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Mutirão de cidadania mais perto do povo olindense

Por: Marcílio Albuquerque
Um mutirão de serviços aportou, nesta quinta-feira (16.08), no bairro de Guadalupe, em Olinda, facilitando a vida dos cidadãos. A arena de atendimento foi instalada na área externa do Atacadão, localizado na Avenida Pan Nordestina, oferecendo a emissão de documentos, exames médicos, vacinação e orientação jurídica. Os moradores do local e de comunidades vizinhas aproveitaram a iniciativa, encurtando distâncias e sem ter que pagar nada por isso.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade, em parceria com diversos órgãos. O balcão itinerante ofertou a emissão do Vem Livre Acesso, cartão do idoso e certidões de casamento e óbito. Foi possível obter orientação e registrar reclamações das relações de consumo, por meio de técnicos do Procon-PE. A dona de casa Elizabete Oliveira, 57, recebeu a vacina DT, que previne o tétano e a difteria. “Muito bom para deixar a saúde em dia”, avaliou.


O ônibus do Centro Judiciário de Solução dos Conflitos, coordenado pelo TJPE, estacionou no local para atender os olindenses. Com suporte de informática e salas climatizadas para acomodação, a estrutura agradou aos usuários. De acordo com a juíza Izabelle Moitinho, a ação tem um papel importante. “Conseguimos oferecer às pessoas um atendimento bem mais próximo, esclarecendo processos e facilitando a execução”, ressaltou.
A parceria com a Faculdade de Olinda (Focca) também trouxe uma mãozinha para jovens e adultos, com a elaboração e impressão de currículos, além de cadastros para o programa Menor Aprendiz. No local, ainda foram feitas a abertura e atualização do CadÚnico e esclarecimentos sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O taxista Evanézio Montarroios, de 44 anos, foi um dos que aproveitaram o mutirão. “Achei excelente, bem perto da gente, ajuda principalmente a quem trabalha o dia inteiro e não dispõe de muito tempo”, opinou.

Olinda vai sediar V Congresso do Trabalho

Texto e fotos: Pedro Morais/Prefeitura de Olinda


A cidade de Olinda sediará o V Congresso do Trabalho Seguro e II o Congresso do Combate ao Trabalho Infantil. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro próximo, no Centro de Convenções, Salgadinho. A escolha da Marim dos Caetés para receber a programação foi definida nesta segunda-feira (13.08) numa reunião do prefeito Professor Lupércio com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região de Pernambuco (TRT-PE), Paulo Alcântara, o diretor regional da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maurício José Viana, e a secretária de Saúde, Emília Gonzalez.
O congresso terá como temática: A Condução Humana do Trabalhador, dando foco ao lema Violências no Trabalho: Não Mais. O encontro contará com palestras acerca da prevenção de preconceitos e da violência no setor de trabalho.
A escolha de Olinda para promover o congresso é resultado também das experiências exitosas na área de segurança do trabalhador desenvolvidas na atual gestão. Um projeto piloto de pesquisa denominado Marés, resultado de uma parceria envolvendo a Secretaria de Saúde e a Fundacentro, foca na valorização da segurança dos processos produtivos das marisqueiras e pescadores artesanais do município.
Também participaram da reunião acerca da formatação do congresso a diretora da Vigilância em Saúde do município, Mariurcha Dantas; o coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Admilson Machado Ramos, e do diretor técnico da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo.
AÇÃO INTEGRADA – A Prefeitura de Olinda, o TRT e a Fundacentro integram o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6). Participam também o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE),  Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS),  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e o Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).

Preocupado com as condições da PE-15 Lupércio firma convênio com o Estado

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, firmou nesta quinta-feira (16.08) um convênio com o Governo do Estado para reforçar a manutenção da PE-15 pelos próximos quatro meses. O trabalho será desenvolvido na rodovia por 40 reeducandos do sistema prisional. A parceria foi selada com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. A iniciativa prevê a desobstrução de canaletas e galerias, capinação das margens da pista e remoção de entulhos. As atividades começam no dia 1.º de setembro. O assessor do Gabinete do gestor municipal, Evandro Avelar, acompanhou o encontro.
                     Caberá a Prefeitura de Olinda a doação dos fardamentos do pessoal envolvido no serviço, liberação de ferramentas e monitoramento da execução do trabalho. Já o Estado assumirá o pagamento de uma ajuda de custo para os apenados.


