Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Operação “Bar Seguro” é debatida em audiência pública no Paulista


A Câmara dos Vereadores do Paulista serviu de palco, na manhã desta terça-feira (12.06), para uma audiência pública para esclarecer alguns pontos referentes à operação “Bar Seguro”. Esta iniciativa é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio da Prefeitura e do 17º Batalhão da Polícia Militar.
Além da interdição dos estabelecimentos que estiverem em desacordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP), a operação visa combater a venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade; a prostituição e o porte ilegal de armas.
O tenente coronel e chefe de fiscalização do Corpo de Bombeiros, Erick Aprígio, explicou como a operação vem se desenvolvendo no estado de Pernambuco. “Essa operação consiste em fiscalizações noturnas, feitas não só em bares, como em restaurantes, casas noturnas e eventos também. Nosso objetivo é garantir a segurança da população, evitando que casos como o da boate Kiss ocorra em nosso estado”, afirmou.
Para ter uma ideia, em 2017, 36 operações foram realizadas na cidade, onde 204 estabelecimentos foram visitados e 162 interditados. Esses números apontam que 79% dos estabelecimentos funcionavam de forma irregular. Nessas operações, nove pessoas foram presas por porte ilegal de armas e favorecimento a prostituição.
“Decidimos realizar essa audiência pública para esclarecer à população, principalmente aos comerciantes, qual é o intuito da operação. Ao nosso entender, ela serve para qualificar os estabelecimentos, garantindo a segurança dos comerciantes e dos usuários”, enfatizou o responsável pelo encontro, o vereador Camelo do Seguro.
Também presente no debate, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Robertinho Couto, esclareceu sobre as informações que os comerciantes precisam ter, para garantir um estabelecimento seguro. “Os comerciantes precisam ter ciência de que existe a lei federal do micro e pequeno empreendedor que garante ao empresário de pequeno porte a gratuidade em suas taxas, tanto a do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, como a do alvará de funcionamento da Prefeitura. Às vezes, a pessoa está na clandestinidade por falta de conhecimento, ou por achar que a burocracia vai atrapalhar ou atrasar a sua vida. Tendo em mão essas informações, eu peço para que vocês façam o teste. Paulista tem a emissão de alvará de funcionamento mais rápida do Brasil. Se o cidadão trouxer todos os documentos necessários, conseguimos emitir o alvará em até 48hrs”, destacou o gestor.
Também estiveram presentes na reunião, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, Capitão Manassés do 17º BPM; o diretor de Trânsito, Carlos Jatobá; o diretor de Transporte, Alessandro Rodrigues; o comandante da Guarda Municipal, Josias Silva e representando a Secretaria de Saúde, Fabio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde.

Em Brasília, Junior Matuto garante recursos para a Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino do Nordeste

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, volta de Brasília-DF com ótimas noticias na bagagem: conseguiu assinar o convênio de R$ 3,3 milhões com o Ministério do Esporte para a realização da Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino do Nordeste. Trata-se de um evento esportivo, cujo objetivo é o de incrementar e envolver os times de futebol feminino da região em uma competição de alto nível técnico e viabilizar o intercâmbio esportivo e técnico da modalidade estre os municípios desta região.

O campeonato ainda está em fase de licitação para a escolha da empresa que ficará responsável pela organização do torneio. Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Ademir Cunha e em outras praças esportivas da região nordeste. O prefeito Junior Matuto comemorou a conquista que destaca Paulista como sede de um evento tão importante como este.

“Futebol é uma prática esportiva bem forte em nossa cidade. Temos campeonatos nos bairros que movimentam muita gente, entre atletas e torcidas. Trazer para cá um projeto inédito como este, vai dar muita visibilidade ao nosso município e fortalecer uma categoria que tem um grande potencial de crescimento, que é o futebol feminino. É uma conquista importante pra Paulista,” avaliou Junior.

Tanto as regras como as datas de inscrições e realização do campeonato constam no processo de licitação que está em andamento. O processo vai definir a contratação dos profissionais que serão responsáveis pela organização do evento, cuja responsabilidade da realização está com a Secretaria de Politicas Sociais e Esportes do Paulista.



Dia dos Namorados

Paiva Netto



Dedico aos que se amam — e os enamorados pela vida também estão incluídos — trecho de uma prece ecumênica que proferi, de improviso, na Super Rede Boa Vontade de Rádio:



Ó Jesus, cuja misericórdia nos sustenta, hoje o nosso pedido é em favor daqueles que se amam, se unem, se casam, que pela força do Amor enfrentam as dificuldades do caminho, criam seus filhos — se os têm — e avançam na direção de Deus, o Amor Supremo que liga realmente os corações dos que se amam.



Amor é medicina para a Alma. É o segredo do sucesso permanente. Amor, ensinamento de Jesus, é, nesta definição do Apóstolo Pedro, em sua Primeira Epístola, 4:8, o poder que “cobre uma multidão de pecados”, isto é, quem age em função dele transforma seus erros e os dos demais em semente para tempos melhores; constrói a segurança que o mundo, por desfazer do Amor, não consegue realizar ainda. O segredo está em saber amar na medida deixada por Ti, Cristo Ecumênico, Divino Estadista, para todos os povos, porque o Amor derruba as fronteiras. É a maior força da Vida. É o que sustenta todas as obras de Boa Vontade. Que nos impede de claudicar. Que nos alimenta e nos dá força, afastando de nós as carências.



