Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mulheres da comunidade Chega Mais podem fazer mamografia gratuita nesta quinta (11)

O exame de mama deve ser feito a partir dos 40 anos. É muito importante que o autoexame seja realizado uma vez por mês, sempre após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação, para que a região mamária seja conhecida e caso algum nódulo apareça a pessoa consiga identificar o corpo estranho no local.

Nesta quarta-feira (11.10), a unidade móvel do programa Amigo do Peito estará na Unidade de Saúde da Família (USF) Chega Mais, localizada na Rua Portugal, 55, no Loteamento Conceição. O público feminino da comunidade tem pode fazer o exame da mamografia de forma gratuita. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa.


Anualmente, a Secretaria de Saúde se engaja na iniciativa que busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta a chance de cura e, consequentemente, a diminuição de mortes por conta da doença.  

Confira a programação:

11.10 – USF Chega Mais, Rua Portugal, 55 Loteamento Conceição;
15.10 – USF Arthur Lundgren I, Rua Carpina, Nº185 Arthur Lundgren I;
19.10 – Ação Secretaria da Mulher, Rua Tertuliano Da Silva, S/N, em Frente Ao Mercado De Paratibe;
26.10 –USF São Pedro Pedalada Rosa, Rua Do Machado, 185 Janga.

Construção de sistema de drenagem vai livrar moradores da Vila Torres Galvão de alagamentos

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos do Paulista está realizando uma obra na Rua Pedro Alvares Cabral, na Vila Torres Galvão, que vai livrar a população de alagamentos. É que ao longo da via está sendo construído um sistema de drenagem para o devido escoamento da água que ficava empoçada. Por ser baixo, o local recebe todo o volume das partes mais altas da comunidade. Até uma igreja evangélica que funcionava na rua estava ficando sem poder receber os fiéis para o culto semanal. 

A situação está sendo resolvida com a implantação de caixas de galeria e instalação de 80 manilhas com 60 cm de diâmetro cada. As manilhas vão levar a água até um canal que corta a comunidade, minimizando os transtornos para a população. O serviço, que deve ser finalizado nos próximos dias, está sendo tocado pela equipe de obras da secretaria executiva.

O morador e membro da igreja Assembleia de Deus que funciona na via, Draílton de Souza, 46 anos, está muito satisfeito com a ação da prefeitura no local. “Depois que esse serviço começou por aqui a gente está bem mais tranquilo. Na última vez que a água empoçou na rua a nossa igreja foi inundada. É tanto que tem quase um ano que o nosso culto está sendo na casa da minha irmã. Vamos aproveitar esse tempo para fazer uma reforma no templo. Graças a Deus a situação está sendo resolvida”, comemorou.


Além de construir novos sistemas de drenagem nas vias, a equipe da Secretaria Executiva de Serviços Públicos recupera as galerias e realiza a manutenção/desobstrução das manilhas existentes. Atualmente, a gestão municipal mantém um trabalho diário nas comunidades, realizando esse tipo de ação. 

Público feminino de Arthur Lundgren II é contemplado com serviços de saúde e cidadania

As usuárias da Unidade de Saúde da Família Arthur Lundgren II, em Paulista, foram contempladas com diversos serviços de saúde e de cidadania, nesta quarta-feira (10.11). A iniciativa faz parte das comemorações do Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre o câncer de mama.
No local, foram disponibilizados serviços de limpeza de pele, massagem, aferição de pressão arterial, exames de glicose, cartão do Bolsa Família, carteira de Livre Acesso e segunda via do registro.

O público feminino também teve acesso a palestras sobre a Lei Maria da Penha, os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência, além de orientações sobre prevenção e combate ao câncer de mama. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Políticas Sociais e Esportes e Executiva de Políticas para as Mulheres.

