Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fiscais da Saúde de Olinda monitoram restaurantes e clínicas da cidade

A Vigilância Sanitária de Olinda realizou, nesta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização em estabelecimentos da cidade. O trabalho desta vez focou nos segmentos de alimentação e de prestação de serviços de saúde. Os inspetores visitaram restaurantes, no Bairro Novo, assim como clinicas médica, em Casa Caiada. Em caráter educativo, responsáveis e usuários receberam orientações sobre normas e boas práticas para a qualidade e o bom funcionamento.
Nos restaurantes, na faixa da orla, foram observados pontos como o armazenamento de alimentos, resfriamento, matéria prima e medidas de higiene. Os técnicos também chamaram a atenção para os prazos de validade dos produtos de origem animal, devendo estar registrados no devido órgão de agricultura. De acordo com o inspetor sanitário, Kildrey Aquino, a vistoria também verifica aspectos voltados à integridade dos trabalhadores. “As instalações, equipamentos de segurança e a exposição a produtos químicos não podem representar riscos à saúde”, explicou. Neste primeiro momento, os estabelecimentos não foram autuados, sendo apenas indicados os pontos que deveriam ser submetidos a ajustes ou melhorias.

Passando para as clínicas, os profissionais visitaram blocos cirúrgicos e também consultórios médicos e de odontologia. A observação incluiu a esterilização de instrumentos, acomodação de medicamentos, assim como as medidas de segurança necessárias para radiografias. A programação da Vigilância Sanitária de Olinda inclui ações diárias, incluindo os fins de semana, sempre com medidas de promoção e proteção à saúde. As atividades seguem as principais exigências higiênico-sanitárias, em conformidade com a legislação vigente.
Em caso de denúncias ou orientações, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Olinda
Fone: 3431.3053 / E-mail: visaolindadenuncia@gmail.com

Vigilância Sanitária orienta no Olinda Moto Fest

Foto: Alice Mafra/PMO

Por: Suzy Freitas
Inspetores da Divisão de Alimentos e Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária (VISA) estarão presentes no maior encontro de motociclistas “Olinda Moto Fest”. A programação ocorre entre esta quinta-feira (30.08) e o domingo (02.09), na Praça do Carmo.
Durante a festa, os técnicos realizarão ações educativas, como a fiscalização sanitária no comércio informal (ambulantes, foods trucks, barracas, etc.). A equipe irá monitorar a comercialização formal dos que trabalharão no dia, com o objetivo de garantir a boa saúde dos participantes e do público.
Os profissionais irão avaliar a limpeza do local, utensílios e equipamentos, ou seja, a temperatura de conservação dos alimentos, a data de fabricação/produção e validade. Também serão observados o registro dos produtos, incluindo água e gelo; comércio de bebida artesanal, entre outros.

Cine Mulher, em Olinda, faz homenagem aos 12 anos da Lei Maria da Penha

O Cine Mulher, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, exibe nesta quinta-feira (30.08), às 9h, um documentário sobre a Lei Maria da Penha. O filme traça um panorama acerca do tema e estimula a reflexão. Na sequência, os organizadores do encontro promoverão uma roda de diálogo com a participação de uma advogada da Prefeitura e uma assistente social do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O evento irá reunir o público feminino e diversas instituições ligadas à temática. A programação ocorrerá no Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo, Olinda.


No Dia Nacional do Voluntariado, Recife se consolida como capital da solidariedade

Na manhã desta terça-feira (28), os pedestres e motoristas da principal avenida do Recife puderam conferir a ação de cerca de 200 voluntários que festejaram o Dia Nacional do Voluntariado com uma marca importante para a cidade. O Transforma Recifeprimeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada pela Prefeitura do Recife, ocupou sinais da Avenida Agamenon Magalhães com o Corredor da Solidariedade, comemorando também significativa marca de um milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade, que se consolida como capital da solidariedade. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o ato que também contou com apresentações musicais e esteve entre os sinais do Derby à Ilha do Leite. Na subida do viaduto João Paulo II, onde está instalado o Voluntariômetro, medidor que contabiliza o número de horas dedicadas ao trabalho voluntário na cidade, várias pessoas puderam conhecer o trabalho das pessoas e ONGs cadastradas na plataforma.
“Estamos aqui com as ONGs que participam do Transforma Recife, esta nossa plataforma inovadora no Brasil, que recebe o trabalho dos voluntários. O Recife já é hoje conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Voluntariado, e hoje, Dia do Voluntariado, a gente comemora esta marca de mais de um milhão de horas de trabalho filantrópico. Hoje também estou indo para São Paulo, para o lançamento do Transforma Brasil, que tem como objetivo levar essa plataforma para o país inteiro, para que todos os brasileiros possam ser ajudados”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.
Na Avenida Agamenon Magalhães, cerca de 200 voluntários cadastrados na plataforma digital de voluntariado do Recife, seguravam placas mostrando a marca atingida e com frases de estímulo a novas pessoas se cadastrarem. O Transforma Recife é a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura, e que completou quatro anos no último mês de julho, chegando a marca de 100 mil voluntários e 500 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. Criada em 2015, a iniciativa hoje serve como modelo para o Transforma Brasil, primeira plataforma nacional dedicada ao trabalho social que será lançada ainda na noite de hoje, em São Paulo, e vai contar com a presença do prefeito Geraldo Julio.


Segundo Marcella Balthar, coordenadora do Transforma Recife, o projeto tem como objetivo facilitar o diálogo entre instituições e voluntários. “O nosso  intuito era conectar as ONGs com as pessoas que queriam realizar o trabalho voluntário, fazer esta ponte. Essa plataforma facilitou esse contato e hoje estamos com esta marca. Um projeto que nos consolida, que inspira outras cidades e agora vai se transformar num grande movimento nacional”, pontuou a coordenadora, que mencionou que o projeto recebeu ainda o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy. 
As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, também já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense. Além disso, em abril de 2017, o prefeito Geraldo Julio apresentou a plataforma Transforma Recife ao Papa Francisco e à cúpula da Igreja Católica