Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fiscais da Saúde de Olinda monitoram restaurantes e clínicas da cidade

A Vigilância Sanitária de Olinda realizou, nesta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização em estabelecimentos da cidade. O trabalho desta vez focou nos segmentos de alimentação e de prestação de serviços de saúde. Os inspetores visitaram restaurantes, no Bairro Novo, assim como clinicas médica, em Casa Caiada. Em caráter educativo, responsáveis e usuários receberam orientações sobre normas e boas práticas para a qualidade e o bom funcionamento.
Nos restaurantes, na faixa da orla, foram observados pontos como o armazenamento de alimentos, resfriamento, matéria prima e medidas de higiene. Os técnicos também chamaram a atenção para os prazos de validade dos produtos de origem animal, devendo estar registrados no devido órgão de agricultura. De acordo com o inspetor sanitário, Kildrey Aquino, a vistoria também verifica aspectos voltados à integridade dos trabalhadores. “As instalações, equipamentos de segurança e a exposição a produtos químicos não podem representar riscos à saúde”, explicou. Neste primeiro momento, os estabelecimentos não foram autuados, sendo apenas indicados os pontos que deveriam ser submetidos a ajustes ou melhorias.

Passando para as clínicas, os profissionais visitaram blocos cirúrgicos e também consultórios médicos e de odontologia. A observação incluiu a esterilização de instrumentos, acomodação de medicamentos, assim como as medidas de segurança necessárias para radiografias. A programação da Vigilância Sanitária de Olinda inclui ações diárias, incluindo os fins de semana, sempre com medidas de promoção e proteção à saúde. As atividades seguem as principais exigências higiênico-sanitárias, em conformidade com a legislação vigente.
Em caso de denúncias ou orientações, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Olinda
Fone: 3431.3053 / E-mail: visaolindadenuncia@gmail.com

Vigilância Sanitária orienta no Olinda Moto Fest

Foto: Alice Mafra/PMO

Por: Suzy Freitas
Inspetores da Divisão de Alimentos e Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária (VISA) estarão presentes no maior encontro de motociclistas “Olinda Moto Fest”. A programação ocorre entre esta quinta-feira (30.08) e o domingo (02.09), na Praça do Carmo.
Durante a festa, os técnicos realizarão ações educativas, como a fiscalização sanitária no comércio informal (ambulantes, foods trucks, barracas, etc.). A equipe irá monitorar a comercialização formal dos que trabalharão no dia, com o objetivo de garantir a boa saúde dos participantes e do público.
Os profissionais irão avaliar a limpeza do local, utensílios e equipamentos, ou seja, a temperatura de conservação dos alimentos, a data de fabricação/produção e validade. Também serão observados o registro dos produtos, incluindo água e gelo; comércio de bebida artesanal, entre outros.

Cine Mulher, em Olinda, faz homenagem aos 12 anos da Lei Maria da Penha

O Cine Mulher, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, exibe nesta quinta-feira (30.08), às 9h, um documentário sobre a Lei Maria da Penha. O filme traça um panorama acerca do tema e estimula a reflexão. Na sequência, os organizadores do encontro promoverão uma roda de diálogo com a participação de uma advogada da Prefeitura e uma assistente social do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O evento irá reunir o público feminino e diversas instituições ligadas à temática. A programação ocorrerá no Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo, Olinda.


No Dia Nacional do Voluntariado, Recife se consolida como capital da solidariedade

Na manhã desta terça-feira (28), os pedestres e motoristas da principal avenida do Recife puderam conferir a ação de cerca de 200 voluntários que festejaram o Dia Nacional do Voluntariado com uma marca importante para a cidade. O Transforma Recifeprimeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada pela Prefeitura do Recife, ocupou sinais da Avenida Agamenon Magalhães com o Corredor da Solidariedade, comemorando também significativa marca de um milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade, que se consolida como capital da solidariedade. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o ato que também contou com apresentações musicais e esteve entre os sinais do Derby à Ilha do Leite. Na subida do viaduto João Paulo II, onde está instalado o Voluntariômetro, medidor que contabiliza o número de horas dedicadas ao trabalho voluntário na cidade, várias pessoas puderam conhecer o trabalho das pessoas e ONGs cadastradas na plataforma.
“Estamos aqui com as ONGs que participam do Transforma Recife, esta nossa plataforma inovadora no Brasil, que recebe o trabalho dos voluntários. O Recife já é hoje conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Voluntariado, e hoje, Dia do Voluntariado, a gente comemora esta marca de mais de um milhão de horas de trabalho filantrópico. Hoje também estou indo para São Paulo, para o lançamento do Transforma Brasil, que tem como objetivo levar essa plataforma para o país inteiro, para que todos os brasileiros possam ser ajudados”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.
Na Avenida Agamenon Magalhães, cerca de 200 voluntários cadastrados na plataforma digital de voluntariado do Recife, seguravam placas mostrando a marca atingida e com frases de estímulo a novas pessoas se cadastrarem. O Transforma Recife é a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura, e que completou quatro anos no último mês de julho, chegando a marca de 100 mil voluntários e 500 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. Criada em 2015, a iniciativa hoje serve como modelo para o Transforma Brasil, primeira plataforma nacional dedicada ao trabalho social que será lançada ainda na noite de hoje, em São Paulo, e vai contar com a presença do prefeito Geraldo Julio.


