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Dia Nacional da Vacina conscientiza às pessoas sobre a importância da imunização

Nesta quarta-feira (17.10) é comemorado o Dia Nacional da Vacina, a data foi criada pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair doenças como a gripe, sarampo, o tétano, entre outras.
No caso das crianças, os pais devem dobrar a atenção e sempre manter o cartão de vacina dos pequenos em dia. É importante guardar a carteirinha, diz o Ministério da Saúde, mas quem perdeu pode recuperar o registro ou até tomar as vacinas básicas do calendário novamente. Também é possível ir até um posto de saúde e tomar o imunizante mesmo sem a carteira em mãos. O importante é que ninguém deixe de tomar as vacinas porque perdeu a carteira.

O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Por isso, para lembrar às pessoas a importância das vacinas, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. A Rede Municipal de Saúde do Paulista oferece as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde nos postos da cidade.
Seguem algumas dicas:



Perdeu a carteira de vacinação. Tem como recuperar?
Sim, responde o Ministério da Saúde. Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a 2ª via da carteirinha.

Se eu não conseguir a 2ª via, qual a recomendação?
É possível tomar as vacinas novamente de acordo com a faixa etária e indicações. O Ministério da Saúde recomenda consultar o Calendário Nacional de Vacinação na Unidade Básica de Saúde ou no site do ministério.

Se eu chego no posto de saúde sem a carteirinha, consigo tomar as vacinas que eu preciso?
Caso não seja possível encontrar os registros anteriores, o Ministério da Saúde diz que qualquer brasileiro pode tomar as vacinas básicas novamente: seja na Unidade Básica de Saúde, seja em salas de vacinação pelo país.

Prefeitura do Paulista homologa concurso público

O concurso público da Prefeitura do Paulista foi homologado nesta terça-feira (16.10). O Diário Oficial dos Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), traz na íntegra a Portaria de nº 498/2018 da Secretaria de Administração da cidade, que reconhece a lisura do certame, disponibilizando a lista dos candidatos por ordem de classificação.
A homologação do concurso faz parte dos trâmites necessários à administração pública. Após essa fase, será o momento da nomeação dos classificados. A expectativa é de que esse processo tenha início no próximo mês de novembro. Depois disso, os novos servidores terão até 30 dias para tomar posse.

O concurso público da Prefeitura do Paulista foi criado para preencher 439 vagas na administração municipal, sendo 387 para o setor da saúde, 31 para a área da assistência social e 21 para meio ambiente. O município não realizada concurso há mais de uma década. 

Como manter o corpo ativo depois da aposentadoria

Não é comum ver idosos trabalhando em estabelecimentos, pois a aposentadoria está muito associada ao envelhecimento, o que dificulta o aprendizado rápido do idoso. Depois da aposentadoria é comum alguns idosos se tornarem menos ativos. Por causa da falta de rotina, alguns acabam se tornando sedentários, contrariando a opinião dos especialistas que afirmam que a terceira idade é a melhor fase para cuidar de si.
Depois de trabalhar tanto a vida inteira, muitos pensam que a aposentadoria é o momento de descansar. Mas isso não quer dizer que ficar o dia todo dentro de casa em frente a uma TV, ou dormindo seja a melhor opção. O corpo estava acostumado a uma rotina, e já que ela mudou, as atividades devem ser reformuladas para uma nova realidade.
A prática de exercícios é essencial para o bem estar e uma boa qualidade de vida para os idosos. Não é recomendável que o idoso comece os exercícios pesados, recomenda-se que comece por alongamentos para que o corpo se adapte e não sofra com dores.
Alguns exercícios são recomendados para quem está na terceira idade, muitos melhoram a circulação do sangue e diminuem as dores das articulações. Citamos alguns exercícios recomendados para os novinhos dessa fase.
Pilates- é bastante conhecido e requer dedicação dos alunos, consiste no fortalecimento muscular através de alongamentos que usam o peso do corpo como base. Além do equilíbrio, ele melhora a flexibilidade e auxilia na postura.
Yoga- esta é uma excelente opção para quem quer ter domínio do próprio corpo e trabalhar a flexibilidade. A yoga não tem idade definida e os adeptos levam-na como filosofia de vida.
Caminhada- a caminhada é o exercício mais comum entre todas as fases da vida, é recomendável que todas as pessoas façam em média 15 minutos de caminhada diariamente. Se você não se sente bem com exercícios, basta passear com o cachorro, visitar um amigo, fazer compras, o importante é caminhar. Com o hábito da caminhada o tempo poderá aumentar e você nem vai se dar conta de que está se exercitando.
Natação- a natação é o exercício mais recomendado para quem deseja ter um corpo atlético, além de ser um exercício que diminui o impacto dos movimentos. A prática do exercício pode ser em qualquer piscina, em casa ou num clube, mas aconselhamos que participar de aulas coletivas pode trazer mais benefícios por causa da socialização.
Dança- a dança é um grande estimulante social, beneficia o corpo e a mente. A memorização dos passos faz com que o cérebro seja exercitado, podendo combater ou prevenir ou Alzheimer. Uma aula de 30 minutos ou 1 hora é necessário para estimular a flexibilidade do corpo e a prevenção de doenças nos ossos.