Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Igarassu promove mais um Domingo da Gente 


Tirolesa, slack line, paredão de escalada, área de ciclismo, área de skate, vôlei e futebol. Todas essas atividades estarão disponíveis gratuitamente neste domingo (10), em mais uma edição do Domingo da Gente. Uma vez por mês, das 10h às 18h, o Sítio Histórico de Igarassu vira uma área de lazer para todas as famílias aproveitarem um dia diferente, perto de casa. Durante o período da tarde acontece o Momento do Esporte, espaço para homenagem de personalidades importantes no meio esportivo e incentivo da prática de esportes. Neste mês, as homenagens vão para João Bosco Aguiar, mais conhecido como professor Bosco, fundador de escolas, criador de escolinha de esportes e muitas outras ações em Igarassu e para o jornalista Alexandre Costa, narrador esportivo que já passou por grandes veículos de comunicação e atualmente na Radio CBN Recife. As atividades são encerradas com o Dança Minha Gente, a partir das 16h, um aulão de ritmos para todas as idades.  

Ivonildo Pedro / Secom

Pesquisa Origem Destino chega à reta final no Paulista


Informações atualizadas referentes a pesquisa Origem Destino foram apresentadas aos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) na manhã desta quarta-feira (06.06), em reunião realizada na sede do Grande Recife Consórcio de Transportes. De acordo com a gerência de pesquisas do órgão, o município do Paulista conseguiu obter mais 79 respostas durante a última semana.
Com o objetivo de apontar as necessidades atuais de deslocamento da população, a pesquisa pode ser respondida online ou em ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com o Grande Recife, em diversas comunidades da cidade.
Até o momento, Paulista conseguiu preencher 3.280 questionários, dos 4.649 necessários, o que corresponde ao fechamento de 70% do compromisso. Nos próximos dias, a gestão continuará fazendo buscas ativas pelo município para finalizar todo o processo.
“Estamos precisando preencher mais 1.369 questionários, por isso contamos com a ajuda de quem ainda não participou. A pesquisa pode ser respondida em casa e não demora 3 minutos”, salientou o secretário executivo de Mobilidade do Paulista, Anderson Só.
Se você ainda não contribuiu com a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, acesse o link - http://icps0517.recife.pe.gov.br/node/add/pesquisa-origem-destino-2016 e deixe sua contribuição. 

Junior Matuto visita comunidades para solucionar demandas de infraestrutura da população



O prefeito do Paulista, Junior Matuto, realizou uma visita técnica na comunidade do Riacho de Prata, na manhã desta quarta-feira (06.06), atendendo chamado dos moradores que colocaram para o gestor alguns problemas estruturais vividos pela população. O gestor municipal tomou conhecimento dos problemas e já encaminhou algumas soluções, através dos técnicos da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, que irão melhorar a iluminação pública e realizar uma terraplanagem no local. Os serviços devem se iniciar nesta quinta-feira (07.06)

Quanto aos demais serviços requisitados pelos moradores, como pavimentação de ruas na localidade, Matuto informou que já autorizou a Secretaria de Infraestrutura a executar a elaboração de projetos para poder realizar as obras. “A equipe da Infraestrutura já está ciente de que deve agilizar o que for preciso para viabilizar os serviços de drenagem e pavimentação de algumas vias aqui da localidade. Estamos correndo atrás de recursos de convênios e emendas parlamentares para concretizar as obras necessárias,” Informou Junior. 

Em seguida à visita no Riacho de Prata, o prefeito realizou, ao lado de técnicos da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa), outra visita à comunidade do Vale da Paz, conhecida também como Maranguape III, onde o gestor e os funcionários do órgão estadual puderam constatar que a comunidade está sofrendo com a falta d’agua.

Há alguns anos, a comunidade do Vale da Paz recebe água através de um chafariz, instalado por solicitação do prefeito. Porém, com o crescimento do número de moradores, algumas casas ficaram desabastecidas pela distância do equipamento.

“Conseguimos acordar com a Compesa que serão instalados mais dois equipamentos, que darão um maior suporte ao abastecimento de água da área”, adiantou o prefeito, garantindo ainda que as outras solicitações de terraplanagem da área, colocação de novas luminárias e o atendimento dos moradores na unidade básica de saúde da rede municipal serão viabilizadas dentro do prazo mais curto possível.  

Sobre a paralisação da obra da Escola Parque Dom Helder Câmara, desde a gestão passada,  o prefeito informou aos moradores que a Secretaria de Educação já está viabilizando a retomada das obras, destravando a pendência burocrática  junto aos órgãos controladores do Estado.

Moradores do Engenho Maranguape terão exames gratuitos de Filariose


Com o objetivo de diagnosticar e prevenir contra a Filariose, toda semana os moradores do bairro do Engenho Maranguape vão contar com exames, sempre às noites, das quintas-feiras, do mês de junho. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, e começará no dia 07.06, a partir das 22h, na Associação dos Moradores do bairro. O exame é gratuito.

