Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Enem tem menor percentual de faltantes desde 2009

Agência Brasil

Publicado em 04/11/2018 - 20:48
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor percentual de faltantes desde 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9%, o que representa cerca de 1,4 milhão de estudantes do total de 5,5 milhões de inscritos.
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Até então a menor porcentagem de ausentes foi registrada em 2011, quando 26,4% não fizeram as provas. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.

Comissão Interamericana de Direitos Humanos está no Brasil

Agência Brasil
Publicado em 05/11/2018 - 06:20
Por Agência Brasil  Brasília

A convite do governo federal, a delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA) visita o Brasil de hoje (5) até o próximo dia 12, para observar áreas urbanas e rurais em  oito estados. Antes, porém, o grupo tem uma série de reuniões, em Brasília, com autoridades de vários setores.
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, recebe os integrantes da comissão no Itamaraty. Há ainda conversas com especialistas na Procuradoria-Geral da República, Defensoria Pública da União, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e Supremo Tribunal Federal. O último compromisso será no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
Até o dia 12, os representantes da comissão irão ainda a Minas Gerais, ao Maranhão, a Roraima, ao Pará, a Mato Grosso do Sul, à Bahia, a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Eles vão se reunir com integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos e também dos governos federal, estadual e municipal.

Alunos do Paulista participam do Programa Mais Alfabetização

Os alunos do 2º ano da Escola Municipal Dr. Carlos Alberto S. Alves, em Maranguape I, participaram na manhã desta segunda-feira (05.11), de uma avaliação promovida pelo Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal. A ação tem como objetivo auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem na área da alfabetização e letramento dos estudantes da rede de ensino do município.
A Escola Dr. Carlos Alves foi contemplada entre as 62 instituições do município para ser aplicada a avaliação dos estudantes. A iniciativa consiste na observação da oralidade do aluno, através da gravação feita por um aplicativo desenvolvido pela Universidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais e posteriormente transmitidas para o Governo Federal.
A iniciativa já vinha sendo desenvolvida na escola da rede há seis meses, dividida em quatro etapas: diagnóstico, percurso, somátiva e fluência aplicada no dia de hoje. Os professores do município também tiveram ajuda de colaboradores em sala de aula para o desenvolvimento dos alunos do 1º e 2º anos.
A avaliação continua sendo aplicada também com os alunos do 2º ano à tarde, e nesta terça-feira (06.11), serão avaliados os alunos da Escola anexo a Dr. Carlos Alves, a Escola Cássia Carolina, também em Maranguape I nos dois turnos. A ação teve o apoio da equipe gestora da unidade de ensino, como também a Gerência de Programas e Projetos da Secretaria de Educação do Paulista.


Angélica Rosa, coordenadora da Gerência de Programas e Projetos destaca que o Programa Mais Alfabetização, é inovador e vem sendo aplicado nos estados como programa piloto para oferecer um ensino de qualidade. “A cidade do Paulista foi beneficiada entre as duas mil crianças no estado com sorteio entre elas. E o resultado que observamos nas avaliações é o desempenho das crianças mostrando que estamos avançando na educação dos nossos futuros profissionais”, finalizou.