É ele, o Amor, que vibra nas nossas Almas, que mantém juntos os que realmente se respeitam. Por isso, se amam, e amam-se porque se respeitam. Para todos esses, sem exceção, o nosso pedido a Deus, ao Cristo e ao Espírito Santo para que se realizem no Amor eternamente.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com



Transposição: Socorro Pimentel cobra construção do Ramal do Entremontes, no Sertão

Parte do conjunto de obras que integra a Transposição do Rio São Francisco, a construção do Ramal do Entremontes voltou a ser mencionada no Plenário. A deputada do PTB reivindicou a conclusão do projeto, que enfrenta dificuldades de financiamento. Na sexta (8), a parlamentar participou, em Terra Nova (Sertão Central), de reunião com prefeitos de cidades vizinhas para tratar da viabilidade do empreendimento.


Laura Gomes comemora diminuição do rodízio de água em Caruaru

A diminuição no racionamento de água em Caruaru, no Agreste do Estado, mereceu registro da deputada Laura Gomes (PSB) no Pequeno Expediente. Segundo a parlamentar, o rodízio – que era de cinco dias com e 20 dias sem água – vai ter o tempo sem abastecimento reduzido pela metade, passando para 10 dias. “É uma redução significativa no racionamento, considerando que estamos na pior crise hídrica dos últimos 50 anos”, avaliou a socialista.


Edilson Silva vê censura em norma que regula manifestação de policiais em redes sociais​

Uma recomendação da SDS sobre o uso das redes sociais por servidores do órgão motivou protestos do deputado Edilson Silva (PSOL) durante a Reunião Plenária. O parlamentar criticou um ponto da Portaria nº 2856, de 9 de maio de 2018, que orienta que postagens dos policiais “não poderão comprometer a imagem das instituições, dos seus órgãos e membros”. Para Silva, a norma representa censura.


Associações turísticas, Governo e especialistas debatem medidas para conter ataques de tubarão


Entre os meses de abril e junho deste ano, dois homens foram mordidos por tubarões em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Essas ocorrências somaram-se a outros 63 casos ocorridos em Pernambuco nos últimos 26 anos, chamando atenção do trade turístico do Estado e da Abrasel-PE. Preocupados com os impactos negativos para os setores, as entidades solicitaram o apoio da Assembleia Legislativa, que promoveu uma audiência pública para tratar do tema. O debate foi promovido pelas comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente.

Espaço educativo e multimídia da Compesa recebe visitas de estudantes do Estado



Visitar espaços não formais de educação pode contribuir de forma significativa para a construção do conhecimento pelos estudantes, como um complemento do que é ensinado na escola. Com essa proposta, o Universo Compesa recebeu, nesta segunda-feira (11),  a visita de 60 alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores, da rede particular de Bezerros, na região Agreste. “Os alunos aprenderam de forma lúdica e prazerosa a importância da água para a sociedade e para a natureza. Essa experiência vivida colabora para aquisição do conhecimento e não só reforça aquilo que eles aprendem em sala de aula, como vai além, se reflete na prática e nas atitudes deles”, observa o professor José Sivaldo Batista. O Universo Compesa é um espaço digital interativo e multimídia destinado à educação socioambiental, e funciona no térreo da sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Os alunos do 5º e 6º anos  do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de jogos educativos e conheceram os recursos disponíveis no espaço (150 metros quadrados de área) como estações multimídias, com recurso touch scream, telões e maquetes em 3D de navegação simples e interativa, que mostram o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, e dicas de economia de água. "Aprendi um pouco sobre a história do saneamento em Pernambuco e da Compesa e principalmente, sobre como é importante a água doce, e que precisamos cuidar para não acabar. Eu vou levar essa lição para a vida", disse a estudante Mariana Lopes, 11 anos. "Para tratar a água dá muito trabalho. Então a gente pode economizar água em casa. No banho, não vou esquecer de fechar o chuveiro quando estiver usando shampoo e me ensaboando", contou Luiz Neto, de 12 anos.

O Universo Compesa é aberto ao público e oferece visitas mediadas - que podem ser agendadas gratuitamente - para todas as faixas etárias, como escolas de Ensino Fundamental e Médio, escolas técnicas, universidades, e até entidades sociais e grupos de empresas.


Serviço:
Universo Compesa
Onde: Centro Administrativo Governador Eduardo Campos (Avenida Jayme da Fonte, s/n, Santo Amaro)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 13h / 14h às 17h
Entrada: gratuita
Informações e agendamentos de visitas mediadas:  81 3412.9039 universocompesa@compesa.com.brContato: Daniela Lima

Clube das Pás prepara homenagem ao Rei Reginaldo Rossi

Banda Rossi, Banda Raízes do Brega e Orquestra das Pás  prometem animar os fãs do eterno Rei do Brega



Neste domingo (17), o Clube das Pás fará uma grande homenagem ao Rei do Brega Reginaldo Rossi. A Banda Rossi, grupo que acompanhava o cantor nos shows é um dos destaques da noite de tributo ao Rei. No repertório os grandes clássicos da carreira do inesquecível Rossi como “Garçom”, “A raposa e as uvas” e “Ai, amor” prometem animar os amantes do brega. A festa começa às 17h. 

