Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Última semana do X Virtuosi Gravatá traz nomes importantes da cena erudita mundial



Com recorde de público, os primeiros dias do X Virtuosi Gravatá foi um sucesso com apresentações sempre lotadas 


A maratona de recitais gratuitos do X Virtuosi de Gravatá segue até o próximo domingo (22), com apresentações gratuitas de músicos importantes da cena erudita mundial. O violonista Fábio Zanon, o contratenor João Paulo Ferreira e a soprano Adriana Queiroz são alguns dos destaques do festival que ocorre na Igreja Matriz de Santa’Ana durante esta semana. 

Nesta segunda (16), a partir das 20h o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com participação do grupo Contracantos & Contraventos abre a programação. A apresentação acontece mistura música erudita com aboios, coco, caboclinho, frevo e maracatú.

Na terça-feira (17), a partir das 20h, sobe ao palco o violonista Fábio Zanon, um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e dos mais influentes da atualidade. Zanon está à frente de importantes orquestras em mais de 40 países, participando dos maiores festivais de música clássica do mundo. Mantém parceria com artistas diversos, de violonistas como Yamandu Costa a cantores como Toquinho e Ney Matogrosso.

No dia 18, também às 20h, será realizado o primeiro recital de alunos do festival. O X Virtuosi de Gravatá segue trazendo na quinta-feira (19), no mesmo horário uma noite de música de câmara com o contrabaixista Brian Fountain, o Omer Quartet e o pianista Victor Asuncion, executando pela primeira vez em Gravatá o Quinteto para piano de Elgar.

O festival segue dia 20, às 20h, com o recital do contratenor João Paulo Ferreira. Natural de Garanhuns, se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal. João Paulo será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion e irá expor um recital que agracia o universo Barroco e a tradição dos Castrati.

Às 11h do sábado (21), será a vez do programa Canto de uma Nação. Palestra e recital se unem sobre asCanções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Projeto aprovado pelo Funcultura que traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista.

No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa Uma Noite na Ópera com a Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista, da Ópera de Berlim.

Adriana já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8a Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para a Gramophone alemã. Realiza um trabalho de divulgação da música brasileira, tendo gravado um CD com canções de Guarnieri e Mignone.

O festival encerra em Gravatá no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.

X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Hotel Canarius e CEPE e acontece até o dia 27 de julho no interior de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

17.07 - 19h
FÁBIO ZANON, violão

18.07 - 19h
RECITAL DE ALUNOS

19.7 - 19h
HINDEMITH & ELGAR
BRIAN FOUNTAIN, contrabaixo
MASON YU & ERICA TURSI, violinos
JINSUN HONG, viola
ALEX COX, cello
VICTOR ASUNCION, piano

20.7 -19h
JOÃO PAULO FERREIRA, contratenor
VICTOR ASUNCION, piano

21.7 - 11h
CANTO DE UMA NAÇÃO
Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-
Lobos
GLEYCE MELO, soprano
MARCELO FERREIRA, baritone
VITOR PHILOMENO, piano

21.7 -19h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

22.7 - 11h
RECITAL DE ALUNOS



Programação completa: 

Fotos: 

Vídeos: 



SERVIÇO:

X Virtuosi Gravatá
De 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana
Direção Artística: Rafael Garcia
Coordenação Geral: Ana Lucia Altino
Produção: Virtuosi Sociedade Artística LTDA
Aberto ao público

Dia do Comerciante


A CDL Paulista parabeniza todos os comerciantes da nossa Cidade. Agradecemos a todos pelo esforço e dedicação que contribui para o crescimento econômico do nosso Pais.


Com posse dos novos professores, Paulista recebe reforços na rede municipal de ensino

Ao som da Orquestra Sinfônica do Paulista, os novos professores foram acolhidos pela equipe da Secretaria de Educação na manhã desta segunda-feira (16.07). O prefeito Junior Matuto esteve presente para desejar boas vindas aos novos efetivos.  A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda. Ao todo, 200 novos profissionais estavam presentes para tomarem posse do cargo.
O momento serviu para que eles ficassem por dentro do funcionamento da rede. Na ocasião, os professores receberam camisas e um kit de Apoio Docente, incluindo a Base Comum Curricular do município. Além da posse, eles vivenciaram o primeiro dia formativo na rede.
Representando os 200 novos professores, o professor Edson Ferreira comentou sobre a disposição para contribuir com a rede municipal de ensino do Paulista. “Estamos dispostos a multiplicar os sonhos e diminuir as incertezas do futuro das crianças do Paulista através do nosso trabalho em parceria com a Secretaria de Educação. Unidos por uma educação de qualidade”, concluiu o profissional.
De acordo com o secretário de Educação, Carlos Júnior, o profissional concursado significa continuidade aos trabalhos pedagógicos de forma mais duradoura.  “Diferente dos profissionais temporários, os novos professores irão dar continuidade as ações pedagógicas, formando uma bagagem de conhecimento para permanecer na rede de ensino da cidade”, enfatizou.


O prefeito Junior Matuto desejou boas vindas a todos, e fez questão de demonstrar a forma de tratamento unificada para toda a equipe de trabalho da gestão. “O importante é chegarmos a um consenso com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para todos. Podem contar com o nosso apoio para realizar uma educação de qualidade buscando um futuro melhora para os nossos alunos”, afirmou. 
Também estavam presentes no evento a coordenadora da comissão do concurso, Léa Ribeiro e  os vereadores Eudes Farias, e o Professor Tonico.