Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Cultura de Olinda ganha reforço com a reabertura do Mercado Eufrásio Barbosa


O Mercado Eufrásio Barbosa volta à cena cultural de Olinda. Após um longo período de requalificação, um dos mais importantes polos turísticos do País reabriu as suas portas, nesta quinta-feira (05.07), em solenidade festiva. No encontro, o prefeito Professor Lupércio recebeu o vice-governador do Estado, Raul Henry, que representou o governador Paulo Câmara, ao lado de dezenas de autoridades. O equipamento, localizado no tradicional Largo do Varadouro, foi reentregue renovado para a população, que contará com uma agenda de atividades artísticas, opções de gastronomia, esporte e lazer.

Foram quatro anos de reforma, com investimentos na ordem de R$ 20 milhões, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A iniciativa configurou também uma importante parceria entre o estado e o município para a sua operação. O Eufrásio Barbosa recebeu áreas para boxes de artesanato, lanchonetes, restaurantes, barracas de feira e salões para mostras. Já na abertura, o mercado traz ao público uma exposição do artista Bajado, o Museu do Mamulengo, a livraria-café da Cepe e duas exposições, ambas com a curadoria de Raul Córdoba. O amplo espaço, de 6 mil m², ainda aportará uma exposição permanente da artista plástica Janete Costa. A visitação é gratuita.

"Estamos diante de uma obra que é motivo de orgulho e muita alegria, não apenas para nós, olindenses, mas pessoas de todos os lugares que visitam a nossa cidade. Só tenho a agradecer a todos que tornaram este sonho possível, sendo agora mais uma opção de lazer, cultura e também fonte de renda para centenas de pessoas", destacou o prefeito Professor Lupércio.  O Teatro Fernando Santa Cruz, localizado na área interna, também foi totalmente reformado, incluindo sistemas de som, iluminação e rotas de acessibilidade. O funcionamento de todo o complexo ocorrerá, inicialmente, de terça a sábado, no horário das 9h às 13h, sendo ampliado posteriormente.

O MERCADO
Fechado em 2014, sob a ameaça de desabamento do teto, o Mercado Eufrásio Barbosa foi submetido a um amplo projeto de restauro e engenharia. Em maio deste ano, foi aprovado o Projeto de Lei 14/2018, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento do espaço.  Um comitê gestor será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com a participação da Prefeitura. A legislação, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê a exploração econômica e os requisitos necessários para a operação no local.

Foto Arquimedes Santos/PMO

Bultrins recebe mutirão de serviços de manutenção urbana

Operação tapa buraco, limpeza de galerias e retirada de entulhos foram executadas no bairro

A cada semana a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda realiza o projeto Arrumando a Casa em um bairro diferente. Nesta quinta-feira (05.07) foi a vez da localidade dos Bultrins receber o mutirão.
Na Rua Manoel Regueira, uma das mais movimentadas do local, as equipes executaram atividades de limpeza e remoção da sujeira das canaletas, nas proximidades da Escola Municipal Lions Dirceu Veloso, e também na Rua da Areia.
Outra via bastante acessada por pedestres e veículos, a Rua Belmonte, foi contemplada com  tapa buraco e limpeza de linha d'água. Durante o trabalho foram utilizados tratores e caminhões para auxiliar na remoção de entulhos.

Vamos levar a duplicação da BR-232 até Arcoverde



No início de uma série de visitas a municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó neste final de semana, o pré-candidato a governador de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), afirmou que vai incluir em seu programa de governo a continuação da duplicação da BR-232, no trecho entre São Caetano a Arcoverde. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (6), em Arcoverde. "Colocarei na nossa proposta a duplicação da BR-232, de modo a chegar até Arcoverde, como algo prioritário dentro do nosso plano de governo”, garantiu o petebista.

Armando Monteiro destacou que a BR-232 é uma estrada fundamental, estratégica e integradora para Pernambuco e enfatizou a importância da duplicação da rodovia até pelo menos Arcoverde para o desenvolvimento econômico do Estado. “Não se pode fazer um desenvolvimento integrado em Pernambuco, distribuindo oportunidades, deslocando a produção do Estado em todos os segmentos, inclusive o industrial, sem ter como eixo fundamental a BR-232. Das obras estruturantes para Pernambuco, nenhuma é mais importante do que a duplicação da 232 para essa região”, afirmou o pré-candidato a governador.

Ex-governador de Pernambuco, o pré-candidato a senador Mendonça Filho (DEM) lembrou que a atual gestão estadual prometeu duplicar a rodovia até Arcoverde, mas a obra sequer saiu do papel. “Houve a promessa do atual governador que duplicaria até Arcoverde, como várias outras promessas que ficaram só nas promessas. O trecho do Recife até São Caetano está deteriorado, a estrada está cada vez pior, e um trecho novo não saiu. A gente precisa ter um novo governo, com credibilidade, que assuma o compromisso com a duplicação. Por isso, confio em nosso pré-candidato Armando Monteiro”, asseverou o democrata.

VISITA À CÂMARA DE VEREADORES – Durante a passagem por Arcoverde, Armando e Mendonça foram recebidos pela presidente da Câmara de Vereadores, a vereadora Célia Galindo (PSB), e os vereadores Zirleide Monteiro (PTB), Eriberto do Sacolão (Podemos), Cleriane Medeiros (PRTB) e Dra. Cybele (PR). No encontro, os pré-candidatos fizeram uma avaliação do cenário socioeconômico de Pernambuco e do Moxotó, em especial do município de Arcoverde. A presidente Célia Galindo aproveitou para apresentar aos pré-candidatos a reforma realizada na Casa, que modernizou a sede do Poder Legislativo municipal.

