Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Corpo de Bombeiros ganha 278 novos soldados



O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (11.06), da formatura de 278 praças do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda. Os novos servidores serão distribuídos pelos grupamentos e seções do CBMPE em todo o Estado, inclusive nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), reforçando as equipes de salvamento, fiscalização e prevenção de incidentes com tubarões. O reforço do efetivo reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) e com o Programa Pacto Pela Vida. 

“O bombeiro, durante muitos anos, tem tido um papel importante e atuado de maneira muito eficiente, tanto no combate aos incêndios, quanto nos acidentes. E, agora, com a interiorização mais efetiva nas regiões, estou certo de que teremos bombeiros atuando no Pacto Pela Vida ajudando a salvar pessoas”, destacou o governador Paulo Câmara, anunciando a criação, no segundo semestre deste ano, de uma nova turma de formação para praças do CBMPE.

A ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar foi planejada pelo Governo de Pernambuco para ocorrer em paralelo à estruturação de novas unidades. Em 2018, dois novos grupamentos já foram inaugurados no Estado: um em Surubim, Agreste,  e outro São José do Egito, no Sertão, ampliando a descentralização do CBMPE.

“Os 278 concluintes trabalharão distribuídos em todo o Estado, nas 12 regiões de desenvolvimento, expandindo nossos serviços, na Região Metropolitana do Recife e no Interior. Além de reforçar nossas unidades existentes, esse efetivo será lançado nos novos quartéis, que serão instalados em Pesqueira, Bonito, Carpina, Arcoverde, Serra Talhada, São José do Belmonte, Custódia e Toritama ainda este ano”, afirmou o Comandante dos Bombeiros, Manoel Cunha.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, frisou que a estruturação do CBMPE no Interior seguirá por três regiões do Estado. "Ainda neste ano, vamos inaugurar unidades nas cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata, desafogando as cidades polo dessas regiões, garantindo rapidez no atendimento a todos os pernambucanos", pontuou.

Também participaram do ato o deputado estadual Odacy Amorim; o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefani; o chefe da Casa Militar, Coronel Eduardo Pereira; o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle;  a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.

CÂMARA DOS VEREADORES REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA OPERAÇÃO BAR SEGURO



A Câmara dos Vereadores do Paulista realiza nesta terça(12), às 10h, no plenário localizado no prédio da prefeitura da cidade, uma Audiência Pública para tratar da "Operação Bar Seguro" do Governo do Estado. No final de 2017, comerciantes do Paulista foram surpreendidos com uma operação que tinha como meta fechar estabelecimentos que estivessem com irregularidades no seu funcionamento. Segundo os comerciantes, não foi dado prazo hábil para que os mesmos regularizassem a situação dos seus estabelecimentos, onde os mesmos tiveram os seus pontos de trabalho prontamente interditados.

O pedido de Audiência Pública foi aprovado através do requerimento N° 180/2018, de autoria do vereador Camelo do Seguro(PV), e segundo o autor do pedido, o objetivo desta Audiência é debater com a sociedade sobre a criação de um grupo de trabalho que envolvam as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para que possam ser criados mecanismos dentro da operação que possibilite aos comerciantes a regularização dos seus estabelecimentos, e através desta união de secretarias, serviços de prevenção em saúde, limpeza urbana, redução de burocracia para licenças e pagamentos, além de colocar a voz da população em favor da busca da melhoria na segurança nos bairros da cidade, podendo dinamizar o comércio local.

Nesta Audiência estarão presentes o Coronel Aprígio - Comandante do Corpo de Bombeiros; o Coronel Ramalho - Comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco; Francisco Padilha - Chefe de Gabinete da Prefeitura do Paulista; Fabiana Bernart - Secretária Municipal de Saúde; Fábio Diogo - Superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista; Risomar Campelo - Secretário Executivo de Serviços Públicos do Paulista; Roberto Couto (Robertinho) - Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista; Íkaro Guimarães - Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico do Paulista; e Manoel Alencar - Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

Serviço:

O quê? - Audiência Pública para tratar da "Operação Bar Seguro"
Quando? - 12 de junho de 2018 (terça-feira) às 10h
Onde? - Plenário Adolfo Pereira (Prédio da Prefeitura) - Praça Agamenon Magalhães - s/n - Centro

Às vésperas do Dia dos Namorados, Vigilância Sanitária constata irregularidades em motéis no Paulista


Aproveitando o período de alta procura por conta do Dia dos Namorados, a Vigilância Sanitária do Paulista realizou uma fiscalização em vários motéis da cidade. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (11.06), quando os estabelecimentos inspecionados apresentaram irregularidades e foram notificados porque descumpriram normas sanitárias, além das documentações básicas ao funcionamento estarem vencidos. O trabalho, que segue pelos próximos dias, pretende fiscalizar todos os motéis em funcionamento no município. Persistindo as irregularidades, eles podem ser interditados. 

