Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mutirão de cidadania mais perto do povo olindense

Por: Marcílio Albuquerque
Um mutirão de serviços aportou, nesta quinta-feira (16.08), no bairro de Guadalupe, em Olinda, facilitando a vida dos cidadãos. A arena de atendimento foi instalada na área externa do Atacadão, localizado na Avenida Pan Nordestina, oferecendo a emissão de documentos, exames médicos, vacinação e orientação jurídica. Os moradores do local e de comunidades vizinhas aproveitaram a iniciativa, encurtando distâncias e sem ter que pagar nada por isso.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade, em parceria com diversos órgãos. O balcão itinerante ofertou a emissão do Vem Livre Acesso, cartão do idoso e certidões de casamento e óbito. Foi possível obter orientação e registrar reclamações das relações de consumo, por meio de técnicos do Procon-PE. A dona de casa Elizabete Oliveira, 57, recebeu a vacina DT, que previne o tétano e a difteria. “Muito bom para deixar a saúde em dia”, avaliou.


O ônibus do Centro Judiciário de Solução dos Conflitos, coordenado pelo TJPE, estacionou no local para atender os olindenses. Com suporte de informática e salas climatizadas para acomodação, a estrutura agradou aos usuários. De acordo com a juíza Izabelle Moitinho, a ação tem um papel importante. “Conseguimos oferecer às pessoas um atendimento bem mais próximo, esclarecendo processos e facilitando a execução”, ressaltou.
A parceria com a Faculdade de Olinda (Focca) também trouxe uma mãozinha para jovens e adultos, com a elaboração e impressão de currículos, além de cadastros para o programa Menor Aprendiz. No local, ainda foram feitas a abertura e atualização do CadÚnico e esclarecimentos sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O taxista Evanézio Montarroios, de 44 anos, foi um dos que aproveitaram o mutirão. “Achei excelente, bem perto da gente, ajuda principalmente a quem trabalha o dia inteiro e não dispõe de muito tempo”, opinou.

Olinda vai sediar V Congresso do Trabalho

Texto e fotos: Pedro Morais/Prefeitura de Olinda


A cidade de Olinda sediará o V Congresso do Trabalho Seguro e II o Congresso do Combate ao Trabalho Infantil. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro próximo, no Centro de Convenções, Salgadinho. A escolha da Marim dos Caetés para receber a programação foi definida nesta segunda-feira (13.08) numa reunião do prefeito Professor Lupércio com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região de Pernambuco (TRT-PE), Paulo Alcântara, o diretor regional da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maurício José Viana, e a secretária de Saúde, Emília Gonzalez.
O congresso terá como temática: A Condução Humana do Trabalhador, dando foco ao lema Violências no Trabalho: Não Mais. O encontro contará com palestras acerca da prevenção de preconceitos e da violência no setor de trabalho.
A escolha de Olinda para promover o congresso é resultado também das experiências exitosas na área de segurança do trabalhador desenvolvidas na atual gestão. Um projeto piloto de pesquisa denominado Marés, resultado de uma parceria envolvendo a Secretaria de Saúde e a Fundacentro, foca na valorização da segurança dos processos produtivos das marisqueiras e pescadores artesanais do município.
Também participaram da reunião acerca da formatação do congresso a diretora da Vigilância em Saúde do município, Mariurcha Dantas; o coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Admilson Machado Ramos, e do diretor técnico da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo.
AÇÃO INTEGRADA – A Prefeitura de Olinda, o TRT e a Fundacentro integram o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6). Participam também o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE),  Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS),  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e o Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).

Preocupado com as condições da PE-15 Lupércio firma convênio com o Estado

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, firmou nesta quinta-feira (16.08) um convênio com o Governo do Estado para reforçar a manutenção da PE-15 pelos próximos quatro meses. O trabalho será desenvolvido na rodovia por 40 reeducandos do sistema prisional. A parceria foi selada com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. A iniciativa prevê a desobstrução de canaletas e galerias, capinação das margens da pista e remoção de entulhos. As atividades começam no dia 1.º de setembro. O assessor do Gabinete do gestor municipal, Evandro Avelar, acompanhou o encontro.
                     Caberá a Prefeitura de Olinda a doação dos fardamentos do pessoal envolvido no serviço, liberação de ferramentas e monitoramento da execução do trabalho. Já o Estado assumirá o pagamento de uma ajuda de custo para os apenados.


                   Para três dias trabalhados, o preso reduz um na pena. A prestação de serviços se configura também como um mecanismo importante no combate o ócio, profissionalização e fortalecimento da ressocialização. Ao mesmo tempo permite ao poder Executivo reduzir custos.
                   Esse tipo de parceria vem sendo aplicada com muita ênfase na gestão do prefeito Professor Lupércio. O gestor já conta com o engajamento de reeducandos na preservação do patrimônio histórico da cidade, manutenção de ruas e praças e na requalificação de prédios públicos.
RESPONSABILIDADE – A PE-15 é uma rodovia de jurisdição do Governo de Pernambuco. A manutenção da mesma é de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mesmo assim, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, decidiu estabelecer o convênio com o Estado, no sentido de unir forças para oferecer condições adequadas aos olindenses e aos motoristas que cruzam a cidade fazendo uso do mencionado corredor.

ID Jovem: saiba tudo sobre o serviço e como se cadastrar

Você conhece a Identidade Jovem? Conhecida também como ID Jovem, ela é um tipo de documento digital emitido pelo Governo Federal, que oferece diversos benefícios aos jovens de 15 a 29 anos de idade de família de baixa renda. Com a ID Jovem, os benefícios vão desde meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, assim como em quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.

Os jovens podem contar ainda com a reserva de assentos em viagens interestaduais, sendo dois assentos com 100% de gratuidade e outros dois com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos para ônibus, trens e barcos de classe convencional; isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

Além da faixa etária dos 15 aos 29 anos, os interessados precisam ainda atender a alguns outros requisitos para emitir uma Identidade Jovem, como estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos dois anos e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. 

Em Paulista, quem precisar fazer o cadastro pode se dirigir à Casa da Juventude, localizada na Rua 77, número 363, em Maranguape II, ou por meio do site do Ministério da Juventude, preenchendo um formulário neste link: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem#geraridjovem.