AGENDAS NO FIM DE SEMANA – O município de Arcoverde foi o primeiro das regiões do Moxotó e do Pajeú a ser visitado por Armando e Mendonça, nesta programação. Até o domingo (8), os pré-candidatos da frente “Pernambuco Vão Mudar” percorrerão as cidades de Tuparetama, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba, Solidão, concluindo o giro em Sertânia. Na caravana, eles vão reunir-se com diversos segmentos sociais e lideranças políticas para ouvir as demandas do Sertão e coletar sugestões de propostas para incorporar ao futuro programa de governo.

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Pesquisadora analisa cenário dos presidenciáveis no Ponto a Ponto

A cientista política Vera Chaia é a convidada do Ponto a Ponto deste sábado (7), que vai ao ar à 0h. O tema é "Eleição e Cenário Político Brasileiro". A atração, comandada por Mônica Bergamo e Antonio Lavareda, será reprisada no domingo (8), às 17h30.

De acordo com Chaia, a ausência do presidente Lula, se for confirmada, "vai existir um mal estar em relação a alguns candidatos, no caso Ciro Gomes, que tinha uma identificação maior com o presidente, candidatos como Boulos, Manuela... Não sei até que ponto eles vão herdar os eleitores de Lula. É tudo uma incógnita", afirmou. Sobre Haddad, se ele for candidato pelo PT, a pesquisadora acredita que "a tendência é ele crescer, se tiver o apoio total do partido". 

A atuação do Bolsonaro, de acordo com a entrevistada, está sendo muito bem planejada. "Quando ele chega em aeroporto, já existe grupo político, apoiadores dele. É muito expressiva a força em grupos onde acreditam que a Força Armada é a salvadora da nação, mas a população esquece ou não tem conhecimento que, na ditadura militar, havia corrupção e censura", argumentou.

Vera Lucia Michalany Chaia é doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e coordenadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), que completou 20 anos em 2017. 

Alunos do Sesi representam Estado na Olimpíada do Conhecimento


O talento dos alunos do Sesi Pernambuco se destaca novamente. Desta vez, a qualidade das pesquisa  e o bom desempenho das equipes de robótica da instituição nas fases Nordeste e Brasil do Torneio Internacional de Robótica First Lego League (FLL), no primeiro semestre deste ano, renderam o convite para os alunos participarem da Mostra de Ciências e Engenharia da Escola do Futuro e o Desafio de Robótica da Indústria, eventos que fazem parte da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre até domingo (8), em Brasília.

Enquanto, os alunos do Ensino Médio de Paulista mostram aos especialistas da USP a pesquisa Igatu, sistema de tratamento de água automatizado para comunidade ribeirinha, os estudantes do Sesi Goiana vão expor um estudo sobre a destilação do chorume para produzir biodiesel. As pesquisas estão sendo apresentadas para especialistas da USP como proposta de inovação científica e tecnológica de solução viável para problemas reais.

Já as equipes do Sesi Ibura, Paulista e Escada participam do Desafio de Robótica, onde terão de lidar com situações-problema que fazem parte do cotidiano de empresas, tais como gestão de estoques, controle de produção, economia de materiais e inovação tecnológica nas áreas de mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil.

As cinco equipes do Sesi Pernambuco estão no seleto grupo de 48 times do país que vão apresentar na Olimpíada do Conhecimento, que é um dos maiores acontecimentos científicos nacionais. "Para nós do Sesi Pernambuco participar de um evento deste porte é uma grande satisfação, pois é uma oportunidade para apresentar ao país a competência dos nossos alunos, que são jovens talentosos elaborando soluções inovadoras para problemas da indústria, que é a mola propulsora do desenvolvimento do país", afirma o superintendente da instituição, Nilo Simões.

Transmissão ao vivo no Mercado Público de Paratibe


O Blog Paulista Atualizado parabeniza a transmissão do jogo do Brasil no Mercado Público de Paratibe e também no centro de Paulista, na Praça Agamenon Magalhães. Rumo à vitória!

Confira o esquema montado pela Prefeitura do Paulista para o jogo da seleção na Copa

A Prefeitura do Paulista montou uma programação completa para a transmissão do jogo da seleção brasileira contra a Bélgica. O esquema inclui telão de LED, trio pé-de-serra e bandas musicais e até Mc. O conforto, válido pelas quartas-de-final da Copa da Rússia, será exibido em dois locais bem movimentados. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Governo Municipal e a Câmara de Dirigente Lojista (CDL).

O primeiro local de transmissão é a Praça Agamenon Magalhães, em frente à sede da prefeitura, no Centro da cidade. A torcida poderá curtir o “esquenta” já às 13h com o trio elétrico Ynove Prime. Às 13h30, a banda Ynove começa o show, que só termina quando a bola rolar às 15h. Após o jogo, quem “entra em campo” é o MC Elvis – a Explosão do Brasil. A animação segue até às 18h30.

Já no Mercado de Paratibe, os torcedores vão poder assistir à partida ao som do tradicional forró pé-de-serra. Um trio forrozeiro já está “escalado” para embalar a vitória brasileira rumo ao Hexa. A atração musical vai animar o público antes da bola rolar e continua no intervalo do jogo. Após o confronto quem embala o público é a Banda Kypegada. O show segue até às 18h30.

Imagem meramente ilustrativa. Divulgação/ internet

SERVIÇO:

O que – Jogo da seleção brasileira contra a Bélgica em dois locais em Paulista;

Onde – Praça Agamenon Magalhães, em frente à prefeitura, no Centro; e no Mercado de Paratibe (Av. Lindolfo Collor, S/N, Paratibe);

Quando – Nesta sexta-feira (06.07).