A primeira parada foi no Motel Malice, localizado na PE-22, na altura da comunidade da Roseira. Embora esteja em plenas condições de funcionamento, o estabelecimento foi notificado porque precisa atualizar as documentações, como Alvará, Licença do Corpo de Bombeiros e Taxa de Licença da Vigilância Sanitária. A equipe do município deu um prazo de 10 dias para a regularização. Também foi verificado que os alimentos acondicionados no freezer estavam sem data de fabricação e validade, o que precisa ser corrigido de imediato.

O segundo motel inspecionado foi o Cyril, que fica na mesma rodovia, em Maranguape I. O local estava descumprindo normas sanitárias, como acondicionamento de produtos; utensílios danificados na cozinha; higienização nos cômodos; equipamentos oxidados; impermeabilização dos colchões da cama; toalhas sem ser ensacadas. O motel também estava com as documentações desatualizadas. O responsável foi notificado e teve o mesmo prazo para se regularizar. As dificuldades sanitárias devem ser resolvidas o mais rápido possível.

Último estabelecimento vistoriado, o Cupido Motel, na Conceição, também foi notificado porque estava com as documentações desatualizadas. Os responsáveis também terão 10 dias para procurar à Superintendência de Vigilância em Saúde do município, que fica na Praça João Paulo XXIII, no Centro. Em relação à situação sanitária, o estabelecimento estava dentro dos padrões. Um dos poucos detalhes observados diz respeito ao piso da área de acesso a cozinha. No entanto, os responsáveis alegaram que já estão com um projeto de ampliação do espaço que vai contemplar o piso, e que a reforma deve começar em breve.

A diretora da Vigilância Sanitária do Paulista, Edileuza Maria de Jesus, explicou que esse tipo de fiscalização é de rotina, mas que sempre intensifica em determinados períodos do ano. “Não é nosso interesse interditar os estabelecimentos, mas se algumas situações persistirem, seremos obrigados à interdição. Por isso, estamos realizando essa ação mais preventiva para não ter que chegar a esse ponto”, destacou.

O cliente que identificar algum tipo de problema em algum motel da cidade pode acionar a equipe da Vigilância Sanitária do Paulista, através do telefone 3437.0136, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Coordenação de Saúde Mental realiza o Arraiá das Residências Terapêuticas


Foto: Prefeitura do Paulista PE

Já em clima de comemoração dos festejos juninos, os pacientes com transtornos mentais assistidos pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Paulista, participaram do Arraiá das Residências Terapêuticas, na tarde da última sexta-feira (08.06), em uma das unidades, localizada no bairro de Pau Amarelo, em Paulista. A próxima atividade dos residentes será um passeio terapêutico no município de Caruaru, no Agreste do Estado, programado para esta terça-feira (12.06). 

As residências terapêuticas são casas que abrigam pacientes com histórico de internação em hospitais psiquiátricos e que por algum motivo não puderam voltar ao convívio familiar. Aqui na cidade do Paulista, existem três unidades de acolhimento, sendo uma no bairro do Janga e outras duas em Pau Amarelo, com oito moradores em cada uma dessas casas.

Na próxima semana, na terça-feira (19.06), será a programação do São João do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Teresa Noronha. Já na quinta (21.06), será realizado o São João do CAPS AD (Álcool e Outras Drogas) Eliane Aguiar, na PE-22. 

No Paulista, estudantes são incentivados a proteger o Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação do Paulista lança o concurso “Meio ambiente em múltiplas linguagens”. O objetivo é levar a vivência ambiental para os estudantes, além de conscientiza-los à proteção da natureza. A competição inclui todos os alunos da rede de ensino do Paulista, desde o Ensino Infantil à Educação de Jovens e Adultos. 
As escolas irão incentivar a produção desses conteúdos, pautados em formas de preservação ao meio ambiente. O concurso terá três categorias, desenho, vídeo (curta metragem) e texto no formato de redação. 
Uma comissão de professores será formada em cada escola para selecionar os melhores resultados e encaminhar para a equipe da secretaria de educação avaliar os vencedores. Os vencedores das três categorias serão premiados com tablet’s. 
“Precisamos preservar o que ainda nos resta do meio ambiente, formar as crianças é contar com adultos conscientes e atentos a preservação do nosso planeta. Levando em consideração que é do pequeno que formamos futuros cidadãos”, destacou o coordenador do Ensino Fundamental de Educação, Inaldo Freire . 
As escolas têm o prazo até o dia 1º de agosto deste ano, para enviar os materiais produzidos pelos estudantes. As regras foram divulgadas internamente entre as unidades escolares. 

