ouvidoria para mais unidades



Uma das iniciativas permite que socioeducandos façam elogios, sugestões e reclamações com
garantia de anonimato. Outra ação busca aproximar funcionários desse canal de comunicação

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está fortalecendo os canais de comunicação entre socioeducandos, seus familiares e a instituição, bem como entre servidores e as diretorias, por meio de duas iniciativas itinerantes da Ouvidoria. A primeira é um projeto piloto desenvolvido no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, no Recife, que permite que as adolescentes internas façam sugestões, elogios, reclamações e denúncias com total garantia de anonimato, se assim desejarem. A ação deu tão certo no local que está sendo expandida para mais duas unidades da fundação. Já o segundo projeto é a Ouvidoria em Movimento, que percorrerá centros e casas da Funase para estimular que os funcionários façam uso dessa ferramenta para manifestarem suas demandas. Ambas as estratégicas reforçam o compromisso da instituição em garantir a cidadania de seu público-alvo e de seu público interno de forma transparente, democrática e inclusiva.

No Case Santa Luzia, o projeto piloto teve início em novembro do ano passado. A Ouvidoria instalou uma urna de acrílico no local, com chaves em poder da equipe do setor, que fica fora da unidade, e estabeleceu um calendário de coleta das manifestações. As socioeducandas tinham à disposição um formulário com espaço para um relato e podiam assinalar se o conteúdo era repassado sob anonimato, em sigilo ou de maneira pública. A ação prosseguiu até o último mês de janeiro, quando teve início uma fase de avaliação. A partir do que foi informado pelas jovens, a Ouvidoria elaborou propostas de ações que incluíram reuniões com as equipes técnicas de atendimento e palestras com as internas para tratar de pleitos relativos à dedetização e melhorias na alimentação e na estrutura física do Case. Além de respondidas diretamente às socioeducandas que se manifestaram nominalmente, as demandas foram encaminhadas à Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT) da Funase.

Entre as manifestações, houve o registro de elogios à coordenação da unidade e ao atendimento. A divulgação do projeto nas instalações do Case, por meio de encontros e da afixação de cartazes, também teve como objetivo estimular os familiares das adolescentes a fazerem relatos à Ouvidoria. Agora que a avaliação dos resultados terminou, a ideia é levar o projeto para o Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia e para a Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela, ambos no Recife, a partir de julho. “Avançar nesse sentido agora é importante porque vai nos dar a possibilidade de ter uma amostragem das três medidas de atendimento: internação, com o que já foi feito no Case Santa Luzia; internação provisória, com o Cenip Santa Luzia; e semiliberdade, com a Casem Casa Amarela”, destaca a ouvidora da Funase, Suely Catunda.

Para a diretora geral da Política de Atendimento da instituição, Íris Borges, permitir que os socioeducandos tenham um relacionamento mais estreito com a gestão adiciona pontos muito positivos à garantia da cidadania deles e de uma cultura de paz nas unidades. “A experiência no Case Santa Luzia foi muito interessante. As adolescentes e seus familiares abraçaram a ação. Tivemos a visão da instituição a partir do olhar delas, o que serviu para que planejássemos algumas ações baseando-nos no que era recorrente nas manifestações. Estamos trabalhando as demandas delas e chamando-as para participar, já que elas podem fazer parte da solução. É isso que esperamos também no momento em que ampliamos essa ação para outras casas, contemplando uma de cada medida socioeducativa”, afirma.

FUNCIONÁRIOS
Já o projeto Ouvidoria em Movimento é direcionado apenas aos funcionários da Funase. O objetivo da ação é estimular contribuições para a melhoria do ambiente de trabalho. A iniciativa começará pela Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), pelo Cenip Santa Luzia e pelo Cenip Recife. “Iremos às unidades com o intuito de estimular que os funcionários façam elogios e sugestões, porque as pessoas, muitas vezes, têm a compreensão errada de que a Ouvidoria só serve para reclamações. Algumas até não sabem como funciona. Então, essa ação será muito importante no sentido de fazer esse esclarecimento e nos colocar à disposição”, declara a ouvidora da Funase, Suely Catunda.

Confira as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho do Paulista


Confira a oportunidade que a Agência do Trabalho do Paulista oferece nesta segunda-feira (04.06). Uma vaga para Técnico de planejamento e programação da manutenção, com Ensino Médio completo e seis meses de experiência. O salário não foi informado.
Ainda tem duas vagas para a pessoa com deficiência, para Auxiliar de linha de produção. Para esta oportunidade, o candidato deve ter seis meses de experiência e Ensino Fundamental completo. O salário é de 1.089,00.
Os interessados devem se dirigir a Agência do Trabalho da Cidade, que fica localizada na Praça Frederico Lungdren, s/n, Centro. Ela funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. Outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7293.

Confira aqui a agenda do Amigo do Peito para este mês de junho no Paulista


Atenção Mulheres! A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, segue com o diagnóstico e a prevenção no combate ao câncer de mama. O Programa Amigo do Peito percorrerá os bairros do Engenho Maranguape, Maranguape I, Maranguape II, Paratibe, Conceição e Maria Farinha neste mês de junho. Na próxima sexta-feira (08.06), a unidade do Mama Móvel chega na Rua Henrique Dias, nº 22, no Engenho Maranguape.

