Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mutirão de cidadania mais perto do povo olindense

Por: Marcílio Albuquerque
Um mutirão de serviços aportou, nesta quinta-feira (16.08), no bairro de Guadalupe, em Olinda, facilitando a vida dos cidadãos. A arena de atendimento foi instalada na área externa do Atacadão, localizado na Avenida Pan Nordestina, oferecendo a emissão de documentos, exames médicos, vacinação e orientação jurídica. Os moradores do local e de comunidades vizinhas aproveitaram a iniciativa, encurtando distâncias e sem ter que pagar nada por isso.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade, em parceria com diversos órgãos. O balcão itinerante ofertou a emissão do Vem Livre Acesso, cartão do idoso e certidões de casamento e óbito. Foi possível obter orientação e registrar reclamações das relações de consumo, por meio de técnicos do Procon-PE. A dona de casa Elizabete Oliveira, 57, recebeu a vacina DT, que previne o tétano e a difteria. “Muito bom para deixar a saúde em dia”, avaliou.


O ônibus do Centro Judiciário de Solução dos Conflitos, coordenado pelo TJPE, estacionou no local para atender os olindenses. Com suporte de informática e salas climatizadas para acomodação, a estrutura agradou aos usuários. De acordo com a juíza Izabelle Moitinho, a ação tem um papel importante. “Conseguimos oferecer às pessoas um atendimento bem mais próximo, esclarecendo processos e facilitando a execução”, ressaltou.
A parceria com a Faculdade de Olinda (Focca) também trouxe uma mãozinha para jovens e adultos, com a elaboração e impressão de currículos, além de cadastros para o programa Menor Aprendiz. No local, ainda foram feitas a abertura e atualização do CadÚnico e esclarecimentos sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O taxista Evanézio Montarroios, de 44 anos, foi um dos que aproveitaram o mutirão. “Achei excelente, bem perto da gente, ajuda principalmente a quem trabalha o dia inteiro e não dispõe de muito tempo”, opinou.

Olinda vai sediar V Congresso do Trabalho

Texto e fotos: Pedro Morais/Prefeitura de Olinda


A cidade de Olinda sediará o V Congresso do Trabalho Seguro e II o Congresso do Combate ao Trabalho Infantil. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro próximo, no Centro de Convenções, Salgadinho. A escolha da Marim dos Caetés para receber a programação foi definida nesta segunda-feira (13.08) numa reunião do prefeito Professor Lupércio com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região de Pernambuco (TRT-PE), Paulo Alcântara, o diretor regional da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maurício José Viana, e a secretária de Saúde, Emília Gonzalez.
O congresso terá como temática: A Condução Humana do Trabalhador, dando foco ao lema Violências no Trabalho: Não Mais. O encontro contará com palestras acerca da prevenção de preconceitos e da violência no setor de trabalho.
A escolha de Olinda para promover o congresso é resultado também das experiências exitosas na área de segurança do trabalhador desenvolvidas na atual gestão. Um projeto piloto de pesquisa denominado Marés, resultado de uma parceria envolvendo a Secretaria de Saúde e a Fundacentro, foca na valorização da segurança dos processos produtivos das marisqueiras e pescadores artesanais do município.
Também participaram da reunião acerca da formatação do congresso a diretora da Vigilância em Saúde do município, Mariurcha Dantas; o coordenador da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Admilson Machado Ramos, e do diretor técnico da Fundacentro, Luiz Antônio de Melo.
AÇÃO INTEGRADA – A Prefeitura de Olinda, o TRT e a Fundacentro integram o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6). Participam também o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE),  Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS),  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e o Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).