Sobem ao palco também, a Banda Raízes do Brega e a Orquestra das Pás na grande noite dedicada ao ídolo pernambucano que morreu em decorrência de um câncer de pulmão há 4 anos.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria do local. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522.

Serviço:
Homenagem a Reginaldo Rossi no Clube das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife
Domingo (17) | 17h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Informações: (81) 3242-7522

Atenção solteiras, nesta quarta é dia de recorrer ao Santo Casamenteiro


Depois das declarações do dia dos namorados, o dia 13 de junho é a data em que as mulheres solteiras oram e fazem simpatias para Santo Antonio trazer o amor de suas vidas. Mas você sabe por que Santo Antonio é o Santo casamenteiro?
Batizado de Fernando Bulhões, o sacro era um frade franciscano, nascido em 1195, em Portugal, mas viveu a maior parte da sua vida na Itália. Foi contra a vontade do seu pai, militar, que gostaria que ele fosse um cavaleiro, mas o nobre decidiu se aprofundar com fervor na vida religiosa.
Apesar de não haver nada sobre casamento em seus contos, Santo Antonio ganhou o apelido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido, por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem ajoelhou-se aos pés da imagem de Santo Antônio e pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, ela recebeu um bilhete que dizia para procurar um determinado comerciante, este comerciante por sua vez, deveria dar à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou de que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio decidiu fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”.
Antônio morreu em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Diversas igrejas adotaram o santo como seu padroeiro, a cidade de Lisboa é um exemplo.
As primeiras manifestações de culto deram-se logo após a morte do santo, desdobrando-se depois, passo a passo, numa série de práticas, devoções e crenças, algumas das quais, mais conhecidas, são listadas a seguir.
1 – GELO NO SANTO
Segure a imagem firmemente e fale para o santo que durante o tempo em que ele não trouxer o seu amor, ficará preso na geladeira.
Caso passe algum tempo e nada tenha se resolvido, coloque ele no congelador. Quando a simpatia se concretizar, lembre-se de tirar a imagem de lá!
2 – CABEÇA PARA BAIXO
Coloque o Santo de ponta cabeça dentro de um copo cheio de água ou cachaça. Avise-o que ele só será retirado dali quando um novo amor aparecer em sua vida.
3 – 7 ROSAS
Exatamente no dia de Santo Antônio (13 de junho), coloquem em um vaso sete rosas em frente à imagem do santo do amor. Faça uma reza pedindo por um novo romance e, assim que as pétalas secarem leve-as para uma igreja onde acontecem muitos casamentos.
4 – TIRE O MENINO JESUS
Tire o menino Jesus do colo do Santo Antônio e vire a imagem para a parede. Prometa para ele que devolverá aquilo que lhe foi tirado quando você conseguir um namorado (a).

5 – SETE FITAS COLORIDAS
Quer que seu/sua ex volte para você? Então, pegue um Santo Antônio e amarre nele 7 fitas coloridas, depois o coloque de cabeça para baixo dentro de um guarda roupa.
Deixe avisado que ele só voltará a sair dali assim que a pessoa amada estiver novamente com você.
6 – CRAVO E A ROSA
Pegue uma rosa e um cravo e amarre, com uma fita verde, seus talos juntos, lembre-se de dar 13 nós nessa fita, sempre pensando no Santo Antônio. Peça para que ele una você e seu amor igual à junção das plantas.
7 – PLANTAR CRAVO
Compre um vaso bonito e plante nele um pé de cravo branco. Cuide dele com delicadeza até que floresça. Todas as vezes que for mexer na planta, pense em Santo Antônio e peça a sua benção.
Assim que as flores começaram a aparecer, pegue a mais bonita de todas e ofereça ao santo.
8 – SIMPATIA DO PERFUME
Tire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque-os dentro do perfume que seu amado (a) gosta. Lembre-se sempre de usar esse perfume com a pessoa, porém nunca se esqueça de pedir que o santo abra o caminho para a união dos dois.
9 – FITAS BRANCA
Essa é indicada para as mulheres que ainda estão “solteironas”: corte 3 palmos de uma fita branca e amarre na imagem de Santo Antônio. Coloque o santo no seu quarto e reze para que você case-se logo. Também poderá pedir para que sua mãe ou uma amiga de confiança faça a simpatia escondido, isso irá reforçar o pedido.
10 – VELAS BRANCAS
Esta é uma simpatia indicada para mulheres de uma idade já avançada que querem se casar.
Vá à missa durante 7 domingos seguidos e ofereça-as à Virgem Maria. Após a sétima missa, acenda 7 velas brancas nos pés da imagem do santo casamenteiro e mentalize a vontade de se casar.