Radar Político (10/10) – Mata Sul amplia representatividade na ALEPE

Ponto de Vista


Com 24 municípios e uma população superior a 750 mil, a Zona da Mata Sul conseguiu ampliar a sua representatividade na Assembleia Legislativa de Pernambuco depois das eleições do último domingo. Dos atuais 49 deputados, apenas 6 possuem uma relação mais estreita com a região, são eles: Simone Santana, Clodoaldo Magalhães, Joaquim Lira, Henrique Queiroz, Pedro Serafim Neto e Aluísio Lessa. Apesar da desistência de Pedro Neto e da decisão de Henrique Queiroz em disputar a Câmara Federal, os resultados das urnas no último domingo revelaram um acréscimo nesta representatividade. A partir de 2019 a região passará a contar com 8 representantes.
Além da reeleição de Simone Santana, Clodoaldo Magalhães, Joaquim Lira e Aluísio Lessa, nomes que possuem forte identificação com a Mata Sul como Henrique Queiroz Filho, Aglailson Victor, Romero Sales Filho e Clóvis Paiva se elegeram e devem engrossar o coro em defesa da região.
Vulnerável a enchentes, desemprego em alta e com grandes potenciais a serem explorados e vocações a serem valorizadas, a Mata Sul precisará muito do empenho desses representantes para se fazer ouvida e assim ter os seus desafios superados.
A força – A família Hacker, que comanda os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, mostrou mais uma vez o porquê é considerada a maior força política do Litoral Sul ao conceder expressivas votações aos candidatos que apoiou. Em todos os três municípios Danilo Cabral foi majoritário, enquanto que Simone Santana, com o apoio dos prefeitos Franz Hacker e Isabel Hacker foi a mais votada em Sirinhaém e Rio Formoso. Já Clodoaldo Magalhães, com o apoio do prefeito Sérgio Hacker, foi campeão de votos em Tamandaré
Campeã – A deputada Simone Santana é pela segunda vez consecutiva a campeã de votos na Mata Sul. Na eleição de 2014 ela obteve nesta região 20.828 votos e agora ampliou para 22.672 votos. O segundo colocado foi Clodoaldo Magalhães que saiu de 19.700 votos em 2014 para 21.084 nesta eleição.
Lanterninha – Dos representantes mais antigos da região, o deputado Aluísio Lessa foi o que perdeu mais votos na Mata Sul em relação a eleição passada. Ele cai de 19.500 para 7.213 votos. Em sua terra natal, Palmares, ele obteve apenas 500 votos. Já Jaqueira e Ribeirão foram os municípios onde ele obteve o seu melhor desempenho.
Vencedor 1 – O ex-vereador Rinaldo Barros foi o grande vitorioso da eleição em Catende. Candidato a deputado federal ele conquistou 5.530 votos só no município, o que lhe colocou como o candidato mais votado por lá. Com este desempenho ele desponta com favoritismo para desbancar o prefeitos Josibias Cavalcanti da prefeitura em 2020.
Vencedor 2 – Diogo, principal opositor do prefeito de Barra de Guabiraba, Dr. Wilson (SD), fez bonito nas eleições estaduais deste ano conseguindo emplacar Clodoaldo Magalhães e Raul Henry como os deputados estadual e federal mais votados do município. Em 2014 Diogo perdeu a eleição para Dr. Wilson por apenas 133 votos. O resultado das urnas mostram que ele é uma grande ameaça à reeleição do atual prefeito.
Perda – A não reeleição de João Fernando Coutinho para a Câmara Federal deixou a Mata Sul órfã de um representante que conhece como poucos a região. JFC era a voz da Mata Sul no Congresso Nacional. Será difícil encontrar um substituto à altura. Sem dúvida ele fará muita falta a este pedaço de Pernambuco.
O novo – Por sua vez, Fernando Monteiro (PP) emplacou um mandato de deputado federal com mais de 82 mil votos e desponta, dada a sua relação com a Mata Sul, como o novo representante da região na Câmara Federal. Em Ribeirão Fernando Monteiro foi o federal mais votado, graças a liderança do prefeito Marcello Maranhão (PSB).
Liderança que desponta 1 – Dos prefeitos de municípios da Mata Norte o de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD) é um dos que tem apresentado maior poder de articulação. Na área administrativa ele já conseguiu firmar mais de R$ 79 milhões em convênios com o Governo Federal, o que levou o município a ser um verdadeiro canteiro de obras. Na política, foi o grande responsável pela expressiva vitória do seu irmão Gustavo Gouveia para a Assembleia Legislativa.