No Paulista, as Poderosas caem no forró na Orla do Janga


Nesta terça-feira, 12.06, às 6h da manhã, as Poderosas do Janga, grupo formado pelas frequentadoras do Saúde em Movimento, programa de atividade física para idosos da Prefeitura do Paulista, estarão em mais um arrasta pé na Orla do Janga.
Neste Forró das Poderosas Ano IV, as idosas prometem mostrar logo nas primeiras horas da manhã, ao som do pé-de-serra, toda a disposição de quem vive com qualidade de vida por conta de hábitos saudáveis. A organização do evento espera a presença de 300 pessoas, vestidas com roupas da época que depois de dançar quadrilha e muito forró, seguirá o trio em caminhada pela beira mar. 

Foto: Divulgação/ Prefeitura

Inscrição para concurso público da Prefeitura do Paulista é prorrogada


Atenção, concurseiros! O prazo para inscrição do concurso público da Prefeitura do Paulista foi prorrogado para a próxima quinta-feira (14.06), e o pagamento da taxa poderá ser efetuado até a sexta (15.06). São 387 vagas para às aréas de saúde, 31 para assistência social e 21 para meio ambiente. Do total de vagas oferecidas, 5% são destinadas às pessoas com deficiência.
As provas, que serão aplicadas nas cidades do Paulista e Recife, devem ocorrer no dia 29 de julho. As inscrições custam R$ 70 (Nível Médio) e R$ 100 (Nível Superior). O concurso terá duas etapas: objetiva (para todos os cargos) e títulos (apenas para os cargos de nível superior).
Os interessados devem realizar a inscrição pelo site www.upenet.com.br. Quem não tiver acesso a computadores pode fazer a inscrição diretamente na secretaria de administração, situada na travessa da mangueira, nº 5 – bairro aurora, no horário das 8h às 13h. Ao todo, são oferecidas 439 vagas com salários que variam de R$ 1.040,30 a R$ 4.931,02.

No Paulista, permissionários da linha 9 têm até esta sexta-feira para renovar o alvará



Atenção, permissionários do transporte complementar que cumprem o roteiro Centro/Marinha Farinha (Linha 9). Ao longo desta semana, vocês deverão efetuar a renovação do alvará que garante o direito à circulação no município.
O procedimento está sendo realizado das 08h às 13h, na sede da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, que fica localizada na Rua Campo Grande s/n, Aurora, por trás do estádio Ademir Cunha. Na ocasião, também será realizada uma vistoria veicular, para checar todos os itens de segurança do automóvel.
Após o fim do prazo, a Prefeitura intensificará a fiscalização para coibir a circulação dos veículos e condutores não regulamentados. A intenção da gestão é garantir um transporte legal, seguro e de qualidade aos usuários.
Confira abaixo os documentos necessários e o cronograma completo para a realização do procedimento:
Documentos:
Permissionários
- Cartão Alvará;
- Xerox da habilitação (categoria D);
- Xerox comprovante de residência (Água, Luz Telefone ou boleto bancário);
- 01 foto 3x4 recente;
- Certidões de antecedentes criminais (Estadual e Federal);
- Certificado de Vistoria GNV (Caso utilize o combustível);
- CRLV;
- Curso de transporte de passageiros.

 Motorista auxiliar
- Xerox Habilitação (categoria D);
- Xerox comprovante de residência (Água, Luz Telefone ou envio Bancário);
- 01 foto 3x4 recente.

Cronograma do recadastramento por linhas:
Linha 1 – 02.05.2018 à 11.05.2018
Linha 2 – 14.05.2018 à 18.05.2018
Linhas 3, 4, 5, 6, 7 – 21.05.2018 à 01.06.2018
Linha 8 – 04.06.2018 à 08.06.2018
Linha 9 – 11.06.2018 à 15.06.2018
Linha 10 – 18.06.2018 à 22.06.2018
Linhas 11, 13, 14 – 25.06.2018 à 06.07.2

Paulista segue realizando obras de manutenção da cidade


A Prefeitura do Paulista segue cuidando da cidade, dando prosseguimento às obras de recuperação e manutenção das vias do município. A Secretaria Executiva de Serviços Públicos realizou, na manhã desta segunda-feira (11.06), um grande mutirão de capinação e limpeza na rodovia PE-22, nas proximidades da entrada do bairro da Alameda.
Ao todo, 45 trabalhadores estiveram envolvidos na atividade. A iniciativa faz parte do pacote de obras de infraestrutura que envolve a manutenção da cidade em ações de recolhimento de lixo e entulhos; recuperação da malha viária, dentre outros. 
A Secretaria Executiva de Serviços Públicos realizou no último sábado (09.06) e no domingo (10.06), esta mesma ação, na PE-22, nas proximidades do Todo Dia, em Maranguape I. Esses serviços serão realizados com os recursos que seriam destinados à realização do Paulistar 2018, que foi cancelado pela Prefeitura.