Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Operação concentra esforços na limpeza dos grandes canais de Olinda


O trabalho de drenagem e desobstrução de canais e galerias está sendo intensificado em diversos pontos de Olinda. Esta semana, a frente de serviços está focada no desassoreamento, retirando também o lixo depositado irregularmente nos condutores de água. É assim na extensão do canal Bultrins-Fragoso, um dos maiores da cidade e alvo de grandes demandas pelos moradores. As equipes fazem a retirada do acúmulo de vegetação, a exemplo das baronesas, utilizando balsas e máquinas escavadeiras.
A limpeza faz parte da Operação Inverno 2018, voltada a evitar alagamentos e demais transtornos para a população, com a proximidade do período chuvoso. Dentro do pacote também está o canal da Malária, com 4,2 km de extensão, que corta bairros como o Varadouro e Vila Popular. A medida se estende no canal do Lava-tripas, em Peixinhos, e no Ouriço do Mar, em Ouro Preto, sendo acompanhada de perto pelas comunidades. A força-tarefa vai incluir os 15 canais de maior porte, espalhados por diversos pontos do município.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Olinda, Marconi Madruga, o poder público conta com o apoio da população para que não jogue lixo nos canais, sanando a obstrução do fluxo normal das águas. “É uma atenção que deve ocorrer todos os dias do ano”, ressaltou. Ele lembra que é fundamental que as pessoas acondicionem seus materiais de maneira adequada, não realizando o despejo de estofados, eletrônicos e outros entulhos nos canais, galerias e canaletas.

Servidores de Olinda participam de encontro sobre coesão no trabalho


Quando se fala em ambiente de trabalho, um dos pontos mais abordados é a necessidade de uma convivência harmoniosa para o bom andamento de uma empresa. Com o objetivo de fortalecer o vínculo dos seus servidores, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda promoveu na manhã desta terça-feira (10.07) uma palestra que serviu tanto de capacitação como para o aspecto motivacional do grupo. O coach Sandro Souza palestrou para assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e administradores que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade.
Entre os temas abordados durante a palestra destaque para a relação entre colegas de trabalho, como também as características que compõem um bom profissional: competência, que vem atrelada ao conhecimento, responsabilidade (comprometimento) e o principal que é a ética. Esta última  relacionada diretamente às regras de cada empresa. “Você pode ter responsabilidade, mas mesmo assim não ter conhecimento de algo, então deve se valer da ética para pedir ajuda de quem sabe para manter a qualidade do trabalho. Ninguém tomará lugar do outro se houver entendimento de equipe”, ressaltou.
Para a coordenadora do CadÚnico, vinculada à Secretaria Executiva de Assistência Social, Marta Gonçalo, o encontro serviu para energizar a equipe multidisciplinar, que trabalha ajudando outras pessoas, pois da aplicação dos conhecimentos e união dos profissionais melhorarão os resultados nos atendimentos.
Atuando aproximadamente há 10 anos como assistente social e um mês à frente da Coordenação da Casa de Acolhimento, Carlene Boumann, ficou satisfeita com a capacitação. “Achei bem produtiva e relevante para os desafios do nosso dia a dia. As técnicas auxiliam a nos estimular constantemente e renovar nossas atividades no ambiente de trabalho”.

Saúde de Olinda prossegue com pré-campanha de vacinação animal antirrábica

Por Pedro Morais
Equipes de Agentes Comunitários de Endemias do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO) estiveram no Sítio do Cajá, Cidade Tabajara, realizando mais uma ação da pré-campanha nacional de vacinação animal antirrábica. A atividade foi desenvolvida, nesta terça-feira (10.07), num porta a porta na comunidade para vacinar cães e gatos.
A expectativa do gerente do CEVAO, o biólogo Henrique Silva, é atingir 100% da população animal de Olinda (55.677), que corresponde a 46.817 cães e 8.860 gatos. “Os nossos agentes irão visitar 13 bairros até o final deste mês de julho. Em 2017, a Divisão de Zoonoses alcançou 100% de cobertura vacinal”, evidenciou.
A auxiliar administrativa Adriely Santos, 21 anos, residente na localidade, ficou satisfeita com a ação. “Muito boa essa iniciativa da Secretaria de Saúde de Olinda de vacinar nas residências, porque eu trabalho e quando tem vacinação tenho que me dirigir para outro local mais distante com os animais”, pontuou.


MARINALDO ROSENDO COMEMORA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE POSSIBILITA O RETORNO DE EMPRESAS AO SIMPLES NACIONAL



O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, com o apoio e o voto favorável do deputado federal Marinaldo Rosendo, o Projeto de Lei Complementar nº 500/2018, que possibilita o retorno de empresas ao Simples com adesão a parcelamento de dívidas.

De acordo com a proposta, as microempresas e empresas de pequeno porte, excluídas do regime especial em 1º de janeiro deste ano por dívidas tributárias, poderão ser reincluídas no Simples Nacional.

Pelo projeto, o retorno ocorrerá a partir da adesão ao Programa de Regularização Tributária (Pert-SN), também conhecido como Refis da microempresa.

“A aprovação desse projeto será de grande importância para a economia brasileira, pois significará um importante apoio a muitas empresas com dívidas tributárias, permitindo que elas continuem produzindo e gerando empregos para os trabalhadores do nosso país”, avaliou Marinaldo Rosendo.

Com foco na segurança dos transeuntes, Prefeitura do Paulista volta a remover carcaças das vias públicas

A Prefeitura do Paulista segue empenhada na remoção das carcaças de veículos encontradas em estado de abandono nas vias do município. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, vem liberando o fluxo nas vias e garantindo a segurança dos transeuntes.
Ao todo, cinco bairros foram contemplados com a iniciativa, são eles: Engenho Maranguape, Maranguape I e II, Janga e Jardim Paulista Baixo. O trabalho resultou na remoção de oito carcaças, que foram encaminhadas ao depósito da Prefeitura. A ação ocorreu nesta segunda (09) e terça-feira (10.07).
“Muitas carcaças de veículos abandonadas se transformam em criadouros de mosquito da dengue e moradias para ratos e escorpiões. Então levamos tudo em consideração, os problemas que afetam à saúde e até mesmo a segurança pública”, enfatizou o coordenador da operação, Albézio Melo.
Essa iniciativa atende a uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que prevê o recolhimento dos veículos abandonados em passeios e estacionamentos públicos.  
A população pode participar de maneira efetiva com denúncias, por meio do número 9.9942-1363, ou indo à sede da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, localizada na Rua Campo Grande, s/n, Aurora, por trás do estádio Ademir Cunha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.

Em Paulista, gestão deflagra processo eleitoral de Conselho Municipal de Saúde


Com o objetivo de iniciar o processo eleitoral para a escolha do novo Conselho Municipal de Saúde do Paulista, foi criada uma comissão de organização para  deliberar sobre os trâmites do pleito. A comissão foi instalada em assembleia na manhã desta terça-feira (10.07), no auditório da Secretaria de Saúde do Paulista, reunindo usuários, trabalhadores, gestores e representantes do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco.