Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Dia Nacional da Vacina conscientiza às pessoas sobre a importância da imunização

Nesta quarta-feira (17.10) é comemorado o Dia Nacional da Vacina, a data foi criada pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair doenças como a gripe, sarampo, o tétano, entre outras.
No caso das crianças, os pais devem dobrar a atenção e sempre manter o cartão de vacina dos pequenos em dia. É importante guardar a carteirinha, diz o Ministério da Saúde, mas quem perdeu pode recuperar o registro ou até tomar as vacinas básicas do calendário novamente. Também é possível ir até um posto de saúde e tomar o imunizante mesmo sem a carteira em mãos. O importante é que ninguém deixe de tomar as vacinas porque perdeu a carteira.

O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Por isso, para lembrar às pessoas a importância das vacinas, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. A Rede Municipal de Saúde do Paulista oferece as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde nos postos da cidade.
Seguem algumas dicas:



Perdeu a carteira de vacinação. Tem como recuperar?
Sim, responde o Ministério da Saúde. Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a 2ª via da carteirinha.

Se eu não conseguir a 2ª via, qual a recomendação?
É possível tomar as vacinas novamente de acordo com a faixa etária e indicações. O Ministério da Saúde recomenda consultar o Calendário Nacional de Vacinação na Unidade Básica de Saúde ou no site do ministério.

Se eu chego no posto de saúde sem a carteirinha, consigo tomar as vacinas que eu preciso?
Caso não seja possível encontrar os registros anteriores, o Ministério da Saúde diz que qualquer brasileiro pode tomar as vacinas básicas novamente: seja na Unidade Básica de Saúde, seja em salas de vacinação pelo país.

Prefeitura do Paulista homologa concurso público

O concurso público da Prefeitura do Paulista foi homologado nesta terça-feira (16.10). O Diário Oficial dos Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), traz na íntegra a Portaria de nº 498/2018 da Secretaria de Administração da cidade, que reconhece a lisura do certame, disponibilizando a lista dos candidatos por ordem de classificação.
A homologação do concurso faz parte dos trâmites necessários à administração pública. Após essa fase, será o momento da nomeação dos classificados. A expectativa é de que esse processo tenha início no próximo mês de novembro. Depois disso, os novos servidores terão até 30 dias para tomar posse.

O concurso público da Prefeitura do Paulista foi criado para preencher 439 vagas na administração municipal, sendo 387 para o setor da saúde, 31 para a área da assistência social e 21 para meio ambiente. O município não realizada concurso há mais de uma década. 

Como manter o corpo ativo depois da aposentadoria

Não é comum ver idosos trabalhando em estabelecimentos, pois a aposentadoria está muito associada ao envelhecimento, o que dificulta o aprendizado rápido do idoso. Depois da aposentadoria é comum alguns idosos se tornarem menos ativos. Por causa da falta de rotina, alguns acabam se tornando sedentários, contrariando a opinião dos especialistas que afirmam que a terceira idade é a melhor fase para cuidar de si.
Depois de trabalhar tanto a vida inteira, muitos pensam que a aposentadoria é o momento de descansar. Mas isso não quer dizer que ficar o dia todo dentro de casa em frente a uma TV, ou dormindo seja a melhor opção. O corpo estava acostumado a uma rotina, e já que ela mudou, as atividades devem ser reformuladas para uma nova realidade.
A prática de exercícios é essencial para o bem estar e uma boa qualidade de vida para os idosos. Não é recomendável que o idoso comece os exercícios pesados, recomenda-se que comece por alongamentos para que o corpo se adapte e não sofra com dores.
Alguns exercícios são recomendados para quem está na terceira idade, muitos melhoram a circulação do sangue e diminuem as dores das articulações. Citamos alguns exercícios recomendados para os novinhos dessa fase.
Pilates- é bastante conhecido e requer dedicação dos alunos, consiste no fortalecimento muscular através de alongamentos que usam o peso do corpo como base. Além do equilíbrio, ele melhora a flexibilidade e auxilia na postura.
Yoga- esta é uma excelente opção para quem quer ter domínio do próprio corpo e trabalhar a flexibilidade. A yoga não tem idade definida e os adeptos levam-na como filosofia de vida.
Caminhada- a caminhada é o exercício mais comum entre todas as fases da vida, é recomendável que todas as pessoas façam em média 15 minutos de caminhada diariamente. Se você não se sente bem com exercícios, basta passear com o cachorro, visitar um amigo, fazer compras, o importante é caminhar. Com o hábito da caminhada o tempo poderá aumentar e você nem vai se dar conta de que está se exercitando.
Natação- a natação é o exercício mais recomendado para quem deseja ter um corpo atlético, além de ser um exercício que diminui o impacto dos movimentos. A prática do exercício pode ser em qualquer piscina, em casa ou num clube, mas aconselhamos que participar de aulas coletivas pode trazer mais benefícios por causa da socialização.
Dança- a dança é um grande estimulante social, beneficia o corpo e a mente. A memorização dos passos faz com que o cérebro seja exercitado, podendo combater ou prevenir ou Alzheimer. Uma aula de 30 minutos ou 1 hora é necessário para estimular a flexibilidade do corpo e a prevenção de doenças nos ossos.

