Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Saúde e Assistência Social do Paulista alinham fluxo de informação para agilizar atendimento à população

As equipes da rede de Atenção à Saúde e da Assistência Social do Paulista em reunião, apresentaram o funcionamento de cada serviço oferecido pelas secretarias envolvidas, para alinhar o fluxo de comunicação e agilizar o atendimento à população.
O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (05.09), no auditório da Secretaria de Saúde em Maranguape I. A diretora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Wanessa Marcela, destacou a importância deste alinhamento de ações. “Essa reunião é muito importante para que todos envolvidos na rede conheçam os serviços e assim o usuário é direcionado da forma correta para o local certo. Evitando que o cidadão perca tempo buscando os serviços em locais  impróprios”.

Assistente Social da Secretaria de Saúde, Aldelisa Albuquerque, também detalhou a importância desta integração de procedimentos. “Essa ação busca socializar as informações da rede de assistência em saúde com a Secretária de Políticas Sociais, Secretaria de Educação, os conselhos tutelares e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Paulista. Para que juntos, consigamos prestar um melhor atendimento para a população”.

Educação do Paulista promove aula inaugural para os estudantes do curso de LIBRAS

Os novos alunos do curso de LIBRAS do projeto Educalibras da Secretaria Municipal de Educação do Paulista serão recebidos numa aula inaugural na manhã desta quinta-feira (05.09). O encontro acontece no bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, a partir das 9h. A cerimônia solene será um momento de descontração para os estudantes dos módulos I e do nível intermediário.


Nesta nova etapa do curso, serão ofertadas 128 vagas para o módulo básico I (iniciantes) e 28 oportunidades para o módulo intermediário. Foram inscritos mais de 400 interessados, que serão divididos em 20 turmas.
Serviço:
O quê – Aula inaugural do curso de LIBRAS;
Quando – Quinta-feira, 6 de setembro, às 9h;
Onde – Bloco C, Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro.

Saúde do Paulista promove atividade de prevenção ao suicídio

Com a crescente incidência de casos de tentativa de suicídio, o município do Paulista engajada na Campanha Setembro Amarelo, que busca prevenir o suicídio em todo o mundo. Para marcar o início das atividades, a Secretaria de Saúde do Paulista realiza, nesta segunda-feira (10.09), Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, uma ação de conscientização para ressaltar a importância de espaços de diálogos que abordem o tema, considerado ainda um tabu na sociedade.
A ação é voltada para os idosos do Saúde em Movimento, usuários atendidos na rede de Saúde Mental do município e público em geral. Ela será realizada na Unidade de Saúde da Família, em Arthur Lundgren II Baixo, na Rua Serra Talhada, número 452, a partir das 6h.
Na programação, a população poderá assistir palestra sobre os sintomas e a prevenção ao suicídio ministrada pelo psicólogo Eduardo Jorge, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Teresa Noronha, e praticar exercícios físicos com professores do Saúde em Movimento.

GRUPO DE TRABALHO – A Secretaria de Saúde está formando um grupo de trabalho composto por profissionais da Saúde Mental; Vigilância Sanitária; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Atenção Básica para criar uma rede de cuidados, com ações de intervenção e monitoramento dos casos de potenciais suicidas que chegam as unidades de saúde do município.

Resultados do IDEB mostram que Paulista alcançou maior crescimento dos últimos anos na Educação

A divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 comprovou que Paulista está no caminho certo. O município conseguiu atingir o maior crescimento dos últimos anos, chegando ao patamar de 4,7 nos Anos Iniciais e 3,9 nos Anos Finais. Na ultima década, a gestão do prefeito Junior Matuto conquistou uma marca histórica, quando o indicador subiu 0,6% e 0,5%, respectivamente, em comparação com os demais levantamentos realizados pelo MEC.

Essa constatação importante do IDEB comprova que o trabalho que vem sendo feito nas escolas tem mudado de forma significativa o patamar de qualidade do ensino oferecido na cidade. Isso é o resultado de uma série de investimentos em diversos programas e projetos que foram colocados em prática pelo município, beneficiando os servidores, estudantes e a comunidade escolar. 

Isso pode ser constatado com as constantes formações dos profissionais da rede; a melhoria da estrutura física das unidades; implantação de ações estratégicas, como o Cuidar Primeira Infância, o Olhar Paulista, o Secretaria Interativa; unificação do cardápio da merenda; ampliação dos polos de educação inclusiva; o fortalecimento de iniciativas como o Escola de Pais e o Programa de Paz nas Escolas; ampliação do Conselho Escolar, entre outros.   

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, explicou que as expectativas para o futuro são as melhores possíveis. “Pelo trabalho que estamos desenvolvendo de forma coletiva, temos chances concretas de manter ou superar esse percentual de crescimento no IDEB em 2017. Acreditamos que dessa forma vamos atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação”, revelou. O gestor também lembrou que a chegada dos novos profissionais concursados deve contribuir bastante para um futuro crescimento. 

O IDEB é o principal indicador de desenvolvimento da Educação Básica no País. Ele é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), servindo para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, inclusive, as escolas particulares.