O líder comunitário e conselheiro tutelar, Reginaldo Florêncio, disse que a expectativa é atender cerca de 50 pessoas cada noite. “Essa é uma ação muito importante para a saúde da população e esperamos que os moradores não deixem de ir fazer o teste”, convidou.

A Filariose é uma doença que se propaga por animais ou insetos infectados, que por meio da picada depositam um parasita que se aloja no sistema linfático. Em alguns casos, os portadores dessa doença acabam desenvolvendo elefantíase, provocando inchaço nas pernas, nos braços e nos órgãos genitais.

Para que seja feito o tratamento, é preciso ter o diagnóstico médico e também requer exames laboratoriais ou de imagem. O tratamento é realizado por meio de medicamento antiparasitário, para matar os parasitas, e antibiótico para matar bactérias ou interromper o desenvolvimento delas.

Além da ação no bairro do Engenho Maranguape, a Secretaria de Saúde do Paulista também realiza o exame, de segunda a quinta, a partir das 23h, na Prontoclínica Torres Galvão.

SERVIÇO:

O que: Exames gratuitos de filariose;
Quando: 07, 14, 21 e 28 de junho de 2018, às 22h;
Local: Associação dos Moradores, na Rua Cel. Paulino de Albuquerque, 07 -  perto da antiga delegacia, no Engenho Maranguape, Paulista.

Paulista moderniza sistema de iluminação da Orla do Janga


O programa de modernização do sistema de iluminação pública do Paulista chega agora à Orla do Janga. A Secretaria Executiva de Serviços Públicos iniciou nesta quarta-feira (06.06) a troca de 196 luminárias antigas com lâmpadas de vapor metálico por novas em LED. O serviço vai beneficiar um trecho de três quilômetros da beira-mar, compreendido entre o Bompreço e a Ponte do Janga. O investimento na intervenção alcança a cifra de R$ 300 mil. O recurso é oriundo dos cofres municipais.
A expectativa é de que o trabalho no local siga pelas próximas semanas. O ponta pé inicial do serviço ocorreu na Praça das Quatro Torres, na altura do Campo do Zebra. Até o momento 25 luminárias já foram substituídas pelas equipes da Diretoria de Iluminação Pública. Cada uma possui duas lâmpadas de LED, o que garante economia com energia, uma melhor eficiência na iluminação do calçadão e ainda contribui com a questão da segurança pública na área.
A modernização do sistema de iluminação já beneficiou diversas localidades do município, entre elas, a Av. Tancredo Neves, em Jardim Paulista; Estrada do Frio, no Centro; Av. A, em Maranguape II; Av. Luiza Camarotti, em Arthur Lundgren; Praça Emílio Russel, em Maranguape I; e Praça Aníbal Fernandes, em Jardim Paulista. A gestão municipal tem priorizado os principais corredores viários e as praças públicas da cidade.
PROJETO INOVADOR – Além de iluminar a Orla do Janga, a Secretaria de Serviços Públicos vai implantar o sistema de iluminação em LED na PE-01 (Avenida Cláudio Gueiros Leite), no Janga. O trecho beneficiado será entre a Ponte do Janga e a entrada do Conjunto Beira-mar. A iniciativa faz parte da obra de duplicação da rodovia estadual. O projeto é fruto de um convênio entre a Prefeitura do Paulista e o Governo de Pernambuco.

Seminário voltado à Pessoa Idosa será realizado nesta quinta em Paulista


Imagem meramente ilustrativa.
Uma atividade destinada aos profissionais do CRAS, CREAS, ILPI’s e grupo de idosos acontecerá nesta quinta-feira (07.06), às 08h, no auditório do Ministério Público do Paulista. A iniciativa trata-se de um Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e contará com palestras e debates.
A atividade faz parte de uma série de eventos que a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista realizará, ao longo do mês de junho, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, escolhido como 15 de junho, desde 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Serviço
O que: Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
Quando: Quinta-feira (07.06); às 08h
Onde: Auditório do Ministério Público da Cidade

