Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Agenda do deputado federal Marinaldo Rosendo (14 e 15 de julho)



Na tarde deste sábado (14.07), o deputado federal Marinaldo Rosendo vai prestigiar a comemoração dos 55 anos do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira. Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, Marinaldo destinou mais de 3,5 milhões em emendas parlamentares, maioria para a área da saúde, inclusive para a aquisição de equipamentos hospitalares.

No domingo (15.07), Marinaldo estará no município de Canhotinho, no Agreste Meridional. Ele se reunirá com lideranças locais de Canhotinho, Angelim, Jurema, Lagoa do Ouro, Saloá e São João. 

Em Paulista, Segunda Sexta Cultural homenageia cantores da cidade

Em alusão ao Dia do Cantor, comemorado em todo o país, nesta sexta-feira (13.07), a programação da Segunda Sexta Cultural deste mês foi dedicada à música. O evento aconteceu no Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista e reuniu diversos parceiros músicos do projeto, que abrilhantaram a programação. Além das atrações musicais, o momento também contou com declamações de poesias, versos, poemas e prosas que abordaram o cotidiano, a natureza e a realidade do povo nordestino.
Idealizador do projeto, o escritor Amaro Poeta, destacou a importância de continuar valorizando a cultura local através da música, poesia, prosas entre outras manifestações artísticas. “Hoje é uma edição especial e estamos homenageando o dia do cantor e do compositor sertanejo. Temos o prazer de reunir várias pessoas, principalmente de outras cidades, para se conectar através da arte em todos os seus movimentos”, finalizou.  
Beto Mix, cantor e compositor da cidade, esteve no local e foi homenageado pela data comemorativa. "Para mim é uma honra imensa está recebendo esta homenagem, eu não vivo da música, mas a música vive em mim”, disse emocionado. 
Estiveram prestigiando o evento, Lêda Santos, da Academia de Letras do Paulista e o maestro da Orquestra Sinfônica do Paulista, Leonildo Araújo, que foi homenageado pelo dia do maestro, comemorado no último dia 11 de julho. Para quem tem interesse em participar e apresentar seus trabalhos, como poesias, poemas, livros ou alguma arte musical, a iniciativa é aberta para todos.


O Projeto Segunda Sexta Cultural é uma iniciativa do escritor Amaro Poeta, em parceria com a gestão municipal, que tem como foco principal promover os artistas locais e dar espaço para que eles demostrem seus trabalhos. A Segunda Sexta Cultural acontece sempre na segunda sexta-feira de cada mês e reúne músicos, educadores e artistas do Paulista.

Educação do Paulista certifica professores que participaram da elaboração das questões da AMUDEP


A educação do Paulista certificou, na manhã desta sexta-feira (13.07), 20 professores da Rede Municipal de Ensino que participaram da equipe técnica da pasta na elaboração das questões da Avaliação Municipal de Desenvolvimento do Paulista (AMUDEP). O evento aconteceu na sede da Secretaria, no Centro.
Os educadores especialistas participaram de uma oficina de orientação, no último dia quatro deste mês, para a elaboração das questões da avaliação Municipal, que aconteceu durante toda esta semana.
O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, iniciou o discurso agradecendo o desempenho e talento dos educadores na elaboração das avaliações. “É de fundamental importância uma Rede de Educação ter sua avaliação própria, pois não ficamos dependendo apenas das análises das avaliações externas. Com base nas provas poderemos tomar algumas medidas, caso haja deficiência ou algum tipo de dificuldade ao passar o conteúdo aos nossos alunos”, ressaltou o gestor.
AMUDEP
A Avaliação do Município para Verificar o Desempenho dos Estudantes do Paulista (AMUDEP) tem o objetivo de verificar o desempenho dos alunos nas áreas de linguagem, língua portuguesa e matemática. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 2,3 e 4 do mês de outubro, e será coordenada pela professora Regina Trindade.
Os estudantes da rede municipal de ensino dos 3º, 5º e 9º ano passarão por provas no início e no final do ano letivo, para que sejam identificadas as necessidades dos mesmos. Segundo Emanuel Souto, secretário executivo de Educação do Paulista, a partir dos resultados das avaliações as ações da secretaria serão ajustadas para atender as demandas.

População acompanha de perto início das obras de construção das UBS e Academias da Saúde no Paulista

Após a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de seis unidades básicas de Saúde e quatro academias da Saúde no Paulista, em alguns locais, já é possível acompanhar o início da execução das obras, que vai beneficiar a população com as novas estruturas. 

Um dos locais que deverá receber as UBS é a antiga quadra do Mangueirão, no bairro de Paratibe. Nesta sexta-feira (13.07) uma retroescavadeira da Secretaria Executiva de Serviços Públicos iniciou a demolição da quadra e a população já se mostra satisfeita com a vinda da nova unidade de Saúde.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Secretaria de Saúde do Paulista, Jaina Poesi, esse local era uma quadra que estava em desuso e que servirá para a implantação de uma unidade básica de saúde de porte um, que terá, além das estruturas de consultórios, uma equipe de odontologia. 

Em visita à obra, ela explicou que como o terreno da quadra era muito acima do nível da rua, está sendo feita a demolição para que na próxima segunda-feira seja iniciada a construção do muro e do barracão de obras. 

“A área construída será em torno de 400 metros quadrados. Então, a população vai ser contemplada com um serviço de qualidade em uma estrutura nova, toda em cerâmica. Além de trazer o acolhimento de saúde para a população, ela vai ter também uma nova estrutura física de melhor porte para poder receber esse pessoal”, ressaltou.

Um dos moradores da localidade é o auxiliar administrativo Fernando Cesar Soares de Andrade, de 56 anos. De acordo com ele, esse é um serviço que a população de Paratibe realmente estava precisando. 

“O pessoal esperava que fosse uma quadra esportiva, mas como aqui nós já temos um minicampo, esse é um bom trabalho que a Prefeitura está fazendo aqui em Paratibe. A quadra aqui só servia para o uso de drogas, não tinha utilidade para nada. Como hoje eu sou avô, a gente às vezes queria trazer os netos para passear, mas aqui durante o dia, tarde e noite funcionava só como ponto de drogas. Parabéns à prefeitura pelo trabalho que está sendo realizado”, elogiou.

No bairro da Aurora, Centro, a vendedora Maria Helena Martins, que mora há mais de 40 anos no bairro, disse estar bastante feliz pela instalação de uma academia da Saúde no local. “Estamos felizes porque vai ter uma Academia da Saúde em nosso bairro. Há muito tempo que nós esperamos por isso. E esse sonho está sendo realizado. Só temos a agradecer, e ainda mais por ser de frente à minha casa”, completou.


De acordo com Jaina Poesi, o mesmo processo está sendo realizado nas outras unidades. Ela assegurou que na próxima segunda feira (16.07) a máquina estará fazendo a regularização do terreno na unidade de Saúde Jurandir Freire I, para dar início no mesmo formato. Em relação às Academias da Saúde, três delas já foram iniciadas, e uma deverá iniciar em Arthur Lundgren II.

Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista