Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Saiba quais são as propostas de Bolsonaro e Haddad para a educação

Bolsonaro quer escola sem doutrinação; Haddad defende inclusão


Agência Brasil
Publicado em 25/10/2018 - 07:00
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília


Imagem: Divulgação: internet.

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que disputam o segundo turno no próximo dia 28, têm planos bastante distintos para a educação.
Para o candidato do PSL, uma das bandeiras principais é acabar com a “doutrinação e sexualização precoce”, enquanto, o petista e ex-ministro da Educação defende o diálogo com a sociedade e as escolas como ambientes de criação e desenvolvimento da curiosidade.
Para Bolsonaro, o foco principal deve ser na educação básica, que vai desde a educação infantil ao ensino médio. Ele ressalta que é possível fazer mais com os atuais recursos investidos em educação.

Programa de educação estreita relação entre a escola e pais no Paulista

O Programa Escola de Pais promovido pela Secretaria de Educação do Paulista contemplou na manhã desta quarta-feira (24.10), os pais dos alunos da Escola Municipal Amaro Alexandrino, em Paratibe. A iniciativa estreita uma relação entre a escola e os pais fazendo com que os responsáveis se tornem mais participativos na vida escolar dos filhos.
A ação leva até as escolas, palestras, rodas de diálogo e dinâmica de grupo. No encontro de hoje os pais dos alunos puderam debater sobre o tema, “Afetividade no Processo de Aprendizagem”, onde discutiram pontos importantes da relação entre pais e filhos dentro de casa. Léa Ribeiro, coordenadora da iniciativa, ressaltou a importância de trazer este tema para ser discutido com os pais dos estudantes.
“Hoje uma das maiores dificuldades que os alunos têm são as barreiras e traumas que eles passam dentro de casa. Isso interfere na relação interpessoal deles e no desenvolvimento escolar, por isso, estamos trazendo essa temática para alertar os pais e fazer com que eles se envolvam mais na vida dos filhos”, afirmou.

A dona de casa, Silvia Paz, 37 anos, é mãe de dois alunos do Amaro Alexandrino e comentou que a iniciativa tem funcionado muito. “Na maioria das vezes não entendemos os nossos filhos, quais são suas angústias e traumas. Com este encontro começamos a compreende- lós  melhor, pois com esta relação passamos a nos envolver mais na vida deles fazendo com que se desenvolvam melhor na escola”, finalizou. 

Obra de recapeamento asfáltico beneficia importante via no bairro de Paratibe

A última etapa do recapeamento da Avenida Euclides da Cunha, em Paratibe, teve início nesta quarta-feira (24.10) na altura da Praça das Três Rodinhas. O serviço beneficia os 510 metros de extensão da via, que dá acesso, entre outros destinos, ao Mercado Público do bairro. Quem mora na localidade sabe o benefício que a obra vai trazer para a população.

O aposentado Arlindo Trajano, que reside no local há quatro anos, reforçou que o recapeamento chegou em boa hora. “Graça a Deus entrou um prefeito que olhou aqui pra gente. Essa obra é muito importante. Eu mesmo já tive muita dor de cabeça no período da chuva. Agora estou feliz que a Avenida Euclides da Cunha esteja tendo essa devida atenção”, disse.



Outro morador da localidade, o operador de máquinas Cícero Lopes fez questão de elogiar o serviço. “Essa é uma via muito movimentada e que merecia essa obra. Agora com o asfalto vai ficar até mais rápido passar por aqui. Tenho certeza que fica a sensação de dever cumprido tanto para a prefeitura como para nós moradores”, frisou.  

A realização da obra faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente e o Ministério das Cidades. A expectativa é de que o recapeamento seja concluído no início da próxima semana.