Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Policiais Militares recebem certificado do Proerd em Olinda

Unidades de ensino do município serão beneficiadas com programa
Foi na descontração embalada pelo grupo cultural Coco de Ogan, de Peixinhos, que o prefeito Professor Lupércio e representantes da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda participaram, nesta sexta-feira (3), da formatura da 29ª turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu na sede da Prefeitura. Na ocasião, 35 policiais militares receberam o certificado. Desses, 15 atuarão nas escolas da rede municipal de ensino, com alunos da educação infantil e do 5º ao 7º ano do ensino fundamental.
O Proerd é um programa preventivo, estratégico, tendo como objetivo a valorização da vida e de manter crianças e jovens longe das drogas e da violência. Há mais de um ano, a Prefeitura de Olinda vem fortalecendo a parceria com a Polícia Militar de Pernambuco para manter a continuidade do projeto, visando atender uma parcela cada vez mais significativa de estudantes.

Durante a cerimônia, Lupércio destacou a escolha dos policiais pelo curso e parabenizou a todos pelo esforço em prol da educação. “Obrigado a cada um de vocês por dispor dos horários de descanso, por enfrentar a distância e horas de viagens, abriram mãos das famílias em beneficio do curso. E aqui estão vencendo as barreiras e desafios que lhes foram lançados nesse trabalho de luta contra as drogas e à violência”, disse.
Com certificados nas mãos, os alunos policiais farão estágios durante uma semana nas escolas. O Proerd chegará às unidades de ensino de Rio Doce, Peixinhos, Salgadinho, São Bernardo, Alto da Mina, Carmo, Bonfim, Santa Tereza, entre outros.
“Toda ação de prevenção não tem partido e nem cor. Não estamos apenas em um evento de formatura de policiais, mas, sobretudo, estaremos transformando o futuro dos jovens e fazendo história em Olinda”, concluiu o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.
Fotos: Alice Mafra/Prefeitura de Olinda 

Via de acesso à comunidade do Chega Mais recebe recapeamento asfáltico

Quem costuma passar pela Rua André e Carina – um dos principais acessos à comunidade do Chega Mais – vai perceber que ela passou por uma grande mudança. É que uma obra de recapeamento realizada pela Prefeitura do Paulista transformou a via de paralelo em asfalto, garantindo mais mobilidade na área. O serviço no local agradou tanto a população, que muita gente tirou a manhã deste sábado (04.08) para acompanhar a última etapa da obra do portão de casa.

A dona de casa Silvânia Bezerra da Silva, 52 anos, foi uma delas. Satisfeita com o vai e vem das máquinas na via, a moradora disse que a comunidade esperava pelo serviço. “Nós moradores temos que comemorar. Eu mesma moro aqui há 40 anos e nunca vi uma obra dessa nessa rua. Sem falar que está tudo muito bem feito. Agora vai ficar uma maravilha passar por aqui”, frisou.

Dono de uma loja de móveis novos e usados na via, o comerciante Josué Correia, 49 anos, acredita que a obra vai melhorar até o movimento de clientes. “Depois desse recapeamento aqui tenho certeza que muita gente vai procurar minha loja. Ficou muito bom e bem mais fácil de chegar. Estou feliz. Todos estão de parabéns”, destacou.



O recapeamento da Rua André e Carina faz parte de um pacote de obras que está em andamento na cidade e que é fruto da parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo Federal. Ao todo 37 vias em dez bairros serão beneficiadas. Dessas, 22 serão recapeadas e 15 pavimentadas. O serviço é coordenado Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente.  

Prefeitura Trabalhando

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos realizou esta semana 130 ações de limpeza e recuperação no município, como remoção de entulho, manutenção de praças, poda de árvores, varrição, manutenção de postes, desobstrução de canaletas, recuperação do calçamento, roçagem, limpeza de canais, dentre outros serviços.
Os serviços de pintura foram intensificados nesta semana, como na Praça de Jardim Velho, Jardim Paulista Alto e algumas ruas que foram inauguradas. Na Avenida A, em Maranguape II, foram feitas pinturas de meio fio amarelo, que sinalizam o estacionamento proibido.
A Operação Inverno, que começou no mês de março, já concluiu 35 dos 40 canais da Cidade, realizando o desassoreamento, remoção de lixo e mato das encostas. Hoje, os canais da Avenida E e do Uruguai foram concluídos. Já o da Rua Manoel Gonçalves ainda está em andamento. Na próxima semana, mais dois canais vão começar a ser limpos, um deles é o de Nª Senhora de Fátima, em Maranguape I.


O Cemitério Campo Santo São José já está recebendo cuidados especiais para a programação do Dia dos Pais, como pintura, limpeza e manutenção. O mutirão de limpeza está localizado na Avenida Beira-Mar, no Janga, recolhendo lixo, fazendo a varrição e capinação da Orla.
Os serviços de capinação também estão sendo executados na Avenida Cláudio Gueiros, a PE-01. As ações terraplanagem estão concentradas das em vários pontos da cidade. Lembrando que a coleta diária do lixo residencial não entra no registro destas ações. 

Orla do Janga recebe mutirão de limpeza

Com um efetivo de 40 homens, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos do Paulista está realizando um mutirão de limpeza na Orla do bairro do Janga. O trabalho no local conta com varrição, capinação, roçagem, limpeza de linha d’água e remoção de entulhos. O serviço contempla diversos pontos do calçadão e da Av. Beira-mar.

