Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

G1 - Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%

Por G1 (Portal da Rede Globo)

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.


Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Atletas do programa Recife Esportes de Rendimento vencem a 2ª etapa do Circuito Pernambuco de Vôlei de Praia

A dupla formada pelos atletas Breno Cavalcanti Ferreira e Lucélio Gomes da Silva conquistou a medalha de ouro na segunda etapa do Circuito Pernambuco de Vôlei de Praia, na categoria Sub-15. O evento aconteceu durante o último final de semana, na orla de Olinda. Breno e Lucélio treinam no programa Recife Esportes de Rendimento, da Prefeitura do Recife, e já haviam vencido a primeira etapa, realizada em março, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.



“Com as vitórias obtidas nas duas etapas, nossos atletas estão liderando o ranking pernambucano da categoria Sub-15 e têm chances de terminar o ano em primeiro lugar”, comenta o treinador da equipe, Caio Lopes, responsável pelas atividades de vôlei de praia do Recife Esportes de Rendimento, que acontecem na praia de Boa Viagem. “Estamos muito animados com os resultados. A cada vitória, ganhamos mais estímulo para treinar e aprender cada vez mais”, afirmam Breno e Lucélio, ambos de 13 anos.


Dupla formada por Breno e Lucélio levou novamente o ouro na categoria Sub-15 e lidera o ranking estadual (Foto: Divulgação)


Além das conquistas no Circuito Pernambuco de Vôlei de Praia, os atletas do programa Recife Esportes de Rendimento já se destacaram em nível regional. Em agosto, a dupla Lenilton e Erick conquistou a quinta colocação na 3ª etapa da Copa Nordeste de Vôlei de Praia, realizada em Fortaleza, garantindo vaga no torneio principal da próxima etapa da competição, que acontece em Natal nos dias 27 e 28 de outubro.



Lançado no ano passado pela Secretaria Executiva de Esportes da PCR, o programa Recife Esportes de Rendimento tem o objetivo de preparar atletas para competir em alto nível. A escolinha de vôlei de praia funciona na orla de Boa Viagem, na altura da rua Padre Carapuceiro, enquanto que as atividades de atletismo acontecem nos parques do Caiara e da Macaxeira, sob a coordenação da treinadora Cisiane Dutra, que disputou como atleta a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, na modalidade marcha atlética.

Visita ao Santa Isabel e peça teatral na programação do Teatrando!

Para contar a história do Teatro de Santa Isabel e formar novos públicos para as artes cênicas, o Teatrando! segue até o final deste mês de outubro, toda terça-feira. Amanhã (16), o projeto educacional vai realizar a visita Proscenium!, às 15h, no teatro monumento de 168 anos. Mais tarde, será a vez da peça O Mascate, a Pé Rapada e os Forasteiros.

Idealizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com execução do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e patrocínio do Santander, através da Lei Rouanet, o Teatrando! realiza uma rica programação, sempre gratuita.Teatro, jogo, mistério, brincadeira e aventura compõem a visita Proscenium!. Uma experiência para conhecer as instalações do Teatro de Santa Isabel bem como a sua história, cheia de momentos intrigantes.

O projeto de educação patrimonial, Teatrando!, da Prefeitura do Recife, vai promover a visita Proscenium! amanhã às 15h. Mais tarde, será apresentada a peça O Mascate, a Pé Rapada e os Forasteiros. (Foto: Wesley D'Almeida/ArquivoPCR)


A visita tem duração média de duas horas. O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana, e a direção geral leva as assinaturas também de Célio Pontes e Quiercles Santana.

Às 19h, o palco do Santa Isabel receberá a peça O Mascate, a Pé Rapada e os Forasteiros. O espetáculo utiliza a linguagem do teatro de objetos para contar uma versão histórica/fictícia sobre as cidades de Olinda e Recife, numa trama que envolve assuntos como ganância e cobiça.

Os interessados em participar da visita Proscenium! devem realizar inscrição prévia pelos dos telefones 3355-3323 ou 3355-3324. Já para assistir a peça, basta chegar uma hora antes do espetáculo e garantir o ingresso.

Orquestra Sinfônica do Recife vira Patrimônio Cultural Imaterial

A Orquestra Sinfônica do Recife agora é Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana. A lei, de nº 18.519/2018, foi proposta pela vereadora Ana Lúcia (PRB) e entrou em vigor no último dia 08 de outubro, tendo sido publicada no Diário Oficial de ontem (9). A Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade ininterrupta do Brasil, celebrou, no último mês de julho, 88 anos de atuação dedicada à música erudita. Fundada por Vicente Fittipaldi, seu primeiro regente, a Orquestra conta hoje com 85 músicos, entre primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tubas e percussão.

“Desde os meus 12 anos comecei a frequentar os concertos da Orquestra no Teatro de Santa Isabel e seguramente isto foi um dos fatores mais marcantes para que eu tomasse a decisão mais importante da minha vida: a de me dedicar inteiramente à composição. Trata-se, seguramente, de uma das melhores orquestras do país", disse o recifense maestro Marlos Nobre, celebrando a Orquestra, cuja história