Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

UFRPE inaugura Cátedra Paulo Freire no aniversário de 97 do educador

No próximo dia 19 de setembro, o educador Paulo Freire faria 97 anos se estivesse vivo. E uma das homenagens ao célebre pernambucano ocorre na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que, no dia seguinte, lança a sua Cátedra Paulo Freire.
O espaço de ensino, pesquisa e extensão chega para complementar as outras oito existentes no Brasil, com o diferencial de ter como norte o tema Educação para a sustentabilidadeA instância – considerada a cadeira máxima de uma instituição de ensino – funcionará no Departamento de Educação (DEd) do Campus Dois Irmãos, e será inaugurada às 19h30 do dia 20, integrando a programação do X Colóquio Internacional Paulo Freire, que ocorre na UFPE.



Com a Cátedra, a UFRPE busca preencher a lacuna da sustentabilidade nos trabalhos de orientação freireana e envolve as sustentabilidades social, política, econômica e educacional. O diálogo na UFRPE para formação da instância freiriana surgiu a partir da pesquisa de pós-doutorado da professora Monica Folena, diretora do Departamento de Educação. A pesquisadora estudou como as cátedras, centro e institutos sobre Paulo Freire no Brasil envolvem a temática da sustentabilidade.

Segundo Folena, a partir da Cátedra, a UFRPE amplia a produção e socialização do conhecimento em educação. Também buscará se vincular à Unesco no primeiro ano de trabalho. “A cátedra vem somar esforços aos outros espaços onde Paulo Freire já é guia, para gerar ações no tripé universitário. O pensamento de Paulo Freire é imortal; é mais atual do que nunca. E um dos ensinamentos que ele nos traz é de que a educação precisa ser problematizadora, viva, dialógica, humanizadora”, destaca.

A institucionalização de um espaço em que Paulo Freire é guia surge num movimento de reconhecimento e visibilidade do pesquisador, educador e filósofo brasileiro, reconhecido e premiado internacionalmente. O pernambucano é reverenciado  por sua contribuição na História da Pedagogia, influenciador da pedagogia crítica com reconhecido trabalho na Educação Popular, o que o tornou Patrono da Educação Brasileira. 

Informações para reportagem: Profa. Monica Lopes Folena Araújo, coordenadora da Cátedra Paulo Freire – 9 9980.9073 / 3320.6580.

Pesquisas consolidam rejeição a Paulo e mostram peso das oposições em Pernambuco

O eleitorado pernambucano teve acesso nesta quarta-feira (5) às duas primeiras rodadas de pesquisas para governador do Estado realizadas neste início da propaganda partidária no rádio e na televisão. Em ambas, uma coincidência: a alta rejeição ao nome de Paulo Câmara.


Na pesquisa da Rede Record, divulgada nacionalmente, o candidato do PSB é rejeitado por 47% do eleitorado. Na sondagem do Ibope ele também é o mais rejeitado, com 33%.
No levantamento da Record, Paulo e Armando estão empatados em intenções de votos, com 26% e 23%, respectivamente. No Ibope, ambos cresceram, com Armando subindo de 21% para 24% em relação à primeira rodada e Paulo somando 33%.
Levando em consideração a margem de erro de 3 pontos percentuais nas duas pesquisas, o cenário eleitoral aponta para um segundo turno, com empate entre o socialista e a soma dos candidatos de oposição, pelo Ibope. Na pesquisa da Record, Armando e os demais candidatos de oposição têm 12 pontos percentuais mais que Paulo.


Templo da Paz da LBV ganha iluminação em apoio ao Setembro Amarelo

O Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília/DF, o Conjunto Educacional Boa Vontade (formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto) em São Paulo/SP e o Centro Educacional da Legião da Boa Vontade (LBV) no Rio de Janeiro/RJ recebem, mais uma vez, iluminação especial em apoio à campanha Setembro Amarelo, iniciativa que visa conscientizar a população mundial a respeito do suicídio e suas formas de prevenção.
 
Durante todo o mês, nas unidades socioeducacionais da LBV em todo o Brasil serão promovidas palestras, rodas de conversa, workshops com profissionais da área de saúde, além de oficinas e ações para alertar os atendidos e colaboradores sobre o suicídio e debater a importância de ajudar as pessoas que estejam enfrentando seus desafios.


 
Na Pirâmide da Paz, como também é conhecido o monumento mais visitado da capital federal, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), será realizada todos os dias, às 18 horas, uma corrente ecumênica de preces em favor da vida.
 
Vale ressaltar que o Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo, e a cada 45 minutos uma pessoa tira sua própria vida. Contudo, o cenário pode ser revertido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser prevenidos. Daí a importância de falar e debater sobre o tema ser cada vez maior.
 

Para outras informações, acesse www.boavontade.com.

Superintendência Regional do Trabalho convoca pessoas para obter laudo caracterizador de deficiência

O documento é necessário para contratação nas empresas de pessoas nessa condição

O 1º Dia da Elaboração de Laudo Caracterizador de Deficiência será realizado na próxima quinta-feira (20.09), com um chamado importante para as pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, mental e visual que não possuam o documento. Será das 08h às 17h,  na Superintendência Regional do Trabalho-SRT/PE, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 2.000 – Espinheiro-Recife-PE. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.

O laudo é necessário para contratação nas empresas na condição de pessoa com deficiência, especialmente para cumprimento da cota legal de inclusão nas empresas públicas e privadas.  No local, estarão cerca de trinta profissionais de saúde (Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais) disponíveis para avaliação e caracterização da deficiência, mediante avaliação presencial e documental e, quando constatada a deficiência, emissão do respectivo Laudo Caracterizador de Deficiência que será entregue na hora.


