Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura Trabalhando

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos realizou 48 ações de limpeza e manutenção do município nesta semana. O mutirão de limpeza está localizado no bairro de Maranguape II, com os trabalhos de capinação, roçadeira, pintura, e remoção de entulhos.

Devido os feriados da semana, as atividades realizadas pela equipe interna da secretaria vão paralisar nesta quinta (01.10) e sexta-feira (02.10), mas os serviços da limpeza urbana vão acontecer normalmente.
No Janga, aconteceu uma grande ação de remoção de entulhos, onde várias ruas puderam ser limpas. Para fazer uma denúncia de remoção de entulhos é só entrar em contato com a Secretaria Executiva ou baixar o aplicativo Paulista Conectada.
O cemitério foi contemplado com uma ação especial para o dia dos finados, nesta sexta-feira (02.10), ações de pintura, capinação, varrição, poda, reparos na iluminação e outros serviços necessários para receber os visitantes.
A Diretoria de Iluminação informou que está realizando os reparos em postes e trocando lâmpadas por LED em todo município. Para fazer uma denúncia é só ligar para o 0800.006.0550 ou usar o aplicativo Paulista Conectada. Em ambos os casos, a solicitação é atendida num prazo de 72 horas. Lembrando que no aplicativo também tem opções de denúncias para ponto de entulho e segurança. Ações de limpeza urbana, como o recolhimento do lixo domiciliar não estão nos números.

Indicação de Moro para o Ministério da Justiça divide opiniões

Agência Brasil
Publicado em 01/11/2018 - 13:44
Por Luiza Damé - Repórter da Agência Brasil  Brasília

(Foto: Abr)


A confirmação do juiz federal Sergio Moro para comandar o Ministério da Justiça e Segurança gerou reações distintas. Nesta quinta-feira (1º), Moro aceitou o convite feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro. Enquanto aliados do presidente eleito elogiaram a escolha, a oposição criticou. "Sem dúvida alguma, a sua posição à frente do ministério vai resgatar cada vez mais a esperança do povo brasileiro", disse o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), eleito governador de Goiás, no primeiro turno.
Em vídeo publicado nas mídias sociais, Caiado se dirigiu diretamente ao presidente eleito, enaltecendo a sensibilidade de Bolsonaro ao escolher "um homem do quilate, da competência e da capacidade de Sergio Moro para combater a corrupção em nosso país".

Moro aceita convite para ser ministro da Justiça no governo Bolsonaro

Agência Brasil
Publicado em 01/11/2018 - 11:25
Por Luiza Damé - Repórter da Agência Brasil  Brasília


O juiz federal Sergio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava Jato, aceitou nesta quinta-feira (1º) o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro e será o ministro da Justiça. O anúncio foi feito por Moro, em nota. "Após reunião pessoal, na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite",afirmou.
O juiz Sergio Moro e o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, no Rio de Janeiro - EFE/Antonio Lacerda/Direitos reservados


O presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou o nome de Moro no ministério. "Sua agenda anticorrupção, anticrime organizado, bem como o respeito à Constituição e às leis será o nosso norte", escreveu o presidente eleito. Em suas redes sociais, Bolsonaro anunciou a fusão das pastas da Justiça e da Segurança Pública.

Sergio Moro ficou cerca de uma hora e meia com o presidente eleito. Ao sair da reunião, acenou para as pessoas que se aglomeravam em frente à casa, mas não deu entrevista.

O juiz lamentou abandonar 22 anos de magistratura. "No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Para ele, na prática o cargo significa "consolidar os avanços contra o crime e a corrupção e afastar riscos de retrocessos por um bem maior".

Segundo Moro, a Operação Lava Jato continuará em Curitiba. "Para evitar controvérsias desnecessárias, devo, desde logo, afastar-me de novas audiências, acrescentou.
Natural de Maringá (PR), Sergio Fernando Moro, além de magistrado é escritor e professor universitário. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná. É juiz federal desde 1996, com especialização em crimes financeiros.
No julgamento do mensalão, Moro auxiliou a ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Demolição em Maranguape II garante o ir e vir dos transeuntes

Garantir o ir e vir das pessoas. Com esse objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista (SEDURB) esteve empenhada, na manhã desta quarta-feira (31.10), na desapropriação de um espaço que foi indevidamente ocupado, na Rua 63, em Maranguape II.
De acordo com a equipe da pasta, uma construção irregular feita ao lado do Mercado Público do bairro, estava comprometendo o deslocamento dos pedestres, por isso, houve a necessidade da operação.
O serviço começou por volta das 09h, com 10 funcionários do departamento de Controle Urbano da SEDURB demolindo a estrutura erguida sem o licenciamento da Prefeitura. O responsável pela invasão recebeu uma notificação em virtude da construção em área pública.


O coordenador de Controle Urbano do Paulista, Klinger Mendes, comentou sobre trabalho realizado. “A operação serviu para ordenar uma área ocupada de forma irregular, que estava prejudicando a mobilidade da população. Tivemos toda a preocupação com os trâmites legais para realizar o trabalho, e assim esperamos minimizar problemas relacionados ao nosso urbanismo e até mesmo a segurança”, finalizou.