Segundo Marcella Balthar, coordenadora do Transforma Recife, o projeto tem como objetivo facilitar o diálogo entre instituições e voluntários. “O nosso  intuito era conectar as ONGs com as pessoas que queriam realizar o trabalho voluntário, fazer esta ponte. Essa plataforma facilitou esse contato e hoje estamos com esta marca. Um projeto que nos consolida, que inspira outras cidades e agora vai se transformar num grande movimento nacional”, pontuou a coordenadora, que mencionou que o projeto recebeu ainda o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy. 
As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, também já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense. Além disso, em abril de 2017, o prefeito Geraldo Julio apresentou a plataforma Transforma Recife ao Papa Francisco e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália, falando das experiências e entregando pessoalmente ao papa um material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.
“Sorrisos e amizade. Esta é a maior recompensa, poder fazer algo por alguém. Muita satisfação poder ver os jovens aprendendo, poder ver que posso transformar de alguma forma a realidade daquelas pessoas. Conheci a plataforma Transforma Recife a partir de uma amiga, me cadastrei e recebi uma ligação da ONG Gabriela Feliz dizendo que eu poderia atuar em um projeto. Hoje trabalho lá com aula de matemática para crianças e estou muito realizado de poder incentivar essas crianças a ter um futuro melhor”, comentou o estudante de engenharia Fábio Rodrigo.
Para se tornar um voluntário, o recifense interessado deve se cadastrar no site do Transforma Recife.

Resultados do Plano Decenal são apresentados no MPPE

Com o objetivo de atualizar os eixos operativos, visando garantir a efetividade do Sistema Socioeducativo no Município, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (29.08), uma reunião para tratar sobre os resultados do Plano Decenal do Atendimento no Paulista. O encontro aconteceu no Ministério Público de Pernambuco – unidade Paulista, e reuniu representantes das secretarias de Educação, Saúde e Políticas Sociais e Esportes.  

A reunião foi promovida pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP), e conduzida pelo representante do órgão, João Soares. Na ocasião, foram apresentados dados e discutidos melhorias no atendimento prestado as crianças e adolescentes do município a fim de estabelecer metas futuras e garantir que os menores sejam assistidos pelo município.
Participaram da reunião, o secretário de Políticas Sociais e Esportes Augusto Costa, conselheiros tutelares e representantes das secretarias de Saúde e Educação do Paulista.
Para o secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, este encontro é fundamental. “Esta reunião é um avanço de troca de experiência, de compromisso firmado para a infância e a juventude do Paulista e também uma determinação do prefeito Junior Matuto a fim de que façamos um trabalho em conjunto para que as políticas possam fluir. E fluir bem”.
“O município ganha uma forma de dinamizarmos o serviço público porque a política para as crianças e os adolescentes ela é montada por um tripé que é formado pela educação, saúde e políticas sociais. Quando essa política esta funcionando com o conhecimento das três secretarias ela tende a melhorar os serviços prestados a sociedade. Com isso, todo mundo ganha, porque o resultado é a melhora na vida das pessoas”, continuou o secretário. 

Marinaldo Rosendo e Miguel Ricardo fecham apoio com Neinho do Povo, vereador mais atuante, segundo Pesquisa do Instituto Tira Dentes



Eleito vice-presidente da Câmara de Vereadores de Igarassu, para o próximo biênio, e vice-líder do Governo Municipal, Neinho do Povo é o terceiro vereador mais votado do município, nas eleições de 2016. Recentemente, foi eleito pelo povo como o segundo parlamentar mais atuante, por meio de pesquisa realizada pelo renomado Instituto Tira Dentes.  

Diferenciado, de postura e credibilidade, Neinho é respeitado pelo povo por mostrar trabalhado, além de ser articulado, habilidoso e estrategista. Ele faz política com grandeza, de forma séria, dinâmica, exemplar, democrática e republicana, usando acima de tudo a fé em Deus, se pautando nas suas virtudes e nos seus princípios. 

De acordo com os candidatos, Marinaldo Rosendo e Miguel Ricardo, Neinho do Povo demonstra características e valores nobres na política. “Agradeço a confiança, sou um guerreiro no campo de batalha e tenho como palavra de ordem a vitória em Jesus”, disse Neinho. 

“Vou gastar o solado do meu sapato, visitando as comunidades e as famílias, falando a verdade, dialogando com o povo, conscientizando e apresentando os projetos dos meus candidatos: Marinaldo Rosendo (deputado federal) e Miguel Ricardo (deputado estadual), vindo mostrar o diferencial e o potencial deles”, completou.

PAPEL DOS CANDIDATOS
Segundo Neinho do Povo, o histórico de cada candidato será apresentado ao povo para reforçar o desempenho de ambos. “Vou ouvir as demandas do povo e apresentar suas propostas – a melhor química e estratégia para se atingir as metas e ganhar uma eleição”, comentou.

Igarassu ganha veículo 4x4 do Ministério da Saúde no combate ao mosquito aedes aegypti e zika vírus



A cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Litoral Norte, registrou cinco casos de microcefalia, há três anos. No estado, foram 421 casos da síndrome congênita do zika vírus, confirmados desde 2015. Ao todo, no Brasil, são 2.869 crianças com má-formação. Diante dessa situação, o deputado Marinaldo Rosendo abraçou a causa no combate ao mosquito aedes aegypti e zika vírus. 

O parlamentar atuou junto ao Ministério da Saúde e teve o êxito na aquisição de cinco veículos L200 Mitsubishi para alguns municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Sul do estado. Igarassu, Toritama, Pesqueira, Jurema e São Benedito do Sul assinaram, nesta terça-feira (28.08), o Termo de Doação, no escritório da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em Recife, intermediados por Marinaldo Rosendo, que foi representado no ato pelo ex-vice-prefeito de Paulista, Dufles Pires. 

Os veículos têm o objetivo de melhorar os indicadores epidemiológicos nas ações de controle da dengue, chicungunya e zika vírus, não podendo haver outra destinação. Os gestores municipais agradeceram a atenção do Governo Federal na luta contínua para contribuir no monitoramento do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), ao reforçar a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação, principalmente em áreas mais distantes. 

AUTORIDADES PRESENTES 
Eduardo Melo, representante do secretário nacional de Vigilância em Saúde; Kamilla Correia, coordenadora da Vigilância em Saúde, no Estado de Pernambuco. 

Os gestores municipais das cinco cidades estiveram presentes, durante o dia. 

IGARASSU, Mário Ricardo, prefeito; Patrícia Amélia, secretária de Saúde; e o vereador Neinho do Povo. 
 
TORITAMA, Edilson Tavares, prefeito; Anderson Oliveira, secretário de Saúde; e Sérgio Coli, chefe de Gabinete. 

PESQUEIRA, Maria José, prefeita; Lucival Almeida, secretário de Saúde; Alberto Oliveira, chefe de Transporte; 

JUREMA, Agnaldo Inácio, prefeito; José Aroldo, vice-prefeito; 

SÃO BENEDITO DO SUL, Júnior Amorim, prefeito. 

PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL 
Dentro de alguns dias, os Termos de Adoção dos veículos de cada município serão publicados no Diário Oficial, após a assinatura do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e pelo Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto. Após a publicação no Diário, os municípios terão a autorização do Detran, para a circulação dos carros. 

PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIA 
Para o deputado Marinaldo Rosendo, que apresentou Requerimento de Indicação ao Ministério da Saúde, solicitando o aumento do Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Combate à Endemia, a aquisição dos carros é um ganho para a sociedade. O deputado vai continuar em defesa dos ACE e ACS na Câmara dos Deputados, com o propósito de levantar a discussão da Medida Provisória sobre o aumento do Piso no plenário.

Banda Sambarylove se apresenta nas comemorações dos 83 anos de Emancipação Política do Paulista



Seguindo com a programação das comemorações do aniversário dos 83 anos da Emancipação Política do Paulista, celebrado no próximo dia 04 de setembro. Nesta quarta-feira (29.08), haverá missa da Graça com o Padre Jurandir Dia, a partir de meio dia, na Igreja Matriz de Santa Isabel, no Centro da cidade. Às 19h30, a celebração será feita pelo Padre Alessandro Corazza pároco da Igreja Nossa Senhora do Ó de Pau Amarelo.

Durante a festa profana, o público poderá conferir show com a banda Sambarylove, que começa a partir das 20h,  na Praça Agamenon Magalhães, em frente à Igreja Matriz de Santa Isabel.  

A programação religiosa e cultural da Emancipação Política do Paulista faz parte de uma parceria entre a gestão municipal e Arquidiocese de Olinda e Recife, que está à frente das comemorações da padroeira. A fé e devoção a Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, inclusive, teve início em Portugal no século XVI, quando houve a aparição da santa em uma fonte durante uma terrível peste que dizimava a população de Lisboa. Após o fato, vários enfermos foram curados ao beberem da água milagrosa.

A devoção no Paulista surgiu antes mesmo de se tornar cidade. No ano de 1619 começaram as  homenagens à santa nas terras da Reserva Ecológica Mata do Janga, no bairro de Maranguape II. O primeiro vigário foi dom Manuel Rodrigues Neto. O sacerdote foi nomeado para o ofício por Dom João V. A criação da paróquia ocorreu em 1681.

Confira a grade de apresentações:
Quarta-feira (29.08) – Sambarylove
Quinta-feira (30.08) – Forró das Estrelas
Sexta-feira (31.08) – Eduarda Alves
Sábado (1º.09) – Banda Ynove e Elivieira
Domingo (02.09) – Frei Damião Silva, O Disco e Augusto César
Segunda-feira (03.09) – Adilson Ramos e Banda Rossi
Terça-feira (04.09) – Dia da Emancipação Política – Hasteamento das bandeiras; Missa solene; Entrega das Comendas Pe. João Ribeiro.