DOCUMENTOS
Cada pessoa com deficiência que se dirija ao evento deve trazer, quando existentes, os exames que possuam, tais como exames audiológicos(audiometria), exames oftalmológicos, exames psiquiátricos, exames psicológicos, avaliações físicas e quaisquer outros tipos de avaliação que comprovem os impedimentos que a pessoa possua.

Paulo Roberto conquista apoios em Igarassu, Olinda e Jaboatão

O compositor, guitarrista e cantor Luciano Magno está na programação desta quinta-feira(20),  no projeto Taca Mais Música, do no Shopping Tacaruna.
Magno fará uma tributo especial em homenagem a Moraes Moreira, com releituras que contemplam todas as fases da carreira de Moraes, desde os Novos Baianos até os frevos em homenagem a Pernambuco.



Luciano Magno é parceiro de Moraes Moreira no frevo Esquentadinho e já recebeu um novo poema para compor a música para mais uma parceria.
Magno compôs a música em 2009, e foi um dos vencedores do Concurso de Música Carnavalesca do Recife, naquele ano com "Esquentadinho". No mesmo ano, mostrou o frevo para Moraes Moreira quando estavam em um estúdio no Rio de Janeiro, onde Magno produzia o CD Rapsodia Nordestina, em parceria com Andre Rio. Moraes Moreira gostou muito e se identificou com a melodia do frevo, pedindo para ficar com uma cópia do mesmo.

Meses depois, Moraes veio pro Recife e marcou um encontro na casa do Andre Rio para mostrar um negócio pra Luciano Magno, era a letra prontinha e perfeitamente encaixada na composição, dando início à primeira parceria entre os dois. 

Luciano Magno gravou um clip para o carnaval 2018  com roteiro e direção de Izabel Carvalho, direção de fotografia de Ricardo Jacaré, imagens aéreas de Heverton Couto e edição e finalização de Wilson Fretias Jr.

O evento é uma realização do Shopping Tacaruna e tem acesso gratuito. O projeto já trouxe nomes de artistas como André Rio, Irah Caldeira, Luciano Magno, Som da Terra, Cristina Amaral, Karynna Spinelli, entre outros.   


Serviço
Luciano Magno no Taca Mais Música
Onde: Shopping Tacaruna (1º piso - expansão)
Quando: Quinta-feira, 20 de setembro
Horário: 19h
Evento gratuit
o

Paulista garante vaga para a próxima fase da Copa do Interior de Seleções

Em jogo complicado, válido pela 4º rodada da fase de grupos da Copa do Interior de Seleções, Paulista e Igarassu protagonizaram um 0x0 cheio de oportunidades no Estádio Municipal Ademir Cunha. Com o resultado, os donos da casa chegaram aos oito pontos no grupo B, garantindo vaga antecipada para a próxima fase da competição.
O resultado final do jogo não reflete o que aconteceu em campo. Sabendo que a vitória em casa ajudaria na manutenção da primeira colocação do grupo, os comandados pelo técnico Larry Gomes se lançaram ao ataque desde os primeiros minutos da partida. A pressão resultou em boas chances de gol, que esbarraram na boa atuação do goleiro adversário.
“Enfrentamos um adversário bem montado, que soube se defender. Martelamos por diversas vezes, mas infelizmente as oportunidades não foram convertidas em gol. De qualquer forma, vejo a nossa atuação com bons olhos e acredito que os jogadores estão no caminho certo”, afirmou o técnico de Paulista, Larry Gomes.

A equipe volta a treinar na tarde desta segunda-feira (17), visando o confronto do próximo domingo (23.09) contra a seleção de Jaboatão dos Guararapes. Na ocasião, os jogadores serão submetidos a treinos físicos e de fundamentos, no Ecoparque das Paineiras. A movimentação começa às 15h. Para esse confronto, o técnico Larry Gomes poderá contar com o retorno do volante Dedé Recife, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra Igarassu. 

AtuaAção Pela Igualdade contempla mulheres do Tururu

O Programa AtuaAção Pela Igualdade chega ao bairro do Tururu, no Janga. A iniciativa leva até as mulheres da cidade serviços de saúde e palestras sobre os direitos do segmento feminino. A ação vai acontecer ao lado da USF Francisco Marcelo Dias, nesta terça-feira (18.09), das 9h às 12h. Entre os diversos serviços oferecidos ao público está limpeza de pele, teste de glicose e aferição de pressão.
O Programa AtuaAção Pela Igualdade funciona desde o ano de 2013 e já percorreu diversos bairros do Paulista. A ação tem como objetivo valorizar o cuidado integral da saúde da mulher e a produção de conhecimento e enfrentamento a violência contra o público feminino. O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres e a de Saúde.


Serviço:
O quê – Programa AtuaAção Pela Igualdade;
Quando – Terça-feira, 18.09, das 9h às 12h;
Onde – Tururu, no bairro do Janga.

Confira as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta segunda-feira

Confira as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta segunda-feira (17.09). As vagas são para: desenhista industrial de produto de moda (designer de moda) (1), estampador de tecido (1), forneiro de padaria (1) e mecânico de automóvel (2). Para todas elas é necessário o candidato ter seis meses de experiência na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Ensino Fundamental completo. Os salários não foram informados.


Para pessoa com deficiência, as vagas são para: auxiliar de linha de produção (2) com salário de R$986,00 e operador de caixa (2), remuneração não divulgada. Para concorrer a essas oportunidades é necessário o candidato ter seis meses de experiência e Ensino Médio completo. Também há vaga para operador de vendas (lojas) (1). Com Ensino Médio completo, experiência não exigida. Salário não informado.
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Estas vagas são sujeitas as alterações no decorrer do dia. Para outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7201.