Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Operação “Bar Seguro” é debatida em audiência pública no Paulista


A Câmara dos Vereadores do Paulista serviu de palco, na manhã desta terça-feira (12.06), para uma audiência pública para esclarecer alguns pontos referentes à operação “Bar Seguro”. Esta iniciativa é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio da Prefeitura e do 17º Batalhão da Polícia Militar.
Além da interdição dos estabelecimentos que estiverem em desacordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP), a operação visa combater a venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade; a prostituição e o porte ilegal de armas.
O tenente coronel e chefe de fiscalização do Corpo de Bombeiros, Erick Aprígio, explicou como a operação vem se desenvolvendo no estado de Pernambuco. “Essa operação consiste em fiscalizações noturnas, feitas não só em bares, como em restaurantes, casas noturnas e eventos também. Nosso objetivo é garantir a segurança da população, evitando que casos como o da boate Kiss ocorra em nosso estado”, afirmou.
Para ter uma ideia, em 2017, 36 operações foram realizadas na cidade, onde 204 estabelecimentos foram visitados e 162 interditados. Esses números apontam que 79% dos estabelecimentos funcionavam de forma irregular. Nessas operações, nove pessoas foram presas por porte ilegal de armas e favorecimento a prostituição.
“Decidimos realizar essa audiência pública para esclarecer à população, principalmente aos comerciantes, qual é o intuito da operação. Ao nosso entender, ela serve para qualificar os estabelecimentos, garantindo a segurança dos comerciantes e dos usuários”, enfatizou o responsável pelo encontro, o vereador Camelo do Seguro.
Também presente no debate, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Robertinho Couto, esclareceu sobre as informações que os comerciantes precisam ter, para garantir um estabelecimento seguro. “Os comerciantes precisam ter ciência de que existe a lei federal do micro e pequeno empreendedor que garante ao empresário de pequeno porte a gratuidade em suas taxas, tanto a do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, como a do alvará de funcionamento da Prefeitura. Às vezes, a pessoa está na clandestinidade por falta de conhecimento, ou por achar que a burocracia vai atrapalhar ou atrasar a sua vida. Tendo em mão essas informações, eu peço para que vocês façam o teste. Paulista tem a emissão de alvará de funcionamento mais rápida do Brasil. Se o cidadão trouxer todos os documentos necessários, conseguimos emitir o alvará em até 48hrs”, destacou o gestor.
Também estiveram presentes na reunião, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, Capitão Manassés do 17º BPM; o diretor de Trânsito, Carlos Jatobá; o diretor de Transporte, Alessandro Rodrigues; o comandante da Guarda Municipal, Josias Silva e representando a Secretaria de Saúde, Fabio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde.

Em Brasília, Junior Matuto garante recursos para a Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino do Nordeste

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, volta de Brasília-DF com ótimas noticias na bagagem: conseguiu assinar o convênio de R$ 3,3 milhões com o Ministério do Esporte para a realização da Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino do Nordeste. Trata-se de um evento esportivo, cujo objetivo é o de incrementar e envolver os times de futebol feminino da região em uma competição de alto nível técnico e viabilizar o intercâmbio esportivo e técnico da modalidade estre os municípios desta região.

O campeonato ainda está em fase de licitação para a escolha da empresa que ficará responsável pela organização do torneio. Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Ademir Cunha e em outras praças esportivas da região nordeste. O prefeito Junior Matuto comemorou a conquista que destaca Paulista como sede de um evento tão importante como este.

“Futebol é uma prática esportiva bem forte em nossa cidade. Temos campeonatos nos bairros que movimentam muita gente, entre atletas e torcidas. Trazer para cá um projeto inédito como este, vai dar muita visibilidade ao nosso município e fortalecer uma categoria que tem um grande potencial de crescimento, que é o futebol feminino. É uma conquista importante pra Paulista,” avaliou Junior.

Tanto as regras como as datas de inscrições e realização do campeonato constam no processo de licitação que está em andamento. O processo vai definir a contratação dos profissionais que serão responsáveis pela organização do evento, cuja responsabilidade da realização está com a Secretaria de Politicas Sociais e Esportes do Paulista.



Dia dos Namorados

Paiva Netto



Dedico aos que se amam — e os enamorados pela vida também estão incluídos — trecho de uma prece ecumênica que proferi, de improviso, na Super Rede Boa Vontade de Rádio:



Ó Jesus, cuja misericórdia nos sustenta, hoje o nosso pedido é em favor daqueles que se amam, se unem, se casam, que pela força do Amor enfrentam as dificuldades do caminho, criam seus filhos — se os têm — e avançam na direção de Deus, o Amor Supremo que liga realmente os corações dos que se amam.



Amor é medicina para a Alma. É o segredo do sucesso permanente. Amor, ensinamento de Jesus, é, nesta definição do Apóstolo Pedro, em sua Primeira Epístola, 4:8, o poder que “cobre uma multidão de pecados”, isto é, quem age em função dele transforma seus erros e os dos demais em semente para tempos melhores; constrói a segurança que o mundo, por desfazer do Amor, não consegue realizar ainda. O segredo está em saber amar na medida deixada por Ti, Cristo Ecumênico, Divino Estadista, para todos os povos, porque o Amor derruba as fronteiras. É a maior força da Vida. É o que sustenta todas as obras de Boa Vontade. Que nos impede de claudicar. Que nos alimenta e nos dá força, afastando de nós as carências.



É ele, o Amor, que vibra nas nossas Almas, que mantém juntos os que realmente se respeitam. Por isso, se amam, e amam-se porque se respeitam. Para todos esses, sem exceção, o nosso pedido a Deus, ao Cristo e ao Espírito Santo para que se realizem no Amor eternamente.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com



Transposição: Socorro Pimentel cobra construção do Ramal do Entremontes, no Sertão

Parte do conjunto de obras que integra a Transposição do Rio São Francisco, a construção do Ramal do Entremontes voltou a ser mencionada no Plenário. A deputada do PTB reivindicou a conclusão do projeto, que enfrenta dificuldades de financiamento. Na sexta (8), a parlamentar participou, em Terra Nova (Sertão Central), de reunião com prefeitos de cidades vizinhas para tratar da viabilidade do empreendimento.