Para realizar o exame de mamografia, as mulheres precisam ter idade acima de 40 anos e estar cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS. O atendimento será das 8h às 17h.


Confira a agenda:
08/06 – Políticas Sociais. Rua Henrique Dias, 22, das 08h às 12h.
15/06 – USF Maranguape I. Rua 20, 286, Maranguape I, das 08 às 17h.
18/06 – USF Conceição I. Rua Belo Horizonte, 1080, Conceição, das 08h às 17h.
20/06 – Ação Enfrentamento à Violência contra o idoso. Rua São Pedro, 2800, SESI Paratibe, das 08h às 12h.
25/06 – USF Maranguape II. Rua 79,118, Maranguape II, das 08h às 17h.
28/06 – USF Elzanir Ferreira. Rua Barracão s/n, das 08 às 17h.

Antonio Souza defende pavimentação das PEs 615 e 630


Pré-candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade, o empreendedor social Antonio Souza apoia o projeto Estradas da Integração do Araripe, uma demanda de 50 anos do povo sertanejo. A meta da iniciativa, encabeçada por Ronaldo Lacerda, é a pavimentação de trechos das PEs 615 e 630, que integrarão municípios da região e também do São Francisco. Serão beneficiadas as cidades Araripina, Ipubi, Trindade, Santa Filomena, Ouricuri, Santa Cruz, Dormentes e Petrolina.

A iniciativa consiste na pavimentação dos 25 quilômetros finais da PE 615, para ligar Nascentes ao distrito de Socorro, Araripina à Santa Filomena, passando pela Serra do Inácio e Cara Branca. A ação encurtará a distância para os empresários do Polo Gesseiro de Araripina chegarem com a produção até Petrolina e ao sul do País. Também facilitará o acesso à cidades como Santa Filomena e Dormentes. A outra parte do projeto também requer a pavimentação da PE 630, um trecho mais longo, que visa ligar Trindade à Dormentes, integrando o Polo Gesseiro à Petrolina.

“Precisamos fazer uma escolha pelo desenvolvimento. Usar a infraestrutura para crescer, encurtar distâncias, baratear os custos e tirar milhares do isolamento. Reabrir fábricas, usar a Transnordestina para trazer grãos do Piauí. Fomentar um novo polo de desenvolvimento para Pernambuco”, destacou Antonio Souza, reforçando que “investir no projeto é investir nos municípios, assegurando uma rota mais curta para escoamento das produções do Polo Gesseiro, de mandioca, milho, mel; além da garantia de acesso mais rápido ao Parque Eólico, modernização da caprinocultura e da bovinocultura e ligação entre cidades”.

SUPRAPARTIDÁRIA - Trata-se de uma iniciativa suprapartidária, apoiada pelos prefeitos Raimundo Pimentel (Araripina), Ricardo Ramos (Ouricuri) e Doutor Everton (Trindade); pelo senador Armando Monteiro; pelos deputados federais Gonzaga Patriota, Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho; e pelos estaduais André Ferreira, Odacy Amorim, Roberta Arraes, Ricardo Costa e Socorro Pimentel. Antonio Souza acredita que o desenvolvimento do Araripe também passa pela inciativa. “Portanto, essa deve ser uma pauta suprapartidária, que una a todos em prol da nossa região. Aproveito para parabenizar meu amigo Ronaldo Lacerda pelo empenho”, pontuou.

Em Timbaúba, Marinaldo Rosendo recebe representantes do Sintraf e líderes políticos da região



O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP), que reside em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, recebeu em seu escritório, neste município, na manhã deste domingo (03.06), demandas de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf – PE). Duda e Beto, do Sintraf-PE, solicitam mais atenção à atual gestão da Prefeitura de Timbaúba, na aquisição dos produtos da agricultura familiar.
A merenda escolar de Timbaúba, no período em que Marinaldo foi o prefeito do município, mereceu os parabéns dos representantes do Sintraf. Eles agradeceram ao deputado, por ter investido acima da média nacional da agricultura familiar, chegando de 80 a 90%, enquanto a legislação pede no mínimo 30%. Para dar continuidade a este tão importante serviço, já iniciado na gestão de Marinaldo Rosendo no governo municipal de Timbaúba, o (agora) deputado federal vai correr atrás de mais recursos a fim de fomentar esta atividade agrícola.
Segundo Duda e Beto, na gestão de Marinaldo Rosendo, à frente da Prefeitura de Timbaúba, a agricultura familiar foi valorizada no município, fato este que foi reeleito prefeito quatro anos depois com 97% dos votos válidos. O deputado aproveitou e agradeceu a acolhida do produtor rural. “Apoio e respeito o desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar”, disse Marinaldo.
Agricultura familiar – A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.
LIDERANÇAS – Na manhã deste domingo (03.06), a vereadora de Timbaúba, Marileide Rosendo (Balazinha), irmã de Marinaldo, acompanhou o deputado federal, no seu escritório no município da Mata Norte. Os vereadores João Tubarão, Conceição de Jerônimo, Paulinho de Genésio, além do ex-prefeito de Aliança, na Mata Norte, Kaká; o ex-vereador de Nazaré da Mata, Kiko; e o vereador de Ferreiros, Gil.