Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

G1: Pesquisa Ibope em Pernambuco: Paulo Câmara, 27%; Armando Monteiro, 21%

Fonte: TV Globo




  • Paulo Câmara (PSB): 27%
  • Armando Monteiro (PTB): 21%
  • Ana Patrícia Alves (PCO): 3%
  • Julio Lossio (Rede): 3%
  • Maurício Rands (PROS): 2%
  • Simone Fontana (PSTU): 2%
  • Dani Portela (PSOL): 1%
  • Branco/nulo: 32%
  • Não sabe/não respondeu: 8%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio". É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.


Guarda Municipal de Olinda intensifica fiscalização contra o uso do cerol em pipas



Nesse período de ventos mais fortes é comum olhar para o céu e ver um tipo de brinquedo que mexe com imaginário de crianças, adolescentes e até adultos: as pipas. Também conhecidas como papagaio, arraia, quadrado, as pipas podem ser bem perigosas para motociclistas e pedestres quando usadas de maneira inadequada. Isso porque algumas pessoas utilizam o cerol (mistura de cola e vidro na linha) e o material cortante pode ferir e até matar quando atinge alguém. Preocupada com a segurança dos olindenses, a Guarda Municipal vai intensificar as ações de fiscalização em Olinda durante a semana e principalmente nos sábados e domingos, período em que há maior quantidade de gente na Orla na cidade.
Seguindo a Lei Estadual 11.931, a qual proíbe uso da substância do cerol nas linhas desde 2001, a Secretaria de Segurança Urbana de Olinda vem atuando na prevenção desse tipo de situação. “É importante ter cuidado, tanto nos locais em que se empina, longe de fios e da rua, como também com o uso do cerol”, ressaltou o secretário de Segurança Urbana, Pereira Neto.  
Para evitar acidentes, a população também pode colaborar. Em caso de denúncia, o cidadão deve  ligar para Guarda Municipal pelo telefone 153.

Profissionais da Defesa Civil intensificam ações no fim de semana

Neste fim de semana, uma força-tarefa da Defesa Civil de Olinda executou serviços em diversos pontos da cidade. O trabalho focou na manutenção, assim como a prevenção em áreas de risco, priorizando a segurança da população. A construção de escadarias também fez parte da execução, beneficiando os pedestres. As equipes passaram pelos bairros de Águas Compridas, Córrego do Abacaxi, Aguazinha e Jardim Atlântico, atendendo as principais demandas dos moradores.

Na Rua Amanhecer e na Segunda Travessa da Sucupira, em Águas Compridas, as equipes ainda promoveram a limpeza e desobstrução, deixando as vias de cara nova.  A medida se repetiu na Rua Vênus, no Córrego do Abacaxi, sendo acompanhada de perto pelos cidadãos. Passando para a Rua Esperança, nas imediações do antigo Aterro Sanitário os profissionais executaram a remoção de entulhos acumulados indevidamente.
Já no bairro de Jardim Atlântico, a Rua Jornalista Edson Regis teve a mobilidade devolvida, com a retirada de materiais abandonados. O trabalho, durante o fim de semana, também ganhou um regime especial no Núcleo de Produção da Defesa Civil, com a fabricação de peças como tubos, tampas, placas e piquetes. O equipamento municipal representa celeridade e, ainda, a redução de custos para os cofres públicos.

Livro reúne conteúdo sobre Direito

O mundo jurídico segue em pauta, em Olinda. Na noite desta sexta-feira (17), o lançamento do livro “Ética e Direito em Debate” reuniu autoridades de todo o país no Palácio dos Governadores, no Sítio Histórico, sede do Executivo Municipal. A obra é organizada pelos juristas Cristiano Carrilho, Ana Paula Moraes Canto e Fabiana Domingues, trazendo um apanhado de importantes artigos e debates acadêmicos sobre o tema. O encontro festivo também foi marcado pelo frevo e demais apresentações artísticas, celebrando o Dia Mundial do Patrimônio Cultural.
A solenidade foi promovida pela Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), com sede em Olinda, tendo em vista a cidade ser considerada o berço dos cursos jurídicos no Brasil. Em linguagem clara e capaz de aproximar os leitores, o livro se mostra como uma peça importante para a população. “Estão reunidos mais de 30 coautores, entre professores, advogados e juízes. As páginas trazem temas atuais e que fazem parte do cotidiano das pessoas, como fake news, direitos sobre imóveis e crise política. A leitura é esclarecedora”, destacou Cristiano Carrilho.

