Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Centro do Paulista

Quem costuma passar pelo Centro do Paulista percebeu que as ruas e praças do bairro estão mais limpas e organizadas. Isso é resultado de diversas ações de manutenção dos espaços públicos. Um desses mutirões de limpeza e ordenamento do comércio teve início nesta quarta-feira (20.06). O trabalho integrado, que deve permanecer pelos próximos dias, contou com um efetivo de 45 homens.


O ponta pé inicial da ação ocorreu na Praça João Pessoa, ao do Jardim do Coronel da família Lundgren. No local, equipes da Secretaria Executiva de Serviços Públicos “deram uma geral”, com direito a remoção de lixo e entulhos, limpeza de linha d’água, varrição e reposição de paralelo em trechos danificados. Dois sofás abandonados pela população também foram recolhidos.



Agente de Combate às Endemias do Paulista recebem oficina de atualização e novos fardamentos



Agente de Combate às Endemias do PauNo intuito de realizar uma atualização para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), foi realizado, na manhã desta quarta-feira (20.06), a abertura de uma série de encontros para uma formação desses profissionais, que deverá acontecer mensalmente, até o mês de setembro deste ano. Na ocasião, estiveram presentes toda a categoria dos ACEs do Paulista, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde, da Câmara Municipal do município, e com o prefeito Junior Matuto, que fez a entrega de camisas UV aos agentes. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro.


O superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Diogo, destacou a importância do trabalho que o ACE desempenha no Paulista. “Essa é uma ação que a gente faz de maneira permanente. A gente está sempre conversando e discutindo assuntos pertinentes à vigilância em Saúde, lembrando e mostrando que o Agente de Endemias não só trabalha com arboviroses, trabalha com vigilância em Saúde como um todo”, ressaltou Fábio.


Representando a categoria dos ACEs, a presidente da Associação Municipal de Agentes de Combate às Endemias (Amacepa), Luci de Souza afirmou que nunca se viu no Paulista um evento desse porte voltado para os agentes.




Paulista convoca população para participar de Audiência Pública com foco no Plano Diretor


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, convoca a população para participar de uma Audiência Pública relativa à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. O evento acontece na manhã da próxima terça-feira (26.06), das 8h às 12h, no bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade.  

O plano diretor é uma Lei Municipal, que funciona como o instrumento de gestão que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento municipal. Ele apresenta um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano e rural, e das redes de infraestrutura. O monitoramento do seu processo de implantação recomenda um acompanhamento sistemático da realidade urbana para os ajustes necessários e uma revisão a cada 10 anos.

O atual Plano Diretor Participativo do Paulista foi aprovado em 2012, estando sua revisão geral prevista para 2022. Durante o processo de monitoramento do Plano até o presente foram desenvolvidas algumas intervenções com legislações que buscaram otimizar a qualidade do espaço urbano e rural.

Programa “Professor Amigo do Trânsito” atende cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino do Paulista


Na manhã desta terça-feira (19), cerca de 500 alunos da rede de ensino do Paulista tiveram a oportunidade de participar de uma aula especial com foco na conscientização e educação para a manutenção de um trânsito seguro. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação contemplou duas escolas, a Manoel Gonçalves e a Gêlda Amorim.
Com muita irreverência, a Turma do Fom-Fom promoveu diversas atividades lúdicas que proporcionaram conhecimentos básicos sobre o trânsito e suas leis aos estudantes. Esse projeto é gerenciado pela Escola Pública de Trânsito, atendendo a uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas.
No Paulista, a iniciativa já é um sucesso, rendendo inclusive premiação à Secretaria de Educação do município, que ficou com a primeira colocação na categoria de maiorresultado absoluto. Com outras palavras, Paulista conseguiu atingir, em 2017, a maior quantidade de alunos dentre todas as cidades do estado de Pernambuco.
A coordenadora de projetos multidisciplinares do Paulista, Glauber Giane, revelou a expectativa da gestão em relação ao projeto para 2018. “Estamos realizando mais uma fase do projeto Professor Amigo do Trânsito em nosso município. Em 2017, nós alcançamos aproximadamente 10 mil alunos, fora a comunidade e os professores envolvidos. Temos a esperança de aumentar ainda mais esse número em 2018, para que Paulista seja novamente destaque na busca por uma estatística com menos acidentes”, enfatizou.
O estudante Vinícius Gabriel Santos Amorim, de 15 anos, acompanhou atentamente a iniciativa realizada na escola Gêlda Amorim. Para ele, a busca pelo comportamento civilizado no trânsito ajuda a preservar vidas. “É um projeto muito importante porque nos direciona a fazer o uso dos equipamentos de segurança e a realizar as travessias nas faixas de pedestres. Isso com certeza contribui com a redução dos acidentes”, afirmou.
Já o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, comentou sobre o lançamento do projeto na cidade em 2018.  “Nosso intuito é dar sequência ao trabalho bem sucedido que foi realizado no ano passado. A educação preventiva continua sendo a melhor forma para conscientizar os motoristas e pedestres sobre os riscos oferecidos pelo trânsito”, finalizou.

Confira as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta quarta-feira


Quem procura uma colocação no mercado de trabalho deve ficar atento às vagas de emprego que a Agência do Trabalho do Paulista oferece nesta quarta-feira (20.06).  As oportunidades são para gerente de produtos (1), com Ensino Superior completo; e visual merchandiser (2), com Ensino Superior incompleto. Para essas duas é exigido seis meses de experiência. Os salários não foram informados.
Ainda tem uma vaga para técnico de refrigeração (fabricação), com Ensino médio completo, seis meses de experiência e salário de R$ 1.677,33. Além dessa também há duas oportunidades para técnico de refrigeração (instalação), com experiência não exigida e Ensino Médio incompleto. A remuneração não foi informada.
Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalho do Paulista, que fica localizada na Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para outras informações ligar para a Central de vagas: 3183-7293.

Confira dicas para se evitar danos aos olhos e vias respiratórias durante o São João

Siga o Instagram do RecifeOlinda
@recifeolindape
O clima de São João já toma conta do Nordeste. Já é possível encontrarmos fogueiras e fogos de artifício nas ruas para celebrar a data. Mas atenção, a fumaça liberada pelas fogueiras pode causar danos aos olhos, à pele e às vias respiratórias de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, o calor das chamas e o fogo provocam sintomas como ardência, irritação, lacrimejamento, entre outros desconfortos nos olhos e queimaduras na pele.
Para não ter dor de cabeça durante os festejos juninos, seguem algumas dicas do Centro de Queimados do Hospital da Restauração:
- Não fazer fogueiras com mais de um metro;
- Apagar a fogueira com água;
- Não jogar combustível no fogo;
- Não deixar crianças usarem fogos sozinhas.
No caso dos olhos, a atenção deve ser redobrada. Cinzas, brasas ou fagulhas podem provocar danos irreversíveis à visão. Com relação aos fogos, a dica é não ficar olhando para cima quando for soltá-los, pois pode cair fagulha no olho. Em caso de acidente, a pessoa deve lavar a região com água corrente e, na sequência, deve procurar uma urgência mais próxima. 
O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que sofrerem algum tipo de queimadura devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área da lesão e procurar o serviço médico mais próximo de sua residência. Ainda que os menores se curem sem muita atenção médica, as mais graves exigem cuidados especiais para prevenir infecções e diminuir a rigidez das cicatrizes. 
Na Região Metropolitana do Recife, um dos locais que recebem grande parte dos acidentes com fogos nesse período é o Hospital da Restauração, referência em casos de queimaduras.