ALUNOS DO PAULISTA PARTICIPAM DE ATIVIDADES PARA CONSCIENTIZAÇÃO A ACIDENTES NO TRÂNSITO


Encerrando as ações em comemoração a Campanha Maio Amarelo, na manhã desta quarta-feira (06.06), alunos da Escola Municipal Governador Carlos Wilson Campos, localizada na Rua Paudalho, no Janga, participaram de atividades educativas e lúdicas referentes à conscientização dos acidentes de trânsito. A iniciativa contemplou estudantes do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Na ocasião, os estudantes apresentaram peças teatrais representando situações do dia a dia no trânsito para poderem adquirir conhecimento e no futuro se transformarem em um cidadão consciente. Além disso, paródias e cordéis também foram apresentados. “O objetivo desta ação é colocar em pauta para a comunidade escolar e a sociedade o tema sobre o trânsito voltado para a segurança e a preservação da vida. Estimulando a participação da comunidade geral e escolar de forma conjunta”, ressaltou Simone Souza gestora na Escola Governador Carlos Wilson Campos.
Durante todo o mês de maio o Município do Paulista realizou atividades voltadas a Campanha Maio Amarelo, através de blitz educativas nos principais pontos da cidade, e o projeto “Educação no Trânsito”, promovido pela Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, percorreu algumas escolas da rede de ensino oferecendo conhecimentos básicos sobre o trânsito aos estudantes.
Além ainda de uma ação voltada para médicos, enfermeiros e autoridades de trânsito no Hospital Miguel Arraes, com o intuito de discutir medidas preventivas para contribuir com a diminuição do índice de acidentes nas estradas.
Campanha Maio Amarelo – Tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Essa mobilização visa colocar em pautas as responsabilidades que cada cidadão deve ter para a construção de um trânsito seguro.

Agilidade dos Agentes Comunitários de Saúde de Olinda com o uso de tablets

Informações irão alimentar base de dados do Ministério da Saúde



Mais agilidade e qualidade no atendimento da saúde de Olinda. A Prefeitura da Marim dos Caetés lançou o Saúde Conectada, que iniciou a entrega de tablets para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).  Um instrumento que otimizará o trabalho realizado por esses profissionais que todos os dias estão nas ruas, nas casas dos olindenses, cuidando para que todos tenham uma qualidade de vida melhor. O prefeito Professor Lupércio acompanhou a entrega dos primeiros 49 equipamentos. 

O auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) estava lotado. O clima entre os agentes – a cidade tem 383 no total - era de conquista e de reconhecimento por parte da atual gestão. Todos receberão os dispositivos. Uma atenção que vem sendo vista diariamente, como afirmou o presidente da Associação dos Agentes de Saúde de Olinda, Neilton Santos. 

"Estamos recebendo apoio da gestão. Vai facilitar e muito as visitas dos agentes, melhorando a qualidade do atendimento", afirmou Neilton. Antes, eram utilizadas fichas de coleta preenchidas manualmente, digitalizadas depois. Um cadastro demorado que tomava tempo dos profissionais, causando impacto negativo no ritmo das atividades. 

 Agora, eles, que são parte fundamental nas políticas públicas na comunidade, acompanhando, por exemplo, o crescimento das crianças e das campanhas de vacinação, contam com um sistema informatizado. Os dados passam a ser digitados diretamente no tablet, alimentando a base nacional de dados do Ministério da Saúde.   

 Isso ajuda também para que batam as metas do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), trazendo mais recursos para a cidade. Verba que é direcionada para os próprios ACS. 

 Acompanhado pela secretária interina de Saúde, Emília Gonzales, e demais gestores da área, Professor Lupércio salientou a gama de melhorias que a tecnologia traz. "Estou diariamente visitando as unidades de saúde, conversando com os profissionais, com os demais responsáveis pela saúde na nossa cidade, com os pacientes. Vocês não só receberão os tablets, como também vão receber treinamento para a utilização da melhor forma", colocou o gestor.  


Fotos: Sandro Barros/PMO

QUESTÕES METROPOLITANAS SÃO FOCO EM DEBATE NO SINDUSCON-PE


O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, Bruno Lisboa, apresentou ontem, 30, durante debate na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) o andamento de ações que visam a elaboração do anteprojeto do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) de Pernambuco.

O instrumento trará uma série de diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população da Região Metropolitana do Recife, hoje composta por 15 municípios. O relatório final deverá estar pronto até dezembro, e os trabalhos estão sob a coordenação da própria Agência. Depois de ser aprovado pelo governo do estado, o documento segue para discussões na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

A preparação do PDUI envolve também entidades da sociedade civil organizada e engloba questões como aterros sanitários, transporte, mobilidade urbana, proteção de mananciais e esgotamento sanitário. “Enquanto os planos diretores municipais estão voltados para as cidades, o plano terá uma visão metropolitana das questões”, afirmou Bruno Lisboa. Para o presidente do Sinduscon-PE, José Antônio Simón, as cidades dialogam e se completam “é muito importante ter este olhar no território”, comentou.

O debate, o primeiro de uma série, foi organizado pela Rede Empresarial de Articulação da Construção Urbana (Redeprocidade) e reuniu representantes de 23 instituições, entre elas Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco. A diretora de Planejamento Territorial e Metropolitano da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky também esteve presente ao encontro no Sinduscon – PE.

O PDUI é uma exigência da Lei Federal 13.089, de 2015, conhecida como Estatuto da Metrópole. O objetivo é estabelecer bases para a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum, de forma conjunta entre o estado e os 15 municípios da região. A Agência Condepe/Fidem é responsável pelo processo de adequação do planejamento estadual ao Estatuto da Metrópole, que prevê diversas medidas além da elaboração do PDUI, entre elas a instalação de dois conselhos ( consultivo e deliberativo).