Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Saiba quais são as propostas de Bolsonaro e Haddad para a educação

Bolsonaro quer escola sem doutrinação; Haddad defende inclusão


Agência Brasil
Publicado em 25/10/2018 - 07:00
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília


Imagem: Divulgação: internet.

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que disputam o segundo turno no próximo dia 28, têm planos bastante distintos para a educação.
Para o candidato do PSL, uma das bandeiras principais é acabar com a “doutrinação e sexualização precoce”, enquanto, o petista e ex-ministro da Educação defende o diálogo com a sociedade e as escolas como ambientes de criação e desenvolvimento da curiosidade.
Para Bolsonaro, o foco principal deve ser na educação básica, que vai desde a educação infantil ao ensino médio. Ele ressalta que é possível fazer mais com os atuais recursos investidos em educação.

Programa de educação estreita relação entre a escola e pais no Paulista

O Programa Escola de Pais promovido pela Secretaria de Educação do Paulista contemplou na manhã desta quarta-feira (24.10), os pais dos alunos da Escola Municipal Amaro Alexandrino, em Paratibe. A iniciativa estreita uma relação entre a escola e os pais fazendo com que os responsáveis se tornem mais participativos na vida escolar dos filhos.
A ação leva até as escolas, palestras, rodas de diálogo e dinâmica de grupo. No encontro de hoje os pais dos alunos puderam debater sobre o tema, “Afetividade no Processo de Aprendizagem”, onde discutiram pontos importantes da relação entre pais e filhos dentro de casa. Léa Ribeiro, coordenadora da iniciativa, ressaltou a importância de trazer este tema para ser discutido com os pais dos estudantes.
“Hoje uma das maiores dificuldades que os alunos têm são as barreiras e traumas que eles passam dentro de casa. Isso interfere na relação interpessoal deles e no desenvolvimento escolar, por isso, estamos trazendo essa temática para alertar os pais e fazer com que eles se envolvam mais na vida dos filhos”, afirmou.

A dona de casa, Silvia Paz, 37 anos, é mãe de dois alunos do Amaro Alexandrino e comentou que a iniciativa tem funcionado muito. “Na maioria das vezes não entendemos os nossos filhos, quais são suas angústias e traumas. Com este encontro começamos a compreende- lós  melhor, pois com esta relação passamos a nos envolver mais na vida deles fazendo com que se desenvolvam melhor na escola”, finalizou. 

Obra de recapeamento asfáltico beneficia importante via no bairro de Paratibe

A última etapa do recapeamento da Avenida Euclides da Cunha, em Paratibe, teve início nesta quarta-feira (24.10) na altura da Praça das Três Rodinhas. O serviço beneficia os 510 metros de extensão da via, que dá acesso, entre outros destinos, ao Mercado Público do bairro. Quem mora na localidade sabe o benefício que a obra vai trazer para a população.

O aposentado Arlindo Trajano, que reside no local há quatro anos, reforçou que o recapeamento chegou em boa hora. “Graça a Deus entrou um prefeito que olhou aqui pra gente. Essa obra é muito importante. Eu mesmo já tive muita dor de cabeça no período da chuva. Agora estou feliz que a Avenida Euclides da Cunha esteja tendo essa devida atenção”, disse.



Outro morador da localidade, o operador de máquinas Cícero Lopes fez questão de elogiar o serviço. “Essa é uma via muito movimentada e que merecia essa obra. Agora com o asfalto vai ficar até mais rápido passar por aqui. Tenho certeza que fica a sensação de dever cumprido tanto para a prefeitura como para nós moradores”, frisou.  

A realização da obra faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente e o Ministério das Cidades. A expectativa é de que o recapeamento seja concluído no início da próxima semana.

Exposição da pele é a principal causa para câncer

Entre os tipos de câncer que atingem o corpo do ser humano, 33% são de pele. O câncer de pele é um tipo de tumor que pode ser desenvolvido a partir de qualquer célula que a compõe, isso acontece quando as células têm um crescimento anormal e descontrolado.

Essa doença tem sua causa associada à exposição excessiva dos raios do sol, mas, também podem ser desenvolvidas por agentes químicos, como o arsênio, mostarda nitrogenada e alcatrão ou algumas alterações genéticas. Por incrível que pareça, o excesso de vaidade pode ser um fator que pode possibilitar a doença, como o desejo em ter o bronze perfeito, levando algumas pessoas a não terem os cuidados necessários com a pele.

O que fazer para prevenir-se contra o câncer de pele? Primeiro é preciso ter consciência que o sol pode queimar o órgão e deve-se evita-lo nos horários entre 10 e 16 horas.  Já em casos em que haja exposição nesses horários, o que se recomenda é não se esquecer do protetor solar, pois ele evita que os raios ultravioletas cheguem à pele de uma forma direta, e é preciso reaplicar a cada 2 ou 3 horas.   Um corpo bronzeado pode ser conquistado aos poucos, nunca passar sobre a pele produtos caseiros ou químicos, que além de ter a possibilidade de gerar uma alergia, podem criar lesões irreversíveis para ela. 

Outra forma de prevenção é usar sempre equipamentos como luvas e máscaras, ao manusear qualquer tipo de produto químico, como detergentes, água sanitária, sabão em pó, principalmente se a pessoa for propicia a alergia a algum desses componentes. O vestuário com chapéus e óculos escuros, também podem ajudar bastante.

É preciso ficar atento para possíveis sinais de câncer na pele, em alguns casos se assemelham a sinais, eczemas e alguma lesão, que podem passar despercebidos, por isso, é importante ficar atento e caso, note algo errado, procurar um dermatologista. Só um exame ou biópsia feito pelo especialista podem diagnosticar o câncer de pele.


 Saiba mais
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm² de um indivíduo adulto. Esse órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. Além disso, contém receptores que permite a percepção de dor, tato, temperatura e pressão.

Em Paulista, Agência do Trabalho oferece diversas vagas nesta quinta-feira

Você que procura uma oportunidade no mercado de trabalho deve ficar ligado nas vagas de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta quinta-feira (25.10). Para forneiro de padaria (1), mecânico de automóvel (2) e padeiro (1) com Ensino Fundamental completo.
Também há vagas para cozinheiro geral (2), garçom (2) e pizzaiolo (2) com escolaridade não exigida. Os candidatos interessado em concorrer a todas oportunidades devem ter seis meses de experiência na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os salários não foram informados.

Para pessoa com deficiência as oportunidades são para auxiliar de linha de produção (1), auxiliar de logística (1), vendedor interno (3) e auxiliar de linha de produção (5) com experiência não exigida. Para as demais, os candidatos que queiram concorrer precisam ter seis meses de experiência e para todas, é necessário ter Ensino Fundamental e Médio completo. Os salários não foram divulgados
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Estas vagas são sujeitas as alterações no decorrer do dia. Para outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7201.