Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Centro de Referência da Mulher de Olinda promoveu de curso de bijuteria

Texto: Natália Chaves
Fotos: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda

A tarde desta terça-feira (31.07) foi bastante produtiva, colorida e de aprendizado para cerca de 20 usuárias do serviço do Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, em Bairro Novo, Olinda. Durante toda à tarde as mulheres fizeram peças artesanais bem elaboradas, feitas com cuidado, atenção e, principalmente, muito carinho. O curso de bijuteria de fácil manuseio é coordenado pelo Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos da cidade.
Logo de início as usuárias presentes participaram de uma oficina de gênero e artesanato, com ênfase no mercado de trabalho, onde uma artesã do Estado deu dicas de empreendedorismo e crescimento de negócios. Posteriormente elas aprenderam a como fazer laços e flores para bijuterias, além de outros artesanatos mais minuciosos.
A dona de casa T.N., presente na oficina, contou sobre a importância do curso para ela. “Sempre tive vontade de trabalhar com artesanato fabricado por mim, mas não tive oportunidade para aprender, realizar um curso. Hoje estou aprendendo e vou começar a trabalhar com isso, para ter uma renda extra”, pontuou.

Blitz fiscaliza motos em Jardim Brasil II e apreendes veículos irregulares

Oito motocicletas foram apreendidas durante ação da Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco. Realizada na Avenida Costa Azevedo, Jardim Brasil II, a operação ocorreu da seguinte maneira: os PM’s abordavam os motoqueiros, faziam a revista e solicitavam os documentos. Quando identificada alguma alteração nos veículos ou documentação, o condutor era encaminhado para os agentes de trânsito do município.
Quinze homens, entre agentes e PM’s, trabalharam durante a tarde, das 14h às 18h. Os agentes conseguiram abordar 107 motocicletas. Nenhum motorista teve sua Carteira de Habilitação apreendida, mas dois veículos tiveram o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) recolhido. Os veículos apreendidos foram encaminhados ao pátio do Detran-PE.
Um total de 107 veículos foi fiscalizado na tarde dessa terça-feira. Foto: Sandro Barros/PMO

Em Paulista, Casa das Juventudes abre vagas para oficina de capoeira

Com o intuito de promover o esporte e atividades físicas, a Casa das Juventudes do Paulista, localizada em Maranguape II, abrirá vagas para uma oficina de capoeira. Quem desejar participar deve comparecer ao local, munido de RG, CPF e comprovante de residência a partir desta quinta-feira (02.08). As inscrições seguem até o dia 10 de agosto ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Podem participar crianças, adolescentes, jovens e adultos.


As oficinas acontecerão nas terças e quartas-feiras, das 14h às 16h. Além de servir como prática esportiva, as aulas vão auxiliar no desenvolvimento do cidadão, pois, a capoeira expressão cultural brasileira que une arte marcial, cultura popular, esporte e música.
Serviço
O que: Inscrições para oficina de capoeira;
Onde: Casa das Juventudes, localizada na Rua 77, em Maranguape II;
Quando: de 02 a 10 de agosto, ou até que todas as vagas sejam preenchidas. 

Público pode ajudar entidade que realiza trabalho com crianças autistas participando de evento esportivo

Trabalhando a inclusão social da pessoa autista, a ONG Mães Guerreiras, em parceria com a Prefeitura do Paulista, promove o 1° Futebol Solidário – Pelada dos pais guerreiros. O evento acontece dia 11 de agosto, às 14h, no Estádio Ademir Cunha. Quem se interessar em prestigiar a iniciativa a entrada custa R$ 2,00, e esta à venda na sede da ONG, que fica localizada na Rua Canoas, Nº 88, Artur Lundgren I, e também na bilheteria do Estádio no dia da partida.

Naiane Nogueira, coordenadora da ONG Mães Guerreiras destaca o objetivo da realização do evento. “Estamos trabalhando a inclusão social dos autistas, mas também queremos trazer os pais para esta ‘responsabilidade’. Infelizmente, muitos abandonam a família depois que recebem o diagnóstico das crianças”, disse.
A coordenadora ainda destaca que a presença do pai é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e jovem autista. E com o resultado positivo da ação pretende dar continuidade a iniciativa. “Pretendemos fixar este evento no nosso calendário anual”, finalizou Naiane Nogueira. 

Confira as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta quarta-feira

Você que está à procura de uma vaga de emprego, deve ficar ligado nas oportunidades que a Agência do Trabalho do Paulista oferece nesta quarta-feira (01.08). Temos uma vaga para cortador de roupas. Para os candidatos interessados em concorrer, é necessário ter seis meses de experiência e Ensino Fundamental completo. Salário não foi informado.

Também há vagas para a pessoa com deficiência, as oportunidades são para: auxiliar de linha de produção (2), com seis meses na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Fundamental completo. Salário de R$1.089,00. Também tem para operador de vendas (lojas) (2), com Ensino Médio completo e experiência não exigida. A remuneração não foi informada.
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Estas vagas são sujeitas as alterações no decorrer do dia. Para outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7201.

EVENTO PREPARA UM DIA DE ATIVIDADES CULTURAIS E CONTATO COM A NATUREZA

Quem compareceu nesta terça-feira (31.07) à Escola de Referência do Ensino Médio José de Alencar, em Maranguape I, contou com uma série de serviços gratuitos de cidadania e beleza. A ação, que faz parte das atividades do programa Governo Presente, contou com o apoio da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes. Durante o evento, o público teve a oportunidade de fazer atualização e inclusão de dados no CadÚnico; dar entrada na 2ª via de Registro de Nascimento; obter orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de cuidar da beleza e bem-estar. 

A dona de casa, Edilene Leitão, compareceu à ação do Governo Presente e aproveitou para comentar o quanto a localidade precisava de abordagens como esta. “Esses serviços que forneceram aqui foram muito bons, ainda mais porque foi tudo de graça. Quanto mais fizerem essas ações, melhor será, principalmente, para uma comunidade onde tem muita gente carente”, disse. 



O assessor técnico do Governo do Estado, Edilson Alves, falou sobre as ações no bairro. “Temos através do estado, o cidadão conectado, que é a internet gratuita num raio de 200m aqui na Praça Emílio Russel. Conseguimos também articular com o SENAC para fazer corte de cabelo e contamos com os serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes. A aceitação do público foi muito boa. E olhe que a ação desta manhã contou com menos serviços do que o habitual por se tratar de uma atividade de rotina”, disse.

A coordenadora do CRAS VI, Claudia Mendes, explicou o objetivo da atividade. “Essa ação acontece em conjunto, aqui temos o CRAS descentralizando os serviços que ofertamos nas nossas unidades, o Criança Feliz e o AEPETI. Essa iniciativa é muito importante para a garantia de direito, prevenir situações vulnerabilidades e fazer o que é principal do CRAS, que é trazer a informação e o empoderamento dessas famílias e comunidades”, frisou.