Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeito reúne comerciantes e moradores para discutir mobilidade na principal via do bairro de Paratibe

Com a proposta de buscar uma alternativa para a mobilidade na Avenida Lindolfo Collor, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve reunido na tarde desta terça-feira (21.08) com comerciantes e moradores do bairro de Paratibe. Durante o encontro, que ocorreu no Mercado Público da localidade, o gestor municipal fez questão de ouvir a opinião de cada participante. A discussão em torno do tema vai ajudar a gestão municipal a adotar a solução mais adequada para a via, que é considerada uma das mais movimentadas da cidade.

“Não vamos tomar nenhuma decisão antes de ouvir quem está na ponta, ou seja, aqueles que vivenciam diariamente a realidade do bairro. Por isso, decidimos convidar os comerciantes e moradores de Paratibe para uma conversa muito aberta. O que queremos é buscar uma solução conjunta para a situação da Av. Lindolfo Collor. E sabemos que isso vai impactar bastante nessa região que já conta com esse importante complexo comercial que é o Mercado de Paratibe”, argumentou Junior Matuto.    

As opiniões levantadas na reunião foram as mais variadas possíveis, no entanto, duas tiveram maior destaque entre os participantes. A primeira diz respeito à criação de um binário a partir da Praça das Três Rodinhas, envolvendo também a Av. Euclides da Cunha. Já a segunda ideia apontada pelos comerciantes e moradores prevê que a circulação na Av. Lindolfo Collor fique apenas em sentido único, deixando de ser mão dupla como ocorre atualmente.


Com base no que foi colocado pelos participantes, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais vai elaborar  projetos de mobilidade para a via. A ideia é que eles sejam apresentados no próximo mês para o mesmo público. Após a definição pela melhor alternativa, a prefeitura vai discutir as mudanças com o Grande Recife Consórcio de Transportes e com a cooperativa e o sindicato que representam os kombeiros.

Candidatos já podem conferir os gabaritos definitivos do concurso público da Prefeitura do Paulista

Atenção concurseiros! Os gabaritos definitivos do concurso público da Prefeitura do Paulista já estão disponíveis para consulta no site: www.upenet.com.br. Antes de divulgar os resultados, a banca organizadora do certame levou em consideração todos os recursos apresentados pelos candidatos após a aplicação das avaliações, o que possibilitou a anulação ou correção de algumas alternativas. 

A partir de agora, os candidatos devem aguardar a divulgação do resultado das provas objetivas, o que ocorre na próxima segunda-feira (27.08), para poder encaminhar as documentações comprobatórias de título (apenas para alguns cargos). Esse envio deve ser feito até o dia 03 de setembro. Lembrando que os comprovantes precisam ser encaminhados ao IAUPE Concursos, via correios, para o endereço: Av. Rui Barbosa, 1599, Bairro do Derby, Recife-PE, CEP 52 050 000, por Sedex ou encomenda registrada com AR.    

O concurso da Prefeitura do Paulista visa preencher as 439 vagas na administração municipal, sendo 387 para a área de saúde, 31 para o setor de assistência social e 21 para meio ambiente. O município não realizava um certame para contratar servidores há mais de 10 anos.

Paulista e Itapissuma se unem para fortalecer segurança pública na Região Metropolitana Norte

Na manhã desta terça-feira (21.08), a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil sediou uma reunião para firmar um acordo entre a Prefeitura do Paulista e a Prefeitura de Itapissuma com foco na capacitação das guardas municipais dos dois municípios.

O acordo prevê que Paulista deve ceder o espaço físico para a capacitação, além de pôr alguns equipamentos não letais à disposição de Itapissuma, enquanto a outra cidade ficou encarregada de disponibilizar os profissionais responsáveis por ministrar o curso.
Durante a oportunidade, os agentes de segurança serão treinados e receberão orientações de como utilizar algumas armas não letais, como a spark (arma de choque); tonfa (bastão utilizado em algumas artes maciais); além do uso correto das algemas.
Presente na reunião, o Prefeito do Paulista, Júnior Matuto destacou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que estão sendo empregadas no município para garantir a sensação de segurança da população. “Mais uma parceria que vem para fortalecer a segurança pública na Região Metropolitana Norte. Não tenho duvidas de que ela será bastante proveitosa, e quem ganha com isso é a população”, afirmou Junior Matuto.
O Prefeito de Itapissuma, José Bezerra Tenório Filho, também compareceu ao encontro, ele se mostrou muito feliz com a parceria firmada com o Prefeito Júnior Matuto. “A segurança pública é algo tão clamado pela população e só com o empenho do poder executivo a situação melhora. Tenho certeza de que essa união entre os dois municípios valerá a pena”, afirmou.
Já o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, salientou que a capacitação dos profissionais de segurança contribui efetivamente com a eficácia do serviço prestado. “É muito importante que os agentes saibam utilizar de maneira correta todos os equipamentos que são colocados à disposição. Desta forma, o serviço fica mais eficiente”, concluiu.
Também estiveram presentes na reunião, o Secretário de Segurança Pública de Itapissuma, Carlos Araújo Júnior; o Comandante da Guarda Municipal do Paulista, Josias Silva; o Comandante do 17º BPM-PE, TC Marcos Ramalho; o Comandante do 26º BPM-PE, Ivson Amilcar; além do diretor de Segurança Pública de Itapissuma, Gerbson Pedro.

Semana da pessoa com deficiência tem atividade cultural em Paulista

Trabalhar a inclusão social diariamente é de extrema importância. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista está intensificando as ações desta terça-feira (21) até 29 de agosto. Neste primeiro dia de atividade, a gestão municipal, em parceria com o CENTER, realizou uma apresentação cultural no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no Centro da cidade. A iniciativa fez parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.
Ana Maria é dona de casa e mãe do jovem Mateus Felipe, um dos participantes da ação no terminal de ônibus. Ela destacou alegremente as mudanças na vida do seu filho após entrar no CENTER. “Desde que ele começou a frequentar a instituição ele teve mais ânimo, está aprendendo muito mais coisas, tem disposição para ir à escola e antes ele não gostava de ir, agora ele levanta cedinho e corre pra tomar banho para ir ao colégio”, brincou.
Dona Ana ainda revelou seu sentimento ao ver seu filho progredindo. “Eu fico tão feliz de vê-lo participando. Isso é um orgulho para mim. Toda mãe que tem um filho com deficiência deveria se orgulhar da participação dele em atividades como esta”, frisou.
De acordo com a presidente do CENTER, Dione Costa, a ocasião busca dar destaque a causa da ONG. “É uma oportunidade para divulgar o trabalho realizado por nós e para população conhecer a pessoa com deficiência, a capacidade e o potencial que elas têm. É preciso valorizar esse público diariamente, para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva e que aceita as diferenças”, falou.
A conselheira do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Luciene Martins, falou da importância da apresentação cultural. “Buscamos fortalecer a luta pela igualdade, nós somos todos iguais, precisamos dar destaque a essa causa, para que assim o preconceito seja combatido”.
A diretora de proteção básica da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, Cínthia Cavalcanti, revelou o objetivo do órgão ao realizar a iniciativa. “Com essa ação queremos assegurar os direitos da pessoa com deficiência, mobilizar, sensibilizar e conscientizar as pessoas diante a pessoa com deficiência. Para que o deficiente seja visto e tenha destaque não só essa semana e sim o ano todo”, comentou.