Alunos do Paulista se encantam pela matemática em Olimpíada Municipal

A manhã desta quarta-feira (31.10) começou com muita matemática na Escola Manoel Gonçalves, em Maranguape I. As provas escritas, que correspondem à segunda fase da 13ª Olimpíada Municipal de Matemática, foram aplicadas. Além de melhorar e avaliar o desempenho dos alunos, a iniciativa buscou desenvolver a competência matemática e a competência para a vida profissional através de trabalhos em equipe.
Caio Gabriel, cursa o oitavo ano e falou sobre a importância da iniciativa. “A Olimpíada foi um desenvolvimento muito grande, foi um aprendizado diferente. O professor trouxe jogos digitais e inovou muito. Isso nos ajudou até nas provas, pois muitas coisas que a gente não sabia ele nos ensinou”. O aluno ainda comentou que sua opinião sobre a matéria mudou. “Eu não tinha nenhuma facilidade com matemática e nem gostava, mas o professor chegou me explicou e fez a gente gostar”, destacou.
A aluna do oitavo ano, Evellyn Rodrigues, deu sua opinião sobre as Olimpíadas e comentou como ela vê a disciplina. “Gostei muito, pois aprendi coisas novas e me desenvolvi mais na matemática. Pude perceber que ela não tem fantasma, ela está em todos os lugares que vamos, está no nosso cotidiano”, frisou.
Rafael Henrique foi o professor que deu apoio em sala de aula para que os alunos desenvolvessem os jogos. “Foi muito gratificante trazer jogos digitais através do software GeoGebra, que é um software muito bacana, para eles trabalharem e assim dinamizar as aulas. Além disso os alunos tiveram a oportunidade de passar o conhecimento deles para outras pessoas”, explicou.

A professora Ana Rosimere que coordena o grupo de professores de matemática da Secretaria de Educação e explicou a dinâmica das Olimpíadas. “Temos duas fases, na primeira fase trabalhamos o lúdico através de jogos para além de desmistificar o conceito de que matemática é uma disciplina difícil e trazê-la como uma disciplina prazerosa. Juntos desenvolvemos outras habilidades, como a resolução de problemas, que é a segunda fase.  

É preciso ficar atento aos sinais do corpo contra o AVC

Nos últimos anos ouve-se muito falar em AVC, mais o que exatamente seria? Quem são os mais propensos a sofrer desse problema? O Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem atingido cada vez mais pessoas no Brasil, se tornando uma das doenças que mais mata. O risco de sofrer um acidente vascular é mais comum em pessoas acima dos 55 anos, porém, esta doença não se limita a idade, qualquer pessoa em qualquer idade, é uma vítima em potencial.

O AVC ocorre quando os vasos que são encarregados de levar sangue ao cérebro sofrem um rompimento ou entupimento, provocando a paralisia da área cerebral. Esta doença é gravíssima, além de levar a óbito, é que mais causa sequelas. É tanto que 70% das pessoas que sofrem um AVC, não conseguem retornar para o trabalho e 50% ficam dependentes de outras pessoas.  



Existem dois tipos de acidentes que podem acometer um AVC, o Isquêmico e hemorrágico. O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, ocorre quando existe baixo fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, que prejudica a circulação na região. Este acidente vascular é responsável por 85% dos casos. Já o Hemorrágico acontece quando um vaso se rompe e acontece um extravasamento de sangue que vai para o interior do cérebro, este tipo de AVC, está ligado muitas vezes a quadros de hipertensão arterial. 

INAUGURAÇÃO GEOSSÍTIO EM PAULISTA

Prezado Jornalista,

A Votorantim Cimentos e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) convidam você para evento de inauguração do Geossítio K-Pg Mina Poty, no município de Paulista (PE). Este é único sítio geológico no país que contém registros da queda do meteoro que marcou o fim da era dos dinossauros. O evento será realizado no dia 7 de novembro (quarta-feira), às 10h30, na fábrica da Votorantim Cimentos em Paulista.



A ocasião marca abertura do Geossítio K-Pg Mina Poty para visitas de professores e estudantes.  O sítio geológico foi descoberto na área de mineração da Votorantim Cimentos em 1993 pelos pesquisadores Gilberto Albertão, Paulo Martins e parceiros, e conta com apoio do Departamento de Geologia da UFPE em estudos com ênfase nas questões paleontológicas.

A programação do evento inclui visita ao Geossítio, onde também foram encontrados fósseis de espécies como crocodilo e tartaruga que viveram na costa do nordeste brasileiro há 62 milhões de anos.

Será oferecido transporte para a fábrica, com saída de Recife às 9h da manhã. Por favor, confirme sua presença pelo e-mail rosana@oficinacomunica.com.br , até o dia 5 de novembro.

Será um prazer ter você conosco!

DATA: 7 de novembro de 2018 (quarta-feira)
HORÁRIO (saída de Recife): 9h horas – local a confirmar
HORÁRIO (inauguração): 10h30 horas
ENDEREÇO GEOSSÍTIO: Avenida Senador José Hermírio de Moraes s/nº - Paulista-PE