Um hobby muitas vezes é deixado de lado na vida adulta, mas pode ressurgir na terceira idade com o tempo livre. Algumas atividades como cozinhar, pintura, crochê, costura, jardinagem, e muitas outras atividades que possam satisfazer seus interesses. Muitos hobbys podem ser remunerados, o que pode alimentar o desejo de continuar na prática.

Educação do Paulista promove o I Festival Chega de Trabalho Infantil

Alertando sobre os perigosos que o trabalho infantil pode acarretar ao desenvolvimento da criança, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nesta quinta-feira (18.10), o I Festival Chega de Trabalho Infantil. A iniciativa acontece no auditório do bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, a partir das 8h. A ação vai envolver a comunidade escolar, os pais, os conselheiros escolares, equipe gestora, e estudantes do 4ª e 5ª ano.
O evento tem como objetivo discutir questões acerca da responsabilidade de todos na proteção das crianças e dos adolescentes contra o trabalho infantil, bem como estimular a produção artística dos estudantes sobre o tema. A iniciativa será a culminância das atividades realizadas pelos alunos das escolas participantes do projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) nas escolas.

Serviço:
O quê – I Festival Chega de Trabalho Infantil;
Quando – Quinta-feira, 18 de outubro, às 8h;
Onde – Auditório do bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, Rodovia PE-15, ao lado do Paulista North Way Shopping.

Em Paulista, Agência do Trabalho oferece diversas vagas para pessoa com deficiência nesta terça-feira

Você que procura uma oportunidade no mercado de trabalho deve ficar ligado nas vagas de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta terça-feira (16.10). Para assistente de engenharia (construção civil) (1), com salário de R$ 1.600,00 e vendedor pracista (4), a remuneração não foi informada. Os candidatos interessado em concorrer devem ter seis meses de experiência na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e Ensino Médio completo e incompleto.
Para pessoa com deficiência as oportunidades são para cobrador de transportes coletivos (exceto trem) (2), eletricista de instalações de veículos automotores (1), leitor de medidores de água, gás e energia elétrica (2), com salário de R$ 1.031,15, mecânico de auto em geral (1), motorista de ônibus urbano (2) e ajudante de carga e descarga de mercadoria (2). Os candidatos que queiram concorrer a uma das vagas disponíveis precisam ter seis meses de experiência e Ensino Fundamental e Médio completo. Os salários não foram divulgados.

Há oportunidades também para armador de ferragens na construção civil (1), carpinteiro (1), operador de betoneira (1), pedreiro (1), servente de obras (1) que não exige experiência. Para as demais é necessário ter seis meses de experiência na CTPS. Para todas, a escolaridade não foi exigida. A remuneração não foi divulgada.
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Estas vagas são sujeitas as alterações no decorrer do dia. Para outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7201.

A importância da doula no trabalho de parto

O trabalho de parto pode parecer algo bastante complicado e assustador, principalmente para as mães de primeira viagem.  A família da gestante é essencial para que ela se sinta segura e confortável. A falta de experiência necessária para explicar ou lidar com algumas situações durante o parto é uma das principais preocupações, mas é justamente neste momento que entra em cena um profissional extremamente importante: as doulas.

As doulas são peças importantes principalmente para quem tem o desejo de um parto humanizado, sem muitas intervenções medicas e levando em consideração o conforto da mãe e o curso natural do bebê, mas, ela tem o papel considerável no acompanhamento emocional em casos de partos cesarianos, principalmente, quando a mulher não consegue realizar o desejo de um parto natural.