Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Enem tem menor percentual de faltantes desde 2009

Agência Brasil

Publicado em 04/11/2018 - 20:48
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor percentual de faltantes desde 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9%, o que representa cerca de 1,4 milhão de estudantes do total de 5,5 milhões de inscritos.
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Até então a menor porcentagem de ausentes foi registrada em 2011, quando 26,4% não fizeram as provas. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.

Comissão Interamericana de Direitos Humanos está no Brasil

Agência Brasil
Publicado em 05/11/2018 - 06:20
Por Agência Brasil  Brasília

A convite do governo federal, a delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA) visita o Brasil de hoje (5) até o próximo dia 12, para observar áreas urbanas e rurais em  oito estados. Antes, porém, o grupo tem uma série de reuniões, em Brasília, com autoridades de vários setores.
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, recebe os integrantes da comissão no Itamaraty. Há ainda conversas com especialistas na Procuradoria-Geral da República, Defensoria Pública da União, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e Supremo Tribunal Federal. O último compromisso será no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
Até o dia 12, os representantes da comissão irão ainda a Minas Gerais, ao Maranhão, a Roraima, ao Pará, a Mato Grosso do Sul, à Bahia, a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Eles vão se reunir com integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos e também dos governos federal, estadual e municipal.

Alunos do Paulista participam do Programa Mais Alfabetização

Os alunos do 2º ano da Escola Municipal Dr. Carlos Alberto S. Alves, em Maranguape I, participaram na manhã desta segunda-feira (05.11), de uma avaliação promovida pelo Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal. A ação tem como objetivo auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem na área da alfabetização e letramento dos estudantes da rede de ensino do município.
A Escola Dr. Carlos Alves foi contemplada entre as 62 instituições do município para ser aplicada a avaliação dos estudantes. A iniciativa consiste na observação da oralidade do aluno, através da gravação feita por um aplicativo desenvolvido pela Universidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais e posteriormente transmitidas para o Governo Federal.
A iniciativa já vinha sendo desenvolvida na escola da rede há seis meses, dividida em quatro etapas: diagnóstico, percurso, somátiva e fluência aplicada no dia de hoje. Os professores do município também tiveram ajuda de colaboradores em sala de aula para o desenvolvimento dos alunos do 1º e 2º anos.
A avaliação continua sendo aplicada também com os alunos do 2º ano à tarde, e nesta terça-feira (06.11), serão avaliados os alunos da Escola anexo a Dr. Carlos Alves, a Escola Cássia Carolina, também em Maranguape I nos dois turnos. A ação teve o apoio da equipe gestora da unidade de ensino, como também a Gerência de Programas e Projetos da Secretaria de Educação do Paulista.


Angélica Rosa, coordenadora da Gerência de Programas e Projetos destaca que o Programa Mais Alfabetização, é inovador e vem sendo aplicado nos estados como programa piloto para oferecer um ensino de qualidade. “A cidade do Paulista foi beneficiada entre as duas mil crianças no estado com sorteio entre elas. E o resultado que observamos nas avaliações é o desempenho das crianças mostrando que estamos avançando na educação dos nossos futuros profissionais”, finalizou.

Confira as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta segunda-feira

Você que procura uma oportunidade no mercado de trabalho deve ficar ligado nas vagas de emprego na Agência do Trabalho do Paulista nesta segunda-feira (05.11). As oportunidades são para: auxiliar de marceneiro (1), com Ensino Fundamental completo; barman (1) e garçom (3) com a escolaridade não exigida. Para concorrer a todas elas, os candidatos devem ter seis meses de experiência na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os salários não foram informados.


Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir à Praça Frederico Lundgren, s/n, no Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Estas vagas são sujeitas as alterações no decorrer do dia. Para outras informações entrar em contato com a Central de Vagas: 3183-7201.

Saúde do Paulista segue com ações do Amigo do Peito

A Secretaria de Saúde do Paulista segue com a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. No mês de novembro, o Projeto Amigo do Peito vai percorrer os bairros do Janga, Paratibe, Maranguape II, Engenho Maranguape, Maria Farinha, Jaguarana e Centro.
Nesta quinta-feira (08.11), a unidade móvel ficará estacionada em frente à Igreja do Nazareno da Manepá, na Rua Poeta João Neves 21, número 21, Janga, das 8h às 17h.
Para realizar o exame de mamografia as mulheres precisam ter idade acima de 40 anos e estarem cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS.



Confira a programação:
09.11 – USF Aurora - Rua Aurora - 995, Centro. Das 8h às 17h.
10.11 – Ação Governo para Todos – Mercado de Paratibe. Das 8h às 12h.
13.11 – USF Prazeres I e II. Avenida A, s/n, Maranguape II. Das 8h às 17h.
14.11 – USF José Borges I. Rua do Comércio, Jaguarana. Das 8h às 17h.
20.11 – USF Edgar Alves II, Rua Ira Santa Cruz de Oliveira, 28, Engenho Maranguape. Das 8h às 17h.
23.11 – USF Ana Nery, Rua Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, 270, Maria Farinha. Das 8h às 17h.
29.11 – Ação na Igreja Deus no Brasil, 7ª Travessa, Avenida Benjamim, 76, Fragoso. Das 8h às 17h.

Paulista vence Ipojuca fora de casa e coloca um pé na semifinal da Copa do Interior de Seleções

O time do Paulista conquistou mais um grande resultado pela Copa do Interior de Seleções. Neste sábado (03.11), a equipe entrou em campo pela partida de ida das quartas-de-final da competição e bateu Ipojuca fora de casa pelo placar de 3x1. Agora, o grupo do município decide o futuro no torneio jogando em casa, no Estádio Ademir Cunha, no feriado da Proclamação da República, dia 15 desse mês.

A partida diante do Ipojuca mostrou a força de reação do Paulista. O time saiu perdendo de 1x0 no primeiro tempo, mas reagiu na segunda etapa, marcando três gols e sacramentando a vitória fora de casa. A vitória teve a mão do técnico Larry Gomes. “Fizemos três mudanças na equipe no intervalo e alteramos um jogador de posição. Essas mexidas mudaram o nosso destino jogo. Conseguimos vencer e convencer”, disse o treinador.



Os gols do jogo foram marcados pelos atletas Saulo e Cid Love. Esse último conseguiu marcar duas vezes. Com a vitória, a equipe do Paulista mantém a excelente campanha na competição, com sete triunfos e dois empates em nove partidas. A série invicta mostra a força do time, que sofreu apenas três gols na Copa do Interior de Seleções. 

Situação cadastral do BPC deve ser regularizada até dezembro

Os idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos aos prazos para continuarem com o benefício. Além desse grupo, as pessoas que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos têm até dezembro para comparecer ao CRAS do bairro ou a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes para regularizar e evitar o bloqueio ou cancelamento do BPC.
Para atualizar o cadastro, o beneficiário deve comparecer a um dos pontos de atendimento, portando RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos, além de declaração escolar. A documentação deve contemplar todos os membros do grupo familiar.
Manter os dados na base do Cadastro Único sempre atualizados não só evita transtornos com o BPC. Isso também possibilita que o beneficiário se insira em programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Bolsa Família.


Locais de atendimento:
Secretaria de Políticas Sociais e Esportes – Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I.
CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I.
CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.
CRAS III – Rua Dourado, 88, Janga.
CRAS IV – Rua 32, 671, Maranguape II.
CRAS V – Rua Funilândia, 3, Nossa Senhora da Conceição.
CRAS VI – Rua 96, 220, Maranguape I.