Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Moradores da Jaguarana, em Paulista, recebem ação integrada de cidadania

“Vim aqui para fazer a 2ª via do meu registro de nascimento. Se eu fosse a outro lugar teria que pagar por isso. Aqui fui muito bem atendida e tudo de graça”, essas foram as palavras da dona de casa Eduarda Andrade, 23 anos, que esteve presente à Ação Integrada de Cidadania, que aconteceu na Escola Municipal Susie Régis, na Rua São Bernardo, no bairro da Jaguarana, em Paulista, neste sábado (18.08).
A ação contou diversos serviços de utilidade pública oferecidos pelas secretarias de Saúde, Educação, Mobilidade e Administração das Regionais, Políticas Sociais e Executiva de Políticas para as Mulheres, além de nove secretarias do Governo do Estado.
Na ocasião, o público teve a oportunidade de efetuar o cadastramento e recadastramento do Bolsa Família/CadÚnico, Carteira Interestadual do Idoso, Vem Livre Acesso, Encaminhamento de 2ª Via de Certidão de Nascimento, Orientações para Concessão de BPC, Cartão SUS, testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição de pressão e testes de glicose. No local, a população pôde participar de oficinas, palestras educativas e atividades de mediação de conflitos.
Presente à ação integrada de cidadania, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado Clóvis Benevides disse que a iniciativa garante os direitos básicos dos cidadãos. “Todo dia é dia de cidadania. Aos sábados, onde algumas pessoas não têm tempo para resolver as coisas porque trabalharam a semana inteira. Aproveitam esse dia para tirar um documento, fazer um exame de glicose. Então a Prefeitura e o Governo do Estado organizam esse conjunto de atividades para ampliar os serviços e  investir nas pessoas”, disse.
“É uma grande alegria para mim. É um privilégio ter parceiros como o Governo do Estado. Um dia ímpar que está dando dignidade para a vida das pessoas com essa ação. A gente consegue ver no semblante das pessoas como se dissessem: eles sabem que eu existo e agora estão cuidando de mim”, enfatizou o prefeito do Paulista Junior Matuto.

Dia D de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é realizado em Paulista

Uma grande mobilização foi montada, neste sábado (18.08), para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, no município do Paulista. A programação de imunização contou com as 52 unidades básicas de saúde, além de uma estrutura no Ecoparque das Paineiras, em frente ao Terminal Integrado de Passageiros Pelópidas Silveira no Centro.
Cerca de 250 profissionais das equipes de Saúde da Família, das policlínicas e dos centros de saúde envolvidos na ação. A meta do município é imunizar 95% das crianças paulistenses, o que totaliza 17 mil meninos e meninas.
A criançada que compareceu ao Ecoparque das Paineiras para tomar as vacinas pôde desfrutar de brincadeiras ao ar livre com direito a pipoca, algodão e cama elástica. É o caso da enfermeira Girlene da Costa, que trouxe Hugo Valentim de  quatro anos para ao parque. Ela destacou a importância da vacina para prevenir doenças. “Diante de um surto desses é muito importante o nosso filho tomar a vacina”, disse.


Já a dona de casa Maria de Lourdes Cordeiro veio passar as férias na cidade e aproveitou para acompanhar o neto Luís Antônio na vacina. “É para bom para prevenir. A vacina é muito importante para a vida dele”.
Presente à ação, a secretária de Saúde do Paulista Fabiana Bernart explicou que os índices da vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite estão caindo em rede nacional. E que o Dia D serve para se fazer um apelo para que essas doenças não voltem a ser um problema  dentro dos municípios, dentro dos estados e dentro do Ministério da Saúde.
 “É uma maneira de cuidar, de proteger e a gente diz também que é um gesto de carinho e de amor. Então, a gente convoca no município do Paulista, os pais responsáveis a trazer os seus filhos para a nossa campanha de vacina.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo continua até o dia 31 de agosto nas 52 unidades básicas de saúde. O grupo prioritário  são crianças a partir de um ano e menor de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias).

Estudantes do CEMEDI Tio Roberto e Nossa Prata participam de atividades lúdicas e esportivas

As crianças matriculadas nos centros municipais de Educação e Desenvolvimento Infantil – CEMEDI Tio Roberto e Nossa Prata participaram nesta sexta-feira (17.08) de uma gincana repleta de atividades lúdicas e esportivas. O evento teve por objetivo integrar e socializar a garotada numa manhã de muita recreação.



Durante a gincana, os meninos de meninas puderam participar de jogos e brincadeiras, como corrida de velocípedes, corrida para estourar bexigas, encher garrafas, circuito de coordenação motora e pintura manual. Todas as atividades ocorreram no CEMEDI Nossa Prata, em Maranguape II.

A programação recreativa foi pensada justamente para envolver ainda mais as crianças e os educadores. A gincana que foi realizada, inclusive, não serviu para criar um ambiente de rivalidade, mas de valorização do trabalho em equipe. A iniciativa contou com o envolvimento da Secretaria de Educação do município.

Autor de proposta em defesa dos animais, Marinaldo Rosendo participa de evento de cães e gatos no dia 1º de Setembro


O deputado federal Marinaldo Rosendo, a convite de Elpídio Araújo, ativista do Lar de Passagem Eu Amo Animais, participa em 1º de Setembro do 1º Encontro dos Ativistas de Pernambuco. Tendo como uma das bandeiras defendidas é a causa animal, Marinaldo reforça o evento ao apresentar seu Requerimento de Indicação, apresentado na Câmara Federal, que sugere ao Governo Federal a criação de um Programa Nacional de Controle Populacional Nacional de Gatos Cães e Gatos nos municípios brasileiros.  

O evento será realizado na Avenida General, nº 2489, no bairro de San Martin, no Recife.

CARINHO AOS ANIMAIS
O Lar de Passagem Eu Amo Animais, coordenado por Elpídio Araújo, abriga cerca de 72 gatos e 12 cães, totalizando em 84 animais, sendo uma referência neste segmento na cidade do Recife, capital de Pernambuco.