Além desse mutirão, que ocorre de forma constante, a prefeitura mantém um trabalho permanente de limpeza na área. A coleta de lixo, por exemplo, ocorre todos os dias da semana na Av. Cláudio Gueiros Leite – principal do bairro – e nas vias de acesso à Orla. Já a limpeza da faixa de areia acontece sempre nas sextas e segundas-feiras.


Outra ação relevante na Orla do Janga é a modernização do sistema de iluminação pública. A equipe da prefeitura já realizou a substituição de 56 postes com lâmpadas de vapor metálico por novas de LED. A ação continua. O objetivo é trocar 97 postes, beneficiando um trecho de aproximadamente três quilômetros.

Confira dicas importantes para prevenir futuros problemas na audição

Práticas comuns no decorrer do dia podem prejudicar nossa audição sem a gente perceber. Por exemplo, escutar o fone de ouvido no último volume, limpar de forma indevida as orelhas, e estar em ambientes com alta intensidade de som, como as fábricas. Confira aqui algumas dicas importantes para cuidar e prevenir futuros problemas com a audição.
Temos a mania de procurar qualquer objeto pontiagudo para efetuar a limpeza das orelhas, é recomendado não introduzi-los na tentativa de tal gesto. Este órgão precisa de cuidados delicados para não prejudicar nossa audição, e sua limpeza deve ser realizada durante o banho, apenas o pavilhão auricular deve ser lavado. Na hora de secar é aconselhável utilizar apenas uma toalha.
Não é recomendado o uso de cotonetes ou outro instrumento dentro do conduto auditivo externo, porque além de empurrar a ‘cera’ mais para dentro, podem causar irritação na pele que envolve o conduto e até mesmo lesões no tímpano. Evitar ambientes ruidosos e fones de ouvidos com volume alto.
Nos ambientes com alta intensidade de som como, por exemplo, as fábricas a sugestão é utilizar os EPIs, respeitando as orientações dadas pelos técnicos de segurança do trabalho e supervisores. Existem vários tipos de equipamentos, procure seu profissional e se certifique qual o recomendado por eles. Em relação aos fones de ouvido, se habituar a utilizá-los com sons em volume médio.

Às vezes somos surpreendidos por dores no ouvido por causa de inflamações, e pingamos medicamentos sem prescrição médica, é orientado não fazer este tipo de atitude, pois podem piorar o tipo de enfermidade no local. Para as gestantes é recomendado durante a gestação usar medicamentos somente com prescrição médica.  Solventes e agrotóxicos sem prevenção adequada provocam danos aos ouvidos.

Em nome da mudança, convenção oficializa Armando, Bruno e Mendonça neste sábado (4)


Os pernambucanos querem mudança, mas não uma mudança aleatória: o quadro caótico que o Estado vive desde 2015 exige que esse sentimento se traduza em responsabilidade. E o resultado dessa equação só tem um resultado: a escolha de Armando Monteiro para liderar essa onda de transformação, que terá seu divisor de águas neste sábado, quando a frente de oposição “Pernambuco Vai Mudar” realiza a convenção que vai sacramentar o nome do senador do PTB como candidato ao governo e dos deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) como postulantes às duas vagas no Senado. A convenção será realizada no Classic Hall, em Olinda.

Milhares de pessoas deverão comparecer à casa de eventos, numa tradução espontânea da elevada taxa de rejeição ao governador Paulo Câmara, que se expressa nos quatro cantos de Pernambuco. Ao todo, 12 partidos dão sustentação à frente: PTB, DEM, PSDB, PRB, Podemos, PSC, PPS, PSDC, PV, PSL, PHS e PRTB – os últimos quatro integram a chapa proporcional “Avança Pernambuco”. É maior frente de oposição de toda a história de Pernambuco.

Ao lado de Armando, apoios de peso. Além de Mendonça Filho, mais quatro ex-governadores de Pernambuco se juntaram para dar suporte à chapa majoritária que será oficializada neste sábado: Roberto Magalhães (DEM), Joaquim Francisco (PSDB), Gustavo Krause (DEM) e João Lyra (PSDB). Outro aliado que está com a frente de oposição desde o início do ajuntamento de forças é o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Também reforçam o time da mudança uma multidão de lideranças, como os deputados federais Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), Betinho Gomes (PSDB), Jorge Corte Real (PTB), Zeca Cavalcanti (PTB), Daniel Coelho (PPS), Ricardo Teobaldo (Podemos) e Marinaldo Rosendo (PP). Já na Assembleia Legislativa, o projeto de mudança conta com o apoio dos deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PRB), Júlio Cavalcanti (PTB), José Humberto Cavalcanti (PTB), Álvaro Porto (PTB), Augusto César (PTB), Socorro Pimentel (PTB), Terezinha Nunes (PSDB), André Ferreira (PSC), Bispo Ossésio (PRB) e Priscila Krause (DEM).

Armando também assegurou a companhia de prefeitos das mais importantes cidades de Pernambuco, como Anderson Ferreira (PR/Jaboatão dos Guararapes), Raquel Lyra (PSDB/Caruaru), Miguel Coelho (sem partido/Petrolina), Célia Sales (PTB/Ipojuca), Izaías Régis (PTB/Garanhuns), Bruno Pereira (PTB/São Lourenço da Mata), Clebel Cordeiro (MDB/Salgueiro), Mário Ricardo (PTB/Igarassu), Demóstenes Meira (PTB/Camaragibe), Vavá Rufino (PTB?Moreno), Erivaldo Oliveira (PSD/Serrita), Chaparral (PSD/Orobó), Marcelo Gouveia (PSD/Paudalho), entre outros.