Entre as personalidades presentes, a advogada paulista Roselle Soglio, à frente de casos de repercussão nacional; o presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Ricardo Bezerra; e o embaixador e diplomata Marcelo Morato. O vice-prefeito de Olinda, advogado Márcio Botelho, é autor de um dos capítulos, versando sobre a acumulação de animais e a repercussão jurídica criminal dos maus-tratos no Brasil. “A proposta é de elucidar as principais dúvidas, servindo com uma referência”, acrescentou Carrilho.
A programação também destacou a campanha “Agosto Lilás”, em referência aos 12 Anos da Lei Maria da Penha. O jurista José Pessoa também apresentou os trâmites para reparos urgentes em imóveis históricos. No sábado (18.08), após a posse dos novos membros na Faculdade de Olinda (FOCCA), também foi realizado um jantar de confraternização, contando com a apresentação musical do Instituto do Ministério Público.

Tapioqueiras de Olinda recebem capacitação sobre manipulação de alimentos e boas práticas

Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda
Barracas novas, festival e agora capacitação. Os últimos dois anos têm sido de muitos motivos para comemoração das tapioqueiras do Alto da Sé. Nesta segunda-feira (20.08), 50 delas receberam o curso de manipulação de alimentos e boas práticas, promovido pela Prefeitura de Olinda. A aula aconteceu na Focca (Faculdade de Olinda).
Entre os temas, foram abordados pela Vigilância Sanitária e Desenvolvimento Econômico do município assuntos como: a melhor forma de atender o cliente, a importância de se tornar microempreendedor individual, a maneira correta de manusear os alimentos e condimentação.

Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência integra família e escola no fortalecimento da inclusão

Com uma programação repleta de atividades, a Semana da Pessoa com Deficiência do Paulista teve início nesta segunda-feira (20) em diversas unidades de ensino da cidade. A iniciativa, que tem como tema “Ideias e caminhos para vencermos as barreiras e estimularmos o protagonismo”, vai beneficiar pais, estudantes e educadores do município. Nesse primeiro dia do evento, a equipe da Secretaria de Educação trabalhou a importância da integração entre a família e a escola para mostrar que todos podem aprender e que a deficiência não pode ser considerada um empecilho nesse processo de inclusão e desenvolvimento educacional.

Os pais ou responsáveis pelos estudantes com deficiência participaram de dinâmicas de grupo, mesa de debate sobre a temática da inclusão, troca de experiências com relatos exitosos de superação, entre outros. O público também foi convidado a pintar telas com imagens sobre o que representa os filhos e as barreiras já superadas por eles. As pinturas ficarão expostas no evento de encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece na próxima sexta-feira (24.08), no Senac, em Jardim Paulista.

A dona de casa Maria de Fátima Vicente da Silva, 34 anos, que tem uma filha matriculada na Escola Municipal Marcílio Dias, explicou que esse tipo de evento é de fundamental importância para os pais. “Acho que essa semana é muito significativa pra gente que tem filho com deficiência porque esse assunto precisa ser debatido. E quando tem uma ação como essas mais pessoas têm a oportunidade de conhecer e se envolver nesse tema. E isso é muito bom pra todo mundo”, destacou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela técnica de enfermagem, Rúbia Alves, de 37 anos, que é mãe de uma criança especial. “Eu me sinto privilegiada por poder participar de um evento como este. É muito gratificante saber que tem gente que se importa comigo e com meu filho”, frisou. Ela participou das atividades na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro.

Atualmente, 553 estudantes com deficiência estão matriculados na rede municipal de ensino. Esse contingente é atendido em 18 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O município também conta com a colaboração de 276 apoios. Diante desses números, a coordenadora da Educação Especial, Bernadete Brandão, fez questão de ressaltar que Paulista está fazendo bem a tarefa de casa.

“A Constituição Federal de 1988 fala que a educação é para todos. Mas para isso aconteça, quem está à margem da sociedade, precisa ter condições para se desenvolver. E a educação especializada é justamente esse serviço que permite essa inclusão. Por isso, acredito que o nosso município tem feito um bonito papel em relação à Educação Especial”, disse a gestora.

Confira a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência:

Dia 21/08 (terça-feira) – 08h às 12h / 13H às 17h
• ATIVIDADE PEDAGÓGICA/RECREATIVA: Quebrando as barreiras atitudinais em sala de aula.
• LOCAL: Escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista;
• PÚBLICO: Estudantes da Educação infantil ao 5º Ano.
• ESTRATÉGIAS: Vivenciar nas escolas atividades relacionadas ao tema da semana, através de jogos pedagógicos, atividades lúdicas e cineminha.

Dia 22/07 (quarta-feira) – 08h às 12h / 13H às 17h
•  PALESTRA:  Educação inclusiva: desafios da atuação na sala de aula
•  PALESTRANTE: BERNADETE BRANDÃO
• LOCAL: SENAC- JARDIM PAULISTA