Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista prepara programação festiva de Emancipação Política

A programação do aniversário de 83 anos de Emancipação Política do Paulista começa nesta sexta-feira (24.08). O primeiro dos 12 dias de festividade em alusão à data será celebrado com procissão, missa, quermesse e apresentação musical. As atividades, que têm início às 18h, fazem parte da Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, e foram inseridas nas comemorações oficiais do município.

Até o dia 04 de setembro, Paulista vai celebrar a idade nova com uma programação recheada de atrações. Além dos momentos religiosos, como novenas, confissões e missas, a programação inclui apresentações culturais ao longo dos dias de festa. Já estão na grade de atrações os cantores Frei Damião Silva, Adilson Ramos, Augusto César, entre outros. Outros artistas ainda estão confirmando presença.
A programação festiva de Emancipação Política está sendo fechada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade. A grade leva em conta as atrações confirmadas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, que está à frente da festividade da padroeira do município.  

Grupos de idosos assistidos pelos CRAS se preparam para os jogos da terceira idade

Trabalhar a autoestima do idoso, inserindo-o em atividades de esporte e lazer é uma das formas que a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista tem encontrado para cuidar desse público. Por causa disso, os grupos da terceira idade dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade estão sempre participando dessas iniciativas. A próxima ação que vai contar com o envolvimento deles a 20º edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo do Estado.
Dona Maria do Rosário é aposentada e já participou de edições anteriores dos Jogos dos Idosos. “Já fui para os jogos e é muito bom. Saio de lá muito bem, muito realizada por ter 67 anos, fazer exercícios e estar na ativa. Graças a Deus e a prefeitura, nós estamos nessa atividade com saúde e fora de casa”, disse.
Edilene de Souza, faz quimioterapia e mesmo assim participará dos jogos. Segundo ela, só no início do tratamento que seu corpo fica fragilizado, mas isso não vai impedir que ela vá ao evento. “Gosto muito dos jogos, nessa edição jogarei dominó, participarei do handebol, que são jogos mais acessíveis, que nós idosos podemos fazer. Essa é uma ótima oportunidade para socializar com outras pessoas. Já soube até de gente que arrumou namorado nesses encontros”, brincou.

O preparador físico, Alexandre Lino, citou algumas modalidades que os idosos estão se preparando. “Estamos ensaiando para a apresentação cultural e também treinando vôlei, futebol e basquete. Quem não quiser participar da área esportiva, também tem os jogos educativos, palestras e ninguém fica sem atividade lá”, frisou.
A coordenadora do CRAS III, Flavia Teixeira, destaca a importância das atividades que mexem com o corpo e a mente.  “É muito importante porque isso reforça a autoestima, já que muitos idosos ficavam em casa e agora vêm para cá, se divertem cuidam do corpo e da alma. Aqui no CRAS, além de atividade física, temos palestras e isso é importantíssimo, pois deixa eles mais vivos e ativos”, destacou.

Ações preventivas seguem salvando vidas no Paulista

Para garantir a segurança da população, a Prefeitura do Paulista permanece monitorando as áreas de risco da cidade. Por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, o poder público desenvolve um conjunto de ações preventivas e assistenciais que tem minimizado o registro de graves ocorrências.


Durante o inverno deste ano, o órgão aplicou mais de 60 mil m² de lonas plásticas nas encostas existentes no município, contribuindo assim, com a proteção do solo, evitando a ocorrência de deslizamentos.
Paralelo a esse trabalho, a equipe tem feito diversas vistorias técnicas de engenharia às edificações. Ao todo, 468 visitas foram realizadas nos últimos 240 dias.  Essa iniciativa ajuda a identificar e alertar os munícipes sobre possíveis problemas relacionados a infiltrações, rachaduras e condições de instabilidade que possam representar ameaças à estrutura dos imóveis.
O engenheiro da Defesa Civil, Roberto Wanderley, comentou que a equipe tem se preocupado também com a parte educacional da população. “Desenvolvemos campanhas educativas como a “Fique Bem com a Defesa Civil”, que orienta a população através de cartilhas ilustrativas, adesivos com informações e recomendações necessárias para identificar ameaças e minimizar os desastres”, afirmou.
Além disso, o órgão tem realizado operações conjuntas com outras secretarias para intensificar a sensação de segurança na população. “Por determinação do prefeito Júnior Matuto, estamos realizando um trabalho integrado com a Secretaria Executiva de Serviços Públicos, que já resultou na limpeza de diversos canais, córregos, canaletas e galerias existentes nas vias da cidade”, finalizou o engenheiro.
A população quando se sentir ameaçada pode acionar os serviços da Defesa Civil por meio do aplicativo “Paulista Conectada”. Por ele, também é possível relatar casos que envolvam iluminação pública e limpeza urbana. Outra forma de entrar em contato com a Defesa Civil é através do número 153, que funciona os sete dias da semana, durante 24h.

<