                   Para três dias trabalhados, o preso reduz um na pena. A prestação de serviços se configura também como um mecanismo importante no combate o ócio, profissionalização e fortalecimento da ressocialização. Ao mesmo tempo permite ao poder Executivo reduzir custos.
                   Esse tipo de parceria vem sendo aplicada com muita ênfase na gestão do prefeito Professor Lupércio. O gestor já conta com o engajamento de reeducandos na preservação do patrimônio histórico da cidade, manutenção de ruas e praças e na requalificação de prédios públicos.
RESPONSABILIDADE – A PE-15 é uma rodovia de jurisdição do Governo de Pernambuco. A manutenção da mesma é de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mesmo assim, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, decidiu estabelecer o convênio com o Estado, no sentido de unir forças para oferecer condições adequadas aos olindenses e aos motoristas que cruzam a cidade fazendo uso do mencionado corredor.

ID Jovem: saiba tudo sobre o serviço e como se cadastrar

Você conhece a Identidade Jovem? Conhecida também como ID Jovem, ela é um tipo de documento digital emitido pelo Governo Federal, que oferece diversos benefícios aos jovens de 15 a 29 anos de idade de família de baixa renda. Com a ID Jovem, os benefícios vão desde meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, assim como em quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.

Os jovens podem contar ainda com a reserva de assentos em viagens interestaduais, sendo dois assentos com 100% de gratuidade e outros dois com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos para ônibus, trens e barcos de classe convencional; isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

Além da faixa etária dos 15 aos 29 anos, os interessados precisam ainda atender a alguns outros requisitos para emitir uma Identidade Jovem, como estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos dois anos e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. 

Em Paulista, quem precisar fazer o cadastro pode se dirigir à Casa da Juventude, localizada na Rua 77, número 363, em Maranguape II, ou por meio do site do Ministério da Juventude, preenchendo um formulário neste link: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem#geraridjovem.   


O cadastro deve ser realizado pelo responsável da família, que deverá apresentar documentos como RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteiras de Trabalho CTPS, Atestados de matrícula escolar e Contratos de Aluguel. A ID Jovem também está presente em smartphones e outros dispositivos com Android e iPhone, é só pesquisar nas lojas dos aplicativos e baixar gratuitamente.

Fotos: Jorge Macrino / Prefeitura do Paulista

Visando a segurança da criançada, Paulista vai continuar monitorando o transporte escolar

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, deu por encerrado nesta quarta-feira (15.08) o prazo destinado ao cadastramento dos condutores e veículos que realizam o transporte escolar na cidade. Ao todo, 180 profissionais do segmento compareceram à sede do órgão para obter o alvará. A partir desta quinta-feira (16), quem for flagrado circulando no município sem o documento emitido pela Prefeitura estará sujeito a punições administrativas.
O procedimento faz parte do cumprimento da Lei Municipal 4.765/17, que delega ao poder público municipal a tarefa de reunir e organizar informações acerca dos profissionais que transportam as crianças e adolescentes no trajeto de ida e volta até a escola.
No entanto, mesmo após o fim do prazo, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais está disposta a atender quem ainda não realizou o cadastro. “Por se tratar de algo novo, entendemos que alguns profissionais podem ter encontrado dificuldade para realizar o procedimento. Por isso, vamos dar o suporte necessário a quem nos procurar”, garantiu o diretor de transporte do Paulista, Alessandro Rodrigues.

NOVO ENDEREÇO: A Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais está atendendo a população em um novo endereço. O órgão foi transferido para a Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I (antiga Av. Brasil). O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 07h30h às 16h. 

Moradores de Arthur Lundgren II e Pau Amarelo recebem ação de assistência social

Levar os serviços para mais perto de quem mais precisa é uma das missões do projeto CRAS nas Comunidades. A iniciativa, que faz parte das ações estratégicas da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, vai contemplar, nesta sexta-feira (17.08), os moradores de Pau Amarelo e Arthur Lundgren II. As atividades acontecem, respectivamente, na Igreja Católica Nossa Senhora do Ó e na Igreja Batista, localizada na Rua Surubim.

Durante toda a manhã, serão oferecidos os serviços de CadÚnico, Bolsa Família, 2ª via de Registro de Nascimento, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada, sobre a inclusão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o idoso, carteira de Livre Acesso, carteira Interestadual do Idoso e ações de erradicação ao trabalho infantil com o AEPETI. Em Arthur Lundgren II, a equipe da Unidade de Saúde da Família de Arthur II Alto dará um apoio ao trabalho dos profissionais do CRAS.



Para conseguir atendimento, o morador da localidade deve comparecer a um dos pontos de atendimento, portando RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou comprovante de votação, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência, declaração de escolaridade dos filhos e número do NIS.

Serviço